Autor Tópico: Iluminação da Maxiscooter  (Lida 82847 vezes)

paulofr

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #75 em: 12 de Abril de 2013, 23:32 »
Companheiro, aconselho-te a dar um saltinho ao Motobelas, eles lá têm umas H8 da Philips, acho que são as BlueVision, idêntico a Xenon e com uma iluminação radiante. Vou colocar na próxima revisão sem falta, custam 30 euros mais coisa menos coisa...

Ok,logo que as tenhas montadas,se te lembrares dá-me a tua opinião acerca das mesmas,Combinado? _pol_

Johnny89

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #76 em: 12 de Abril de 2013, 23:36 »
Ok,logo que as tenhas montadas,se te lembrares dá-me a tua opinião acerca das mesmas,Combinado? _pol_

Sim eu posto umas fotos sem problema. Se quiseres ir já dando uma vista de olhos:

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #77 em: 13 de Abril de 2013, 00:22 »
Companheiro, aconselho-te a dar um saltinho ao Motobelas, eles lá têm umas H8 da Philips, acho que são as BlueVision, idêntico a Xenon e com uma iluminação radiante. Vou colocar na próxima revisão sem falta, custam 30 euros mais coisa menos coisa...

Embora ache ( ache nao, tenho a certeza!! ) que a Downtown tem uma luz fenomenal, vou optar por comprar essas tbm.
Como ja faz 2 anos em Setembro e sempre com as luzes ligadas, ja estao um pouco cansadas aquelas lâmpadas.

É o meu proximo "investimento", sem duvia  _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #78 em: 13 de Abril de 2013, 02:00 »
Embora ache ( ache nao, tenho a certeza!! ) que a Downtown tem uma luz fenomenal, vou optar por comprar essas tbm.
Como ja faz 2 anos em Setembro e sempre com as luzes ligadas, ja estao um pouco cansadas aquelas lâmpadas.

É o meu proximo "investimento", sem duvia  _pol_

Boas curvas

Es muito bom rapaz.............. mas agora  não concordo nada contigo.. eu miope como sou na DT era so acidentes... lool

abraço
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #79 em: 13 de Abril de 2013, 02:12 »
Ok,logo que as tenhas montadas,se te lembrares dá-me a tua opinião acerca das mesmas,Combinado? _pol_


Blue vision são boas para te espetares quando chove e o chão esta tipo espelho.................

 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_, e daqui a um ano estas a gastar mais 30 euros porque elas ja se queimaram.............. _Rolley_

 :)

para as vossas Dt, usem isto!

http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313.TR8.TRC0&_nkw=mtec+h8&_sacat=0&_from=R40

duram tanto como as blue, fabrico japonês, ou seja material com qualidade. ;)


Façam a experiência e depois digam-me se foi boa escolha




Abraço
« Última modificação: 13 de Abril de 2013, 02:21 por nunompires »
[/URL]

paulofr

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #80 em: 13 de Abril de 2013, 10:22 »

Blue vision são boas para te espetares quando chove e o chão esta tipo espelho.................

 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_, e daqui a um ano estas a gastar mais 30 euros porque elas ja se queimaram.............. _Rolley_



para as vossas Dt, usem isto!

http://www.ebay.co.uk/sch/iQue _pol_.html?_trksid=p5197.m570.l1313.TR8.TRC0&_nkw=mtec+h8&_sacat=0&_from=R40

duram tanto como as blue, fabrico japonês, ou seja material com qualidade. ;)


Façam a experiência e depois digam-me se foi boa escolha




Abraço

Acho que vou optar por mandar vir estas,parece ser uma boa compra,quando as tiver colocadas,digo-vos o que acho.

Vaporeon

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #81 em: 13 de Abril de 2013, 12:53 »
E fotos??   _mau_

paulofr

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #82 em: 13 de Abril de 2013, 14:07 »
Se clicares no link atrás indicado estão lá.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #83 em: 13 de Abril de 2013, 17:36 »
Es muito bom rapaz.............. mas agora  não concordo nada contigo.. eu miope como sou na DT era so acidentes... lool

abraço

Não te estou a perceber Nuno .....

So acidentes ?? queres dizer que a DT tem fraca iluminaçao ???

Epa entao tens uma grande central na tua ....pq a andar com o resto do pessoal, nao é nada disso que se passa!!

Temos de fazer uma tertulia para verificar isso  _pol_



Blue vision são boas para te espetares quando chove e o chão esta tipo espelho.................

 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_, e daqui a um ano estas a gastar mais 30 euros porque elas ja se queimaram.............. _Rolley_

 :)

Se estas a dizer que nao valem a pena.....ai talvez tenhas razao, mas eu tbm so depois de experimentar é que sei ou nao se vale a pena......tenho de cair para aprender, embora me digam isso.

Com esses link's poupa-se um pouco de dinheiro, pode ser que se mande vir 2 pares e que se pode a mesma mudar passado 1 ano.
Ainda se ganha dinheiro  _lol_

Boas curvas
« Última modificação: 13 de Abril de 2013, 17:42 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #84 em: 14 de Abril de 2013, 14:50 »
Não te estou a perceber Nuno .....

So acidentes ?? queres dizer que a DT tem fraca iluminaçao ???

Epa entao tens uma grande central na tua ....pq a andar com o resto do pessoal, nao é nada disso que se passa!!

Temos de fazer uma tertulia para verificar isso  _pol_


Se estas a dizer que nao valem a pena.....ai talvez tenhas razao, mas eu tbm so depois de experimentar é que sei ou nao se vale a pena......tenho de cair para aprender, embora me digam isso.

Com esses link's poupa-se um pouco de dinheiro, pode ser que se mande vir 2 pares e que se pode a mesma mudar passado 1 ano.
Ainda se ganha dinheiro  _lol_

Boas curvas

A DT fica uns pós abaixo da Ciclope em iluminação, isso garanto-te. A Ciclope bem afinada tem uma iluminação muito boa. Tem é   um aspecto que a maior parte das pessoas não gosta... incluindo eu. Agora o que não concordo é que a DT tem uma excelente iluminação. A dt tem uma iluminação média mas  existe por ai muito boa mota com iluminação pior!
Os acidentes são para se meteres as blue vision na DT, (respondi em duas vezes e nem me apercebi que não liguei os conteúdos) pois com chuva e chão molhado perdes muita visibilidade com as Blue! Usei e jurei para nunca mais, ainda por cima sendo míope de noite como sou...........
Faz a experiência com o link que deixei ai, e depois diz-me se ficaste a ganhar ou não, na iluminação da tua mota.

Abraço
« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 14:52 por nunompires »
[/URL]

paulofr

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #85 em: 14 de Abril de 2013, 18:01 »
A DT fica uns pós abaixo da Ciclope em iluminação, isso garanto-te. A Ciclope bem afinada tem uma iluminação muito boa. Tem é   um aspecto que a maior parte das pessoas não gosta... incluindo eu. Agora o que não concordo é que a DT tem uma excelente iluminação. A dt tem uma iluminação média mas  existe por ai muito boa mota com iluminação pior!
Os acidentes são para se meteres as blue vision na DT, (respondi em duas vezes e nem me apercebi que não liguei os conteúdos) pois com chuva e chão molhado perdes muita visibilidade com as Blue! Usei e jurei para nunca mais, ainda por cima sendo míope de noite como sou...........
Faz a experiência com o link que deixei ai, e depois diz-me se ficaste a ganhar ou não, na iluminação da tua mota.

Abraço

Concordo,principalmente os médios são muito fracos,na minha opinião porque quando círculo de noite seja de carro ou moto gosto de ver bem a estrada,nunca mais me esquece que quando estreei  a minha DT fiz cerca de 60 Kms de noite sendo grande parte em estradas secundárias sem iluminação e sinceramente não gostei muito da experiência,a sorte é que apanhei pouco trânsito em sentido contrário e sempre que podia ligava os máximos.
« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 18:03 por paulofr »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #86 em: 14 de Abril de 2013, 23:21 »

Pois eu iniocialmente tbm tive esse tal problema com as luzes da DT, efectivamente eles de origem vem mesmo demasiados baixo, so tive de levantar um pouco e resolvi o problema, mesmo !!

É evidente que nao levantei as luzes para ferir ou afectar quem vem de frente, estao bem dentro das normas, mas de origem vinham mesmo, mesmo baixos!!

Paulofr, se mandares levantar as tuas resolves esse teu problema!

O problema das DT é terem esses "farois de aviao" nao sei o nome especifico, mas tem uma Lente que faz com que a luz nao espalhe para cima, tem aqui o Exemplo no DB do nosso companheiro Saboa --> LINK

Como podem observar a luz so espalha para baixo, e quando se anda em nacionais, implica que ao virar a maxi nao se ve as bermas, principalmente se for uma curva apertada nao se ve mesmo nada!! eu sei disso tbm passei por isso, mas resolvi mesmo em subir para onde deveriam vir subidas de origem !!!! Ai eu ja tenho uma Luz Eficaz, mesmo muito Eficaz e sem ter qualquer problema de iluminaçao.

Como devem calcular eu nao ando so de dia, como calculam eu ando a noite e a fresnte de outros companheiro, mas tbm ando atras deles, e seja que modelo forem eu apagando a minha iluminaçao, tota-se mesmo que eu em parte estou sempre, mas sempre a iluminar bastante a estarda para quem vai a minha frente !!

@Nuno, se tens melhor iluminaçao ou nao nao sei, mas pode-se verificar isso, tenho aparelho para ver os lux que isso manda ....Mas metes umas lampadas de origem  _lol_

É evidente tbm que se se meter-mos umas lambedas XPTO's aumentamos melhor a visibilidade, mas isso acontece em todas as motas, ou fazemos um aumento de potencia aos cabos e Relés e pode-se sempre aumentar a potencia das Lampadas.

Sei que ha essas luzes de Xenon, mas eu nao invisto nisso, acho mesmo desnecessário, so pq é moda e ficam azuis e tal ....nas comigo nao contam para isso, exactamente porque a DownTown tem uma Excelente iluminaçao!!! Melhor que muitas mesmo no nosso mercado, mesmo outros tipos de motas e outras cilindradas. Acontece sempre o mesmo, eu apago as minhas luzes e "fica noite" a nossa frente.

A DownTown tem para mim a vantagem de ter as 2 lampadas de 35W, ou seja 35+35 dá 70W enquanto as que tem so 1 olho trazem uma Lampada de 55W ....logo aí faz diferença, embora nao se note muito  bla bla bla.

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Paulotorres

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #87 em: 16 de Abril de 2013, 21:22 »
   Eu também estava numa de pôr xenon na minha GTS , mas estou com pouco de receio porque aquilo que tenho encontrado no mercado é tudo de origem um pouco ... quere-se dizer chinesa  _pensador_ e agora pergunto eu quanto tempo é que aquilo dura? Eu não digo as lâmpadas ,mas e os balastros e as nossas baterias é que aquilo no arranque não é "pera doce" :(. para além de que , se avaria vai ter de se tirar novamente as crenagens e como nós sabemos apertar e desapertar parafusos em plástico vai dar raia pela certa _Rolley_


Boas companheiro,so uma atençazinha o material de origem duvidosa te garanto que nao tem pouca durabilidade,comprei um kit xenon para o meu popo ha 5 anos e uns mininos na  mesma altura e te garanto que funciona tudo a 100% ainda,na motinha nao meti pois a que tenho atualmente se tudo correr bem será para mudar,e quando tiver a que quero te garanto que o material sera de origem duvidosa,podes passar numa loja tunnig que ha na avenida do brasil...Abaços

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #88 em: 28 de Abril de 2013, 13:39 »
Na xcity tenho umas vallux que estavam em promo na norauto xenon look e gosto bastante mt branquinho os minimos sao leds tal como a matricula e stops/presença mas estas ultimas nao me convencem nos stops...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

interceptor

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #89 em: 28 de Abril de 2013, 18:03 »
As lâmpadas de leds nas luzes de stop não oferecem muita segurança. A iluminação e sinalização são uns dos pricipais elementos de segurança passiva.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4351
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #90 em: 28 de Abril de 2013, 21:07 »
As lâmpadas de leds nas luzes de stop não oferecem muita segurança. A iluminação e sinalização são uns dos pricipais elementos de segurança passiva.
tens razao  sei que estas n sao gande coisa mas dou um exemplo,recontrui com o meu velho uma typhoon 50 , usei leds e ficou bastante melhor alem do consumo  ser irrelevante pois medi comum multimetro gasta mais um stop por ex que os piscas,no ebay existem melhores que tenho que equacionar .
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #91 em: 06 de Maio de 2013, 13:32 »
Pois eu iniocialmente tbm tive esse tal problema com as luzes da DT, efectivamente eles de origem vem mesmo demasiados baixo, so tive de levantar um pouco e resolvi o problema, mesmo !!

É evidente que nao levantei as luzes para ferir ou afectar quem vem de frente, estao bem dentro das normas, mas de origem vinham mesmo, mesmo baixos!!

Paulofr, se mandares levantar as tuas resolves esse teu problema!

O problema das DT é terem esses "farois de aviao" nao sei o nome especifico, mas tem uma Lente que faz com que a luz nao espalhe para cima, tem aqui o Exemplo no DB do nosso companheiro Saboa --> LINK

Como podem observar a luz so espalha para baixo, e quando se anda em nacionais, implica que ao virar a maxi nao se ve as bermas, principalmente se for uma curva apertada nao se ve mesmo nada!! eu sei disso tbm passei por isso, mas resolvi mesmo em subir para onde deveriam vir subidas de origem !!!! Ai eu ja tenho uma Luz Eficaz, mesmo muito Eficaz e sem ter qualquer problema de iluminaçao.

Como devem calcular eu nao ando so de dia, como calculam eu ando a noite e a fresnte de outros companheiro, mas tbm ando atras deles, e seja que modelo forem eu apagando a minha iluminaçao, tota-se mesmo que eu em parte estou sempre, mas sempre a iluminar bastante a estarda para quem vai a minha frente !!

@Nuno, se tens melhor iluminaçao ou nao nao sei, mas pode-se verificar isso, tenho aparelho para ver os lux que isso manda ....Mas metes umas lampadas de origem  _lol_

É evidente tbm que se se meter-mos umas lambedas XPTO's aumentamos melhor a visibilidade, mas isso acontece em todas as motas, ou fazemos um aumento de potencia aos cabos e Relés e pode-se sempre aumentar a potencia das Lampadas.

Sei que ha essas luzes de Xenon, mas eu nao invisto nisso, acho mesmo desnecessário, so pq é moda e ficam azuis e tal ....nas comigo nao contam para isso, exactamente porque a DownTown tem uma Excelente iluminaçao!!! Melhor que muitas mesmo no nosso mercado, mesmo outros tipos de motas e outras cilindradas. Acontece sempre o mesmo, eu apago as minhas luzes e "fica noite" a nossa frente.

A DownTown tem para mim a vantagem de ter as 2 lampadas de 35W, ou seja 35+35 dá 70W enquanto as que tem so 1 olho trazem uma Lampada de 55W ....logo aí faz diferença, embora nao se note muito  bla bla bla.

Boas curvas

Companheiro, o meu farol reflecte melhor a luz que os teus. não preciso de xpto. A verdade é que o formato dele faz espelhar muito bem a luz sem a restringir como acontece nos faróis olho de boi. O farol olho de boi restringe a luz para a frente, mas o problema esta depois na largura entre os dois que é reduzida e perdes em largura de iluminação.  Além que 35 w + 35 só é igual a 70w em potencia de consumo. Porque a intensidade de cada farol não se compara a intensidade de um farol de 70 w.

Abraço
[/URL]

Johnny89

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #92 em: 06 de Maio de 2013, 13:51 »
Concordo os farois olho de boi sao lindos mas fazem um bom trabalho com um xenon por exemplo... Pode ser que venha a colocar um kitzinho na minha ja que nao coloquei as tais lampadas na ultima revisao _pensador_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #93 em: 06 de Maio de 2013, 16:37 »

@Nunompires


Sim sim ..... deves ter razao _Rolley_ .... efectivamente o teu farol reflete 55w bem melhor que 2x35w (70w quer tu queiras quer nao)

Deves ter razao, sao opinioes, nada mais que isso, mas na pratica 1 luz não dá mais luz que 2 e ponto final. Só se a  luz da primeira for superior/igual ao das outras 2 ....
Volto a dizer que, se for preciso a gente mede isso em luxes, e garanto-te que 2 luzes 35w da mais que uma única de 55w. seja lá o espelho que tenha o farol .....principalmente com 100mil km de uso. Mas tu la sabes e respeito essa tua opiniao. preferes assim, assim é melhor para ti .... ok  _pol_

Na questão de olho de boi ...acho que ja disso o que tinha a dizer ....!!

boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Paulotorres

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #94 em: 03 de Junho de 2013, 13:15 »
Venho aqui colocar uma questao,e agradeço desde ja qualquer tipo de exclarecimento,qual a diferença entre as lampadas HS1 e H4????

RCEu

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #95 em: 03 de Junho de 2013, 13:19 »
Companheiro:


Creio que encontras a resposta aqui


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070318171616AAIVaxM


Dado que me deu a curiosidade fui pesquisar e descobri que a diferença está praticamente nas fases.


Espero ter ajudado


Abraço
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 13:20 por Élio »

Paulotorres

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #96 em: 03 de Junho de 2013, 13:29 »
Companheiro:


Creio que encontras a resposta aqui


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070318171616AAIVaxM


Dado que me deu a curiosidade fui pesquisar e descobri que a diferença está praticamente nas fases.


Espero ter ajudado


Abraço

agradeço a ajuda companheiro,mas é o seguinte,se tentares ligar uma lampada h7 numa ligaçao para h4 nao funciona,mas se ligares uma h4 numa ligaçao hs1 funciona,estou a tentar perceber se podera haver alguma diferença,pois hoje tirei uma lampada hs1 da minha gts e coloquei um h4 e o encache é igual e a h4 funciona,a minha questao é mesmo se posso trocar as hs1 pelas h4...

interceptor

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #97 em: 03 de Junho de 2013, 13:39 »
Acho estranho conseguires encaixar uma H4 no local de uma HS1... é que os encaixes teoricamente são diferentes. A não ser que o farol venha preparado para os dois tipos de lâmpada.

Eu acho que a principal diferença é a base da lâmpada que no caso da hs1 e mais larga e dissipa melhor o calor protegendo desta forma a instalação elétrica de sobreaquecimentos, por isso é comum ser mais usada em motociclos.

Paulotorres

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #98 em: 03 de Junho de 2013, 13:42 »
Acho estranho conseguires encaixar uma H4 no local de uma HS1... é que os encaixes teoricamente são diferentes. A não ser que o farol venha preparado para os dois tipos de lâmpada.

Eu acho que a principal diferença é a base da lâmpada que no caso da hs1 e mais larga e dissipa melhor o calor protegendo desta forma a instalação elétrica de sobreaquecimentos, por isso é comum ser mais usada em motociclos.

Acredita que tambem achei estranho.mas por incrivel que pareça os encaixes sao iguaizinhos iguaizinhos,dai a minha divida pois ate o formato da lampada ( do vridro para a ligaçao ) é igual exprimentei a hs1 no meu carro que leva lampadas h4 e funciona tambem encaixes ligaçao tudo.

RCEu

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #99 em: 03 de Junho de 2013, 13:46 »
agradeço a ajuda companheiro,mas é o seguinte,se tentares ligar uma lampada h7 numa ligaçao para h4 nao funciona,mas se ligares uma h4 numa ligaçao hs1 funciona,estou a tentar perceber se podera haver alguma diferença,pois hoje tirei uma lampada hs1 da minha gts e coloquei um h4 e o encache é igual e a h4 funciona,a minha questao é mesmo se posso trocar as hs1 pelas h4...

A minha resposta apenas se baseia na diferença de uma e de outra. No entanto quer-me parecer pertinente a questão dos encaixes, pois se forem diferentes de nada servem. Quanto a potências, desde que a potência seja igual, não acredito que tenhas problemas.