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Iluminação da Maxiscooter

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RRufino:
Abro este tópico para se debaterem soluções diferentes para as lâmpadas e sistema de iluminação da nossa maxiscooter.Passando da luz de origem ao Xenon, tudo é válido para aqui se falar.

São apresentadas várias, devendo o utilizador antes demais saber qual o encaixe da sua lâmpada (H7 / H4 / H11):

Lâmpadas H7 / H4 / H11 - Características

Soluções até agora apresentadas (clicar para ser direccionado):

Philips BlueVision

kits Xenon

Osram Nigth Racer e X-Racer

Ring Xenon Max - Ring Automotive

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Inaugurando,

Como está descrito no diário de bordo (não vou repetir), alterei as lâmpadas da minha Sym GTS.

Originais: Philips standard (de luz amarela)
Novas: Philips BlueVision (4000k)

Ambas, H7 12 V 55W (atenção que no modelo EVO as lâmpadas são H11).

As lâmpadas BlueVision pretendem ser "Xenon Effect", no entanto penso que não passa duma pretensão. No entanto, isso sim, são lâmpadas de luz "mais branca" (e não de luz branca). O rendimento/luminosidade desta como de outras lâmpadas é sobretudo alcançado após estarem ligadas algum tempo, ou seja quando aquecem.

Apesar de a avaliação de cada um pelas fotografias abaixo, depender do tipo de monitor que têm e suas definições, ficam as fotos do antes (à esquerda) e do depois. Como as fotos não estão exactamente à mesma distância, penso que o melhor ponto de referencia para compararem é o chão.MÉDIOS

MÁXIMOSPreço: 27 €/par com instalação incluída, sai muito mais barato comprando no ebay e acho que fácilmente se põe em casa.

Satisfação: Estou satisfeito com as lâmpadas, pois têm o desempenho que esperava. A utilidade/funcionalidade é grande, não conseguindo ser demonstrada em fotos.

Retwingo:
Boas,
Alguém já ouviu falar deste kit de iluminação?

http://www.sym-gts.fr/boutique/index.php?page=shop.product_details&category_id=8&flypage=flypage.tpl&product_id=56&option=com_virtuemart&Itemid=1&672fd6f8d103f2c7af6243eb4018c696=e78ae5027feddeaa1d4072625ce1df05&vmcchk=1&Itemid=1

RRufino:
Encontrei um artigo sobre kits Xenon, que embora esteja escrito para automóveis, muitos conceitos são aplicáveis a motos. Passo a transcrever:

"Ainda me lembro da primeira vez que vi um carro com xénon, ao ligar a luz foi lentamente aumentando de intensidade, a capacidade de iluminação era superior às lâmpadas de halogéneo e a sua tonalidade era muito mais branca e não amarelada. Entretanto este sistema começou a ganhar popularidade, foram desenvolvidas lâmpadas de halogéneo com uma tonalidade mais clara e com uma maior capacidade de iluminação e foram desenvolvidos os kits de conversão aftermarket para instalar esta “nova” tecnologia em automóveis que não possuíam este tipo de iluminação. Mas nem tudo são rosas e entre os produtos de qualidade foram aparecendo paralelamente produtos de qualidade duvidosa com fraca capacidade de iluminação. Mas vamos por partes…

O que é isso de HID?

As lâmpadas de xénon HID (High Intensity Discharge) não possuem um filamento como as tradicionais lâmpadas de halogéneo, em vez disso existe uma descarga eléctrica entre dois eléctrodos numa cápsula de quartzo com o gás inerte (xénon). Por não possuirem filamento têm uma durabilidade superior não existindo o problema deste partir com as vibrações e buracos da estrada.
Estas lâmpadas produzem uma tonalidade mais próxima da luz natural solar, sendo a sua temperatura (medida em graus Kelvin) de aproximadamente 4300ºK e apesar de produzirem mais luz consomem menos energia, apenas 35w contra os 55w usados por uma lâmpada de halogéneo.

Quanto mais graus Kelvin melhor? Não!

Esta ideia pré-concebida e está errada. A luminosidade é medida em lumen, a escala Kelvin apenas mede a temperatura da cor, a realidade é que quanto mais subimos na escala Kelvin mais descemos na escala Lumen e isto nota-se essencialmente a partir dos 5500ºK chegando aos 12000ºK onde deixamos de ter iluminação, passando a luz ultra-violeta. Este efeito nota-se especialmente em situações de chuva ou nevoeiro em que a luz não ilumina a estrada e dispersa-se.
Na escala Kelvin 5250ºK é o valor da luz solar, 3200ºK uma lâmpada de halogéneo convencional e 4300ºK a temperatura das lâmpadas HID.
(...)

Os kits HID (xénon) aftermarket são ilegais

Muita gente diz que não, a maioria são os vendedores destes kits mas a verdade é que os carros equipados com xénon necessitam por lei de ter lava-faróis e niveladores automáticos, isto sem falar das ópticas que necessitam de ter um projector (vulgo olho de boi) para as lâmpadasD2S, para as outras ópticas é adoptada a lâmpada D2R que possui um reflector.
Os niveladores automáticos são bastante complexos e são compostos por sensores ao nível da suspensão (normalmente na traseira) e sensores ligados à centralina que fazem uma análise de velocidade, posição do acelerador e inclinação do carro. Quer o carro vá carregado ou se acelere ou trave as luzes são ajustadas automaticamente, coisa que não acontece nos kits aftermarket.
O típico sacudir de ombros é ouvido sempre que se dá esta explicação, dando a desculpa que as lâmpadas de halogéneo também encadeiam e não têm nivelador automático. É verdade, também encadeiam mas o risco é menor porque a intensidade da luz é bastante inferior ao contrário do xénon. Pior ainda é que o nivelador manual raramente é usado quando os carros circulam com mais do que uma pessoa ou com carga, logo com xénon este problema torna-se ainda mais relevante.(...)

Vou instalar um kit aftermarket, o que devo procurar?

Antes de mais deverá ver se as ópticas do seu carro são compatíveis com xénon, normalmente estas ópticas têm um projector (vulgo olho de boi)que permite focar melhor a luz. Existem no entanto ópticas sem projector que são usadas com xénon mas são raras.
Caso as suas ópticas tenham projector deverá usar lâmpadas D2S, senão tiver projector as lâmpadas devem ser obrigatoriamente D2R. Atonalidade destas deve estar entre os 4000ºK e os 6000ºK, caso contrário apenas chamará a atenção das autoridades e irá reduzir a capacidade de iluminação da estrada.
No final de tudo estar instalado deverá nivelar os faróis (qualquer casa de pneus faz este serviço) e não se esqueça de nivelar manualmente os faróis com o carro carregado ou com mais do que uma pessoa.Normalmente é boa prática circular com os faróis mais baixos no dia a dia uma vez que o carro não tem os niveladores automáticos e a capacidade de iluminação continua a ser superior ao halogéneo."

Fonte:http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/tudo-o-que-precisa-de-saber-sobre-os-kits-hid-xenon-aftermarket/

sepossivel:
è um brico a pensar ...
Gostei dos valores apresentados para a SYM ... Muito em conta ...

JOMII:
Boas.

Penso que não é despropositado o que vou passar a relatar.

Quando comprei a minha SYM GTS 300 i EVO, perguntei ao vendedor se era normal moto apesar de ter duas opticas, acender uma para médios e a outra para máximos. Ele disse que era mesmo assim, mas que estavam a estudar junto com o representante da marca uma maneira de melhorar a qualidade das lâmpadas e se o sistema electrónico e de compensação da bateria aguentasse o esforço acrescido poderem adaptar lâmpadas de xenon e acender as duas luzes em simultâneo em médios e máximos.
Estou à espera da revisão dos 1000km para saber melhor sobre o assunto e saber em que pé está isso, isto é, viabilidade, materias, adaptações e preço.

Saudações Scootards 

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