Autor Tópico: Iluminação da Maxiscooter  (Lida 82720 vezes)

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Iluminação da Maxiscooter
« em: 18 de Janeiro de 2010, 22:13 »
Abro este tópico para se debaterem soluções diferentes para as lâmpadas e sistema de iluminação da nossa maxiscooter.Passando da luz de origem ao Xenon, tudo é válido para aqui se falar.

São apresentadas várias, devendo o utilizador antes demais saber qual o encaixe da sua lâmpada (H7 / H4 / H11):


Lâmpadas H7 / H4 / H11 - Características

Soluções até agora apresentadas (clicar para ser direccionado):

Philips BlueVision


kits Xenon

Osram Nigth Racer e X-Racer

Ring Xenon Max - Ring Automotive

_____________________________________________________________________________

Inaugurando,

Como está descrito no diário de bordo (não vou repetir), alterei as lâmpadas da minha Sym GTS.

Originais: Philips standard (de luz amarela)
Novas: Philips BlueVision (4000k)

Ambas, H7 12 V 55W (atenção que no modelo EVO as lâmpadas são H11).

As lâmpadas BlueVision pretendem ser "Xenon Effect", no entanto penso que não passa duma pretensão. No entanto, isso sim, são lâmpadas de luz "mais branca" (e não de luz branca). O rendimento/luminosidade desta como de outras lâmpadas é sobretudo alcançado após estarem ligadas algum tempo, ou seja quando aquecem.

Apesar de a avaliação de cada um pelas fotografias abaixo, depender do tipo de monitor que têm e suas definições, ficam as fotos do antes (à esquerda) e do depois. Como as fotos não estão exactamente à mesma distância, penso que o melhor ponto de referencia para compararem é o chão.
MÉDIOS

MÁXIMOS
Preço: 27 €/par com instalação incluída, sai muito mais barato comprando no ebay e acho que fácilmente se põe em casa.

Satisfação: Estou satisfeito com as lâmpadas, pois têm o desempenho que esperava. A utilidade/funcionalidade é grande, não conseguindo ser demonstrada em fotos.
« Última modificação: 05 de Março de 2010, 09:59 por RRufino »


Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Iluminação da Maxiscooter - Kits Xenon
« Responder #2 em: 02 de Março de 2010, 11:08 »
Encontrei um artigo sobre kits Xenon, que embora esteja escrito para automóveis, muitos conceitos são aplicáveis a motos. Passo a transcrever:

"Ainda me lembro da primeira vez que vi um carro com xénon, ao ligar a luz foi lentamente aumentando de intensidade, a capacidade de iluminação era superior às lâmpadas de halogéneo e a sua tonalidade era muito mais branca e não amarelada. Entretanto este sistema começou a ganhar popularidade, foram desenvolvidas lâmpadas de halogéneo com uma tonalidade mais clara e com uma maior capacidade de iluminação e foram desenvolvidos os kits de conversão aftermarket para instalar esta “nova” tecnologia em automóveis que não possuíam este tipo de iluminação. Mas nem tudo são rosas e entre os produtos de qualidade foram aparecendo paralelamente produtos de qualidade duvidosa com fraca capacidade de iluminação. Mas vamos por partes…

O que é isso de HID?


As lâmpadas de xénon HID (High Intensity Discharge) não possuem um filamento como as tradicionais lâmpadas de halogéneo, em vez disso existe uma descarga eléctrica entre dois eléctrodos numa cápsula de quartzo com o gás inerte (xénon). Por não possuirem filamento têm uma durabilidade superior não existindo o problema deste partir com as vibrações e buracos da estrada.
Estas lâmpadas produzem uma tonalidade mais próxima da luz natural solar, sendo a sua temperatura (medida em graus Kelvin) de aproximadamente 4300ºK e apesar de produzirem mais luz consomem menos energia, apenas 35w contra os 55w usados por uma lâmpada de halogéneo.

Xenon Philips 4300ºK
Quanto mais graus Kelvin melhor? Não!

Esta ideia pré-concebida e está errada. A luminosidade é medida em lumen, a escala Kelvin apenas mede a temperatura da cor, a realidade é que quanto mais subimos na escala Kelvin mais descemos na escala Lumen e isto nota-se essencialmente a partir dos 5500ºK chegando aos 12000ºK onde deixamos de ter iluminação, passando a luz ultra-violeta. Este efeito nota-se especialmente em situações de chuva ou nevoeiro em que a luz não ilumina a estrada e dispersa-se.
Na escala Kelvin 5250ºK é o valor da luz solar, 3200ºK uma lâmpada de halogéneo convencional e 4300ºK a temperatura das lâmpadas HID.
(...)

Os kits HID (xénon) aftermarket são ilegais

Muita gente diz que não, a maioria são os vendedores destes kits mas a verdade é que os carros equipados com xénon necessitam por lei de ter lava-faróis e niveladores automáticos, isto sem falar das ópticas que necessitam de ter um projector (vulgo olho de boi) para as lâmpadasD2S, para as outras ópticas é adoptada a lâmpada D2R que possui um reflector.
Os niveladores automáticos são bastante complexos e são compostos por sensores ao nível da suspensão (normalmente na traseira) e sensores ligados à centralina que fazem uma análise de velocidade, posição do acelerador e inclinação do carro. Quer o carro vá carregado ou se acelere ou trave as luzes são ajustadas automaticamente, coisa que não acontece nos kits aftermarket.
O típico sacudir de ombros é ouvido sempre que se dá esta explicação, dando a desculpa que as lâmpadas de halogéneo também encadeiam e não têm nivelador automático. É verdade, também encadeiam mas o risco é menor porque a intensidade da luz é bastante inferior ao contrário do xénon. Pior ainda é que o nivelador manual raramente é usado quando os carros circulam com mais do que uma pessoa ou com carga, logo com xénon este problema torna-se ainda mais relevante.
Brilho que provoca encadeamento num kit xénon aftermarket
(...)

Vou instalar um kit aftermarket, o que devo procurar?


Antes de mais deverá ver se as ópticas do seu carro são compatíveis com xénon, normalmente estas ópticas têm um projector (vulgo olho de boi)que permite focar melhor a luz. Existem no entanto ópticas sem projector que são usadas com xénon mas são raras.
Caso as suas ópticas tenham projector deverá usar lâmpadas D2S, senão tiver projector as lâmpadas devem ser obrigatoriamente D2R. Atonalidade destas deve estar entre os 4000ºK e os 6000ºK, caso contrário apenas chamará a atenção das autoridades e irá reduzir a capacidade de iluminação da estrada.
No final de tudo estar instalado deverá nivelar os faróis (qualquer casa de pneus faz este serviço) e não se esqueça de nivelar manualmente os faróis com o carro carregado ou com mais do que uma pessoa.Normalmente é boa prática circular com os faróis mais baixos no dia a dia uma vez que o carro não tem os niveladores automáticos e a capacidade de iluminação continua a ser superior ao halogéneo."

Fonte:http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/tudo-o-que-precisa-de-saber-sobre-os-kits-hid-xenon-aftermarket/
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 11:15 por RRufino »

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #3 em: 02 de Março de 2010, 11:52 »
è um brico a pensar ...
Gostei dos valores apresentados para a SYM ... Muito em conta ...
vou ali ja volto

JOMII

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #4 em: 02 de Março de 2010, 11:59 »
Boas.

Penso que não é despropositado o que vou passar a relatar.

Quando comprei a minha SYM GTS 300 i EVO, perguntei ao vendedor se era normal moto apesar de ter duas opticas, acender uma para médios e a outra para máximos. Ele disse que era mesmo assim, mas que estavam a estudar junto com o representante da marca uma maneira de melhorar a qualidade das lâmpadas e se o sistema electrónico e de compensação da bateria aguentasse o esforço acrescido poderem adaptar lâmpadas de xenon e acender as duas luzes em simultâneo em médios e máximos.
Estou à espera da revisão dos 1000km para saber melhor sobre o assunto e saber em que pé está isso, isto é, viabilidade, materias, adaptações e preço.

Saudações Scootards 

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #5 em: 02 de Março de 2010, 12:23 »
è um brico a pensar ...
Gostei dos valores apresentados para a SYM ... Muito em conta ...

O nosso maxicompanheiro novato de Famões tem (só no médio) e julgo que ficou por 70€, foi esse o orçamento que obtiveste?

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #6 em: 02 de Março de 2010, 12:35 »
vou ali ja volto

Rui Duarte

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter - Osram Nigth Racer e X-Racer
« Responder #7 em: 03 de Março de 2010, 01:01 »
Osram Nigth Racer e X-Racer

Pelo que consegui saber, a Osram lançou umas lampadas novas para motociclos designadas por

Night Racer e X-Racer, existem ambas em H7 e H4. Ambas têm um preço por volta dos 37€.

Especificações: Night Racer

A solução para prefeccionistas
Mais luz na estrada

NIGHT RACER é uma lâmpada nova de alta performance para motociclos, cujos filamentos particularmente compactos produzem até 90% mais luz na estrada e cria um feixe de luz até 35 metros mais longo (em comparação com as lâmpadas normais).

Com faróis NIGHT RACER os obstáculos podem ser claramente identificados à distância. Mesmo quando viaja a altas velocidades os pilotos têm mais tempo para responder.

O revestimento do anel azul patenteado reduz o brilho, como no caso de nevoeiro, ajuda a focalizar o feixe melhor na estrada. A luz da lâmpada é até 10% mais branca comparado com as lâmpadas padrão e mais natural, portanto, reduz a fadiga ocular.

Especificações: X Racer

Aspecto Xenon, mais segurança
X-Racer faz uma impressão brilhante e combina design e funcionalidade. Os 4,000 Kelvin de temperatura de cor e o revestimento azul do bulbo interior, produzem uma luz branca azulada semelhante à luz do dia. Portanto, tem um aspecto xenon impressionante e, além disso capta contrastes melhor do que uma lâmpada normal.

Além de sua aparência incomum X-RACER também proporciona maior segurança na estrada. A sua luz de cor diferente é particularmente destacada na estrada. Isso significa que os outros condutores podem identificar mais rapidamente os motociclistas, reduzindo assim o risco de acidentes.

Para o projeto-motociclistas conscientes, que consideram a segurança um factor adicional muito importante, as lampadas X-RACER são a melhor escolha.

Fonte: osram.com
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 09:30 por RRufino »

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #8 em: 03 de Março de 2010, 09:24 »
Bom post....muito útil..

Primeiro post actualizado com links  _pol_
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 09:30 por RRufino »

NunoM

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #9 em: 03 de Março de 2010, 10:16 »
Amigo Rufino,
Fiquei interessado nas lâmpadas Philips BlueVision, dado que também queria melhorar a iluminação da maxi.  :)
Onde poderei comprar?

Abraço

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #10 em: 03 de Março de 2010, 10:22 »
Amigo Rufino,
Fiquei interessado nas lâmpadas Philips BlueVision, dado que também queria melhorar a iluminação da maxi.  :)
Onde poderei comprar?

Abraço

Olá Nuno, no meu caso foram os tipos da oficina que arranjaram, no entanto se as tuas lâmpadas forem H4 penso que na norauto ou no stationmarché encontrarás (se forem H7 dificilmente encontras). De qualquer forma quem tinha umas com luz mais branca era o teu vizinho Santixolas e foram baratíssimas, vou-lhe mandar PM para me esclarecer e saber onde comprou.
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 10:23 por RRufino »

NunoM

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #11 em: 03 de Março de 2010, 10:33 »
Obrigado!  _pol_

ZeLuz

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter - Ring Xenon Max - Ring Automotive
« Responder #12 em: 03 de Março de 2010, 11:36 »
Ring Xenon Max - Ring Automotive

"Informação do produto (Fonte)

Esta nova fantástica lâmpada +100% da Ring Automotive oferece 100% mais luz na estrada com uma luz um pouco mais branca. Isso faz com que a condução de noite se torne muito mais fácil, pois proporciona uma melhor reflexão das marcas rodoviárias e sinais. Significa, também, que os objectos podem ser vistos mais claramente a uma distância de 75m do feixe de cruzamento, para maior segurança.

Benefícios
    * Mais 100% de luz sobre a estrada em relação a uma lâmpada de halogéneo padrão
    * mais seguro conduzir à noite
    * Luz mais branca com melhor desempenho para uma maior saída de luz
    * Totalmente 'E' Market e legal
    * Protecção UV e adequado para uso em lentes de plástico
    * Ideal para profissionais e condutores de noite não-urbano e veículos da família

Quem compraria
Aqueles que estão atrás de uma lâmpada que lhes oferece potência máxima de luz na estrada sem a conversão para um sistema de Xenon. Aqueles que procuram também um pouco de luz mais branca.
"

Existem nas seguintes configurações:
12v 55w H7 Px26d
12v 55w H1 P14.5s
12v 60/55w H4 P43t
12v 60w HB3
12v 51w HB4
12v 55w H11 PGJ19-2
12v 55w H7 Px26d
12v 55w H1 P14.5s
12v 60/55w H4 P43t

Site do fabricante: http://www.ringautomotive.co.uk/product_list.asp?cat1=1&cat2=48&cat3=205


Na minha Sym GTS Evo (e também no Peugeot 308) coloquei estas lâmpadas, umas H11 e H7 respectivamente.

Comprei-as pela net (http://www.autobulbsdirect.co.uk/H11-Ring-Xenon-Max-100-12v-55w-NEW-pair-FREE-Gift.html) a um preço de £29,99 o par de lâmpadas, aproximadamente 32€. Incluiu também como oferta um porta-chaves com lanterna de led de alta potência e 2 leds azuis, Os portes são gratuitos.

O sistema de trocas também funciona bem. Loja online *****

Quanto à minha opinião sobre estas lâmpadas:
POSITIVO
- look de Xenon
- não necessita adaptações, é compatível com as lâmpadas standard
- luz branca com excelente intensidade
- os sinais de luzes ganharam outra dimensão
MENOS POSITIVO
- não dão os +100% de luz anunciados

Quanto à longevidade delas vamos ver... tenho no carro desde Dezembro e na maxi desde Janeiro pelo que ainda é cedo para saber se aguentam muito tempo.

Aspecto no carro (à esq na foto Ring Xenon Max e à dta lâmpada normal):





Fotos da maxi:

Médio



Máximo



« Última modificação: 04 de Março de 2010, 19:26 por ZeLuz »

sacg

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #13 em: 03 de Março de 2010, 11:58 »
   Eu também estava numa de pôr xenon na minha GTS , mas estou com pouco de receio porque aquilo que tenho encontrado no mercado é tudo de origem um pouco ... quere-se dizer chinesa  _pensador_ e agora pergunto eu quanto tempo é que aquilo dura? Eu não digo as lâmpadas ,mas e os balastros e as nossas baterias é que aquilo no arranque não é "pera doce" :(. para além de que , se avaria vai ter de se tirar novamente as crenagens e como nós sabemos apertar e desapertar parafusos em plástico vai dar raia pela certa _Rolley_
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 11:59 por sacg »

santixolas

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #14 em: 03 de Março de 2010, 12:26 »
Olá Pessoal,

A pedido doRRufino (a quem mando desde já um forte abraço) deixo aqui o site onde comprei as minhas luzes.

http://www.santerchips.pt/detalhes.asp?cod=LH001

ou homepage

http://www.santerchips.pt/

embora na descrição digam h4 elas existem também em h7. Eu liguei ao Sr. da loja, bastante simpático e prestável e por sms tratámos de tudo. Elem mandou-me o NIB eu fiz a transferência na hora e no mesmo dia enviou-me as luzes. 5 ***** .

Até ver as luzes são muito fixes quase da cor dos leds, mesmo brancas, pois considero que os leds são um pouco mais azulados.

Abraços a todos.

NunoM

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #15 em: 03 de Março de 2010, 17:27 »
Obrigado amigo Santixolas.
Amanhã vou tratar disso.  _pol_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #16 em: 03 de Março de 2010, 23:08 »

embora na descrição digam h4 elas existem também em h7.

Até ver as luzes são muito fixes quase da cor dos leds, mesmo brancas, pois considero que os leds são um pouco mais azulados.



Olá Santi,

Mas a GTS evo possui H11, certo?

Estás mesmo satisfeito com elas? Valeu a pena a troca?

Abraço,


ZeLuz

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #17 em: 03 de Março de 2010, 23:46 »
Nop Nop, GTS-> H4 e GTS EVO ->H7

Por acaso neste tópico estava mal http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=31.0, agora está corrigido.

Errado RR, na GTS Evo é H11 !!

Derivado a essas informações erradas foi uma confusão com as minhas. Primeiro comprei H11 antes de ter a scooter, depois começaram a dizer-me que era H7, inclusive o próprio importador, troquei pelas H7 e afinal era mesmo as H11. Por acaso as H7 serviram no carro mas tive de comprar a dobrar...  _reg_

ZeLuz

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #18 em: 04 de Março de 2010, 00:30 »
No filme que coloquei sobre a mudança das lâmpadas vê-se bem o encaixe H11 (faz uma curva).  _pol_

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #19 em: 04 de Março de 2010, 01:14 »
No filme que coloquei sobre a mudança das lâmpadas vê-se bem o encaixe H11 (faz uma curva).  _pol_

Confirmo que a Sym Gts 125 Evo utiliza H11.

 _pt_
Atentamente

Tourister

sacg

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #20 em: 04 de Março de 2010, 06:26 »
   Para esclarecer as coisas , a Sym GTS EVO usa H11 ea Sym GTS  usa H7 atenção não Evo H7. scooter_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #21 em: 04 de Março de 2010, 12:25 »

Aqui ficam a características das lâmpadas:


As lâmpadas H4 têm estas características:

São duplas: 12V/60W(máximos)/55W(médios), 24V/75W(máximos)/70W(médios)






As lâmpadas H7 têm estas características:

12V/55W ou 24V/70W









As lâmpadas H11 têm estas características:

12V/55W ou 24V/70W










Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Automotive_lamp_types
http://www.donsbulbs.com
« Última modificação: 04 de Março de 2010, 12:37 por Ferro »


Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #22 em: 04 de Março de 2010, 13:18 »
   Para esclarecer as coisas , a Sym GTS EVO usa H11 ea Sym GTS  usa H7 atenção não Evo H7. scooter_

Confirmo que me enganei ao escrever no post anterior, GTS não EVO : H7

Como escrevi aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=388.0, quando escrevi H4 enganei-me, está mal.

 _convivio_
« Última modificação: 04 de Março de 2010, 13:26 por RRufino »

ZeLuz

  • Visitante
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #23 em: 04 de Março de 2010, 19:31 »
Acrescentei AQUI as fotos com o aspecto das lâmpadas ligadas na maxi.  _pol_




PS: parece-me haver por aqui uns posts "a mais", não completamente off-topic mas mais específicos de determinada marca...  _pensador_  ... este depois também estará, mas é só para chamar a atenção para as fotos...  _anjo_

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Iluminação da Maxiscooter
« Responder #24 em: 05 de Março de 2010, 10:01 »
Acrescentei AQUI as fotos com o aspecto das lâmpadas ligadas na maxi.  _pol_




PS: parece-me haver por aqui uns posts "a mais", não completamente off-topic mas mais específicos de determinada marca...  _pensador_  ... este depois também estará, mas é só para chamar a atenção para as fotos...  _anjo_

Obrigado pela partilha, realmente estão aqui alguns posts que podem complicar a leitura do tópico, por isso tenho actualizado um índice no 1º post.

Cumps