Autor Tópico: Peugeot tweet X Sym Symphony manutenção  (Lida 1996 vezes)

Offline zalle

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2020
  • Mensagens: 22
  • Marca: Peugeot
  • Modelo: Tweet 125 / Majesty 250
Peugeot tweet X Sym Symphony manutenção
« em: 25 de Maio de 2020, 23:16 »
Tenho uma Peugeot tweet, mas o motor é (supostamente) o mesmo da sym symphony.

Estive a ver a manutenção de uma e outra, e não poderia ser mais diferente:

A peugeot recomenda mudar o óleo de 5000 em 5000km, e verificar de 1000 em 1000, já a sym fala em mudar a cada 1000km... Mudar o óleo de 1000 em 1000 km?????????  _pensador_

A peugeot diz para mudar a correia e a vela de 5k em 5k, já a sym diz que é para mudar de 12k em 12k???

Isto não faz sentido nenhum... O mesmo motor e a manutenção é completamente diferente???

Eu como sou preguiçoso, estou tentado a seguir o da peugeot na questão do óleo, e o da sym quanto à correia e vela...

Agora a sério, opiniões?  _pensador_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Peugeot tweet X Sym Symphony manutenção
« Responder #1 em: 26 de Maio de 2020, 14:27 »
A base da Tweet é idêntica à Symphony, diferenciando nos acabamentos.

O manual original da Symphony menciona troca óleo  cada 1000kms.
Quando contatei o representante nacional informou que o manual estava desatualizado, o meu até era inglês, e que as mudanças de óleo seriam a cada 3000kms e mudança de correia a cada 12000kms.

Sugiro que contates o representante para saberes qual é o atual plano de manutenção recomendado.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline zalle

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2020
  • Mensagens: 22
  • Marca: Peugeot
  • Modelo: Tweet 125 / Majesty 250
Re: Peugeot tweet X Sym Symphony manutenção
« Responder #2 em: 26 de Maio de 2020, 14:44 »
Obrigado pela resposta, mas qual o objectivo do "actual plano"? O plano muda? O óleo muda-se aos 1000, não... Afinal é aos 3000... Mas na outra igual é aos 5000???

A correia é aos 12000, mas na outra é aos 5000???

Alguém no mundo troca óleo aos 1000km??? Não fazia outra coisa...

Eu acho é que os tipos não fazem a mínima ideia do que andam a fazer.  :-?

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Peugeot tweet X Sym Symphony manutenção
« Responder #3 em: 26 de Maio de 2020, 15:20 »
As coisas não são assim tão claras, como podemos pensar numa primeira abordagem.

É o representante local da marca que define o plano de manutenção para o veículo, de acordo com a sindicações da marca e as condições de utilização expetáveis do veículo. O representante dá garantia do veículo, por um determinado periodo de tempo ou kms, desde que esse plano de manutenção seja cumprido. 
Representantes de diferentes países podem exigir planos de manutenção diferentes, ou alterações em alguns deles, por ex um tipo de óleo diferente.
A Sym vende para vários países. O mesmo veículo vendido na Reino Unido ou no Brasil não terá certamente o mesmo plano de manutenção.
O que menciono é essencialmente para efeitos de garantia, quem prescinda dela ou a mesma tenha expirado, pode fazer o que entender melhor.

Suponho que o representante Sym e Peugeot não seja o mesmo em Portugal...
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Peugeot tweet X Sym Symphony manutenção
« Responder #4 em: 26 de Maio de 2020, 17:23 »
Obrigado pela resposta, mas qual o objectivo do "actual plano"? O plano muda? O óleo muda-se aos 1000, não... Afinal é aos 3000... Mas na outra igual é aos 5000???

A correia é aos 12000, mas na outra é aos 5000???

Alguém no mundo troca óleo aos 1000km??? Não fazia outra coisa...

Eu acho é que os tipos não fazem a mínima ideia do que andam a fazer.  :-?






Viva!

A Tweet 125 muda o óleo a cada 5.000 Km, e deve ser verificado a cada 1000 Km, em condições normais

Em condições severas, caso seja usada para take way, ou correios porta-a-porta ou afins, o intervalo reduz-se para 2.500 Km

A v belt deve ser mudada a cada 5.000 Km


A SYM e a Peugeot Motocycles, são construtores independentes, e como tal os motores/ transmissão das 125cc são diferentes em termos de construção e planos de manutenção.

Pode-se consultar ou download o manual de oficina da Tweet 125:

https://www.manualslib.com/manual/458355/Peugeot-Tweet.html#manual
« Última modificação: 26 de Maio de 2020, 17:26 por JPA »
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Peugeot tweet X Sym Symphony manutenção
« Responder #5 em: 26 de Maio de 2020, 22:18 »
Optes pela sym ou pela Peugeot o acertado é seguir o plano de manutenção da marca que escolheres para não teres problemas, não misture as informações dos fabricantes pois tudo tem uma razão de ser, o motor base pode ser o mesmo e ter uma série de variantes na transmissão Correia entre outras.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline zalle

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2020
  • Mensagens: 22
  • Marca: Peugeot
  • Modelo: Tweet 125 / Majesty 250
Re: Peugeot tweet X Sym Symphony manutenção
« Responder #6 em: 26 de Maio de 2020, 22:32 »
Acho que vou seguir o conselho que me foi dado noutro tópico. Vou seguir o famoso "bom senso"...

Obrigado