Autor Tópico: Que futuro para HD?  (Lida 6113 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Que futuro para HD?
« em: 18 de Maio de 2020, 21:58 »
Uma abordagem interessante com a qualidade do costume


"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Que futuro para HD?
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2020, 17:01 »
Ora então recupero este tema (triste a meu a ver) com uma série de citações ocorridas noutro post.

Acho que é um tema que qualquer pessoa que goste de duas rodas tem de acompanhar.

Não sei se haverá final feliz.

Na verdade nem é preciso inventar uma marca. A Harley prepara-se para lançar uma mota com a mais baixa cilindrada de sempre que vai ter o motor e não só da tnt 300

https://gaadiwaadi.com/more-details-emerge-on-upcoming-harley-davidson-350cc-motorcycle/

The upcoming affordable motorcycle from Harley Davidson will be based on Qianjiang Motorcycle Co’s QJ350-13 and will use the same chassis and parallel-twin engine





A HD anda algo perdida neste mundo de 2 rodas, e não de admira que um dia entre em falência...

São inúmeros os relatos com a insatisfação deste marca, em que por norma o serviço pós venda nem sempre cumpre ou repara em condições.

Qualquer HD actual é muito cara na compra, cara na manutenção, e paga-se um preço escandaloso por peças genuínas... feitas muita delas na China.

Tirando um certo nicho de compradores ou fãs da marca, as gerações mais novas nem sequer olham para as HD...e percebe-se bem o porque.

Em 2020 a HD lançar em solo norte americano um novo modelo ( not made-in-USA), com motor chinês pode ser motivo para os fundamentalistas da marca provocarem um "riot" , em Milwaukee !   _Rolley_




E assim se vai dando  cabo de umas das marcas mais lendárias do motociclismo.


Acho que, face ao mundo em que vivemos, abordamos a questão pelo lado errado.
Do que devemos falar dessa HD? O facto de ser feita na China, ou noutro sítio qualquer, ou de ser um produto que tem qualidade e faz jus à história da marca?
Partindo do principio de que os tipos da HD não são suicidas, colocarão no mercado uma mota com uma qualidade que mereça o logótipo (e o preço) da marca.

Afinal, quando se pretende uma "T-shirt", escolhe-se uma de bom algodão ou a procura limita-se a todas desde que tenhas um "crocodilo"?
Para ser mais gráfico: o que se veste, é a t-shirt ou o crocodilo?
Eu sei que isto está ligado a outras coisas, para muita gente não é tanto a importância do  produto em si que interessa mas o "status" que ele representa. E é o logo que dá "status".

[Editado: o meu pedido de desculpas por sair fora do tópico, se a Adm. entender pagar o comentário, esteja à vontade]



Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Que futuro para HD?
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2020, 17:24 »
Numa era em que neste mundo, se compra uma scooter kawasaki  e é kymco,uma bmw e é outra ou outras coisas,bases mecânicas de marcas famosas clonadas e até melhores que as originais, em que um gigante japonês tem motores italianos e faz motas em França, nao vejo o porquê de tanta preocupação.
Se der raia eles depressa desfazem o contrato se nao der ja são os maiores .
Numa era em que graças ao consumismo e ao querer barato,as máquinas orientais assim sabem satisfazer os desejos ,dá raia? Não comprem made in china, mas boa sorte pois eles fazem,montam tudo,a troco de pacotes de arroz.
Pessoalmente estou-me nas tintas para isso pois senão nao tinha nada ,quando dá raia nao compro mais,ou Entao dou outra oportunidade como fiz ao gigante japonês yamaha ,deu raia mas voltei a comprar,nunca se diz desta agua não beberei
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que futuro para HD?
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2020, 17:41 »
O futuro menos claro da HD pode não ter tanto a ver com o choque de preços face á inundação chinesa mas com erros de gestão.
Primeiro consideraram que sendo um ícone americano estava protegida ( e foi) por isso desleixaram a estratégia.
Depois é uma marca ligada intimamente á tradição logo com dificuldade de procurar novos modelos.
Depois ainda a manufactura americana é cara, logo são saem caras, mesmo comparando com muitas europeia ou japonesas. ( É verdade que em muitos casos as motas saem baratas porque existem parcerias com chineses)
Por último a geração da tradição está a extinguir-se e o paradigma agora é diferente.
Pode ser que recupere, mas dificilmente terá o brilho de antigamente, eventualmente será comprada (uma parte para salvar as aparências) por uma chinesa ou indiana
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Para onde rolas tu, Harley Davison?
« Responder #4 em: 05 de Julho de 2020, 23:12 »
Acho que aqui não está em causa, não se conseguirem boas motas, não ser uma decisão acertada economicamente, não se tirar bom partido da globalização.

A Harley pode até agora vir com uma abordagem nova, vir para das 300 e 500 com motores fabricados onde quer que seja e ter sucesso. É outra Harley.

Na minha vida profissional já fui contratado para fechar empresas que foram réstias de grandes empresas nacionais. Ainda sobrevivem algumas empresas dessas. Criadas pelos empresários mais cultos que na ressaca da revolução industrial começaram empresas com alguma industria nas épocas de 1890 a 1910.

A empresas foram passando para herdeiros até que com a modernização pós anos 80 acabaram por se zangar todos (hoje bisnetos e trisnetos dos fundadores) - dividir, vender e encerrar.

Quando fui contratado para num desses casos, tratar do encerramento duma empresa criada em 1922, que foi o que calhou nas partilhas ao cliente que me contactou - dá um amargo no estômago. (Ainda para mais uma empresa com uma marca conhecida).

Porquê este pequeno offtopic neste tópico? Porque a HD é uma empresa assim. A HD é uma identidade nacional americana e imagem dum espírito motard muito específico que para mim era a grande mais valia da marca.

As motas - sejamos sinceros - há concorrentes que fazem motas que andem tanto ou mais, qua durem tanto ou mais, que sejam igualmente bonitas. A HD é modo de vida pela paixão, não é por comparações de contas no Excel.

Esta notícia da mota que vai ser feita na China com o motor da TNT 300 tem tudo de errado para a Harley-Davison e tudo de bom para a fábrica chinesa. É inconcebível um anuncio duma nova Harley feita na China com um motor já existente numa mota comercializada por eles.
Ainda que fosse este o facto a HD (dizia o companheiro karloxilva que não são suicidas mas parece que são) - deveria garantir protocolos de confidencialidade que não permitiram a fábrica chinesa de divulgar o que quer que fosse sobre os contornos do negócio.

Uma coisa é a HD contratar a Qianjiang para construir o motor e montar uma moto. Outra é esta notícia. Para mim é um enorme erro. Mais uma vez não falo na qualidade da moto, falo no status quo da marca - que é algo que vale muito.

Corre o risco de descambar para o que se passa com a Benelli, a meu ver também não foi a melhor estratégia da Keeway. Duas marcas que se confundem é despedício de espaço de imagem no mercado. O Keeway by Benelli e o Benelli by Keeway torna-se uma mistura esquisita. Mas o valor da Marca Benelli não é o valor da marca HD.

No mundo automóvel, a Fiat teve uma gestão impecável da marca Ferrari. A marca continuou intocável. Durante anos a Fiat foi dona da Ferrari expecto 10% que sempre foram do fundador - Enzo Ferrari - e a marca permaneceu intocável.

Havia motores ou componentes feitas nas fábricas da Fiat? Ninguém sabe.

Para mim a HD perde com estas notícias. A HD deveria saber-se adaptar aos novos mercados ou continuar a cativar os clientes de altos rendimentos.

Assim, a Harley está a morrer.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Que futuro para HD?
« Responder #5 em: 05 de Julho de 2020, 23:42 »
Penso que irá defraudar mais os mais puristas e fans da marca..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que futuro para HD?
« Responder #6 em: 06 de Julho de 2020, 14:54 »
O Xi Jinping deve estar a rir-se nas barbas do Trump
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Que futuro para HD?
« Responder #7 em: 06 de Julho de 2020, 17:03 »
Penso que irá defraudar mais os mais puristas e fans da marca..

Se assim for para sobreviver tem de fazer motas mais baratas. Lá está, é outra Harley.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Que futuro para HD?
« Responder #8 em: 06 de Julho de 2020, 18:57 »
O Xi Jinping deve estar a rir-se nas barbas do Trump

Sem dúvida, lá se vai o orgulho Americano..  _lol_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Que futuro para HD?
« Responder #9 em: 06 de Julho de 2020, 20:14 »
O Xi Jinping deve estar a rir-se nas barbas do Trump

Se houver um estouro a China compra... >:D

Se assim for para sobreviver tem de fazer motas mais baratas. Lá está, é outra Harley.

Talvez, mas uma Harley barata ( abaixo dos 10 a 15.000 USD ) não vende... orgulho americano em comprar coisas caras !


 A Harley sempre beneficiou da imagem de marca  de um produto Americano profundamente enraizada numa cultura algo virada para um certa preferência do tradicional ao invés de uma imagem mais progressista.

Para evitar sucessivas falências , o próprio governo federal injecta biliões de USD, como forma de manter a “tradição”, assim como certos investidores de renome tem contribuído para tal.

 - Tudo começa em 1983 e sucessivos 4 anos quando Reagan para proteger a HD do domínio rápido da Honda e Kawasaki, decide taxar os motos japonesas num primeiro ano acima de 40 %... e assim evitou-se uma falência !

 - Em 2008 no maior secretismo e em plena crise financeira, a FED ( reserva federal)  empresta 2.3 biliões USD, para evitar outra vez uma falência.

 - Recentemente a HD admite num quase imediato deslocalizar a produção para fora dos estados unido, devido à guerra comercial ( aço e alumínio)  entre Trump e  Bruxelas , que motivou a imposição e retaliação desta ultima de mais 2.000€ como sobre taxa a cada moto Harley importada.

Até o  Trump e a sua inenarrável falta de cultura económica acha que a HD faz mal em deslocalizar…



Já se percebe, que se for necessário avizinha-se um bailout à americana… resta saber se os contribuintes iriam achar alguma piada isto em tempos de pandemia e de incerteza comercial num mercado interno a entrar em estagnação anunciada.




E assim pretende a poderosa Harley Davidson ir à "aventura" no mundo das supertrails, com a PANAMERICA 1250 Adventure Tourer ( novidade para este ano!)


Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Que futuro para HD?
« Responder #10 em: 07 de Julho de 2020, 00:12 »
Bem essa Panamerica está brutal..  _palmas_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que futuro para HD?
« Responder #11 em: 07 de Julho de 2020, 12:45 »
Não sei como se encaixa nos planos mais recentes da HD, com o novo CEO pode vir a atrasar-se o lançamento
« Última modificação: 07 de Julho de 2020, 13:32 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Que futuro para HD?
« Responder #12 em: 07 de Julho de 2020, 13:03 »
Pois ,não parece que vá ser barata ,com a crise mundial que se avizinha era sensato aguentar o lançamento ...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Que futuro para HD?
« Responder #13 em: 07 de Julho de 2020, 16:59 »
Só posso imaginar como ficará a cara dos puristas com esta HD...
https://www.motorcycle.com/mini-features/harley-davidson-electric-scooter-design-filings.html

O capacete aberto com motivos "stars & stripes", o casaco de cabedal "bad ass" e as calças de ganga (ambos já devidamente arruçados no acto de compra), casarão com isto?
« Última modificação: 08 de Julho de 2020, 09:38 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Que futuro para HD?
« Responder #14 em: 07 de Julho de 2020, 18:53 »
Só posso imaginar como ficará acara dos puristas com esta HD...
https://www.motorcycle.com/mini-features/harley-davidson-electric-scooter-design-filings.html

O capacete aberto com motivos "stars & stripes", o casaco de cabedal "bad ass" e as calças de ganga (ambos já devidamente arruçados no acto de compra), casarão com isto?

Essa é para os filhos...  _palmas_ _lol_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Que futuro para HD?
« Responder #15 em: 07 de Julho de 2020, 20:05 »
Só posso imaginar como ficará acara dos puristas com esta HD...
https://www.motorcycle.com/mini-features/harley-davidson-electric-scooter-design-filings.html

O capacete aberto com motivos "stars & stripes", o casaco de cabedal "bad ass" e as calças de ganga (ambos já devidamente arruçados no acto de compra), casarão com isto?

Os puristas serão sempre puristas... não há volta a dar! Se não for Big Twin e made in USA, nem se atrevem a ter alguma curiosidade


Mas a Harley tb quer dar cartas no conceito eléctrico, mais estradista e consensual em vários campos.

A electrificação de um modelo "cruiser" passa pela LiveWire, que foi lançada em 2019





- Este modelo talvez conquiste bastante público  Harlista já formatado para a electrificação em 2 rodas isto enquanto a Tesla não piscar o olho.

Parece-me muito bem conseguida... e não tem baterias da Xiao Mi, mas da Samsung !  _lol_ _lol_

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Que futuro para HD?
« Responder #16 em: 25 de Setembro de 2020, 19:14 »
E continuam os problemas na Harley, - desta vez muito sérios.

A HD deixou de se fabricar e de vender na Índia, com efeitos imediatos.   _confuso_ _confuso_

Isto foi uma bomba, e o Trump e as Finanças da Índia andam metidas no barulho.


General Motors pulled out of the country in 2017 while Ford agreed last year to move most of its assets into a joint venture with Indian vehicle giant Mahindra & Mahindra.
US President Donald Trump has previously complained about India's high taxes, specifically mentioning the levies placed on Harley-Davidson bikes.
High import tariffs on Harley have also been a flashpoint in India's trade negotiations with the US.
Mr Trump has previously cited the example of Harley to call India a "tariff king", and its decision to exit the Indian market could well set off another diplomatic tussle with the US with whom India is negotiating a free trade agreement.


https://www.bbc.com/news/business-54290245

Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que futuro para HD?
« Responder #17 em: 25 de Setembro de 2020, 20:38 »
A Harley dificilmente sobrevivia num país onde as motas são fabricadas com baixos custos e muito económicas.
Não é esse o tipo de mercado a que a Harley se dirige, quando muito podia ser um trampolim para entrar noutros mercados com custos mais baixos, mas não sei porquê mas não deixo de associar esta retirada com a parceria chinesa.
Para não ficarem mal atiram fumo para os olhos com os impostos indianos e procuram outra parceria na odiada China . Acho que o Trump está a tentar lavar a imagem.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Que futuro para HD?
« Responder #18 em: 25 de Setembro de 2020, 22:04 »
Estes tempos que aí vêem vão fazer umas razias meu Deus...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Que futuro para HD?
« Responder #19 em: 26 de Setembro de 2020, 14:54 »
Aqui fica um link para a notícia em português para eventuais interessados.

https://executivedigest.sapo.pt/harley-davidson-deixa-o-maior-mercado-de-motas-do-mundo-producao-na-india-para/

De facto, independentemente da crise estavam a vender muito pouco por lá. 3.000 unidades em 17.000.000
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Que futuro para HD?
« Responder #20 em: 28 de Setembro de 2020, 14:14 »
Quando a Tesla se virar para as duas rodas , não há para mais ninguem kkk scooter_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que futuro para HD?
« Responder #21 em: 28 de Setembro de 2020, 14:26 »
Quando tudo for Tesla,  invadimos o mercado com a Casal
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Que futuro para HD?
« Responder #22 em: 28 de Setembro de 2020, 15:39 »
Quando tudo for Tesla,  invadimos o mercado com a Casal

Fam-el ?

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que futuro para HD?
« Responder #23 em: 28 de Setembro de 2020, 19:25 »
Duelo ao por do sol.....

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Que futuro para HD?
« Responder #24 em: 29 de Setembro de 2020, 19:45 »
Parece que está na prateleira uma Famel elétrica..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018