Autor Tópico: burgman 400 vs honda swt 400  (Lida 2008 vezes)

gonçalo antunes

  • Visitante
burgman 400 vs honda swt 400
« em: 16 de Maio de 2020, 17:18 »
Boa tarde a todos, tenho uma burgman 400 e fiquei com vontade de experimentar uma swt 400.
Será que estou farto de estar bem?
Tenho um escape leo vinci, roletes mais leves, filtro kn a mota anda muito bem, mas queria um pouco mais de velocidade com menos rotação, ou seja viajar a 140 sem ir tanto la em cima, dai  curiosidade na swt 400 que dizem vocês?

Obrigado.
Cumprimentos, Gonçalo Antunes.

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: burgman 400 vs honda swt 400
« Responder #1 em: 16 de Maio de 2020, 18:48 »
Boas.

Não vais ganhar quase nada, dá uma vista de olhos aqui: https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,22317.0.html

A SW só tem mais 4 km/h reais.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: burgman 400 vs honda swt 400
« Responder #2 em: 16 de Maio de 2020, 19:41 »
Nem tudo é aquilo que parece. A Burgman 400 é uma excelente scooter, so peca por ser monocilindrica enquanto a SW-T 400 é bicilindrica. Andei com uma SW-T 400 e adorei, conforto, economia e velocidade.

A unica coisa que vejo por ai com outros companheiros é que a Burgman dura mais tempo e vai muito para além dos 100.000 kms bem tratada. Também um mecânico amigo e fan das Hondas me disse para ficar com a minha "Buga" 125 ou trocar por uma 400, com o tempo se vê.

O companheiro antoniopat não está nada errado. Pensa bem e boa sorte com a tua decisão.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: burgman 400 vs honda swt 400
« Responder #3 em: 17 de Maio de 2020, 22:10 »
Boa tarde a todos, tenho uma burgman 400 e fiquei com vontade de experimentar uma swt 400.
Será que estou farto de estar bem?
Tenho um escape leo vinci, roletes mais leves, filtro kn a mota anda muito bem, mas queria um pouco mais de velocidade com menos rotação, ou seja viajar a 140 sem ir tanto la em cima, dai  curiosidade na swt 400 que dizem vocês?

Obrigado.
Cumprimentos, Gonçalo Antunes.

Com os roletes mais leves (como mencionado e sem informação adicional) obviamente que para a mesma velocidade essa vai com mais rotação!
Há roletes e roletes.
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: burgman 400 vs honda swt 400
« Responder #4 em: 18 de Maio de 2020, 13:14 »
Boa tarde a todos, tenho uma burgman 400 e fiquei com vontade de experimentar uma swt 400.
Será que estou farto de estar bem?
Tenho um escape leo vinci, roletes mais leves, filtro kn a mota anda muito bem, mas queria um pouco mais de velocidade com menos rotação, ou seja viajar a 140 sem ir tanto la em cima, dai  curiosidade na swt 400 que dizem vocês?

Obrigado.
Cumprimentos, Gonçalo Antunes.

Boas.
Companheiro Gonçalo, em termos gerais a única coisa que ganharias seria um cantar de motor diferente. Aliás, o motor bicilíndrico era mesmo a única "vantagem"  da SWT400 em relação à Burgman 40 - para quem entende que isso é um factor qualitativo diferenciador, perceba-se. Conforme alguém referiu acima, quanto à potência não há diferenças substanciais.

De resto, no que toca ao equipamento, a começar pelas informações no painel de instrumentos e terminando em alguns pormenores como a comodidade - aquela suspensão traseira sem comparação da Burgman... a B400 era superior. Mais uma vez, para quem os valoriza esses pormenores. Não sei qual o ano da tua B400, a minha, em fim de comercialização do modelo, trazia punhos aquecidos, protectores das mãos e encosto para o pendura. Nada que não se possa acrescentar à SWT400.

Acho que bem espremido a troca não te trará um grande salto qualitativo. Mas, lá está, tudo depende da experiência particular, não só com a máquina mas com tudo o que implica com ela. Há experiências estranhas às máquinas que nos fazem mudar de marca, como um representante que não responde a um problema por exemplo. Da minha parte, ainda não troquei de máquina porque gosto dela, se fosse pela "representação" já a teria despachado.

Aqui, a favor da Honda: uma rede de concessionários maior, o que equivale a mais possibilidade de escolha entre oficinas.
Algo de que não me queixo, há mais de 40 mil quilómetros que sou eu quem faz as revisões da minha B400. Até agora ainda não parou...

Já agora, roletes mais leves servem para dar um arranque mais rápido mas perde-se velocidade de ponta. Roletes mais pesados costumam resultar em maior velocidade de ponta.
De memória, para a B400, de origem 21g, eu tenho 18g (nunca consegui encontrar de 19g em roletes "normais", o melhor compromisso segundo alguns companheiros).
A escolha de roletes mais leves entre o pessoal das B400 tem como  objectivo obviar aquela vibração no arranque (às 3000 rotações). Algo que, convém dizer, não é apenas apanágio das monocilíndras, experimente-se não limpar regularmente a campânula da embraiagem de uma bicilíndrica...

Indo ao cerne da tua questão.
Quando somos inquietados só há uma forma de desfazer a dúvida: experimentar a alternativa.
É como quem diz: Se estás nessa e se podes, força. Mas experimenta primeiro.
« Última modificação: 18 de Maio de 2020, 13:16 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: burgman 400 vs honda swt 400
« Responder #5 em: 18 de Maio de 2020, 13:59 »
Podes sempre fazer um test ride numa Sw que esteja á venda , e desfazes todas as duvidas , e vês se sentes melhor com essa maquina.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Zeg

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2020
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Mem Martins
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW T400 A
Re: burgman 400 vs honda swt 400
« Responder #6 em: 18 de Maio de 2020, 14:43 »

Eu sou o orgulhoso proprietário de uma Honda SW T400... há apenas 2 dias...  _lol_   pelo que não posso ainda dizer grande coisa, além de que até agora estou a adorar a menina...

... mas queria um pouco mais de velocidade com menos rotação, ou seja viajar a 140 sem ir tanto la em cima, dai  curiosidade na swt 400 que dizem vocês?

Obrigado.
Cumprimentos, Gonçalo Antunes.

No entanto, se o que queres é viajar a 140 sem ir a rotações muito altas, se calhar deverias ver/experimentar/ponderar uma SW T600...  _pensador_

É apenas uma sugestão / opinião  _pol_

Cumps.  _convivio_
ZEG

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: burgman 400 vs honda swt 400
« Responder #7 em: 19 de Maio de 2020, 11:50 »
Bom conselho o do companheiro Zeg: para fazer uma média de 140... é subir de cilindrada.
Não quer dizer que a SWT400, uma Burgman 400, uma MaxSym 400 não o façam, mas... o esforço solicitado à máquina é bem superior. A prazo paga-se, e com juros.
Uma coisa é uma ultrapassagem ou "tirar as teias de aranha do escape" só para ver o conta-rotações lá em cima, outra coisa é colocar essa como velocidade de cruzeiro.
Costumava ler por aqui um companheiro com o lema  "não há motas más, há é maus pilotos", ou algo parecido, é um tanto "generalista" mas encerra algo de verdade.
Não se pode pedir a uma 125 que tenha um desempenho idêntico a uma 250 (e são cilindradas "próximas").
Na estrada há que saber ir na sua e deixá-los ir na deles.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: burgman 400 vs honda swt 400
« Responder #8 em: 19 de Maio de 2020, 12:28 »
As SWt 600 são mais  gulosas que o anunciado...

A vantagem do bicilindrico das hondas silverwings twin resulta em menores vibrações.

140 Km/h para um SWT 600 ou Burgman 650 é uma palhinha, para uma 400 pode ser o inicio de algum esforço. _pensador_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


gonçalo antunes

  • Visitante
Re: burgman 400 vs honda swt 400
« Responder #9 em: 19 de Maio de 2020, 13:37 »
Obrigado, pela partilha