Autor Tópico: Descanso Lateral...  (Lida 21802 vezes)

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #25 em: 02 de Abril de 2020, 14:33 »
Saudações.
Tenho andado a pensar anular o corta-corrente do descanso lateral da minha N-Max, e faço-o por dois motivos: gosto de, sobretudo no inverno, deixar as minhas motos a trabalhar ao relanti um minuto ou dois, antes de sair de casa, de manhã, e quando chego a casa, chateia-me a scooter parar-se, porque preciso desmontar para abrir os portões de entrada, e o da garagem, e depois ter que a voltar a pôr a trabalhar, só para subir os 10 metros de rampa até à garagem...
Já estive a olhar para o sistema, e identifiquei duas possibilidades de o fazer: retirar o descanso, e cortar a aba de metal que aciona o êmbolo do corta-corrente (processo mais fácil, mas que me agrada menos, porque se um dia mais tarde quiser inverter o processo, terei que comprar um descanso novo), ou então, desmontar as laterais da carenagem, e retirar todo o sistema (processo mais trabalhoso, e que me preocupa mais, porque sei que já dificilmente deixarei as carenagens tão bem montadas, como quando vieram de origem...).
Agora pergunto: já alguém fez esta alteração na sua N-Max? E se sim, como o fez?
Obrigado desde já, pela vossa atenção.
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Descanso Lateral...
« Responder #26 em: 02 de Abril de 2020, 19:17 »
Boas a Nmax tem descanso central?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #27 em: 02 de Abril de 2020, 19:40 »
Boas a Nmax tem descanso central?
Sim. Sei que o podia utilizar, em alternativa ao lateral, mas não é tão prático...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Descanso Lateral...
« Responder #28 em: 02 de Abril de 2020, 20:41 »
Numa das minhas scooters o mecânico desligou uma ficha que está no descanso lateral, quando eu quisesse ele ligava de novo.

Não sei é se a NMax também é assim com ficha.  _pensador_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #29 em: 02 de Abril de 2020, 21:13 »
Numa das minhas scooters o mecânico desligou uma ficha que está no descanso lateral, quando eu quisesse ele ligava de novo.

Não sei é se a NMax também é assim com ficha.  _pensador_
É provável... A questão, é que todo o mecanismo do corta-corrente, está totalmente dentro da parte carenada, e para lhe aceder, tenho sempre que desmontar quase metade da scooter, pelo que vejo...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Descanso Lateral...
« Responder #30 em: 02 de Abril de 2020, 23:04 »
Sim. Sei que o podia utilizar, em alternativa ao lateral, mas não é tão prático...

Sim se utilizasse o central já não tinhas de alterar nada, até por razões de segurança, se não dás por ela e arrancas com o descanso lateral para baixo pode dar direito a um belo tralho.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #31 em: 03 de Abril de 2020, 10:14 »
Sim se utilizasse o central já não tinhas de alterar nada, até por razões de segurança, se não dás por ela e arrancas com o descanso lateral para baixo pode dar direito a um belo tralho.
Sim, eu tenho plena consciência do risco que corro... Em tempos, tive uma Ducati Monster, que tinha a particularidade de recolher o descanso automaticamente, assim que se levantava a mota (na altura, era comum nas Ducati). Se uma pessoa se esquecia disso, e queria voltar a colocar a mota no descanso, corria o risco de a deixar tombar para o lado... Nesta situação, pessoalmente não acho nada prático estar a colocar a scooter no descanso central, para ir abrir só um portão, e voltar...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Descanso Lateral...
« Responder #32 em: 03 de Abril de 2020, 10:38 »
Sim, eu tenho plena consciência do risco que corro... Em tempos, tive uma Ducati Monster, que tinha a particularidade de recolher o descanso automaticamente, assim que se levantava a mota (na altura, era comum nas Ducati). Se uma pessoa se esquecia disso, e queria voltar a colocar a mota no descanso, corria o risco de a deixar tombar para o lado... Nesta situação, pessoalmente não acho nada prático estar a colocar a scooter no descanso central, para ir abrir só um portão, e voltar...

Lembre-se que um dia se vender a scooter convêm voltar a ligar tudo por isso não aconselho a cortar nada, pelo que vejo os portões da garagem não são eléctricos, se não era mais pratico  ;D

Offline carlospira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 809
  • Localidade: Montemor-o-Velho-Coimbra
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX - 125
Re: Descanso Lateral...
« Responder #33 em: 03 de Abril de 2020, 13:15 »
Boas companheiro,

Não sei como será na tua máquina, mas mandei fazer o mesmo á 15 dias também na minha Piaggio Medley e foi rápido. Fui ao mecanico habitual .
Também me deparei com o problema de andar sempre a carregar  no botão start até que avariou. Levou um novo e aproveitei para pedir que retira-se  o sistema que cortava a corrente do descanso lateral. Não sei o que fez, mas está bem agora. Eu sei tal como tu que se correm alguns riscos, mas pronto é calculado.

Espero que resolvas isso sem stress

Boas curvas

 scooter_ scooter_ scooter_
 _scp_ _scp_ _scp_
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4.000 até  32.000  kms
Piaggio Medley 125  - 0  kms  até... 114. 850 kms
Honda PCX-125 - 0  até  34.000 kms para já.

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #34 em: 03 de Abril de 2020, 13:29 »
Lembre-se que um dia se vender a scooter convêm voltar a ligar tudo por isso não aconselho a cortar nada, pelo que vejo os portões da garagem não são eléctricos, se não era mais pratico  ;D
Sim, claro. Se ler a minha publicação de abertura, percebe facilmente que ambas as possibilidades são totalmente reversíveis, e é isso que se pretende.
Sim, os portões electrificados, seria o ideal. Pena o preço dessa operação...  :( :( :(
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #35 em: 03 de Abril de 2020, 13:34 »
Boas companheiro,

Não sei como será na tua máquina, mas mandei fazer o mesmo á 15 dias também na minha Piaggio Medley e foi rápido. Fui ao mecanico habitual .
Também me deparei com o problema de andar sempre a carregar  no botão start até que avariou. Levou um novo e aproveitei para pedir que retira-se  o sistema que cortava a corrente do descanso lateral. Não sei o que fez, mas está bem agora. Eu sei tal como tu que se correm alguns riscos, mas pronto é calculado.

Espero que resolvas isso sem stress

Boas curvas

 scooter_ scooter_ scooter_
 _scp_ _scp_ _scp_

Viva!
Nesta, o ideal, seria também simplesmente desligar a ficha do sensor, e um dia mais tarde, voltar ligar. No entanto, para isso, teria que desmontar grande parte dos plásticos laterais (não queria estar a ir à oficina só por isso, até porque é uma coisa que eu consigo fazer aqui na garagem, com alguma paciência...)
Acho que vou mesmo é retirar o descanso, e cortar a aba de metal que acciona o corta-corrente. Não implica desmontar quase nada, e fica o problema resolvido. Um descanso novo, custa 10 euros, por isso, se um dia decidir vender, é só comprar um, e montar...
Boas curvas!
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Descanso Lateral...
« Responder #36 em: 03 de Abril de 2020, 13:36 »
Viva!
Nesta, o ideal, seria também simplesmente desligar a ficha do sensor, e um dia mais tarde, voltar ligar. No entanto, para isso, teria que desmontar grande parte dos plásticos laterais (não queria estar a ir à oficina só por isso, até porque é uma coisa que eu consigo fazer aqui na garagem, com alguma paciência...)
Acho que vou mesmo é retirar o descanso, e cortar a aba de metal que acciona o corta-corrente. Não implica desmontar quase nada, e fica o problema resolvido. Um descanso novo, custa 10 euros, por isso, se um dia decidir vender, é só comprar um, e montar...
Boas curvas!


O meu mecânico meteu a mota no elevador que lá tem e foi por baixo para desligar a tal ficha. Quando a vendi voltei para ele ligar e fez exactamente a mesma coisa.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #37 em: 03 de Abril de 2020, 14:25 »

O meu mecânico meteu a mota no elevador que lá tem e foi por baixo para desligar a tal ficha. Quando a vendi voltei para ele ligar e fez exactamente a mesma coisa.
Pois... É provável que o acesso ao dispositivo, fosse mais fácil na sua scooter. Na N-Max, ainda têm que se retirar, pelo menos, dois paineis laterais, e um inferior, que está por baixo. Para além dos parafusos que os seguram, têm ainda umas "molinhas" em plástico, que se devem quebrar com facilidade...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #38 em: 04 de Abril de 2020, 16:19 »
Só para resumir, hoje decidi avançar com a ideia, e anulei o corta corrente, do descanso lateral, da minha N-MAX. Retirei o descanso, coloquei no torno, com a rebarbadora, cortei a aba de metal que accionava o dispositivo, pintei a zona que entretanto ficou sem tinta, para não enferrujar, esperei que secasse, voltei a montar tudo, e voilá, assunto resolvido. Um dia mais tarde, se decidir voltar a reactivar, ou se vender a scooter, é só comprar um descanso novo, e montar.
O processo até foi mais simples do que esperava, e em meia hora, estava feito...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Descanso Lateral...
« Responder #39 em: 04 de Abril de 2020, 16:37 »
Ainda bem que está resolvido companheiro.  _pol_

Não esqueças é de colocar um novo quando venderes..... _lol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Descanso Lateral...
« Responder #40 em: 04 de Abril de 2020, 20:27 »
Porreiro tens o problema resolvido, agora não esqueças antes de arrancar de recolher o descanso... Digo isto porque já me aconteceu numa yamaha target.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #41 em: 04 de Abril de 2020, 21:38 »
Ainda bem que está resolvido companheiro.  _pol_

Não esqueças é de colocar um novo quando venderes..... _lol_
Sim, quando pensar em vender, ou trocar, compro um descanso novo, e troco por este...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #42 em: 04 de Abril de 2020, 22:01 »
Porreiro tens o problema resolvido, agora não esqueças antes de arrancar de recolher o descanso... Digo isto porque já me aconteceu numa yamaha target.
Sim, terei que ter mais atenção a partir de agora. Em quase 30 anos como proprietário de motociclos e ciclomotores, a N-Max é a primeira que tenho, com este sistema. Talvez fosse por isso que o estranhava tanto....
Veremos como vão ser os próximos tempos. Ainda por cima, agora quase não sai da garagem....
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Descanso Lateral...
« Responder #43 em: 05 de Abril de 2020, 17:21 »
Sem prejuízo de cada um fazer o que bem entende à sua mota, o corta corrente está lá por razões de segurança  _martelada_ Claro que nem falo em inspecções, tão desacreditadas que estão, onde isto era logo detectado, falo apenas da possibilidade de arrancar com o apoio lateral acionado
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Descanso Lateral...
« Responder #44 em: 05 de Abril de 2020, 21:48 »
Sem prejuízo de cada um fazer o que bem entende à sua mota, o corta corrente está lá por razões de segurança  _martelada_ Claro que nem falo em inspecções, tão desacreditadas que estão, onde isto era logo detectado, falo apenas da possibilidade de arrancar com o apoio lateral acionado


Tens razão, mas o companheiro já está elucidado dos riscos e função do corte de corrente, mas é vantajoso para ele usar o lateral, desde que nunca se esqueça de o recolher não haverá problema.
Eu com 16 anos ia caindo, tinha uma target e o descanso lateral era um extra e não tinha a função de corte, e uma vez arranquei com ele baixo e ia caindo, daí o facto de ter relatado a minha experiência negativa.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Descanso Lateral...
« Responder #45 em: 06 de Abril de 2020, 00:39 »
Saudações! moto2cool, tal como o companheiro davidsantos já disse, o assunto sobre se devo manter ou eliminar o sistema, já foi aqui amplamente debatido, e tenho plena consciência do risco que corro ao fazê-lo.
Num post meu, algures lá para trás, referi que, de entre as 6 ou 7 motas que já tive, esta é a primeira com este sistema, mas estava errado. Afinal, em 1997, adquiri uma Yamaha DT-R 125, que já tinha algo semelhante. A memória já não é a mesma, e estas coisas vão-se perdendo... Voltando à DT-R, o sistema que dispunha, permitia colocar a mota a trabalhar, e só quando se engrenava uma mudança, é que o corta-corrente actuava. Assim, a mota podia estar perfeitamente a trabalhar no descanso, e sem problemas de segurança.
No caso da N-Max, não tendo caixa manual, isto não seria possível, claro. No entanto, julgo que seria possível ter o sistema acoplado ao acelerador, em vez do descanso, e assim que se acelerasse para arrancar, aí sim, seria activado o sistema de segurança. Mas pronto, este é o meu ponto de vista, e sobretudo, seria aquele que iria ao encontro das minhas preferências pessoais. Se a Yamaha entendeu colocá-lo desta forma, também lá terá as suas razões, e bastante válidas, certamente. Da minha parte, só me resta "adaptar" a coisa ao meu gosto. E por minha conta e risco...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."