Autor Tópico: Que moto comprar por 8.000 euros?  (Lida 3309 vezes)

Lois

  • Visitante
Que moto comprar por 8.000 euros?
« em: 01 de Março de 2020, 06:29 »
Olá pessoal
Tenho uma Piaggio Xevo 125 e tem servido neste últimos 8 anos, só me queixo de 2 coisas.
Falta de Power (14.9 cv) para andar com 2, essencialmente em AE e nas subidas
e
Não dá para esticar as pernas numa viagem, é curta
Pelo lado positivo
Tudo o resto e em especial o super espaço de arrumações, quer debaixo do banco, quer na mala traseira, sem topcase é claro, pois detesto ver topcase nas motos, é inestético.
O meu dia a dia scooter_
Idas ao supermercado, passar na escola para trazer a miúda, ir em media 2/3 vezes por mês até Lisboa, de verão idas até à Ericeira
Faço em media 2.500km ano, nunca ando à chuva, se a estrada estiver molhada, a opção é carro.
Vou despachar a minha Piaggio e estou bué indeciso no que comprar

Para a minha utilização seria melhor opção uma Maxi Scooter, tem mais arrumação (sem topcase), caixa automática, sou fã, protege do vento os joelhos, fácil de passar nas filas de transito, fácil de manobrar, tipo Xmax 400, BMW c 400 GT, Honda Integra 750.

Por outro lado gostava de ter uma moto mais robusta, com mais som de escape, tipo NC 750 DCT, Suzui V-Strom 650, mas com os meus QUASE 55 anos, acho que no futuro vou ter mais dificuldades de subir para cima dum cavalo destes.

O meu sonho? Era uma Harley,  som e uma coisa do outro mundo _lool_, mas toda a gente me chama de louco andar com uma Harley para ir às compras ao supermercado, além de que dizem ser impossivel andar no meio do transito, que treme bué, que ao fim de 100km já não aguento os braços, que aquece tipo forno, sei lá que mais.

Posto isto o que é que me aconselham? _convivio_
« Última modificação: 01 de Março de 2020, 06:33 por Lois »

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2531
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #1 em: 01 de Março de 2020, 09:51 »
Com tudo isso explicado so posso sugerir uma Suzuki Burgman que tem tudo que precisas. 

Durabilidade, arrumação, espaço, conforto, velocidade, estabilidade, beleza e o mais importante não é scooter da "moda" por isso ninguém a vai roubar...e tudo isto numa simples 125...
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #2 em: 01 de Março de 2020, 11:23 »
Xmax 300,onde há a economia duma 125,mais equilibrio que a 400 e dá para uns bons passeios
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #3 em: 01 de Março de 2020, 11:40 »
Tens a Sym TL acabadinha de sair, e Xmax 300 que quanto a mim é mais equilibrada e ainda te sobra uma nota 💵
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #4 em: 01 de Março de 2020, 18:09 »
Aconselho a Harley ( cuidado com o preço), porque todas as vantagens ou desvantagens racionais das motas/scooters nunca chegam aos calcanhares do prazer de cumprir um sonho.

Se fores pelo lado prático ficas bem servido com uma scooter de média cilindrada (cerca de 400 cc)

Se quiseres meter um pouco de emoção à mistura ficas muito bem servido com a VStrom 650 (mas vê primeiro como lidas com o banco que não ajuda muito)

BTW - uma top case com malas laterais fica bem numa trail :) e ficas com capacidade de carga razoável
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #5 em: 02 de Março de 2020, 08:46 »
Não fugindo ao que falaste porque se começamos a abrir filtros para vários modelos isto nunca mais pára e ainda ficas pior do que quando fizeste a pergunta, acredito que a DL 650 da Suzuki está dentro daquilo que pretendes. Força, sobes bem para cima dela e está dentro dos valores falados.
E depois podes sempre colocar as malas laterais e já podes continuar a ir buscar o franguinho e as latas de companhia _Rolley_
« Última modificação: 02 de Março de 2020, 11:05 por Élio »


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #6 em: 02 de Março de 2020, 10:44 »
Só posso sugerir que centres melhor o tipo de opções para o teu programa.
Quando começamos a divagar geralmente dá confusão...
Sabemos que não existem motas perfeitas mas deve haver uma mota/modelo ideal para os teus percursos.
Testa alguns modelos e verás as diferenças entre eles.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #7 em: 02 de Março de 2020, 16:32 »
Como já foi dito aqui, se queres esticar o orçamento ao máximo, tens a nova Maxsym TL.
Se queres que ainda te sobrem coroas, para a utilização que vais dar uma 300 serve perfeitamente.
Nesta gama tens, as rainhas, Forza 300 e Xmax 300, e tens também a alternativa, a Cruisym.
A Cruisym é a mais barata delas todas, na minha opinião a mais confortável, mas não tem o controlo de tração presente nas anteriores (que poderá ser dispensável, visto que não tencionas andar em piso molhado)
Quanto às outras, se tens uma estatura baixa, esquece a Xmax porque é consideravelmente alta. É no entanto a mais económica das duas.
A Forza (que é a que tenho) é a mais equilibrada, na minha opinião. Apesar de a motorização não ser a mais económica (ficando apenas ligeiramente atrás) mas tem uma altura acessível, vidro eléctrico, melhores travões, melhores ópticas, espelhos na carnagem (para quem gosta) e um motor muito mais suave.
Mas experimenta todas antes de tomares a tua decisão.
No meu canal de youtube vais encontrar mais alguma informação sobre qualquer uma delas. Coloquei os links em hiperligação neste post.
« Última modificação: 02 de Março de 2020, 16:33 por emanuelp »
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #8 em: 02 de Março de 2020, 17:11 »
.

Por outro lado gostava de ter uma moto mais robusta, com mais som de escape, tipo NC 750 DCT, Suzui V-Strom 650, mas com os meus QUASE 55 anos, acho que no futuro vou ter mais dificuldades de subir para cima dum cavalo destes.


Posto isto o que é que me aconselham? _convivio_

não será a idade que pesará nesta equação , eu tenho 53 saí das scooters para a V- Strom e actualmente uma GS 1200 e não tenciono voltar a trás..
 _pol_

As trails têm apenas o problema da altura (para alguns) ..se o companheiro tiver perna e altura , a idade não é problema de certeza..

Em breve, vou vender a minha V- Strom de 2016 com Pack malas.. é de facto muito boa para quem saia das scooters... excelente binário e ciclistica .. e não precisa de gastar 8,000 € ..de resto tem no mercado excelentes scooters ..nenhuma atinge o conforto de uma roda 17/19 ..os buracos deixaram de existir para mim e para as minhas costas.

Subir para a mota também não é problema  _Rolley_
Espirito Aventura

Lois

  • Visitante
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #9 em: 04 de Março de 2020, 08:09 »
Olá a todos e obrigado pelas dicas _convivio_

Faltou talvez um pormenor, eu tenho 1.80m altura mas peso 120kg o que significa pouca elasticidade com tanta gordura, dai talvez seja esse o meu problema de subir para cima de "cavalos"

A vantagem que vejo nas scooters é que proteje os joelhos do frio, é de caixa automática e no transito é muito melhor, e a capacidade de carga sem malas extras
Já as motos de trail dá um estilo diferente mais robusto, melhor resposta em subidas e ultrapassagens, mas as malas laterais dificulta a subida nelas e a topcase além de inestético não sei até que ponto não criam instabilidade com o vento a velocidades superiores

Uma coisa o Filipe Pombo tem razão, não sei se uma 400cc é muito diferente da minha 125, mas com jante 12 e 14 eu por vezes ando louco a olhar para os pequenos buracos da estrada, se num carro eles nem se sentem, numa 125 pode ser fatal, pois há pequenas fissuras no alcatrão que são a medida certa da minha jante.

Por outro lado não sei, há 2 anos comprei um Qasqhai com jante 18 entre outras pelo facto de ser uma amostra de jeep, pois com estradas como as nossas um carrito normal ressente-se muito os buracos e pensei que num Qasqhai a coisa seria diferente, mas o facto de se parecer com um Jeep e poder andar por cima de tudo o certo é que é bastante rijo nas lombas curtas e nos buracos e estamos a falar de um carro novo.

voces têm razão, tenho de ir experimentar umas para ver as diferenças, vou aguardar a entrada da Primavera para ir marcar uns testes drives.

Obrigado



Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1891
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #10 em: 04 de Março de 2020, 09:38 »
Sempre a velha questão mota vs scooter  _pensador_

Pessoalmente nunca senti vontade de ter uma mota...talvez por ter uma das melhores scooters do mercado…..com um motor bicilindrico, suspensão e ciclística  de mota… tudo isto com as vantagens de uma scooter ao nível do peso e facilidade de utilização. _pol_

Claro que uma mota de topo, será sempre melhor para realizar grandes viagens, mas aí estamos a valar de preços por volta dos 20.000 euros e custos de manutenção muito elevados. Se pudesse teria uma destas para viajar e uma scooter 125cc para as voltas na cidade.

Por agora a Tmax permite-me  viajar e curtir curvas  com muito agrado. Para a trocar seria por uma dessas motas de topo, e não por uma das gamas médias que, na minha opinião, apenas têm como mais valia uma velocidade máxima superior.

Experimenta  vários modelos e vê aquele onde te sentes melhor.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #11 em: 04 de Março de 2020, 10:25 »

Para a minha utilização seria melhor opção uma Maxi Scooter, tem mais arrumação (sem topcase), caixa automática, sou fã, protege do vento os joelhos, fácil de passar nas filas de transito, fácil de manobrar, tipo Xmax 400, BMW c 400 GT, Honda Integra 750.

Por outro lado gostava de ter uma moto mais robusta, com mais som de escape, tipo NC 750 DCT, Suzui V-Strom 650, mas com os meus QUASE 55 anos, acho que no futuro vou ter mais dificuldades de subir para cima dum cavalo destes.


Se quiseres continuar com scooter's, aconselho a Integra, embora esta vá para os 9000 e tal euros. Mas é uma boa máquina, fiável e económica e anda bem. E não é bem uma scooter, é uma moto travestida de scooter, ideal para quem quer as duas vertentes (2 em 1).

O problema de subir para cima de uma moto resolve-se com a compra de uma chopper ou de uma naked, embora as trail também tenham boas soluções.

Pessoalmente e depois de ter tido experiência com scooter's e depois com motos, dificilmente voltarei a ter scooter, a não ser como segunda moto e por isso, dentro desse budget, aconselharia a CB500X, a NC750X, a Tracer 700 ou a CB650F:

A primeira por ser a mais confortável, a segunda por ser um pouco mais robusta eter o espaço de arrumação, a terceira por ser versátil e ter um bom motor e a quarta por ter um ótimo motor.

Na NC750X há um kit de rebaixamento se for preciso.

Boa escolha.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #12 em: 04 de Março de 2020, 10:37 »
Sempre a velha questão mota vs scooter  _pensador_

... e não por uma das gamas médias que, na minha opinião, apenas têm como mais valia uma velocidade máxima superior.

Experimenta  vários modelos e vê aquele onde te sentes melhor.

Paulo,

Eu adoro os dois conceitos (Mota e Scooter) e neste momento não tenho nenhum e um dos motivos (há outros), é que ainda não me consegui decidir por qual dos conceitos enveredar.

Já tive scooter e já tive mota e discordo totalmente da tua afirmação da velocidade ser a única mais valia numa média cilindrada, há todo um conforto de condução, uma maior versatilidade e na minha experiência com Maxsym 400 e Vstrom 650, eu tinha menor consumo na Vstrom, consequência da utilização da caixa em trajetos mais pequenos. Se quiseres tirar as dúvidas, alugamos uma trail de média cilindrada e vamos fazer as curvas da serra do Caramulo e consigo-te garantir que trazes da experiência sorriso de orelha a orelha durante 3 meses.  _lol_ _lol_ _lol_

As scooters não foram concebidas para serem estradistas, embora algumas o façam com grande competência, mas no ambiente citadino e na facilidade de condução são imbatíveis.
Para quem gosta, como eu, dos dois conceitos, será sempre um dilema, e não há escolha certa.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1891
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #13 em: 04 de Março de 2020, 11:38 »
Paulo,

Eu adoro os dois conceitos (Mota e Scooter) e neste momento não tenho nenhum e um dos motivos (há outros), é que ainda não me consegui decidir por qual dos conceitos enveredar.

Já tive scooter e já tive mota e discordo totalmente da tua afirmação da velocidade ser a única mais valia numa média cilindrada, há todo um conforto de condução, uma maior versatilidade e na minha experiência com Maxsym 400 e Vstrom 650, eu tinha menor consumo na Vstrom, consequência da utilização da caixa em trajetos mais pequenos. Se quiseres tirar as dúvidas, alugamos uma trail de média cilindrada e vamos fazer as curvas da serra do Caramulo e consigo-te garantir que trazes da experiência sorriso de orelha a orelha durante 3 meses.  _lol_ _lol_ _lol_

As scooters não foram concebidas para serem estradistas, embora algumas o façam com grande competência, mas no ambiente citadino e na facilidade de condução são imbatíveis.
Para quem gosta, como eu, dos dois conceitos, será sempre um dilema, e não há escolha certa.


Olá Bairrada  _convivio_

Quando estava a comparar scooters com motas de cilindrada média...não me estava a referir a maxym 400  _careta_

Mas sim Integras, Tmax e Bugas. Ainda recentemente numa viagem aos Picos da Europa, numa estrada retorcida as scooters safaram-se melhor numa curva molhada e com um angulo muito apertado que as motas.

A Vstrom 650 é uma excelente mota, já tive a oportunidade de a experimentar uns bons Kms. Também experimentei a tracer 700 e não gostei  da qualidade, conforto e suspensão. Rodas de 19 e mais polegadas à frente são muito boas para o TT mas para curvar….. _pensador_

Claro que gostava de ter uma 1000/1200 com quickshifter, cardan, suspensões Ohlins, travões Brembo, écran TFT, etc...mas isso custa muitos euros.

Por outro lado, talvez por falta de hábito,  as motas que experimentei não me deixaram me inspiraram a confiança que tenho  com a T.

Já a BMW é outra de outro patamar, mesmo sem experiência, inspirou-me muita confiança devido ao seu equilíbrio.

Bairrada quando tiveres uma mota vamos curvar, mas basta ir a Montejunto  _convivio_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #14 em: 04 de Março de 2020, 12:15 »
Falei das experiências que tive e a referência á Maxsym 400 foi apenas ao consumo.

Também já tinha tido a sensação de maior segurança e ter-me safado melhor na scooter que a malta das motas e tinha a mesma opinião, até ter acompanhado uma malta na serra do caramulo e aí eu fiquei a saber que existem angulos em curva que eu pensava que eram impossiveis e em scooter não é possível, mas isso não é tudo que por vezes expectamos de uma scooter ou mota.

Em relação a motas de alta cilindrada, só estariam na minha equação se viajasse pela Europa a dois, menos que isso uma média cilindrada chega e sobra.

Em relação a marcas, consegue-se muito fácilmente mais por menos  _Rolley_ _Rolley_

Mas para ajudar a dúvida do tópico, aconselho test drives em scooters e em mota ou até alugar e andar 1 dia ou 2 com pendura e sem pendura e depois procurar o melhor negócio possível.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #15 em: 04 de Março de 2020, 17:18 »
A integra só tem arrumação se tiver as top-cases, certo?!
_fcp_
 

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #16 em: 04 de Março de 2020, 21:16 »
Virando completamente deste debate, já pensaste numa mota tipo vulcan da  Kawasaki, ou HD mas aí os preços sobem muito ?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Que moto comprar por 8.000 euros?
« Responder #17 em: 05 de Março de 2020, 10:48 »
A integra só tem arrumação se tiver as top-cases, certo?!
Tem um pequeno comportamento debaixo do banco que dá para um jet.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS