Autor Tópico: Liga muito mal  (Lida 4516 vezes)

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Liga muito mal
« em: 24 de Fevereiro de 2020, 00:12 »
Boas noites, caros colegas,

Desde a terça-feira eu tenho um problema na moto muito estranho, eu estou louco com ela, a moto liga muito mal, sobre tudo em frio, até o ponto em que a bateria é descarregada completamente, tendo que pedir para conectar os cabos à bateria para ligá-la.
Na terça-feira depois do trabalho a moto deixo de ligar, tive que chamar um reboque e que me levassem para casa.
Na quarta-feira, como não conseguia ligar, comprei uma vela de ignição nova, pensando que esse seria o problema, mudei-a, mas o problema continuava.
Tive que pedir a um amigo para ligar as pinças na bateria e arrancá-la de novo e finalmente consegui.
Na sexta-feira à tarde eu verifiquei todos os conectores do motor, um por um, além de limpá-los e tudo estava perfeito.
Depois de várias tentativas consegui arrancá-la novamente, a moto tem corrente e não faz nada estranho uma vez que está ligada, posso andar com ela sem medo e além disso a bateria carrega e se desligo a moto liga novamente, como se não tivesse nenhum problema.
Eu pude comprovar que quando roda entre as 4000-5000 revoluções dá algum puxão mas não saberia dizer se é um problema de corrente ou de alimentação (Gasolina, Ar), é tudo muito estranho, mas eu penso que é um problema de alimentação.
Para completar a semana, mesmo esta manhã lhe troquei o óleo do motore qual é minha surpresa que depois de retirar o filtro apareceram umas pequenas aparas de cor verde e já não sei o que pensar, também verifiquei que pelo tubo do respiradouro do motor saem gotas de gasolina e não sei por que, vou levá-la à oficina mas não me inspira confiança nenhuma, não sei o que fazer.
Se me pudessem dar alguma informação com a vossa experiência, eu agradeço muito.
Deixo uma imagem do filtro de óleo e um video do tubo do respiradouro do motor.







Obrigado a todos!!!
Motos correm nas minhas veias.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4823
  • Localidade: sintra
Re: Liga muito mal
« Responder #1 em: 24 de Fevereiro de 2020, 10:00 »
Boas companheiro, qual a kilometragem da mota?
Poderá precisar de uma afinação de válvulas, ou algum problema ou afinação de carburador.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Liga muito mal
« Responder #2 em: 24 de Fevereiro de 2020, 11:19 »
Obrigado pela resposta.

A moto tem quase 28000kms.

Eu liguei esta manhã e a moto ligou á primeira, louco, estou louco.

 _confuso_
Motos correm nas minhas veias.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Liga muito mal
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2020, 11:40 »
Parece-me quase certo que tens um enriquecedor preso ou avariado.
Essa peça corresponde ao antigo "ar" que se fechava para ligar o motor quando está frio.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4823
  • Localidade: sintra
Re: Liga muito mal
« Responder #4 em: 24 de Fevereiro de 2020, 12:24 »
Também pode ser cachimbo de vela com mau contacto.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Liga muito mal
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2020, 13:16 »
Parece-me quase certo que tens um enriquecedor preso ou avariado.
Essa peça corresponde ao antigo "ar" que se fechava para ligar o motor quando está frio.
Boas companheiro,
¿¿Podes-me dizer onde é que esta o enriquecedor??, Eu também estou a pensar que a resposta vai por aí, uma falha de alimentação de ar, porque gasolina chega sem problemas.
Tambem comprovei o cachimbo mas a vela tem faísca, eu fiz a comprovaçao com e sem cachimbo assim que fica descartado a falha elétrica, eu creio que é uma falha na mistura pela falta de ar.   

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2020, 13:19 por selu82 »
Motos correm nas minhas veias.

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Liga muito mal
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2020, 13:22 »
Também pode ser cachimbo de vela com mau contacto.

Já está descartado, fiz as verificações e está funcionando bem.
Motos correm nas minhas veias.

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Liga muito mal
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro de 2020, 23:29 »
Boa noite companheros,

Depois de fazer uma revisão completa, eu chego à conclusão de que o que acontece com a minha moto é que precisa de uma afinação, eu creio que o stator esta mal, precisa de uma revisão, porque creio que a vela solta a faísca no momento errado.

Eu verifiquei o injector e sai gasolina, verifiquei o corpo de injeçao e tudo esta bem, a borboleta não tem nada estranho, o cabo do acelerador esta bem, pelo que concluo que precisa de uma afinação no stator.

Na próxima segunda-feira vou para uma oficina, pelo que quando já este arranjada vos informo do motivo da avaria.

Obrigado a todos.

Motos correm nas minhas veias.

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 752
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Liga muito mal
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro de 2020, 23:49 »
E as bobinas?

Em tenho uma F650gs e esta com um problema
semelhante. Vou substituir as bobinas, na BMW deram-me o diagnostico de "bobinas meio queimadas"

Existem vídeos que te explicam como testar as bobines

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Liga muito mal
« Responder #9 em: 26 de Fevereiro de 2020, 00:16 »
E as bobinas?

Em tenho uma F650gs e esta com um problema
semelhante. Vou substituir as bobinas, na BMW deram-me o diagnostico de "bobinas meio queimadas"

Existem vídeos que te explicam como testar as bobines

Enviado do meu P022 através do Tapatalk
Mas a vela tem faísca, então é por isso que eu descarto as bobinas.
Tens algum link onde eu possa ver como se faz o teste??.
Obrigado.
Motos correm nas minhas veias.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4823
  • Localidade: sintra
Re: Liga muito mal
« Responder #10 em: 26 de Fevereiro de 2020, 11:39 »
Boas a que oficina é que vais '?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Liga muito mal
« Responder #11 em: 26 de Fevereiro de 2020, 14:16 »
Lê-se cada una...
Bobines meio queimadas nunca tinha ouvido.
O despiste é muito fácil, mede-se a resistência do primário da bobine, normalmente uns 2.5 ohm, e a resistência do secundário, na volta dos 10k ohm (Estes valores variam de modelo para modelo de bobine)
Ou o resultado está dentro dos parâmetros referidos pelo fabricante ou não. 


O "stator" que mencionas imagino que seja o que chamas ao sensor de posição da cambota.
Pelo descrito, a mota funciona bem (e pega bem) com o motor quente. Este é o sintoma clássico de um enriquecedor preso ou avariado. Eu começaria por aí. Não tenho o manual de oficina da tua mota para te dizer exactamente onde está, pode ser que alguém por aqui o tenha e o disponibilize.

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Liga muito mal
« Responder #12 em: 26 de Fevereiro de 2020, 15:47 »
Boas a que oficina é que vais '?
Pelo momento nunca tive que chevar a moto a nenhuma oficina até agora que estou a procura de alguma de confiança.

 :)
Motos correm nas minhas veias.

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Liga muito mal
« Responder #13 em: 26 de Fevereiro de 2020, 15:52 »

¿Alguém pode me explicar que é um enriquecedor de mistura em um motor de injeção?

Não termino de entender esse termo e não encontro nenhum componente do motor da moto que faça tal função.

Se alguem me sabe dizer onde é que esta, agradeço muito porque eu já verifiquei o corpo de injeção e injetor completo mas nao vi nenhum enriquecedor.

Obrigado a todos.
Motos correm nas minhas veias.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Liga muito mal
« Responder #14 em: 26 de Fevereiro de 2020, 16:24 »
Reparei agora que a tua mota tem um "i" , imagino que seja de injeção. Neste caso não há enriquecedor, o processo de arranque a frio é feito pela própria injeção electrónica.
Em motores de carburador há um controle para fechar o ar para o carburador para permitir o arranque a frio normalmente chamado de "choke".

Mais tarde este processo passou a ser automático e, às vezes, ficava preso e custava muito a pegar a frio.

À distância fica difícil ajudar-te mais, especialmente sem o manual de oficina.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2020, 16:26 por Mercurio »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4823
  • Localidade: sintra
Re: Liga muito mal
« Responder #15 em: 26 de Fevereiro de 2020, 18:34 »
Se precisares, para sym, Migtec no Cacém, são top.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Liga muito mal
« Responder #16 em: 26 de Fevereiro de 2020, 22:42 »
Se precisares, para sym, Migtec no Cacém, são top.
Obrigado pela resposta.
Sim eu já vi as resenhas no Google e são top.
Já falei com colegas do meu trabalho que tem moto e recomendaram uma oficina.
Agradeço a resposta.
Cumprimentos.
Motos correm nas minhas veias.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1122
  • Localidade: Loures
  • Marca: Deauville
  • Modelo: Honda NT700V
Re: Liga muito mal
« Responder #17 em: 26 de Fevereiro de 2020, 23:05 »
Boas, esse filtro de óleo tem muitas limalhas ou farpas, deverias também mudar o filtro de cartuxo e o óleo novamente a ver se eliminas essas limalhas do circuito e no entretanto colocavas um íman muito forte no bijon.
a cor verde é de que óleo?
cumprimentos
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4823
  • Localidade: sintra
Re: Liga muito mal
« Responder #18 em: 27 de Fevereiro de 2020, 00:01 »
Isso verde no filtro, das duas uma : numa revisão pegaram o filtro com as mãos sujas dessa massa ou então se forem restos de plástico pensei nas guias da corrente de distribuição, por acaso não sei como são nem a cor.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 692
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Liga muito mal
« Responder #19 em: 27 de Fevereiro de 2020, 00:31 »
Boas noites, caros colegas,

Desde a terça-feira eu tenho um problema na moto muito estranho, eu estou louco com ela, a moto liga muito mal, sobre tudo em frio, até o ponto em que a bateria é descarregada completamente, tendo que pedir para conectar os cabos à bateria para ligá-la.
Na terça-feira depois do trabalho a moto deixo de ligar, tive que chamar um reboque e que me levassem para casa.
Na quarta-feira, como não conseguia ligar, comprei uma vela de ignição nova, pensando que esse seria o problema, mudei-a, mas o problema continuava.
Tive que pedir a um amigo para ligar as pinças na bateria e arrancá-la de novo e finalmente consegui.
Na sexta-feira à tarde eu verifiquei todos os conectores do motor, um por um, além de limpá-los e tudo estava perfeito.
Depois de várias tentativas consegui arrancá-la novamente, a moto tem corrente e não faz nada estranho uma vez que está ligada, posso andar com ela sem medo e além disso a bateria carrega e se desligo a moto liga novamente, como se não tivesse nenhum problema.
Eu pude comprovar que quando roda entre as 4000-5000 revoluções dá algum puxão mas não saberia dizer se é um problema de corrente ou de alimentação (Gasolina, Ar), é tudo muito estranho, mas eu penso que é um problema de alimentação.
Para completar a semana, mesmo esta manhã lhe troquei o óleo do motore qual é minha surpresa que depois de retirar o filtro apareceram umas pequenas aparas de cor verde e já não sei o que pensar, também verifiquei que pelo tubo do respiradouro do motor saem gotas de gasolina e não sei por que, vou levá-la à oficina mas não me inspira confiança nenhuma, não sei o que fazer.
Se me pudessem dar alguma informação com a vossa experiência, eu agradeço muito.
Deixo uma imagem do filtro de óleo e um video do tubo do respiradouro do motor.







Obrigado a todos!!!

Companheiro,
Se o puxão entre as 4000 5000  for no arranque,  será "normal". Uma boa limpeza da embraiagem deve resolver isso.
Os resíduos no filtro... isso sim não é grande sinal e muito estranho. Reparei em outros posts que o companheiro trocou o motor em Outubro, partindo do principio que era um motor usado será que este vinha em condições????
Os resíduos, com essa cor  Estou aqui a  _pensador_ até que ponto não poderá ser uma contaminação do oleo com liquido do circuito de refrigeração. Quando tirou o óleo para alem destes resíduos não detectou mais nada? quando retira a vela, ela vem seca?

Boa sorte
Abraço,
Piedade

(deixo ainda mais uma ref. de oficina onde são 5* - Lombas e Curvas,  perto da praça de Espanha) 


« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2020, 00:42 por piedade »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4823
  • Localidade: sintra
Re: Liga muito mal
« Responder #20 em: 27 de Fevereiro de 2020, 11:05 »
água misturada com oleo não me parece , o oleo iria parecer cafe com leite , penso que o companheiro notava .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 752
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Liga muito mal
« Responder #21 em: 28 de Fevereiro de 2020, 00:01 »
Lê-se cada una...
Bobines meio queimadas nunca tinha ouvido.
O despiste é muito fácil, mede-se a resistência do primário da bobine, normalmente uns 2.5 ohm, e a resistência do secundário, na volta dos 10k ohm (Estes valores variam de modelo para modelo de bobine)
Ou o resultado está dentro dos parâmetros referidos pelo fabricante ou não. 


O "stator" que mencionas imagino que seja o que chamas ao sensor de posição da cambota.
Pelo descrito, a mota funciona bem (e pega bem) com o motor quente. Este é o sintoma clássico de um enriquecedor preso ou avariado. Eu começaria por aí. Não tenho o manual de oficina da tua mota para te dizer exactamente onde está, pode ser que alguém por aqui o tenha e o disponibilize.
Um dia explico-te o que são bobinas "meio queimadas"
:-)

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 752
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Liga muito mal
« Responder #22 em: 28 de Fevereiro de 2020, 00:07 »
Mas a vela tem faísca, então é por isso que eu descarto as bobinas.
Tens algum link onde eu possa ver como se faz o teste??.
Obrigado.
Vê este vídeo.... espero que ajude:




Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 39
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Liga muito mal
« Responder #23 em: 01 de Março de 2020, 23:28 »
Boas novamente companheiros,

Obrigado a todos pelas respostas.
Mudei este fim de semana a bobina, mas a avaria continua.
Desliguei a peça que esta na foto porque pensei que era o problema, mas nao é assim, continua a ligar muito mal ou nao liga e agora no quadro tenho ligada uma luz de avaria na injecçao.
Outra vez fica sem batería porque tentei ligar muitas vezes, pelo que amanha vou levar para uma oficina que recomendaran colegas do trabalho.
Quando fique resolvido, volverei para informar do problema que tinha a moto.
Agradeço novamente a vossa ajuda.

Obrigado.

Cumprimentos.




Motos correm nas minhas veias.

Offline Brunoborbinha

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2018
  • Mensagens: 7
  • Localidade: Elvas
  • Marca: Sem maxi
  • Modelo: Sem modelo
Re: Liga muito mal
« Responder #24 em: 28 de Abril de 2020, 12:31 »
Bom dia Selu82;

Tenho uma Sym GTS 300i de 2014 com 25500kms e estou com o mesmo problema, uns dias liga outros não, sobre a avaria já sabes qual é e o que se tem que fazer para solucionar a mesma. Tenho a minha na oficina e o mecânico ao certo ainda não deu com o problema, diz que pode ser o motor de arranque, ou falta de compressão no motor, ou a embraiagem de arranque.
Se me puderes ajudar agradecia. Obrigado