Autor Tópico: Talvez volte às Maxis!  (Lida 2584 vezes)

Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Talvez volte às Maxis!
« em: 17 de Fevereiro de 2020, 02:43 »
Boas companheiros das duas rodas!

Após alguns anos sem maxi, anos estes em que tenho andado "perdido" por outras motos, ando a equacionar voltar às maxiscooters.

Atualmente tenho uma Triumph Tiger 800, de 2017 e com apenas 4400kms... Basicamente, como costumo dizer, tenho a moto ideal para as viagens que nunca faço...

Ora, ultimamente ando com ideias de trocar e aqui surgem as dúvidas.

Atualmente considero 3 hipoteses:

- Yamaha T-Max 530 DX de 2019
- Honda X-Adv pós 2018
- BMW C650 Sport 2018
Usadas, com poucos Kms

No passado sábado ia fazer uns testes, mas só o da BMW se proporcionou.
No geral até achei piada, mas no final do test-ride (curto) não fiquei com aquela ideia de "troco já!". O motor anda que desanda, rápidamente passamos as velocidades reais. Mas, sinceramente, nada mais tenho a dizer. Achei rija, não acertei com a posição ideal do vidro (e achei que o mesmo abanava por todos os lados), esperava melhores acabamentos e não me cativou. Não gostei do barulho e vibração que faz no arranque e as vezes que parei senti sempre um chocalhar que não me inspirou... Poderá ser daquela unidade em particular, mas com menos de 5.000 Kms não me apaixonou... Ou seja, uma fora do baralho!

Restam a Honda e a Yamaha.

Embora eu não tenha feito muitos Kms na Tiger nos ultimos tempos, caso queira fazer uma ou outra viagem de maxi, com a  pendura e alguma bagagem, qual será a mais confortável e mais capacitada para isso, entre a X-Adv e a T-Max? Dá-me a sensação que a X-Adv é fraca de proteção aerodinâmica. Será?
Vespa GTS 300' 09

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #1 em: 17 de Fevereiro de 2020, 08:06 »
E porque não ficares com a Triumph e comprares uma PCX ou Nmax para as voltinhas?


Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1891
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro de 2020, 09:02 »
Se tiveres hipótese, fica com a mota e compra a scooter para as voltas pequenas.


Caso só queiras uma, tanto a Tmax como a XADV  são o top das scooters e ficas bem servido com qualquer uma. Pessoalmente  tenho uma Tmax, já com mais de 55.000km. Já fiz muitas viagens longas e estou muito satisfeito.

Se queres conforto, podes equacionar a Buga.  _pol_
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 11:33 por Paulo Silveiro »
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #3 em: 17 de Fevereiro de 2020, 10:37 »
Companheiro,
Cá vai a minha opinião... Tenta ser o mais racional possível mas não esquecendo a parte emocional. Isto é, compra com a cabeça mas não esqueças o coração.
Se precisas de uma maxi para as voltas do dia-a-dia então podes ponderar escolher uma mota que te dê boas recuperações e que gaste pouco. Nesse campo tens a x-adv a dar boas cartas com o consumo declarado de 3,7 l/100km. É uma mota relativamente alta, pelo que deves fazer um test-ride para aferires a tua posição de condução e a facilidade de fazeres manobras com os pés no chão.
Se queres dar uns passeios maiores possívelmente é importante valorizar a robustez do motor, o conforto do condutor e pendura e a capacidade de carga. Nesse campo penso que nenhuma das maxis que referes será a mais adequada. Talvez aqui o mais interessante seja a Burgman 650 executive, a Honda integra (menos capacidade de carga), a Maxsym e as Kymco xciting 400 ou AK 550. Eventualmente considerar também a Honda forza e a Yamaha X-Max 400.

Se procuras suavidade, conforto e estabilidade sem "plásticos a abanar" será interessante veres as máquinas que são bi-cilindricas.

Finalmente, se quiseres ponderar a Honda silverwing (400 ou 600) também poderá ser uma boa opção, mas só em 2ª mão.

Acima de tudo, procura ir ao encontro das tuas reais necessidades... se não o fizeres, poderás estar daqui a alguns meses novamente à procura de outra mota...  ;)

Boas curvas,


Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro de 2020, 13:17 »
Obrigado pelas respostas!

Faltou-me esclarecer um "pormenor" que faz toda a diferença e vejo isso pelas vossas respostas:

Eu não procuro moto para as voltinhas, porque já tenho uma, a Monkey 125.

A maxi era mesmo para substituir pela Tiger. Sei que são coisas bem diferentes, é um facto.

Quanto às escolhidas, a minha short-list eram mesmo estas 3. Também pensei na Buga 650, mas não me interessa estar a gastar numa scooter que não é atualizada há uns 6 anos...

Eram 3, mas como a BMW não me cativou, reduzi para 2.

A ideia era uma maxi divertida de conduzir,  maioritáriamente a solo. Mas não queria ficar muito limitado se se proporcionasse uma saída a dois...

Sim, sou complicado, ehehehe

Vespa GTS 300' 09

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro de 2020, 14:47 »
Companheiro,

Eu sou apaixoando pela X-Adv, pretendo ter uma ainda este ano. Se tens a preocupação com a proteção aerodinâmica, considere trocar o windshield por um maior, existem muitas opções no mercado, de variadas medidas e preços.

E como ela tem uma regulagem de 3 posições, fica algo versátil.

Abraços!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #6 em: 17 de Fevereiro de 2020, 15:37 »
Em relação a Burgman não se sabe se continuará a ser produzida para a Europa. Apenas a 400 tem algumas informações sobre a continuidade.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #7 em: 17 de Fevereiro de 2020, 21:53 »
Boas companheiro, a Tiger é uma moto fantastica, a trocar por uma scooter era pela Tmax 530/560 ou pela Kymco AK 550 que serão as melhores/mais equilibradas do segmento, a Xadv não é uma scooter para mim, é mais pesada que a Tiger, gasta cerca de 1 litro a menos que a Tiger, tem menos capacidade offroad que a Tiger, enfim só tem a vantagem de ser automatica.

Espero ter ajudado.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #8 em: 17 de Fevereiro de 2020, 23:31 »
A época é que não é favorável.... se não quem te ficava com essa Tiger era eu.... que achado.....

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #9 em: 17 de Fevereiro de 2020, 23:46 »
E podes crer que está impecável, como nova. E cheia de extras: punhos aquecidos, cruise control, farois auxiliares led, CB muito completo, 3 malas aluminio originais, verde Triumph (que não havia na versão XTX, só na XTC), "nariz" da XTC...

Enfim, é realmente uma moto muito completa e boa e é mesmo por isso que eu ainda não me decidi completamente em trocar.


De qualquer modo, pelos reviews que vou lendo/vendo, estou a ficar mais inclinado para a T-Max. Falta-me testar uma, porque a BMW também me parecia que ia adorar e afinal bem por isso...
Vespa GTS 300' 09

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #10 em: 19 de Fevereiro de 2020, 08:50 »
Boas.

E não equaciona a AK 550? Tendo em conta o nosso companheiro MPA Neves, diz que está muito boa e acredito que assim seja, porque é uma pessoa sincera na minha opinião.

Em relação à Tmax 530 e 560 já conduzi as 2 e gostei bastante de ambas, esta nova está muito bonita, a escolher a Tmax ia para a primeira 530 que é a mais bonita para mim.

Cumps
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2020, 08:53 por antoniopat »
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1891
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #11 em: 19 de Fevereiro de 2020, 09:40 »
E podes crer que está impecável, como nova. E cheia de extras: punhos aquecidos, cruise control, farois auxiliares led, CB muito completo, 3 malas aluminio originais, verde Triumph (que não havia na versão XTX, só na XTC), "nariz" da XTC...

Enfim, é realmente uma moto muito completa e boa e é mesmo por isso que eu ainda não me decidi completamente em trocar.

 _pol_
De qualquer modo, pelos reviews que vou lendo/vendo, estou a ficar mais inclinado para a T-Max. Falta-me testar uma, porque a BMW também me parecia que ia adorar e afinal bem por isso...

Companheiro já vi que somos quase vizinhos,  _careta_ atualmente estou a morar ao pé de Famalicão da Nazaré, mais propriamente no Rebolo. E para além de ter uma Tmax, também tenho uma vespa primavera  _lool_

Estás a pensar comprar a Tmax na Benimoto?

Todos os dias passo lá, porque  apanho a rápida para Lisboa na Expo. Gosto muito do pessoal desse stand, muito simpático e atencioso. Ando lá a namorar uma vespa 300.

Relativamente à Tmax, podes ficar descansado que é uma grande máquina que te permite ir a todo o lado. E  existe outro aspeto que, para mim, é essencial. Envelhece muito bem, ao contrário de outras. _Rolley_ 
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Talvez volte às Maxis!
« Responder #12 em: 19 de Fevereiro de 2020, 10:50 »
Companheiro já vi que somos quase vizinhos,  _careta_ atualmente estou a morar ao pé de Famalicão da Nazaré, mais propriamente no Rebolo. E para além de ter uma Tmax, também tenho uma vespa primavera  _lool_

Estás a pensar comprar a Tmax na Benimoto?

Todos os dias passo lá, porque  apanho a rápida para Lisboa na Expo. Gosto muito do pessoal desse stand, muito simpático e atencioso. Ando lá a namorar uma vespa 300.

Relativamente à Tmax, podes ficar descansado que é uma grande máquina que te permite ir a todo o lado. E  existe outro aspeto que, para mim, é essencial. Envelhece muito bem, ao contrário de outras. _Rolley_

TMax 530... Máquina do Diabo que fez uns milhares de Km ao lado da minha.  _palmas_ _palmas_


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.