Autor Tópico: Carta moto  (Lida 8627 vezes)

Pepe

  • Visitante
Carta moto
« em: 08 de Fevereiro de 2020, 13:48 »
Qual a diferença de conduzir uma 125 ou uma 300? Porquê permitir a condução só das 125 para quem tem carta de ligeiros?

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Carta moto
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2020, 16:45 »
As diferenças podem ser mais significativas em termos de potencia do que em tamanho/veiculo.
O encartado de categoria B pode conduzir motociclos categoria A1 (máx 125cc e 11KW/15cv), caso a 125cc tenha potência superior terá de ter habilitação própria para sua condução.

Se partirmos do pressuposto dos 15cv, máx em 125cc, uma 30cc pode ter 20-40cv o que a torna um veiculo com relação peso/potência bem diferente.

Porque delimitaram a fasquia em 125cc e não em 199cc? Teria de haver sempre um limite…
Creio que questões de mobilidade e ambientais foram considerados nesta diretiva, como diminuir o volume de transito e emissões, em especial nas grandes cidades, permitindo que condutores de veículos que circulam habitualmente com 1-2 pessoas possam usar um veiculo mais adequado a essas necessidades.

Os possuidores da carta B, construtores, agentes, reparadores e seguradoras ficaram satisfeitos com esta medida.

Para te informares melhor deves consultar a Diretiva
https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2006:403:0018:0060:PT:PDF

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Carta moto
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2020, 19:56 »
Em algum lado deve existir um limite porque o dano para o próprio e para os outros aumenta com a velocidade e peso da máquina.
Onde fica esse limite depende do legislador, mas há quem defenda que simplesmente para conduzir motociclo é preciso carta de motociclista
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Carta moto
« Responder #3 em: 21 de Fevereiro de 2020, 18:30 »
Terem dado esta "abébia" já é uma sorte. Sem carta de moto e conduzir uma....
_fcp_
 

Loureiro74

  • Visitante
Re: Carta moto
« Responder #4 em: 23 de Fevereiro de 2020, 20:58 »
Boas,

Creio que faz algum sentido, uma 125 já chega aos 100km/h, o peso e dimensões para alguém que pegue pela primeira numa mota creio que é suficientemente bom. Claro que quem quer mais tem que tirar a respectiva carta.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Carta moto
« Responder #5 em: 23 de Fevereiro de 2020, 22:22 »
Boas,

Creio que faz algum sentido, uma 125 já chega aos 100km/h, o peso e dimensões para alguém que pegue pela primeira numa mota creio que é suficientemente bom. Claro que quem quer mais tem que tirar a respectiva carta.


Concordo plenamente.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Carta moto
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2020, 21:04 »
Isto é como nos carros, muitos têm carta e não sabem conduzir, nas motos igual.

Offline anjoed

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Caecavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX125A
Re: Carta moto
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro de 2020, 08:51 »
Darei o meu depoimento, pois no Brasil eu não conduzia motas, somente carros.

Ao chegar a Portugal, fiquei feliz com a possibilidade de conduzir uma mota. Sempre gostei da liberdade e agilidade delas...Porém, Ao estudar a compra de uma PCX 125, eu percebi que nada entendia do assunto e que meus 18 anos de condução de carros não eram suficientes para dominar a máquina. Ok, eu conheço todas as regras de segurança e eu sempre fui muito cuidadoso, mas eu não tinha técnica para conduzir uma Mota. Fiz o curso da Honda.

Após fazer o curso da Honda, eu percebi que fiz a coisa certa porque é MUITO diferente do que conduzir um carro. As preocupações são outras, as proteções são outras, a condução é outra. Por isso, eu sou defensor de que, mesmo que uma carta B permita o acesso a scooters ( motas até 125cc), deveria ser obrigatório um curso de 4h para aprender a subir, parar, olhar, etc. Isso evita quedas, isso evita acidentes, isso evita chateações no trânsito

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Carta moto
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro de 2020, 10:16 »
Darei o meu depoimento, pois no Brasil eu não conduzia motas, somente carros.

Ao chegar a Portugal, fiquei feliz com a possibilidade de conduzir uma mota. Sempre gostei da liberdade e agilidade delas...Porém, Ao estudar a compra de uma PCX 125, eu percebi que nada entendia do assunto e que meus 18 anos de condução de carros não eram suficientes para dominar a máquina. Ok, eu conheço todas as regras de segurança e eu sempre fui muito cuidadoso, mas eu não tinha técnica para conduzir uma Mota. Fiz o curso da Honda.

Após fazer o curso da Honda, eu percebi que fiz a coisa certa porque é MUITO diferente do que conduzir um carro. As preocupações são outras, as proteções são outras, a condução é outra. Por isso, eu sou defensor de que, mesmo que uma carta B permita o acesso a scooters ( motas até 125cc), deveria ser obrigatório um curso de 4h para aprender a subir, parar, olhar, etc. Isso evita quedas, isso evita acidentes, isso evita chateações no trânsito

Sou de acordo com essa situação, deviam fazer um curso antes, mas com preços acessiveis.

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Carta moto
« Responder #9 em: 27 de Fevereiro de 2020, 17:49 »
Sinceramente não percebo a azia de quem tem carta de moto , ver o pessoal conduzir 125cc com carta de ligeiros , quando o maior indice de acidentes até é com motos de maior cilindrada ,mas enfim ...

Foi por causa do meu comentário? Se foi entendeu-me mal.
_fcp_
 

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Carta moto
« Responder #10 em: 04 de Março de 2020, 19:26 »
Boas,

Creio que faz algum sentido, uma 125 já chega aos 100km/h, o peso e dimensões para alguém que pegue pela primeira numa mota creio que é suficientemente bom. Claro que quem quer mais tem que tirar a respectiva carta.

Também concordo. Mesmo que quem ande há 20 anos de 125 se sinta em condições de andar numa 300, tem de haver um limite e esse é razoável.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Carta moto
« Responder #11 em: 06 de Março de 2020, 12:56 »
Terem dado esta "abébia" já é uma sorte. Sem carta de moto e conduzir uma....

Companheiro.

Discordo do comentário!

A lei das 125 veio democratizar as 2 rodas no sentido de permitir que automobilistas pudessem conduzir motociclos até 15 CV, pois até Agosto de 2009 apenas as 50cc limitadas por lei a 45 Km/H é que estavam ao alcance nessas condições. Para mim e muitos milhares de automobilistas, foi uma conquista e um descobrir de uma nova realidade e liberdade de escolha.

Essa conquista traduziu-se que grande parte acabou por tirar a carta de moto, e assim contribuíram todos para uma maior crescimento num sector de 2 rodas que davas provas de estar estagnado. De notar que tudo isto valorizou de forma transversal stands, oficinas, escolas de condução, Finanças ( impostos) etc.

O que considero importante é o facto de que tirar a carta de moto é um passo natural numa aprendizagem, pois naturalmente contribui para que ao volante estejamos com uma atitude muito mais consciente e atenta às 2 rodas com as quais coabitamos diariamente.

Tenho noção que sou um "melhor" automobilista desde que tirei a carta de moto...

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Carta moto
« Responder #12 em: 16 de Março de 2020, 12:24 »
Companheiro.

Discordo do comentário!

A lei das 125 veio democratizar as 2 rodas no sentido de permitir que automobilistas pudessem conduzir motociclos até 15 CV, pois até Agosto de 2009 apenas as 50cc limitadas por lei a 45 Km/H é que estavam ao alcance nessas condições. Para mim e muitos milhares de automobilistas, foi uma conquista e um descobrir de uma nova realidade e liberdade de escolha.

Essa conquista traduziu-se que grande parte acabou por tirar a carta de moto, e assim contribuíram todos para uma maior crescimento num sector de 2 rodas que davas provas de estar estagnado. De notar que tudo isto valorizou de forma transversal stands, oficinas, escolas de condução, Finanças ( impostos) etc.

O que considero importante é o facto de que tirar a carta de moto é um passo natural numa aprendizagem, pois naturalmente contribui para que ao volante estejamos com uma atitude muito mais consciente e atenta às 2 rodas com as quais coabitamos diariamente.

Tenho noção que sou um "melhor" automobilista desde que tirei a carta de moto...

 _pol_ talvez por ser um comentário curto e vago dê a entender mal a minha opinião. Sou dos casos que têm carta de mota e em nada me incomoda que utilizem as 125cc. O que me refiro é que com tanta restrição, quer de alcool, velocidades, alterações morada, validades etc etc, fico admirado no bom sentido de terem permitido isso.
No entanto, já querem 300cc  _anjo_ não abusem  _careta_
_fcp_
 

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Carta moto
« Responder #13 em: 16 de Março de 2020, 13:06 »
No meu caso não tenho azia de ter carta de mota e ver os outros conduzir motociclos de 125cc com carta de ligeiros...
Mas se calhar o índice de acidentes é maior em motas de maior cilindrada derivado aos condutores de motociclos 125cc sem carta de mota,pois muitos dos que conduzem 125cc só com carta de ligeiro, não tem a minima noção de o que é conduzir uma mota

Menez acho que esta a contradizer-se, então quem conduz 125cc tem mais probabilidades de ter acidentes dos que têm carta de moto, quando de facto a maioria dos acidentes é de quem tem carta de moto????

Depois menciona este comentário "...pois muitos dos que conduzem 125cc só com carta de ligeiro, não tem a minima noção de o que é conduzir uma mota.."

Então e o que é dito de quem nem nunca passou por uma 50cc ou 125cc e tirou logo carta de moto, esses são melhor condutores mesmo sem nunca terem passado pela experiência do que é conduzir motos de menor cilindrada e conseguem ter melhor nocção dos erros por ter menos potencia logo corrigir erros....

E os que sempre têm carta de moto e mesmo assim não sabem conduzir como deve ser como acontece com muito condutores de enlatados que ja conduzem à anos e mesmo assim são um perigo, onde se encaixam estes?

Concordo plenamente com o que diz o JPA, muita gente tirou a carta de mota por ter tido a experiência de poder conduzir as 125cc, devia-mos era estar felizes por o grupo motar estar a aumentar.

Agora se me disse-se que devia ser obrigatório tirar uma formação para quem quisesse conduzir 125cc com carta B, ai já estou de acordo.

meneses85

  • Visitante
Re: Carta moto
« Responder #14 em: 17 de Março de 2020, 10:27 »
Menez acho que esta a contradizer-se, então quem conduz 125cc tem mais probabilidades de ter acidentes dos que têm carta de moto, quando de facto a maioria dos acidentes é de quem tem carta de moto????

Depois menciona este comentário "...pois muitos dos que conduzem 125cc só com carta de ligeiro, não tem a minima noção de o que é conduzir uma mota.."

Então e o que é dito de quem nem nunca passou por uma 50cc ou 125cc e tirou logo carta de moto, esses são melhor condutores mesmo sem nunca terem passado pela experiência do que é conduzir motos de menor cilindrada e conseguem ter melhor nocção dos erros por ter menos potencia logo corrigir erros....

E os que sempre têm carta de moto e mesmo assim não sabem conduzir como deve ser como acontece com muito condutores de enlatados que ja conduzem à anos e mesmo assim são um perigo, onde se encaixam estes?

Concordo plenamente com o que diz o JPA, muita gente tirou a carta de mota por ter tido a experiência de poder conduzir as 125cc, devia-mos era estar felizes por o grupo motar estar a aumentar.

Agora se me disse-se que devia ser obrigatório tirar uma formação para quem quisesse conduzir 125cc com carta B, ai já estou de acordo.

Não vejo onde me estou a contradizer...
Só estou a tentar dizer que muitos dos que se queixam e dizem que o maior número de acidentes é com motas de alta cilindrada ou superior a 125cc, não sabe o que é conduzir uma mota superior a essa cc.
Porque vê-se muita maltinha de scooters (sim, são 125cc) a fazer com cada asneira que até arrepia... não estou a dizer que quem tenha motas de cilindrada superior não o faça, mas a maior parte é de malta a conduzir scooters...
Os maiores sustos que apanhei com malta das motas, foi com malta das 125cc... por não terem qualquer tipo de formação de certeza, por passarem de conduzir um carro para conduzir uma mota onde é completamente diferente.

Eu quando tirei a carta nunca tinha andado de mota e comecei com uma 700... sim, tive alguma dificuldade para me habituar a conduzir mota no transito, mas nunca coloquei em perigo ninguém que fosse de mota mais depressa que eu... tal como os carros, as motas também têm espelhos, 2... e ainda podemos rodar o pescoço para ver se vem alguém...
Com isto quero dizer que quem conduz uma 125cc sem ter qualquer tipo de formação, nao tem consciência muitas vezes do que anda a fazer em estrada, anda a medo, colocando-se a ele e aos outros em perigo...

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Carta moto
« Responder #15 em: 17 de Março de 2020, 18:03 »
Ainda bem que a malta dos motoes não faz asneiras, se fores ao YouTube tens lá poucos que até arrepia...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Carta moto
« Responder #16 em: 17 de Março de 2020, 18:41 »

Com isto quero dizer que quem conduz uma 125cc sem ter qualquer tipo de formação, nao tem consciência muitas vezes do que anda a fazer em estrada, anda a medo, colocando-se a ele e aos outros em perigo...

Não discordo do que diz, mas também sejamos sinceros, se com 125cc fazem o que fazem se tivessem carta de mota e tivesse uma de maior cilindrada ainda iam fazer pior, eu vejo o pessoal que anda a fazer entregas com as mochilas as costas, andam sempre abrir, a fazer razias e ainda no verão passado parou um brasileiro numa pcx num semáforo  a perguntar se eu não tinha calor com o blusão vestido, olhei para ele que estava de calções e tshir de manga a cava e disse-lhe andar não tenho, parado um pouco, mas se tiver algum azar e cair queimo o blusão e não a minha pele, ficou a olhar para mim feito parvo e arrancou.

Por isso isto vai da mentalidade e respeito pelo próximo, e tanto faz que tenham ou não carta, mas reafirmo sou de acordo que deviam ter uma formação, nem que fosse como era antigamente quando se tirava a carta de 50cc nas câmaras tinham de dar umas voltas.

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Carta moto
« Responder #17 em: 17 de Março de 2020, 20:23 »
Não discordo do que diz, mas também sejamos sinceros, se com 125cc fazem o que fazem se tivessem carta de mota e tivesse uma de maior cilindrada ainda iam fazer pior, eu vejo o pessoal que anda a fazer entregas com as mochilas as costas, andam sempre abrir, a fazer razias e ainda no verão passado parou um brasileiro numa pcx num semáforo  a perguntar se eu não tinha calor com o blusão vestido, olhei para ele que estava de calções e tshir de manga a cava e disse-lhe andar não tenho, parado um pouco, mas se tiver algum azar e cair queimo o blusão e não a minha pele, ficou a olhar para mim feito parvo e arrancou.

Por isso isto vai da mentalidade e respeito pelo próximo, e tanto faz que tenham ou não carta, mas reafirmo sou de acordo que deviam ter uma formação, nem que fosse como era antigamente quando se tirava a carta de 50cc nas câmaras tinham de dar umas voltas.

Olá Companheiro,

Como brasileiro, acredito no que diz, no Brasil é muito comum esta situação, de pessoas a conduzir motas sem a mínima proteção, só utilizam o capacete para não ter chatices com a polícia. Muitos andam descalços, bermudas, sem camisa, luvas? para que?

Mas isso afetará somente a ele. Se ele cair, vai pagar pela ignorância.

Eu vivo em Aveiro, em abril de 2019 comprei uma Forza 125, e comprei todo o equipamento, o qual não dispenso até hoje. Mas já ouvi de amigos brasileiros (que nunca andaram de mota) coisa como "para que tudo isso?" e davam risos como se eu fosse um otário em andar com blusão, botas, luvas (mesmo no verão). 

Portanto companheiro, minha satisfação é, se acontecer algo comigo, não deixo metade da pele no chão, fica só um pouco...  _lol_

Quanto ao assunto do tópico, a carta, eu digo: aprendi sozinho a conduzir a Forza 125, não cheguei a cair (estive perto disso 2 ou 3 vezes), mas tive a consciência de aguardar horário de pouco movimento de carros, de procurar sítios sem movimento e fiquei quase 15 dias a praticar todos os dias, 40 a 60 minutos por dia, antes de me aventurar a ir para o tráfego local.

E vou além, quando decidir ir para o tráfego, pedi a minha esposa que fosse atrás de mim, no carro, como forma de proteção, se é que ela me protegeu de algo.

E após tudo isso pensei: como podem permitir que alguém que nunca conduziu uma mota (como eu), andar com uma 125cc?  Aquilo pode causar sérios problemas.

Acredito que para quem já tem a carta B, deveria ser obrigatório algumas aulas de condução de motas, mesmo que não existisse um exame e possível reprovação - somente as aulas obrigatórias. Isso no mínimo, para tentar preparar uma pessoa.

Boas curvas!

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Carta moto
« Responder #18 em: 17 de Março de 2020, 20:41 »

Acredito que para quem já tem a carta B, deveria ser obrigatório algumas aulas de condução de motas, mesmo que não existisse um exame e possível reprovação - somente as aulas obrigatórias. Isso no mínimo, para tentar preparar uma pessoa.

Boas curvas!

É isso que eu acho que devia acontecer também, terem pelo menos uma formação de condução, sem exame claro.

meneses85

  • Visitante
Re: Carta moto
« Responder #19 em: 18 de Março de 2020, 08:48 »
Não discordo do que diz, mas também sejamos sinceros, se com 125cc fazem o que fazem se tivessem carta de mota e tivesse uma de maior cilindrada ainda iam fazer pior, eu vejo o pessoal que anda a fazer entregas com as mochilas as costas, andam sempre abrir, a fazer razias e ainda no verão passado parou um brasileiro numa pcx num semáforo  a perguntar se eu não tinha calor com o blusão vestido, olhei para ele que estava de calções e tshir de manga a cava e disse-lhe andar não tenho, parado um pouco, mas se tiver algum azar e cair queimo o blusão e não a minha pele, ficou a olhar para mim feito parvo e arrancou.

Por isso isto vai da mentalidade e respeito pelo próximo, e tanto faz que tenham ou não carta, mas reafirmo sou de acordo que deviam ter uma formação, nem que fosse como era antigamente quando se tirava a carta de 50cc nas câmaras tinham de dar umas voltas.

Acho que esse tipo de artistas (os das mochilas verdes às costas) nem podem ser considerados condutores de motociclos sequer... esses sim são assassinos.
Com formação, carta de mota, acho que as pessoas iriam ter uma noção da realidade bem diferente do que é andar de mota, são ensinadas coisas e são dadas noções de algumas coisas que sem essa formação nem passa pela cabeça de que assim é capaz de ser mais seguro. É claro que existem excepções à regra sim... não são todos iguais...
Umas das coisas que vejo bastante gente de scooter fazer (aqueles que ou começaram à pouco ou que nem sequer se preocupam com o que estão a fazer), é em trânsito virem de entre carros e meterem-se sem ver se vem alguma mota no corredor no meio dos carros e depois nem desculpa nem nada... simplesmente esses actos podem provocar acidentes e se tivessem a devida formação de certeza que iam ter atenção dad próxima vez.

meneses85

  • Visitante
Re: Carta moto
« Responder #20 em: 18 de Março de 2020, 08:57 »
E não, não tenho só um "motão"...
Tenho cá em casa uma nmax e quem ande com ela todos os dias para o trabalho, onde tenha que passar a ponte 25 de abril todos os dias... e sim, antes de comprar a mota teve formação da Honda... e sim, entretanto tirou a carta de mota e ganhou outro tipo de noções do que é conduzir uma 125 e do que é conduzir uma cilindrada superior...

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Carta moto
« Responder #21 em: 20 de Março de 2020, 01:20 »
Acho que esse tipo de artistas (os das mochilas verdes às costas) nem podem ser considerados condutores de motociclos sequer... esses sim são assassinos.
Com formação, carta de mota, acho que as pessoas iriam ter uma noção da realidade bem diferente do que é andar de mota, são ensinadas coisas e são dadas noções de algumas coisas que sem essa formação nem passa pela cabeça de que assim é capaz de ser mais seguro. É claro que existem excepções à regra sim... não são todos iguais...
Umas das coisas que vejo bastante gente de scooter fazer (aqueles que ou começaram à pouco ou que nem sequer se preocupam com o que estão a fazer), é em trânsito virem de entre carros e meterem-se sem ver se vem alguma mota no corredor no meio dos carros e depois nem desculpa nem nada... simplesmente esses actos podem provocar acidentes e se tivessem a devida formação de certeza que iam ter atenção dad próxima vez.


É os condutores de automóveis que apesar de encartados continuam a realizar manobras perigosas, não sinalizar mudanças de direção, será porquê? Precisam de uma formação onde se já tiraram a carta?
Quando não fizeres estereótipos de indivíduos de scooter, motas de maior cilindrada, carro e perceberes que a diferença de comportamento de cada condutor está na sua noção de civismo, respeito pelo próximo e sensatez e não no veículo que conduz.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Carta moto
« Responder #22 em: 20 de Março de 2020, 08:43 »
Vamos lá haver uma coisa, todos nós sabemos pelo menos eu quero acreditar que sim, que os malabaristas que conduzem as 125cc (ou outras), mesmo que tivessem carta ou formação iriam fazer exactamente o mesmo, pois são indeviduos que não se respeitam a eles próprios quanto mais os outros.

Eu sou de acordo que devia haver uma formação de condução, que até iria servir para quem nunca conduziu uma mota de qualquer cilindrada, mas tudo isto parte do bom senso quando se fala do respeito na condução, dou um exemplo nos encartados, e até tivemos uma situação infeliz à bem muito pouco tempo na 2ª circular, ou será que esses não tinham carta nem tiveram que fazer os exames  _pensador_
« Última modificação: 20 de Março de 2020, 18:31 por PSH72 »

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 348
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: Carta moto
« Responder #23 em: 20 de Março de 2020, 16:43 »
A tendência para a asneira e para o desrespeito dos outros não é determinada por aulas ou pela existência de um papel! _martelada_
Precisa-se é de bom senso em todos os utilizadores das estradas e ruas! Seja a pé, a cavalo, de bicla, de mota, de carro ou de Ferrari! _Rolley_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Carta moto
« Responder #24 em: 20 de Março de 2020, 18:12 »
A tendência para a asneira e para o desrespeito dos outros não é determinada por aulas ou pela existência de um papel! _martelada_
Precisa-se é de bom senso em todos os utilizadores das estradas e ruas! Seja a pé, a cavalo, de bicla, de mota, de carro ou de Ferrari! _Rolley_

EML Disses te tudo...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018