'Não há qualquer dúvida que os veículos de duas rodas são a melhor opção para combater o congestionamento do trânsito dentro das cidades e nas deslocações em estradas limítrofes. No entanto, de entre eles, as scooters são as mais indicadas para quem faz dos motociclos o seu veículo de eleição para o transporte diário casa/emprego. As scooters são fáceis de conduzir, pelo que permitem que se dedique mais atenção ao trânsito do que à condução. São fáceis de manobrar, pelo que facilmente se encontra um pequeno espaço para as estacionar. Possuem geralmente uma capacidade de carga elevada, que permite deixar em casa a mochila e ainda guardar o capacete quando não necessitamos dele. Muitas delas permitem ainda transportar convenientemente um segundo capacete para poder dar uma eventual boleia. São ainda geralmente confortáveis para o condutor e passageiro, oferecendo, na sua maioria, uma boa proteção aerodinâmica que permite a utilização de equipamento mais “fashion” e discreto."Na revista mensal janeiro de 2020 de andardemoto
Artigo um pouco "la palisse" para quem frequenta este forúm.Curioso a falta de participação de opiniões , já que seria um assunto de debate. Logo num forúm em que tantos elementos que se escapuliram para as motas convencionais e que ainda se mantêm no clube ou outros que nem gostam de scooters tão pouco.Pessoalmente, acho que de facto a scooter é uma mota muito versátil, principalmente as Maxiscooters (que são a base deste forum) já que permitem uma utilização muito económica e versátil entre o urbano e a viagem de média distancia.Passei quatro anos com uma Xmax 400 que se revelou excelente , a minha passagem para as motas através da V- Strom , foi inicialmente uma experiencia diferente pela facilidade que tinha trazido da scooter , depois de entranhado, já nem noto ou dou pelas mudanças, antes pelo contrário, a segurança em condução fora da cidade é bastante melhor com caixa. Melhorei no conforto, as lombas deixaram de ser problema e os buracos dos asfalto com uma trail são quase inexistentes. ..em viagens grandes, é outra coisa..com uma boa protecção frontal..é top! Se tinha muito mais mobilidade em cidade com a Scooter, lembro-me que sim, e principalmente quando se conduz as de menor tamanho.. aqui o tamanho conta.. o tamanho e o peso... que muitas Maxi são bem pesadinhas.. (218 kgs da Xmax 400 Vs 220 kgs da V-Strom 650) embora , atendendo ao tipo de transito e estancionamento, sem malas as trails não ocupam mais espaço do que as Maxiscooters..Para mim, mantenho os hábitos de scooterado, gosto de deixar tudo na mota..logo, ando com as malas laterais, (pelo menos uma).O que alterei também foi , andar mais equipado com mota e com sapatos mais adequados ... isso nas Scooters de facto é uma vantagem.. ás vezes com escesso de facilitismo que elas permitem.. as primeiras chuvas na trail..custaram-me uma botas inadequadas, cheias de água