Pois meus amigos, mas há diversos objectivos para se pensar em kitar uma moto/Scooter:
1.Melhorar as prestações
e/ou
2.Baixar os consumos.
Se pensarem a história de a moto não estar preparada para os "kitansos" não é bem verdade, pois a "nossa" GTS 125 vem em cilindradada de 125/250/300, pelo que o quadro é o mesmo (ou terá poucas modificações) e as suspensões e travões também pouco diferem, pelo que por segurança não deverá haver grande problema.
Se virem bem as fichas técnicas das 3 cilindradas, as mais relevantes são a jante traseira de 13' na 300 cc e a injecção, porque de resto parecem iguais.
Além disso e no meu caso, a instalação de um ki de maior cilindrada seria para obter o contrário do que vocês indicam, ou seja continuaria a andar nos meus 90/100 km/hora, mas a uma rotação mais baixa e como tal com menor desgaste de material e em princípio com menor consumo.
Por fim, colocaria-Vos a pergunta de outra forma e vão ver que a Vossa resposta já é diferente:
Se vocês tivessem hipotese de reduzir o consumo da Vossa montada de 3,6 para 3,2 ou 3 litros/100 km, não o fariam?
E em vez de virem no eixo Norte-Sul (Lisboa) sempre atento ao conta rotações para não entrar no red-line e a 100-110 km/h, viessem despreocupados nos mesmos 100-110 km/h, mas a 7000 ou 8000 rpm, se calhar não pensavam 2 vezes?
Claro que é uma alteração a ponderar muito bem e ter em conta:
1.Se estamos habilitados a conduzir uma moto com essa cc (no meu caso não tenho problema, pois tenho carta A e B)
2.Se contamos ficar com a moto muito mais tempo ou não (e com esta crise, ter dado 2500 EUR este ano por uma GTS 125 usada e voltar a dar mais outros 2000 EUR para comprar uma 300 no próximo ano....)
3.Sabendo que assim que alterar a sccoter, vai à vida a garantia
4.Que a scooter normalmente desvaloriza com o kit e para mais a scooter fica fora do segmento mais vendido e procurado no momento (e por tal mais facil de vender se for 125 cc).
5.Que o investimento é de 400 EUR no kit + a mão de obra e que pelo menos a brincadeira não deverá ficar em menos de 600-700 EUR. Mas com 600-700 EUR também não compraria neste momento nenhuma 200 cc.
Não sei, gostava de conhecer alguem que já tivesse kitado uma GTS 125 evo, para obter algumas respostas e ajudar na minha ponderação.
Já agora, 140 km numa scooter 125 penso ser uma barbaridade. Não estou a dizer que não as tenham visto ou que não as haja, mas sinceramente para esse nível de "preparação" mais vale realmente passar para uma cc maior(e seguramente o valor investido já terá ultrapassado o que se gastaria em passar para uma cc superior!).
Um abraço e obrigado pelo tópico. Este nosso CPM é um Mundo e estamos sempre a aprender.