Autor Tópico: Inclusão do dístico identificador do Estado-Membro - matrícula de motociclos  (Lida 15782 vezes)

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Fica sem os pontos entre número letra certo?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Fica sem os pontos entre número letra certo?

Sim certo

Eu pessoalmente não gosto de ver, talvez seja do hábito, não sei  _pensador_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Sim certo

Eu pessoalmente não gosto de ver, talvez seja do hábito, não sei  _pensador_


Eu nos carros já vi algumas e não gostei nada, no carro não vou alterar acho que fica melhor com o ano e mês e com os pontos entre número é letras, na mota como o formato é diferente talvez fique melhor, mas ainda não estou totalmente convencido, mas ando tentado...


Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Fica sem os pontos entre número letra certo?

Mandei fazer na Speed Master mas mantive o traço entre as letras e os números. A diferença é que ficou com a banda azul do país. O funcionário informou que o programa permitia isso. Custou 12.30€ já com IVA.
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
E a lei permite que se possa fazer assim?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
E a lei permite que se possa fazer assim?

Não. É um modelo de placa que não existe. não corresponde a nenhum dos aprovados misturando dois "desenhos" (ficha técnica constante da lei e portarias referentes).
Dependendo da eventual fiscalização o agente fiscalizador terá um menu bastante completo ao seu dispor e dependendo do seu humor e conhecimento a conta pode ser pesada.

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Não. É um modelo de placa que não existe. não corresponde a nenhum dos aprovados misturando dois "desenhos" (ficha técnica constante da lei e portarias referentes).
Dependendo da eventual fiscalização o agente fiscalizador terá um menu bastante completo ao seu dispor e dependendo do seu humor e conhecimento a conta pode ser pesada.


Mas as matriculas têm número de homologação e a matricula original tem traço. Sem traço também não corresponde ao DUA, portanto, senão tiver traço acaba por haver aqui uma lacuna na lei.
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Eu pedi sem pontos,mais limpa
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125


Mas as matriculas têm número de homologação e a matricula original tem traço. Sem traço também não corresponde ao DUA, portanto, senão tiver traço acaba por haver aqui uma lacuna na lei.

Numero de homologação que não corresponde ao que está na mota.

-A anterior tem traços mas não tem banda azul.
Corresponde a uma regulamentação

Na nova regulamentação foi permitido passar as anteriores matrículas para novas, ou seja estavam conforme a anterior regulamentação e agora podem estar conforme a nova regulamentação.
Não é novidade, já aconteceu assim antes.

-A nova não tem traços e tem banda azul.
Corresponde a uma regulamentação.

A inventada por si tem traços e banda azul.
NÃO corresponde a nenhuma regulamentação].

Tem lá um numero de homologação mas não corresponde, pode até, provando-se dolo ou má fé ser considerado crime de falsificação ou outros. Desconhecimento nunca pode ser invocado, está habilitado a conduzir, está habilitado e obrigado a conhecer o código, as alterações que pode e não pode fazer ao seu veículo assim como as obrigações legais decorrentes da posse e circulação do seu veículo.

Não há lacuna da lei. O que pode e deve ser afixado no veiculo em termos de placa de matricula está regulamentado na sua forma, no seu conteúdo, no local do veiculo onde deve estar e como deve estar. Tudo o que não respeitar o regulamentado é ilegal.

Se eu puser a fotografia da fronha do Trump na matricula da frente e a do traseiro do Bolsonaro na matricula de trás sei que estou ilegal e a lei não menciona que eu não posso colocar fotografias de ilustres personagens nas placas de matricula portanto não há lacuna na lei nem sequer vazio legal.
« Última modificação: 02 de Abril de 2020, 11:44 por Lourenço »

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Numero de homologação que não corresponde ao que está na mota.

-A anterior tem traços mas não tem banda azul.
Corresponde a uma regulamentação

Na nova regulamentação foi permitido passar as anteriores matrículas para novas, ou seja estavam conforme a anterior regulamentação e agora podem estar conforme a nova regulamentação.
Não é novidade, já aconteceu assim antes.

-A nova não tem traços e tem banda azul.
Corresponde a uma regulamentação.

A inventada por si tem traços e banda azul.
NÃO corresponde a nenhuma regulamentação].

Tem lá um numero de homologação mas não corresponde, pode até, provando-se dolo ou má fé ser considerado crime de falsificação ou outros. Desconhecimento nunca pode ser invocado, está habilitado a conduzir, está habilitado e obrigado a conhecer o código, as alterações que pode e não pode fazer ao seu veículo assim como as obrigações legais decorrentes da posse e circulação do seu veículo.

Não há lacuna da lei. O que pode e deve ser afixado no veiculo em termos de placa de matricula está regulamentado na sua forma, no seu conteúdo, no local do veiculo onde deve estar e como deve estar. Tudo o que não respeitar o regulamentado é ilegal.

Se eu puser a fotografia da fronha do Trump na matricula da frente e a do traseiro do Bolsonaro na matricula de trás sei que estou ilegal e a lei não menciona que eu não posso colocar fotografias de ilustres personagens nas placas de matricula portanto não há lacuna na lei nem sequer vazio legal.

Agradeço a resposta, apenas não vejo necessidade de tal agressividade na mesma, pensei que ainda era um fórum de debate e partilha de informação e não de enxovalhar. Estou esclarecido.
Muito obrigado
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Mandei fazer na Speed Master mas mantive o traço entre as letras e os números. A diferença é que ficou com a banda azul do país. O funcionário informou que o programa permitia isso. Custou 12.30€ já com IVA.

Companheiro

Provavelmente incorres numa possível contra-ordenação, pois o argumento do agente fiscalizador será a não conformidade com o homologado e agora vigente pelo Decreto-Lei n.º 2/2020.

https://dre.pt/home/-/dre/128071719/details/maximized

 Não pode haver dúvidas de interpretação e muito menos utilizar um critério informativo de quem imprime a matrícula só porque pode colocar um traço, quando este último não pode existir nestas novas matrículas.

Antes deste decreto lei, vigorou o de 2005, e durante este tempo houve quem usa-se matriculas com o azul e o "P". Nem sempre houve um final feliz, pois além da coima resultava por vezes apreensão do veículo.

O IMT tem informação explicativa:

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/diploma-altera-regulamento-matricula.aspx

e aqui:

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Paginas/FAQs-diploma-altera-regulamento-matricula.aspx
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Companheiro

Provavelmente incorres numa possível contra-ordenação, pois o argumento do agente fiscalizador será a não conformidade com o homologado e agora vigente pelo Decreto-Lei n.º 2/2020.

https://dre.pt/home/-/dre/128071719/details/maximized

 Não pode haver dúvidas de interpretação e muito menos utilizar um critério informativo de quem imprime a matrícula só porque pode colocar um traço, quando este último não pode existir nestas novas matrículas.

Antes deste decreto lei, vigorou o de 2005, e durante este tempo houve quem usa-se matriculas com o azul e o "P". Nem sempre houve um final feliz, pois além da coima resultava por vezes apreensão do veículo.

O IMT tem informação explicativa:

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/diploma-altera-regulamento-matricula.aspx

e aqui:

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Paginas/FAQs-diploma-altera-regulamento-matricula.aspx

Obrigado companheiro pela partilha dos links.
Não vou colocar a que mandei fazer, porque pretendo a legalidade do veículo e este fórum serve para uma partilha de informação, mas tenho uma dúvida quando verifico os exemplos. Em baixo mantem sempre um espaço entre os números e as letras segundo este exemplo do IMT? É que no decreto de lei aparenta ser muito seguido, ou o espaço é variável pela letra usada? Não sei se me fiz entender...
Obrigado

Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Obrigado companheiro pela partilha dos links.
Não vou colocar a que mandei fazer, porque pretendo a legalidade do veículo e este fórum serve para uma partilha de informação, mas tenho uma dúvida quando verifico os exemplos. Em baixo mantem sempre um espaço entre os números e as letras segundo este exemplo do IMT? É que no decreto de lei aparenta ser muito seguido, ou o espaço é variável pela letra usada? Não sei se me fiz entender...
Obrigado

Se fizeres o download do PDF do dec. lei, e procurares "Modelo IV — Motociclos de cilindrada superior a 50 cm3 e triciclos", tens lá tudo, desde dimensões exteriores da chapa ( importante ) e por aproximação com a devidas tolerâncias o "kerning" tipográfico dos caracteres utilizados.

"kerning", é o ajuste proporcional dos caracteres para efeitos de legibilidade.

Outro aspecto é o material utilizado, que é omisso. Acho que tanto faz ser em metal como em acrílico, se bem que em acrílico ficam sempre melhor.

Já vi motos novas com as novas chapas e gostei, mas nos carros nem por isso...
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N


se bem que em acrílico ficam sempre melhor.



Eu gosto em metal não gosto nada em acrilico tanto nas motas como nos enlatados _thumbdown_

Mas são gostos  _lol_ _lol_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Em metal até tenho ideia que duram bem mais, mas nas motas mais recentes já só vejo acrílicas
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Online Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Em metal até tenho ideia que duram bem mais, mas nas motas mais recentes já só vejo acrílicas


É mesmo David, as de chapa duram mais tempo e as de acrílico deixam humidade entrar entre o plástico e as letras.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra

É mesmo David, as de chapa duram mais tempo e as de acrílico deixam humidade entrar entre o plástico e as letras.

É isso, noto nos carros que algumas acrílicas ficam tão mazinhas que já nem passam em inspecção, enquanto as de chapa e não são todas no limite vão perdendo apenas alguma cor no azul do P e no amarelo.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Online Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
É isso, noto nos carros que algumas acrílicas ficam tão mazinhas que já nem passam em inspecção, enquanto as de chapa e não são todas no limite vão perdendo apenas alguma cor no azul do P e no amarelo.


Para manter as matriculas de chapa com o brilho é simples, basta passar cera que se usa no carro e elas ficam novas durante anos. O azul e a parte amarela ficam TOP.
« Última modificação: 04 de Abril de 2020, 10:38 por Americano »
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra

Para manter as matriculas de chapa com o brilho é simples, basta passar cera que se usa no carro e elas ficam novas durante anos. O azul e a parte amarela ficam TOP.

Faz sentido, eu o carro encerro de 6 em 6 meses, é só dar um pouco nas matriculas.  _convivio_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
E hoje mandei fazer para a minha motorizada por uns 10€ a dita cuja em acrílico  com material reflector da 3M, isto numa loja super equipada de duplicação de chaves.

Será hoje que irei retirar da top case o famoso "P", que me foi fornecido no super evento CPM MAXIBERICO em 2015... um dos melhores eventos de todos os tempos do nosso clube, diga-se de passagem!

Como este ano Espanha está fora do GPS, talvez para 2021 uma ida...

 _convivio_



Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
E hoje mandei fazer para a minha motorizada por uns 10€ a dita cuja em acrílico  com material reflector da 3M, isto numa loja super equipada de duplicação de chaves.

Será hoje que irei retirar da top case o famoso "P", que me foi fornecido no super evento CPM MAXIBERICO em 2015... um dos melhores eventos de todos os tempos do nosso clube, diga-se de passagem!

Como este ano Espanha está fora do GPS, talvez para 2021 uma ida...

 _convivio_


Francamente
Tanto trabalho que tive a mandar fazer esses "P" 
 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Já alguém mandou fazer as novas matrículas em Chapa? Só tenho visto em acrílico..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Já alguém mandou fazer as novas matrículas em Chapa? Só tenho visto em acrílico..

Só fazem em acrilico em chapa não é legal, segundo me disseram

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Só fazem em acrilico em chapa não é legal, segundo me disseram

Que galo, não gosto nada das acrílicas, para durar era de chapa
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
E cuidado porque já vi um companheiro com as novas matrículas, que achou que ficavam melhor com os traços entre cada grupo de números e letras. Não pode. Dá multa. 


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.