Cá ficam umas fotos da troca da vela da Xmax 300, é um processo muito fácil de fazer (sem paternalismos).
A chave é de 13mm.
É só tirar a caixa de carga que está fixa por 5 parafusos óbvios, 2 atrás dois ao meio e um junto à "dobradiça" do banco.
Ao levantar a caixa tem que se desligar o fio da pequena luz que ilumina debaixo do banco, é só puxar pelas fichas.
Estas têm o macho e fêmea cruzados, não é, portanto, possível enganarem-se ao montar. Porreiro!
Ficam com algo assim
Nesta perspectiva a vela está no lado esquerdo do motor.
Agora é só puxar o cachimbo da vela,
NÃO puxem pelo fio e com a chave tirar a vela.
É boa politica garantir que a zona à volta da vela esta livre de detritos ou pó para estes não entrarem para o cilindro.
Se não têm ar comprimido, uma daquelas latas de ar comprimido que se vendem nas lojas de informática dá um jeitão.
E pronto, a vela sai e põe-se a nova (NGK LMAR8A-9) tendo cuidado para esta não entrar com a rosca cruzada.
Não ponham oleo na rosca, as velas dependem de um bom contacto térmico com o motor e fecham o circuito eléctrico necessário para criarem a faisca tam bem pela rosca por isso... não a isolem.
O binário de aperto é 13 N.m mas uma boa aproximação (numa vela nova) são 3/4 de volta depois de completamente apretada à mão.
Agora é só voltar a por o cachimbo na vela, certifiquem-se que está bem metido, é necessário alguma força para ele entrar completamente, e ligar a mota a ver se está do a 100%.
Monta-se a caixa de carga sem se esquecerem de ligar a luz.
Fácil!
Deixo aqui uma dica não relacionada com o tema:
Isto é um pé com rodas para electrodoméstico e compra-se em qualquer MaxMat, Aki, etc. , custa €0.99.
No topo tem um anti-derrapante e na base umas rodas.
Uso isto muitas vezes na Xmax desta forma
Scooter no descanso central, e a "dica" debaixo da roda da frente com os rolos para cima.
limpar a roda da frente nunca foi tão fácil!
Imagino que este truque funcione em qualquer scooter.
Nas motas com corrente e sem descanso central isto transforma o lubrificar a corrente num trabalho de segundos.
Nesse caso, para a mota não andar, fica o travão da frente sempre accionado. Simplesmente põe-se uma luva entre o punho e a manete. Um travão de mão saloio...
O Optimate vem num outro post com mais dicas.
E pronto, prá garagem!