Autor Tópico: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira  (Lida 14646 vezes)

asimao

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #25 em: 21 de Fevereiro de 2019, 18:25 »
Sim, aconteceu o mesmo, não conseguiram reproduzir o ruído. Quando lá cheguei também não consegui, estava a chover e o disco/pastilhas estavam molhado(as). Sugeriram gravar um vídeo.

O que me foi dito é que as pastilhas deixaram de levar amianto, ficam vidradas mais facilmente e fazem mais ruído. Má qualidade?
O estranho é só fazer numa zona do disco, quando aquece faz mais barulho.

Disseram me exactamente o mesmo ao que questionei também "Só numa zona do disco???"

Eu fui á motor7 e tu a q oficina foste?

Lonerider

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #26 em: 21 de Fevereiro de 2019, 22:05 »
Ora bem...
Isso de um ruído na roda pode ser muita coisa.
Admitindo que o ruído vem da zona do travão pode simplesmente ser dierevado da falta de pressão hidráulica sobre as pastilhas. A pastilha está solta e com a rotação do disco sente-se atraída por ele (sim amam-se sem o saberem) e zás, salta a chispa do amor!

Se a mota acelera bem (o que significa que existe retorno do hidráulico), trava bem (o que significa que o hidráulico funciona) não existem folgas anormais e ainda por cima deita fumo pelo escape o problema ou é da vela ou do pessoal que dá demasiado importância aos macaquinhos na cabeça.

Não se preocupem, isso tem aspecto de ser a pastilha a tocar no disco por estar solta.

Offline Sergius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 54
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #27 em: 22 de Fevereiro de 2019, 10:22 »
Disseram me exactamente o mesmo ao que questionei também "Só numa zona do disco???"

Eu fui á motor7 e tu a q oficina foste?

também foi na motor7


Ora bem...
Isso de um ruído na roda pode ser muita coisa.
Admitindo que o ruído vem da zona do travão pode simplesmente ser dierevado da falta de pressão hidráulica sobre as pastilhas. A pastilha está solta e com a rotação do disco sente-se atraída por ele (sim amam-se sem o saberem) e zás, salta a chispa do amor!

Se a mota acelera bem (o que significa que existe retorno do hidráulico), trava bem (o que significa que o hidráulico funciona) não existem folgas anormais e ainda por cima deita fumo pelo escape o problema ou é da vela ou do pessoal que dá demasiado importância aos macaquinhos na cabeça.

Não se preocupem, isso tem aspecto de ser a pastilha a tocar no disco por estar solta.

Lonerider, acredito que não seja nada de mais, mas alguma coisa falhou.

Compras uma scooter nova, não tem 1000km e já anda a chiar....
Duas vezes na oficina, vai com 2300Km e continua a chiar...
Para não falar em mais algumas "prendas" que para uma scooter deste valor é uma grande falha na qualidade.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2019, 11:04 por omcj »

Lonerider

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #28 em: 22 de Fevereiro de 2019, 11:36 »
Olha!

Acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
Uma mota com 1000kms é uma mota qua ainda esta numa fase de cama mecânica pelo que a tendência é que desapareçam esses ruídos.
Tu verifica os parâmetros mais importantes. A mota trava é acelera correctamente, não existem prisões e nada faz apontar que vai haver um colapso, acho que não te deves preocupar à toa.

Tudo indica que tens uma pastilha que ainda não acamou bem, pode até numa acamar no seu leito, mas se trava bem é faz bem o retorno não é defeito. É feitio!

O leito da pastilha é necessariamente um sítio folgado, porque a fricção com o disco liberta muita energia e gera temperatura. É necessário muita tolerância para suportar o aumento de volume por causa do aquecimento local.
É por isso que as pastilhas abanam quando estão frias.

Eu pá, se fosse a ti, já tinha descido a A8 até Loures a acelerar e a travar ao mesmo tempo. O objectivo era provocar a dilatação máxima nos elementos mecânicos do travão com a esperança de que as pastilhas deixassem de fazer ruído.
Não te preocupes, o máximo que pode acontecer é perder tacto e aí basta com deixar de travar e esperar que arrefeça.

Sobre a qualidade e o preço...

Compraste uma mota utilitária, cujos predicados são economia versatilidade e facilidade de uso.
Se tivesses comprado uma GT os predicados seriam luxo (qualidade e materiais de construção), conforto, performance.

Por favor não confundas as coisas.

asimao

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #29 em: 22 de Fevereiro de 2019, 11:52 »
Olha!

Acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
Uma mota com 1000kms é uma mota qua ainda esta numa fase de cama mecânica pelo que a tendência é que desapareçam esses ruídos.
Tu verifica os parâmetros mais importantes. A mota trava é acelera correctamente, não existem prisões e nada faz apontar que vai haver um colapso, acho que não te deves preocupar à toa.

Tudo indica que tens uma pastilha que ainda não acamou bem, pode até numa acamar no seu leito, mas se trava bem é faz bem o retorno não é defeito. É feitio!

O leito da pastilha é necessariamente um sítio folgado, porque a fricção com o disco liberta muita energia e gera temperatura. É necessário muita tolerância para suportar o aumento de volume por causa do aquecimento local.
É por isso que as pastilhas abanam quando estão frias.

Eu pá, se fosse a ti, já tinha descido a A8 até Loures a acelerar e a travar ao mesmo tempo. O objectivo era provocar a dilatação máxima nos elementos mecânicos do travão com a esperança de que as pastilhas deixassem de fazer ruído.
Não te preocupes, o máximo que pode acontecer é perder tacto e aí basta com deixar de travar e esperar que arrefeça.

Sobre a qualidade e o preço...

Compraste uma mota utilitária, cujos predicados são economia versatilidade e facilidade de uso.
Se tivesses comprado uma GT os predicados seriam luxo (qualidade e materiais de construção), conforto, performance.

Por favor não confundas as coisas.


Compreendo o que dizes, mas a minha já fez mais de 5000km (pastilhas já acamaram) e o ruído continua e é muito irritante a cada vez que abrandas para, por exemplo, parar no semáforo começa a chiadeira.  Ou então, quando entro na garagem (piso 0) quem está no piso -2 já sabe pelo ruido (chiadeira) da moto que sou eu a rolar  no piso -1.  _thumbdown_

Deixei o link do video acima para teres uma ideia.


também foi na motor7

Temos que lá ir os dois reproduzir a sinfonia (chiadeira) XMAX 300!  _lol_
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2019, 12:47 por omcj »

Offline Sergius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 54
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #30 em: 22 de Fevereiro de 2019, 11:58 »
Olha!

Acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
Uma mota com 1000kms é uma mota qua ainda esta numa fase de cama mecânica pelo que a tendência é que desapareçam esses ruídos.
Tu verifica os parâmetros mais importantes. A mota trava é acelera correctamente, não existem prisões e nada faz apontar que vai haver um colapso, acho que não te deves preocupar à toa.

Tudo indica que tens uma pastilha que ainda não acamou bem, pode até numa acamar no seu leito, mas se trava bem é faz bem o retorno não é defeito. É feitio!

O leito da pastilha é necessariamente um sítio folgado, porque a fricção com o disco liberta muita energia e gera temperatura. É necessário muita tolerância para suportar o aumento de volume por causa do aquecimento local.
É por isso que as pastilhas abanam quando estão frias.

Eu pá, se fosse a ti, já tinha descido a A8 até Loures a acelerar e a travar ao mesmo tempo. O objectivo era provocar a dilatação máxima nos elementos mecânicos do travão com a esperança de que as pastilhas deixassem de fazer ruído.
Não te preocupes, o máximo que pode acontecer é perder tacto e aí basta com deixar de travar e esperar que arrefeça.

Sobre a qualidade e o preço...

Compraste uma mota utilitária, cujos predicados são economia versatilidade e facilidade de uso.
Se tivesses comprado uma GT os predicados seriam luxo (qualidade e materiais de construção), conforto, performance.

Por favor não confundas as coisas.

 _pol_

Vamos ver se com mais alguns km e travagens melhora.



também foi na motor7


Temos que lá ir os dois reproduzir a sinfonia (chiadeira) XMAX 300!  _lol_

Parece que sim  _lol_
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2019, 12:46 por omcj »

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #31 em: 25 de Fevereiro de 2019, 23:54 »
Fiz video para capturar o ruido da roda traseira


Coincide com o ruido que verificas na tua?

Sim! igual, fez a revisão saiu sem barulho, passado um bocado, ao chegar a casa com a moto quente já se ouvia outra vez o parulho, mas menos intenso. Vou fazer mais uns testes e depois para confirmar o ruido e depois irei á Yamaha reclamar.
Não se admite que uma moto que custa 6400€ praticamente nova faça este tipo de barulho, (já para não falar do inconveniente das vezes que se tem de ir á oficina) para isso é que existe a garantia, mudem o que tiverem de mudar, mas tirem o barulho da moto, é o que eu pretendo dizer.
Para mim, é defeito das pastilhas ou do disco, pretendo que mudem para confirmar suspeitas.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2019, 00:04 por xmax »

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #32 em: 31 de Março de 2019, 22:57 »
Situação resolvida, disco e pastilhas traseiras substituidas.

Offline Sergius

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 54
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #33 em: 01 de Abril de 2019, 09:59 »
Dá feedback daqui a uns kms, para ver se ficou tudo ok.


asimao

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #34 em: 04 de Abril de 2019, 13:51 »
Situação resolvida, disco e pastilhas traseiras substituidas.


Quantas vezes precisaste ir á oficina para solucionar? Estava com quantos kms? O que argumentas te?

asimao

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #35 em: 04 de Abril de 2019, 13:59 »
Situação resolvida, disco e pastilhas traseiras substituidas.

Obrigado pelo feedback. Qual foi a oficina?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #36 em: 04 de Abril de 2019, 14:32 »
Bem eu na minha ouço um ruido estranho, do motor....
Acho que ja o referi algures, a minha xciting fazia isso e era sempre lixo nas pastilhas , nada que uma lavagem nao resolvesse e umas boas travagens.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

asimao

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #37 em: 04 de Abril de 2019, 15:51 »
Bem eu na minha ouço um ruido estranho, do motor....
Acho que ja o referi algures, a minha xciting fazia isso e era sempre lixo nas pastilhas , nada que uma lavagem nao resolvesse e umas boas travagens.

Não é o caso, "uma lavagem nao resolvesse e umas boas travagens" ja o fizeram na oficina e 3km depois o ruido regressou.

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #38 em: 24 de Junho de 2019, 06:34 »
Depois de substituírem disco e pastilhas, passado um mês cheguei a ouvir um suave barulho mas que acabou por desaparecer, até a data, acho que a situação ficou resolvida, não oiço mais barulhos. A oficina foi em Loulé, tem uma boa equipa profissional e são bastante dedicados.

asimao

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #39 em: 24 de Junho de 2019, 13:38 »
Depois de substituírem disco e pastilhas, passado um mês cheguei a ouvir um suave barulho mas que acabou por desaparecer, até a data, acho que a situação ficou resolvida, não oiço mais barulhos. A oficina foi em Loulé, tem uma boa equipa profissional e são bastante dedicados.

Obrigado pelo feedback.

Eu fui á oficina fizeram limpeza, demorou algum tempo mas o ruido voltou, não tão frequente e intenso mas está lá. A oficina disse que pediu à yamaha set de pastilhas... mas ainda não me disseram nada.


Zé Pedro

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #40 em: 07 de Agosto de 2019, 01:29 »
Boa noite. Coincidência ou não, andam a aparecer muitas Xmax 125/300 à venda usadas e com muitos poucos km. Serão utilizadores insatisfeitos?

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #41 em: 07 de Agosto de 2019, 08:39 »
Boa noite. Coincidência ou não, andam a aparecer muitas Xmax 125/300 à venda usadas e com muitos poucos km. Serão utilizadores insatisfeitos?

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk
Subida de cc ,duvido a insatisfação mas...
A scooter em ae é uma maquina,raramente passa dos 3.5lt de consumo,troca-se as pastilhas e temos um problema resolvido,damos um pouco de veneno ainda fica com mais pica ,so mesmo para ir para cima de 400/500 cc...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

J.Ribeiro

  • Visitante
Re: XMAX 300 2018 - Ruído na roda traseira
« Responder #42 em: 20 de Dezembro de 2019, 19:11 »
asimão;

Tenho uma 300 e também noto um pequeno ruído, mas sobretudo em andamento ao relanti,  já me disseram que era normalíssimo, o que ouves é o barulho da distribuição,  isto quer dizer que no teu caso, não possa ser  outra situação.
José Ribeiro