Autor Tópico: Kymco Downtown 2013  (Lida 1296 vezes)

Offline HAntunes

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Kymco Downtown 2013
« em: 21 de Outubro de 2019, 11:53 »
Bom dia,

conforme informei na minha apresentação sou completamente novo nestas andanças.

Adquiri um Kymco Downtown de 2013 (com cerca de 15.000 Kms) num stand em Aveiro e recebi-a na passada semana. No entanto, e dado a falta de prática, decidi dar uma volta de teste apenas no Sábado. Sempre ouvi dizer que esta era uma das motos no mercado com cerca de 15cv e daí esperar então um arranque mais "pujante" digamos assim desta moto.

Fui dar uma volta pela periferia de Leiria e acabei o giro a fazer cerca de 3km de IC2 onde atingi os 90km/h (debaixo de uma chuvada enorme que serviu de baptismo).

Verifiquei, de forma geral, o seguinte:

- preciso de acelerar até cerca das 4.500rpm para a mota começar a rolar;
- que a circular a 90km o conta rotações passava já das 8.000rpm;

Alguém me pode conseguir ajudar e esclarecer se estas situações são normais nesta moto?

Obrigado a todos desde já pelo apoio!

Abraço

Offline emilio.l.msilva

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #1 em: 21 de Outubro de 2019, 15:08 »
Olá Antunes, espero que esteja tudo bem contigo. Eu tenho uma People 300i que possui o mesmo conjunto motor+câmbio da Downtown. O conjunto é ótimo e já cheguei a velocidade de 140km/h no plano e com pouco vento. É muito robusto também. Infelizmente, a People não possui conta-giros e não sei responder a tua segunda pergunta. Mas a primeira, eu posso tentar. A transmissão das motonetas é do tipo CVT, transmissão de velocidade contínua. É uma peça de engenharia e tanto, mas ela trabalha por atrito -
Então, sucede que existe mesmo um "lag" ou atraso na partida porque parte da energia cinética do motor é transformada em calor e não em movimento. A People é mais leve que a Downtown e este "atraso" é menor por isto ela parte mais rápido. Enfim, a subida de giro é normal para sair da imobilidade. Mas, se o câmbio estiver com algum desgaste, principalmente, na correia, ele patina demais e a motoneta demora mais a partir. É isto aí. Forte abraço e parabéns pela aquisição.

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Offline HAntunes

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2019, 15:18 »
Boa tarde Emílio,

Obrigado pela partilha.  ;)

Vamos ver se outros colegas que tenham conta-giros nas motos partilham a experiência deles.

Um abraço

Offline scarreira

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2019, 22:20 »


- preciso de acelerar até cerca das 4.500rpm para a mota começar a rolar;
- que a circular a 90km o conta rotações passava já das 8.000rpm;


a parte das rotações no arranque sim é normal ,é uma 125...
a 90 vamos aguardar alguém que tenha um modelo igual para confirmar essa situação, mas julgo que não seja problema...
se o companheiro tiver carta para uma mota superior e fizer um test drive a uma de cilindrada superior e/ou bicilindrica, as rotações iram baixar... (isto em scooters...)

Offline HAntunes

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #4 em: 22 de Outubro de 2019, 09:25 »
Bom dia,

muito obrigado! :)

Offline DnL

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #5 em: 22 de Outubro de 2019, 09:31 »
Bom dia. Tenho uma igual, 125 , mas de 2011.
É normal tudo o que descreves, essa é a velocidade "máxima recomendada para consumos baixos". Digo isto desta forma pois faço muita autoestrada e noto bastante nos consumos se passo dos 100km/h. É normal estar nas 8000rpm, pois a mota não dá muito mais..  ;)
Cumprimentos

Offline fastnet

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #6 em: 22 de Outubro de 2019, 11:47 »
Como já indicado o sistema CVT obriga a maior rotação do motor, em especial no arranque.
Na pequenas cilindradas a embraiagem pode só "agarrar" pelas 3000rpm, por ex, e depois necessita de mais algumas rotações para iniciar movimento.
Mais de 8000rpm para 90km/h é que parece obter pouca velocidade para tantas rotações, mas pode depender do peso da inclinação da via, etc.
Ou pode indicar algum desgaste no conjunto de transmissão.
Certamente aqui virão mais companheiros que têm/tiveram esse modelo e podem dar a sua opinião.   
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Offline JPA

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #7 em: 22 de Outubro de 2019, 12:20 »
Viva!

Tive uma DownTown de 2010 durante quase 3 anos.

Os 15 CV não se notam muito devido ao peso do conjunto, e se ainda a tua scooter tiver o variador / roletes +  correia de origem, talvez seja necessário alguma inspecção ou mesmo substituir algum destes componentes, que se desgastam com os Km's.

Com um motor 125cc não há milagres e a Kymco atinge a velocidade máxima a rondar os 110 KM/h já quase no redline.

De resto é uma magnifica scooter, com alguma agilidade no arranque e em estrada é muito estável e agradável para desfrutar dezenas de KM's.

Se tivesse hoje de comprar uma Downtown dessa geração seria sempre a 300cc, cujo o motor é o mais indicado para esse quadro e peso.
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Offline HAntunes

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #8 em: 22 de Outubro de 2019, 12:53 »
Boa tarde a todos pelos esclarecimentos,

como não tenho experiência nenhuma, os 90km/h já serão uma velocidade muito boa para mim.

Agora sei que, mais coisa menos coisa, estará tudo conforme.

Bons passeios para todos! :)


Offline petervivas

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #9 em: 22 de Outubro de 2019, 15:48 »
Tive uma máquina exatamente igual, de final de 2012 (vendi este mês)

É tudo normal o que referes.
A minha andava mais abaixo dessas rotaçõeos a 90, mas eu coloquei roletes mais pesadotes na bicha, que como sou leve, chegavam bem e davam para rolar a mais velocidade com menos rotação.

Isso é uma máquina excelente, e a igual mas 300 então ui ui!
Aproveita os bons kms que ela te vai dar sem chatices se a mantiveres como manda a lei. É revisões a tempo e horas,e a velocidade a não passar dos 100...tens ia mota até perder de vista, para qualquer lado/distância que vás.

Sempre estive muito contente com a minha, so a vendi para subir de cilindrada. Se fosse a 300 tinha-me deixado ficar com ela.

Qualquer dúvida, vê no meu diário de bordo, espero que ajude.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35513.0.html

Abraço
« Última modificação: 22 de Outubro de 2019, 15:49 por petervivas »
Macal 50cc M70 Sport de 1990 (para sempre na garagem) / Daelim S2 125i: '16-'17-13000 kms <3L/100 / Kymco Downtown 125i ABS: '17-'19-23000kms <3.3L/100
Piaggio Medley 125 ABS iGet S&S: 2/'19 - 900kms ...
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Offline HAntunes

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #10 em: 22 de Outubro de 2019, 16:56 »
Tive uma máquina exatamente igual, de final de 2012 (vendi este mês)

É tudo normal o que referes.
A minha andava mais abaixo dessas rotaçõeos a 90, mas eu coloquei roletes mais pesadotes na bicha, que como sou leve, chegavam bem e davam para rolar a mais velocidade com menos rotação.

Isso é uma máquina excelente, e a igual mas 300 então ui ui!
Aproveita os bons kms que ela te vai dar sem chatices se a mantiveres como manda a lei. É revisões a tempo e horas,e a velocidade a não passar dos 100...tens ia mota até perder de vista, para qualquer lado/distância que vás.

Sempre estive muito contente com a minha, so a vendi para subir de cilindrada. Se fosse a 300 tinha-me deixado ficar com ela.

Qualquer dúvida, vê no meu diário de bordo, espero que ajude.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35513.0.html

Abraço


Top,

muito obrigado pela ajuda.

Já agora, a título de curiosidade, se eu quiser mudar os roletes, poderá ficar-me em quanto mais ou menos?

Um abraço

Offline petervivas

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #11 em: 23 de Outubro de 2019, 10:56 »
Já agora, a título de curiosidade, se eu quiser mudar os roletes, poderá ficar-me em quanto mais ou menos?

Um jogo de roletes sao (contas redondas) 20 euros...

Mais uma hora de mão de obra, deve ser suficiente. Depende da oficina onde vás/se mudas em casa ....
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Offline HAntunes

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #12 em: 23 de Outubro de 2019, 14:33 »
Um jogo de roletes sao (contas redondas) 20 euros...

Mais uma hora de mão de obra, deve ser suficiente. Depende da oficina onde vás/se mudas em casa ....

Top,

muito obrigado.

Tenho que encontrar uma oficina aqui em Leiria que entenda ser de confiança.

Offline Andarilho

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #13 em: 29 de Outubro de 2019, 11:29 »
Bom dia Companheiro,

Sem querer influenciar, faço todas as revisões na AC.domingues em Monte Redondo.

Tenho montado na minha Kimco, um variador JCosta alterado, que atinge 120Km/h com alguma facilidade.


Um Abraço e boas Curvas.
Carlos Santos (Andarilho)

Offline filipecduarte

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #14 em: 29 de Outubro de 2019, 13:52 »
Bom dia Companheiro,

Sem querer influenciar, faço todas as revisões na AC.domingues em Monte Redondo.

Tenho montado na minha Kimco, um variador JCosta alterado, que atinge 120Km/h com alguma facilidade.


Um Abraço e boas Curvas.
Carlos Santos (Andarilho)

O que é um variador JCosta alterado? Qual a diferença com o kit do JCosta?
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Offline emilio.l.msilva

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #15 em: 29 de Outubro de 2019, 13:53 »
O que é um variador JCosta alterado? Qual a diferença com o kit do JCosta?
Boa pergunta! Ficamos no aguardo.

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Offline Andarilho

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« Responder #16 em: 29 de Outubro de 2019, 18:36 »
A alteração foi feita no interior, devido ao desgaste rápido destes variadores.
 Sobre a alteração posso perguntar ao mecânico, se não se importa de facultar os pormenores.

B/c

Andarilho


Offline HAntunes

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #17 em: 04 de Novembro de 2019, 10:36 »
Bom dia Companheiro,

Sem querer influenciar, faço todas as revisões na AC.domingues em Monte Redondo.

Tenho montado na minha Kimco, um variador JCosta alterado, que atinge 120Km/h com alguma facilidade.


Um Abraço e boas Curvas.
Carlos Santos (Andarilho)

Bom dia companheiro,

Muito obrigado pela ajuda. ;)

Offline HAntunes

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #18 em: 03 de Fevereiro de 2020, 10:14 »
Bom dia a todos,

Tenho andado um pouco mais frequentemente do que aquando das mensagens iniciais.

Estou bastante contente com a menina e vou percebendo melhor como é que ela vai reagindo.

No entanto, ontem e hoje, aconteu algo que me deixou preocupado:

- Quando ia a rodar normalmente (ontem a cerca de 70km/h e hoje na casa dos 90), senti um corte súbito de potência como que se ela se tivesse engasgado. Ontem aconteceu uma vez e hoje aconteceu duas vezes quase de seguida. Em ambos os casos o motor já estaria quente (não só deixo aquecer um pouco antes de me fazer à estrada como em ambos os casos ia com cerca de 15km feitos.

Alguém já experenciou uma situação semelhante? Se sim, foi uma situação grave? É Possível que por cada viagem que faça o ritmo destas falhas aumente ou é completamente aleatório e foi coincidência?

Obrigado desde já pela ajuda.

Um abraço e boas curvas

Offline davidsantos

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #19 em: 03 de Fevereiro de 2020, 21:07 »
Boas vê se tens o cachimbo de vela bem encaixado, e poderás também verificar o estado da vela para começar.
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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #20 em: 04 de Fevereiro de 2020, 09:37 »
Bom dia David,

obrigado pela dica.

Um abraço

Offline DnL

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #21 em: 13 de Setembro de 2020, 14:43 »
Boas! Tambem me aconteceu na minha antiga Downtown, era mesmo o cachimbo.
Tive de o trocar, comprei numa casa de peças e com tempo, troquei na garagem de casa :D Coisa barata e fácil de se resolver. Em último caso, é a vela.. que tambem troquei, pois não é nenhuma fortuna.
Cumps!

Offline davidsantos

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #22 em: 13 de Setembro de 2020, 20:39 »
Chegaste a dar com o problema?
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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #23 em: 23 de Setembro de 2020, 11:43 »
Bom dia,

Desculpem a ausência da resposta mas tenho estado de férias e não tenho vindo ao pc.

Tenho feito a manutenção da mota na A.C. Domingues em Monte Redondo e eles têm sido fantásticos.

Desde Fevereiro (quando vos apresentei a questão) e até ao final de Julho, substituiu-se a vela e apesar de ter resolvido a questão do corte de potência em andamento, continuou a ter algumas paragens ainda a frio. Relativamente ao cachimbo, eles nunca me falaram disso.

No entanto, e em final de Julho/início de Agosto, substituiram-me uma peça à experiência para resolver este último problema - um regulador de corrente acho eu - que tem estado a funcionar em pleno.

Em Julho fiz também a revisão à menina tendo substituido: óleo, filtro de óleo, cabos do assento, velas, correia, roletes (11gr), e pastilhas dos travões pelo que agora rola que é uma maravilha.

A razão pela qual coloquei roletes de 11gr. deve-se ao facto de fazer pouca cidade e muita estrada "aberta" - Leiria/Marinha Grande - Marinha Grande/Vieira de Leiria e consigo ir assim facilmente a 100km/h na casa das 8.000 rpm ganhando mais 10km/h na mesma rotação.

Para já, tudo impec. Tenho que vos agradecer pela disponibilidade que têm tido e na ajuda que têm mostrado.

Offline davidsantos

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Re: Kymco Downtown 2013
« Responder #24 em: 23 de Setembro de 2020, 11:58 »
O importante é que tens o problema resolvido , assim o feedback poderá servir para outro companheiro com o mesmo problema. _convivio_
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