A bateria é de origem?Já confirmou se a voltagem da mesma, apresenta valores corretos ? Filtro de ar foi mudado ?
A bateria não medi com o multimetro, mas ela tem bastante força, mesmo com essas tentativas todas nunca notei que tivesse ficado fraca, e como ando muito ela deve estar sempre no maximo, mas posso medir para discartar, qual é a voltagem que devia ter?Relativamente ao filtro de ar, por acaso não troquei mas o sr que a vendeu disse-me que tinha feito a revisão a pouco tempo. Posso trocar tb não é por ai. Eu estou mais inclinado para ser algo na injecao de combustivel, porque só faz quando está parada muito tempo mas vou confirmar a bateria e o filtro.
Viva.Também me parece questão de bateria. Com um multímetro o despiste é fácil mas não imediato como medir a tensão da bateria em repouso. Liga o multímetro à bateria, selecciona a função de valor mínimo (ou fica atento ao display se não tens essa função) e da ao Starter. Qual é a voltagem durante o esforço de arranque?Como a mota pega bem quente, eu descarto ser o filtro de ar. Este, quando demasiado sujo, manifestar-se de forma inversa. Pega bem a frio e custa a pegar a quente. É como andares com o "ar fechado" (alguém ainda se lembra disso dos carburadores??)Já agora...Já vi problemas relacionados com a ventilação do depósito de combustível terem esses sintomas, nesse caso podes tirar o tampão da gasolina e tentares por o motor a trabalhar. Se for disso, pega logo.Pelo menos, eliminas um falso positivo. Vai contando.
Medir a tensão de uma bateria é um sistema básico de avaliação do estado real de carga.Não dá falsos negativos mas pode facilmente dar um falso positivo. Isto é, se chegas à mota, medes a tensão e tens, por exemplo , 10.5 V , o diagnóstico é seguramente certo, a bateria NAO está boa.Se medes, por exemplo, 13.2 V , o diagnóstico é inconclusivo. Pode estar boa, pode estar mal.À medida que uma bateria envelhece a capacidade energética diminui e isso nota-se particularmente no arranque.Esse valor (chamado CCA) vai diminuindo mas a tensão em vazio mantém-se mais ou menos estável.Daí haver muita gente a arrancar cabelos por causa disso, a voltagem é boa mas a mota teima em não pegar..Há aparelhos específicos para testar isso como este da Optimatehttps://youtu.be/XDuaz-NlQo8Como podés ver no video, a tensão mínima em carga durante o arranque são cerca de 9V, vê que valor obtens na tua.Os carregadores "inteligentes" como o Optimate ou Yamaha C-TEK testam a bateria ciclicamente aplicando uma pequena carga e medindo a corrente e descida de voltagem da bateria para avaliarem o estado desta.Força e vai relatando!