Autor Tópico: moto não pega.  (Lida 3523 vezes)

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
moto não pega.
« em: 08 de Junho de 2019, 11:58 »
Viva ! se deixar a moto parada algum tempo ( horas ou dias ) não pega , tenho que tirar  a vela e colocar uma seca , a vela sai molhada , não sei ao certo se é água ou gasolina , no entanto quando esta quente pega bem , mas a volta deixa de pegar , o mecânico disse que podia ser o injector sujo , mas agora eu lembrei que existem uns líquidos limpadores de injectores para carros , será que também fará efeito na moto ? talvez colocando menos quantidade no deposito ( pior não vai ficar de certeza )

O que acham ? já agora algum palpite do que poderá ser a avaria ?

Obrigado.

Cumps.

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 348
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: moto não pega.
« Responder #1 em: 08 de Junho de 2019, 12:56 »
Só pode ser gasolina! Se fosse água a mota não trabalhava e estava com o motor desgraçado.
Não será que a vela não tem uma faísca suficientemente forte por ser velha ou há perdas no cabo da vela por mau contacto. Nos carros mais antigos era frequente o cachimbo da vela já não fazer bom contacto.
Boas curvas!  scooter_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: moto não pega.
« Responder #2 em: 08 de Junho de 2019, 15:28 »
É melhor  não  colocar de  parte também  afinação de valvulas.  Provocam esse tipo de sintomas. A vela molha de ser mesmo gasolina em excesso das varias tentativas de a por a trabalhar
« Última modificação: 08 de Junho de 2019, 15:38 por piedade »

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: moto não pega.
« Responder #3 em: 09 de Junho de 2019, 17:05 »
Hoje queria sair na moto e não  pegou , tirei a vela e estaba  húmida  , fiz um teste e coloquei  um isqueiro  se fosse gasolina fazia chama , mas não  acendeu , talvez seja humidade.

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: moto não pega.
« Responder #4 em: 13 de Junho de 2019, 09:13 »
Essuecime de dizer , é  uma sym  citycom 300

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: moto não pega.
« Responder #5 em: 13 de Junho de 2019, 09:46 »
Hoje queria sair na moto e não  pegou , tirei a vela e estaba  húmida  , fiz um teste e coloquei  um isqueiro  se fosse gasolina fazia chama , mas não  acendeu , talvez seja humidade.

Por muito humida que esteja e se for gasolina nunca faz chama, até pode estar misturada com algum oleo

Para veres se é ou não gasolina cheira a vela se for gasolina vai cheirar a gasolina mesmo
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, 10:05 por omcj »

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: moto não pega.
« Responder #6 em: 13 de Junho de 2019, 11:41 »
Eu lembro que uns 3 meses atras partiu a corria na ic-19 e a moto deixou de andar como estava mesmo na entrada do cacem e para nao chamar o reboque , fui empurrando a moto ate casa , lembro que a moto subiu a temperatura e não disparou a ventoinha , estava a pensar se isso não teria alguma coisa a ver  _pensador_

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: moto não pega.
« Responder #7 em: 13 de Junho de 2019, 11:45 »
Eu lembro que uns 3 meses atras partiu a corria na ic-19 e a moto deixou de andar como estava mesmo na entrada do cacem e para nao chamar o reboque , fui empurrando a moto ate casa , lembro que a moto subiu a temperatura e não disparou a ventoinha , estava a pensar se isso não teria alguma coisa a ver  _pensador_

Pode já ter pouca compressão e dai encharcar a vela  _pensador_

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: moto não pega.
« Responder #8 em: 13 de Junho de 2019, 12:38 »
Uma ideia...

Se existir alguma forma simples de desligar a alimentação de combustível   ao motor( ex. Fusivel da bomba de combustivel)
Pode ser um bom teste, cortar a gasolina e ver se mesmo assim a vela vem molhada depois de tentar por a trabalhar algumas vezes. Se continuar a aparecer encharcada então aí  será agua....

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: moto não pega.
« Responder #9 em: 15 de Junho de 2019, 12:04 »
Ontem fui ver a moto a garagem , tem uma poça de agua no chão e o liquido refrigerante baixou bastante , algo se passa com ela , dou a starte ouço o barulho do motor de arranque mas não pega.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: moto não pega.
« Responder #10 em: 15 de Junho de 2019, 15:19 »
Ontem fui ver a moto a garagem , tem uma poça de agua no chão e o liquido refrigerante baixou bastante , algo se passa com ela , dou a starte ouço o barulho do motor de arranque mas não pega.
é provável que o aquecimento em excesso tenha feito mais qq coisa e esteja de alguma forma relacionado com isso. Acho que o melhor é mesmo levar a mota ao mecânico.  :(