Autor Tópico: Sym gts 125i - Samid  (Lida 2261 vezes)

Samid

  • Visitante
Sym gts 125i - Samid
« em: 22 de Março de 2019, 22:34 »
Boa noite. Tive a minha sym gts 125i parada duas semanas, a bateria descarregou. Meti a bateria a carregar e voltei a me ter a bateria na moto. Liguei a chave as luzes do painel ligaram durante uns segundos e apagaram completamente. Voltei a carregar a bateria, montei novamente, as luzes não acenderam. Comprei uma bateria nova já montei,as luzes não acendem. Alguém me pode ajudar, e me dizer o que se passa?
« Última modificação: 22 de Março de 2019, 22:38 por CaMorais »

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Sym gts 125i - Samid
« Responder #1 em: 23 de Março de 2019, 06:25 »
Ve os fusiveis

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk


Samid

  • Visitante
Re: Sym gts 125i - Samid
« Responder #2 em: 23 de Março de 2019, 14:35 »
Obrigado. O fusível que tinha queimado era o Operate 15A. Troquei a moto ficou a trabalhar uns 20 minutos no relanti. Entretanto peguei na moto para ir dar uma volta e no primeiro cruzamento em que parei a moto parou o motor e apagou as luzes. Vim para casa com a moto e queimou novamente o fusível Operate 15A. Alguém me sabe dizer o que possa ser?

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Sym gts 125i - Samid
« Responder #3 em: 23 de Março de 2019, 16:33 »
Companheiro

Se está a queimar consecutivamente o fusível é porque está em curto-circuito, mas como não percebo nada disso, iria consultar um electricista credenciado, pelo sim pelo não… pelo menos ficava mais descansado.

Samid

  • Visitante
Re: Sym gts 125i - Samid
« Responder #4 em: 23 de Março de 2019, 19:30 »
Esqueci-me a dizer que o Cabo negativo quando toca na bateria faz faísca, estará em curto circuito ou é normal fazer faísca?

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Sym gts 125i - Samid
« Responder #5 em: 23 de Março de 2019, 20:33 »
A nova bateria não tem os bornes ao contrário da antiga?
O rectificador de corrente penso que também poderá ser uma causa.
« Última modificação: 23 de Março de 2019, 20:35 por davidsantos »
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline emilio.l.msilva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2019
  • Mensagens: 33
  • Localidade: Sorocaba - Brasil
  • Marca: Kymco
  • Modelo: lGTi 309
Re: Sym gts 125i - Samid
« Responder #6 em: 24 de Março de 2019, 19:38 »
Olá Samid. Tem um curto em alguma parte da instalação elétrica da motoneta. É prudente não circular com ela, pois o curto circuito pode se expandir para outros circuitos mais complicados - e caros - como o módulo computadorizado de controle. O sinal de alerta foi dado com a queima do fusível em dois momentos distintos. A causa raiz do problema pode ser localizada na bateria descarregada. Ao se ligar a motoneta nesta situação os picos de tensão não são corretamente absorvidos pela bateria e então eles se propagam para os circuitos eletrônicos. É um assunto chato e muito técnico, mas eu faço um agendamento de troca de bateria para cada dois anos. De maneira incondicional, mesmo que a bateria velha ainda aparente estar em ordem. Quando viajo peço para o vizinho ligar a motoneta a cada dois dias. Se me permitem um conselho, leves urgentemente a motoneta para um eletricista. De preferência rebocada. Abraços e boa sorte.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk