Autor Tópico: Posso reutilizar meu capacete?  (Lida 2754 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Posso reutilizar meu capacete?
« em: 10 de Março de 2019, 08:30 »
Pergunta: "Eu tive uma queda de baixa velocidade há pouco tempo atrás. Meu braço levou o peso da queda, mas acabei batendo com a minha cabeça no chão. Eu não bati com força, posso reutilizar meu capacete ?

A resposta direta para isso é não. Quero dizer, tecnicamente falando, sim, pode usar o capacete de novo; Tudo se resume ao quanto valoriza sua cabeça. Mesmo que a calota mostre pouco ou nenhum dano externo, até mesmo um leve impacto no solo com a sua cabeça comprometeu a integridade do capacete.

A razão pela qual um capacete se torna obsoleto depois de um acidente não tem nada a ver com a aparência externa do casco. É tudo sobre o composto absorvente de choque encontrado no interior, entre as camadas interior e exterior da tampa. A proteção é geralmente fornecida pelo poliestireno expandido (EPS), mais amplamente conhecido sob o nome de marca registrada de “isopor”. O material é utilizado em diversas aplicações pelas suas propriedades de absorção e difusão de energia, incluindo pára-choques de automóveis e, claro, em capacetes para motociclistas.

Se você está a usar o capacete e bate a cabeça no chão, o EPS absorve e dispersa parte da energia do impactoo. Mesmo em situações de baixa velocidade ou baixo impacto, a força do impacto, por mais suave que seja, combinada com o peso da sua cabeça, esmaga as esferas de poliestireno do EPS. Uma vez esmagadas não recuperam sua forma, o que significa que o revestimento perdeu sua eficiência.

Se você usar um capacete comprometido e fizer outra queda, o EPS amassado não será capaz de absorver tanta energia, o que significa que o impacto na sua cabeça será mais significativo.

É por isso que, por mais frustrante e desolador que seja, não importa o quanto você tenha batido com a cabeça, a melhor decisão para garantir sua própria segurança é comprar um novo capacete.

fonte:https://www.rideapart.com/articles/308632/gear-reuse-helmet-safety/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Posso reutilizar meu capacete?
« Responder #1 em: 10 de Março de 2019, 11:25 »
Ha que ter a noção que um capacete é um equipamento alvo de desgaste e não dura uma vida, em especial quando usado todos os dias.
É alvo de agressões com condições climatéricas, dilatações, pequenas quedas, impactos de insetos, falha nos mecanismos internos, folgas nas espumas, viseira com marcas e perda de visibilidade, "aconchego" em alguns baús mais pequenos e as inevitáveis quedas que irão surgir. Nas quedas grandes nem adianta falar...
Atenção à tentação de comprar um capacete usado que parece uma pechincha.
Um capacete meio estilhaçado, mas corretamente ajustado não dá multa, mas cada um é que sabe o valor que a sua cabeça tem  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida