Pergunta: "Eu tive uma queda de baixa velocidade há pouco tempo atrás. Meu braço levou o peso da queda, mas acabei batendo com a minha cabeça no chão. Eu não bati com força, posso reutilizar meu capacete ?
A resposta direta para isso é não. Quero dizer, tecnicamente falando, sim, pode usar o capacete de novo; Tudo se resume ao quanto valoriza sua cabeça. Mesmo que a calota mostre pouco ou nenhum dano externo, até mesmo um leve impacto no solo com a sua cabeça comprometeu a integridade do capacete.
A razão pela qual um capacete se torna obsoleto depois de um acidente não tem nada a ver com a aparência externa do casco. É tudo sobre o composto absorvente de choque encontrado no interior, entre as camadas interior e exterior da tampa. A proteção é geralmente fornecida pelo poliestireno expandido (EPS), mais amplamente conhecido sob o nome de marca registrada de “isopor”. O material é utilizado em diversas aplicações pelas suas propriedades de absorção e difusão de energia, incluindo pára-choques de automóveis e, claro, em capacetes para motociclistas.
Se você está a usar o capacete e bate a cabeça no chão, o EPS absorve e dispersa parte da energia do impactoo. Mesmo em situações de baixa velocidade ou baixo impacto, a força do impacto, por mais suave que seja, combinada com o peso da sua cabeça, esmaga as esferas de poliestireno do EPS. Uma vez esmagadas não recuperam sua forma, o que significa que o revestimento perdeu sua eficiência.
Se você usar um capacete comprometido e fizer outra queda, o EPS amassado não será capaz de absorver tanta energia, o que significa que o impacto na sua cabeça será mais significativo.
É por isso que, por mais frustrante e desolador que seja, não importa o quanto você tenha batido com a cabeça, a melhor decisão para garantir sua própria segurança é comprar um novo capacete.
fonte:https://www.rideapart.com/articles/308632/gear-reuse-helmet-safety/