Autor Tópico: Quadro Xmax 125 e documentos  (Lida 9666 vezes)

IlidioM3

  • Visitante
Quadro Xmax 125 e documentos
« em: 20 de Fevereiro de 2019, 01:28 »
Boas Maxiscootarianos!

Não sei se estou a por esta questão no sitio certo, mas aqui vai, comprei recentemente uma Xmax 125 de 2015 que me parecia um otimo negócio, dava uma primeira parte do preço da mota e a segunda parte quando recebesse os documentos da mota e o documento de compra e venda para passar para meu nome, e nada dos documentos, e o vendedor já está para Inglaterra, dizendo o mesmo que lá fora ia tratar das coisas, a mota era do filho, e tenho um papel que confirma o mesmo.
Agora é o seguinte, tenho a mota em minha posse, mas sem documentos, e o que estava a pensar fazer era arranjar os documentos de uma mota igual (acidentada) e o seu quadro e passar tudo para essa mota com documentos, é possivel fazer isso? Sabem de alguma Xmax acidentada para o que pretendo?

Espero que tenham percebido tudo o que disse, e estou aqui para esclarecer qualquer coisa.
Um obrigado desde já! E espero que me consigam ajudar!

Cumprimentos,
Ilídio Medeiros

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 01:53 por IlidioM3 »

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #1 em: 20 de Fevereiro de 2019, 08:48 »
Viva companheiro Ilidio, bem vindo.
Antes ainda de colocares as tuas questões, deverias ter feito a tua apresentação aos restantes membros, é obrigatório.
Passa por aqui para ficares com uma ideia de como fazer

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27475.0.html

 _convivio_
Rui

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro de 2019, 11:03 »
Viva companheiro Ilidio, bem vindo.
Antes ainda de colocares as tuas questões, deverias ter feito a tua apresentação aos restantes membros, é obrigatório.
Passa por aqui para ficares com uma ideia de como fazer

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27475.0.html

 _convivio_

Obrigado Rufido!

Em relação à apresentação já a tinha feito.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #3 em: 20 de Fevereiro de 2019, 12:17 »
Obrigado Rufido!

Em relação à apresentação já a tinha feito.

Ops... sorry
 _convivio_
Rui

NSilva

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #4 em: 20 de Fevereiro de 2019, 12:50 »
Olá Ilídio,

Pessoalmente nenhum veículo sai da minha residência sem mudar nome, ou caso contrário, não compro nada sem alterar nome... Depois existem sempre essas chatices  _thumbdown_

Bem, respondendo à tua questão: É possível sim, compras uma acidentada, trocas tudo (Inclusive o nome - declaração de compra e venda) e está feito. Em Portugal dificilmente vão imbirrar com isso.
Espero que consigas resolver a situação, boas curvas.

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #5 em: 20 de Fevereiro de 2019, 13:21 »
Olá Ilídio,

Pessoalmente nenhum veículo sai da minha residência sem mudar nome, ou caso contrário, não compro nada sem alterar nome... Depois existem sempre essas chatices  _thumbdown_

Bem, respondendo à tua questão: É possível sim, compras uma acidentada, trocas tudo (Inclusive o nome - declaração de compra e venda) e está feito. Em Portugal dificilmente vão imbirrar com isso.
Espero que consigas resolver a situação, boas curvas.

Muito obrigado pela resposta NSilva!

O mais difícil agora será encontrar uma mota acidentada e com os documentos..
Outra opção que pensei seria apenas arranjar os documentos de uma igual, gravar o número no quadro, riscar o anterior e alegar que é um quadro de outra mota que arranjei pois o outro tinha partido..
Será que dessa maneira me podiam chatear? É uma maneira mais simples, à qual não tenho de passar tudo de uma mota para a outra..

E sítios onde arranjar motas acidentadas sabem onde arranjar?

NSilva

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #6 em: 20 de Fevereiro de 2019, 17:41 »
Sinceramente não considero que seja fácil arranjar uma mota acidentada com documentos. Pelo menos eu não conheço nenhum sítio que possa recomendar.
Existem várias possibilidades, mas talvez seja bom ponderar vender a atual para peças, caso não arranje outra com documentos.

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #7 em: 20 de Fevereiro de 2019, 17:59 »
Sinceramente não considero que seja fácil arranjar uma mota acidentada com documentos. Pelo menos eu não conheço nenhum sítio que possa recomendar.
Existem várias possibilidades, mas talvez seja bom ponderar vender a atual para peças, caso não arranje outra com documentos.
Sim, se não encontrar outra com documentos será para vender.. Encontrei foi uma com documentos franceses, será muito caro a matricular em Portugal?

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #8 em: 20 de Fevereiro de 2019, 18:27 »
Em termos genéricos qualquer mota que uses que não seja aquela que é referida nos documentos é ilegal, nas acções de fiscalização a polícia pode querer ver se os números coincidem.
Mas pior seria a opção de alterar os números dos documentos, isso seria crime de falsificação de documentos.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #9 em: 20 de Fevereiro de 2019, 20:45 »
Em termos genéricos qualquer mota que uses que não seja aquela que é referida nos documentos é ilegal, nas acções de fiscalização a polícia pode querer ver se os números coincidem.
Mas pior seria a opção de alterar os números dos documentos, isso seria crime de falsificação de documentos.
Estou a tentar fazer as coisas de maneira a que fique tudo legal, é essa a minha intenção. É para ficar tudo de maneira a não dar chatices.
A maneira que poderá não ser a mais correta é arranjar os documento de uma mota igual e gravar o número no quadro dessa mota com documentos, alegando depois que arranjei um quadro de outra mota pois tive um acidente e parti o quadro da mota e tive de arranjar outro para reparar a mota. Mas a melhor opção e mais trabalhosa seria arranjar documentos e quadro da mota desses documentos, e passar tudo de uma mota para a outra.

E por isso estou a pedir a vossa ajuda se sabem de quem possa ter o que pretendo.

Obrigado.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #10 em: 20 de Fevereiro de 2019, 21:34 »
Se tiveres o azar de a mota que te venderam ser roubada, podes ter problemas com a polícia. Se os números de registo estiverem viciados também.
Não existem soluções fáceis para o teu problema.
Se tiveres a identificação de quem vendeu a mota podes fazer queixa na policia. Se pagaste por meio electrónico é um bom elemento de prova.
Se tiveres algum contacto ameaça com queixa na policia ou pode ser que ele se mexa.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #11 em: 20 de Fevereiro de 2019, 21:53 »
Esse foi um negócio estranho.
Não foi estranho receber o bem, pagar metade e os documentos chegarem à posteriori e pagar o resto ?!!!!
SYM GTS 125i

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #12 em: 21 de Fevereiro de 2019, 11:36 »
Sinceramente meteste te numa alhada , apesar dos constantes avisos pela internet a fora , já dizia o povinho o barato sai caro .
Bem não vejo uma solução facil para o problema , de certeza que não consegues fazer com que o antigo proprietario resolva a questão?
O caminho que pretendes tomar a meu ver não é o mais indicaado , e irá trazer te chatices a longo prazo.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

NSilva

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #13 em: 21 de Fevereiro de 2019, 22:33 »
Pensando bem até pode estar penhorada  _pensador_

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #14 em: 21 de Fevereiro de 2019, 22:35 »
Pensando bem até pode estar penhorada  _pensador_

Para mim acho que é o mais certo, porque senão não custava nada enviar os documentos e a declaração _pensador_

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #15 em: 21 de Fevereiro de 2019, 23:30 »
Para saber o que se passa com a tua XMax vai ao registo Automóvel dá a matricula e pergunta se tem multas, penhoras, se deram baixa da matricula ou mesmo roubada. So assim vais saber o esquema que montaram. Depois se houver algo errado com o negocio vais a policia e apresentas queixa crime.

O que estás a tentar fazer com documentos de outra eu compreendo mas não é seguro e ainda vai sobrar para ti.

Boa sorte
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline n8rodriguez

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Lisboa
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #16 em: 22 de Fevereiro de 2019, 14:55 »
Mas não era mais fácil ir a Inglaterra buscar as assinaturas que precisas?

Que papel é que tens que garante que a mota era do filho dessa pessoa?
Como é que tens uma mota contigo sem documentos, não tens medo? Para todos os efeitos ela pode ter proveniência duvidosa

Mudar o quadro nesses moldes é ilegal, a malta não se preocupa mas se acontecer algum acidente ou se de hoje para amanhã colocarem inspeções nas notas (e deviam colocar) ficas sem mota na melhor das hipóteses.

Eu nunca ia andar numa mota assim.

Enviado do meu Mi MIX 3 através do Tapatalk


IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #17 em: 22 de Fevereiro de 2019, 15:27 »
Resumindo, se não conseguir os papéis mais vale vender a mota para peças certo?
Mesmo arranjando outra mota igual (o quadro e documentos), não é recomendado passar tudo da que tenho para essa com documentos? 

A mota roubada não é, pois já tive na oficina onde fazia as revisões e a pessoa que ia lá é a mesma que me vendeu a mota, agora não percebo o que se passa realmente para não me dar os documentos.
Tento o contatar e não me responde.
Paguei 800€ pela mota, e ia dar o resto (400€) quando tivesse os documentos.

Offline n8rodriguez

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Lisboa
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #18 em: 22 de Fevereiro de 2019, 15:35 »
Eu dizia a pessoa que ia lá ter com ela, uma viagem a Inglaterra são 70€ ,
Caso não consigas é vender para peças, evitas problemas futuros

De resto não me parece que exista algo legal que possas fazer sem um comprovativo da compra

Enviado do meu Mi MIX 3 através do Tapatalk


NSilva

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #19 em: 22 de Fevereiro de 2019, 15:44 »
Resumindo, se não conseguir os papéis mais vale vender a mota para peças certo?
Mesmo arranjando outra mota igual (o quadro e documentos), não é recomendado passar tudo da que tenho para essa com documentos? 

A mota roubada não é, pois já tive na oficina onde fazia as revisões e a pessoa que ia lá é a mesma que me vendeu a mota, agora não percebo o que se passa realmente para não me dar os documentos.
Tento o contatar e não me responde.
Paguei 800€ pela mota, e ia dar o resto (400€) quando tivesse os documentos.

Ilidio, primeiro passo para resolver a situação é o seguinte:

- Vais à conservatória com a matrícula da mota e pedes (pagas) a certidão comprovativa da situação judicial da mota.
Isto, vai mostrar todo o histórico da mota (multas, penhoras atualmente ou não etc).

Ir a Inglaterra para ir buscar a mudança de nome parece-me uma má ideia. O homem não atende o telefone sequer. Vais gastar dinheiro para ir lá e não fazerem nada...
Porque caso ele estivesse disponível, mandava os documentos pelo correio ou email de modo a trocares tu o nome. Dá para ver que tudo isto foi intencional, portanto pede a certidão e analisa o histórico da mota.

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #20 em: 22 de Fevereiro de 2019, 16:05 »
https://www.asf.com.pt/isp/Templates/Atendimento/PesquisaVeiculoSeguro.aspx?FRAMELESS=false&NRNODEGUID=%7b09089E16-115D-4C82-9C64-FDA43D5FF098%7d&NRORIGINALURL=%2fNR%2fexeres%2f019EEB91-E357-4A7C-8BD2-B62293701692%2ehtm&NRCACHEHINT=Guest

Vai a este site e poe a matrucula e datas anteriores para ires estudando o historico do seguro.
Ao colocar datas antigas vais vendo como foi o historico w obde foi tendo os seguros... Podes tirar alguma conclusao com essa pesquisa...
SYM GTS 125i

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #21 em: 22 de Fevereiro de 2019, 16:39 »
Ilidio, primeiro passo para resolver a situação é o seguinte:

- Vais à conservatória com a matrícula da mota e pedes (pagas) a certidão comprovativa da situação judicial da mota.
Isto, vai mostrar todo o histórico da mota (multas, penhoras atualmente ou não etc).

Ir a Inglaterra para ir buscar a mudança de nome parece-me uma má ideia. O homem não atende o telefone sequer. Vais gastar dinheiro para ir lá e não fazerem nada...
Porque caso ele estivesse disponível, mandava os documentos pelo correio ou email de modo a trocares tu o nome. Dá para ver que tudo isto foi intencional, portanto pede a certidão e analisa o histórico da mota.
Vou ver se vou lá pedir isso então.
Ir a Inglaterra não serve de nada mesmo, ele nem diz nada..
Estou a ver que a mota é mesmo para peças..


https://www.asf.com.pt/isp/Templates/Atendimento/PesquisaVeiculoSeguro.aspx?FRAMELESS=false&NRNODEGUID=%7b09089E16-115D-4C82-9C64-FDA43D5FF098%7d&NRORIGINALURL=%2fNR%2fexeres%2f019EEB91-E357-4A7C-8BD2-B62293701692%2ehtm&NRCACHEHINT=Guest

Vai a este site e poe a matrucula e datas anteriores para ires estudando o historico do seguro.
Ao colocar datas antigas vais vendo como foi o historico w obde foi tendo os seguros... Podes tirar alguma conclusao com essa pesquisa...
Acabei de ver, tinha lá um seguro até início deste ano. A matrícula é esta 56-QA-12, caso alguém consiga ver algo a mais que eu.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2019, 16:53 por omcj »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #22 em: 22 de Fevereiro de 2019, 18:59 »
Podemos estar a diabolizar algo que seja pacífico.
Pode ser um negócio de boa fé e o senhor estar apenas atrasado e fora de Portugal pode ter outro cartão de telemóvel

Há quanto tempo fizeste o negócio? Ficaste com algum documento assinado?
Pagaste em notas, cheque ou transferência?
Na oficina não sabem o nome do dono anterior?
Se sabes o nome e tens algum documento fazes queixa na policia.
Na oficina onde dizes que fez as manutenções qual é a opinião sobre ele?  Caloteiro? Correcto?

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #23 em: 05 de Março de 2019, 15:48 »
Bem, depois de algum tempo já me responderam, até foi a mulher de quem me vendeu a mota que ligou, isto depois de estar quase todos os dias a enviar mensagens no whatsapp e a ser ignorado, diz ela que a carta com os documentos foi devolvida e sexta feira dia 2 de Março enviou nova carta com o papel de compra e venda já assinado pelo filho.
Vamos a ver se realmente essa carta vai chegar, disseram eles que em uma semana chegava cá de inglaterra, e se chegar o que falta agora é o livrete, e para isso tem de se pedir uma segunda via e está a ser outra dor de cabeça pois quero falar com a mulher sobre isso para lhe explicar como fazer no IMTT, mas estão sempre a adiar e a adiar a chamada..
Entrei pela minha conta no IMTT na zona de pedir segunda via do livrete, e meti a matricula da mota e já estou na parte de pagar para ter a segunda via (sabendo que a o livrete será enviado para onde está registado a mota), agora a dúvida é se vão mesmo enviar a segunda via do livrete não sendo eu o dono da mota, ou isto é algum bug do IMTT que depois irão verificar que a mota não está em meu nome e não enviam nada? Se desse para eu pedir o livrete assim já me poupava esse trabalho todo que estou a ter a tentar falar com eles por chamada..

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #24 em: 05 de Março de 2019, 17:52 »
Penso que só enviam para casa do proprietario. Pergunta no IMT no teu caso, quando tiveres o documento de compra, se podes registar assim. Porque o documento que vais pedir de pouco serve porque será alterado com a tua compra. Já não há livrete, o documento tem informações do veículo e do proprietário
http://www.imtonline.pt/

Já agora verifica aqui se não há problemas
http://www.imt-ip.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"