Autor Tópico: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R  (Lida 4092 vezes)

Botisabaixux

  • Visitante
GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« em: 24 de Novembro de 2018, 15:34 »
Olá maltinha, preciso da vossa sabedoria e conhecimento.
Sou feliz proprietário de uma Honda VFR 800, que me dava particular prazer nas passeatas de fim de semana. Acontece que desde que o meu primeiro filho nasceu, há coisa de 3 anos, que não faço passeios. Para melhorar a situação, tenho o meu segundo filho prestes a nascer. Neste sentido tenho usado a mota exclusivamente para ir para o trabalho. Vivo em Vialonga e trabalho em Lisboa, no Areeiro. Ora, a minha mota, apesar de ser a adorar, é gulosa e pesadona para as deslocações urbanas. O me trás a estás paragens. Acho que uma maxiscooter será o ideal para as minhas necessidades e por falta de conhecimento na área, venho pedir a vossa ajuda:
O percurso diário é de cerca de 25kms de AE e 5kms em cidade (mais coisa menos coisa). Tenho 1m78 de altura e 80kg de peso. O orçamento para uma scooter cifra-se no máximo de 3000euros.
Após muita pesquisa, sem ainda ter experimentado nenhuma, aquilo me parece mais adequado seriam as:
Kynco Downtown 300 de 2011 e Xciting 500 R aí de 2010 ou Sym GTS 300i de 2013 e Maxsym 400 de 2011.
Gostaria portanto de saber se acertei nos modelos, se pondariam outros? Eu não quereria nada anterior a 2010, a não ser que se justifique. Algum de vós passou por esta situação, passar de mota comum para scooter? Qual o feedback à adaptação?
Quero agradecer desde já o vosso tempo e sabedoria.
Abraço e boas curvas.

Offline wime

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 82
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS300i ABS/SS
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #1 em: 24 de Novembro de 2018, 17:37 »
Apenas te posso dar um conselho, foge da Xciting 500R.

Boa sorte.
 _convivio_
DT125LC-VFR750F-B200-GTS300i ABS/SS

Botisabaixux

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #2 em: 24 de Novembro de 2018, 18:05 »
Apenas te posso dar um conselho, foge da Xciting 500R.

Boa sorte.
 _convivio_
Assim tanto?
Realmente achei estranho o preço... Obrigado pelo feedback :-)

Sent from my LEX722 using Tapatalk


NSilva

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #3 em: 24 de Novembro de 2018, 19:05 »
Olá Viva,

Posso falar no que diz respeito à GTS 300 e à Maxsym 400 porque moram as duas cá em casa.
Para quem vem de uma VFR 800 (alto canhão, VTEC salvo erro ?) um downgrade para uma 300cc iria ser revoltante penso eu...
A 400 talvez fosse o mais indicado e nesta altura já arranjas a maxsym 400 a muito bons preços!
Posso desde já dizer que é uma mota bastante fiável, a manutenção é ligeiramente mais "puxada" do que a 300cc e digo isto porque deste pastilhas, pneus, correia entre outros componentes são mais caros mesmo, mas de resto, compensa e bastante ter uma 400.
No que diz respeito à velocidade consegues alcançar com alguma facilidade os 160km/h ou um pouco mais, coisa que a 300cc está logo limitada ali aos 140km/h... Muito mais do que isso já é redline.

Podes equacionar outros modelos de 400cc como por exemplo a SW-T 400 que, para mim, é a 400cc mais confortável e equilibrada do mercado (são gostos). O facto de ser bi-cilindrica também ajuda bastante.

Falando um pouco de consumos, a Maxsym 400cc anda por volta dos 4lt / 4.5lt a cada 100km e a minha GTS 300cc atualmente, faz os seus 3.8lt/100 apanhando um bocado de cidade no meu percurso diário.
Tanto a GTS 300 como a Maxsym 400 já deram provas da sua fiabilidade, pelo menos aqui por casa e irão continuar a dar!

Espero ter ajudado, resta-me aconselhar para experimentares todas as máquinas antes de comprar. Atenção às revisões e aos seus intervalos também.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, chuta que eu respondo!

Boa sorte, abraço!

Botisabaixux

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #4 em: 24 de Novembro de 2018, 19:16 »
Olá Viva,

Posso falar no que diz respeito à GTS 300 e à Maxsym 400 porque moram as duas cá em casa.
Para quem vem de uma VFR 800 (alto canhão, VTEC salvo erro ?) um downgrade para uma 300cc iria ser revoltante penso eu...
A 400 talvez fosse o mais indicado e nesta altura já arranjas a maxsym 400 a muito bons preços!
Posso desde já dizer que é uma mota bastante fiável, a manutenção é ligeiramente mais "puxada" do que a 300cc e digo isto porque deste pastilhas, pneus, correia entre outros componentes são mais caros mesmo, mas de resto, compensa e bastante ter uma 400.
No que diz respeito à velocidade consegues alcançar com alguma facilidade os 160km/h ou um pouco mais, coisa que a 300cc está logo limitada ali aos 140km/h... Muito mais do que isso já é redline.

Podes equacionar outros modelos de 400cc como por exemplo a SW-T 400 que, para mim, é a 400cc mais confortável e equilibrada do mercado (são gostos). O facto de ser bi-cilindrica também ajuda bastante.

Falando um pouco de consumos, a Maxsym 400cc anda por volta dos 4lt / 4.5lt a cada 100km e a minha GTS 300cc atualmente, faz os seus 3.8lt/100 apanhando um bocado de cidade no meu percurso diário.
Tanto a GTS 300 como a Maxsym 400 já deram provas da sua fiabilidade, pelo menos aqui por casa e irão continuar a dar!

Espero ter ajudado, resta-me aconselhar para experimentares todas as máquinas antes de comprar. Atenção às revisões e aos seus intervalos também.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, chuta que eu respondo!

Boa sorte, abraço!
Imagino que a Downtown tenha prestações semelhantes à GTS, tirando da equação a Xciting... Estou tentado com a Maxsym. Tenho de experimentar.

A minha VFR é o modelo anterior à VTEC, trata-se da VFR800FI, que por acaso até tem mais cavalos do que a VTEC. E sim, não anda nada mal.

Mas sendo racional, neste momento preciso mais de um veículo utilitário para o dia a dia do que uma mota para estradões que faz médias (comigo) de 7l, como tem radiadores laterais, aquece que se farta em cidade e ainda por cima é penoso andar no meio do trânsito.

Obrigado.

Sent from my LEX722 using Tapatalk


NSilva

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #5 em: 24 de Novembro de 2018, 19:37 »
Mesmo não sendo VTEC é uma boa máquina que, se até fosse possível, era bom ficar para passeios de fim-de-semana, mas compreendo... A vida é feita de escolhas e quem sabe mais tarde, seja possível ter uma para o fim de semana  _pol_

A downtown 300 em termos de velocidade, posso afirmar que anda mais do que a GTS 300, de certeza. Mas não consegue prestações iguais às da Maxsym 400.
Força nisso! Boa sorte!

Botisabaixux

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #6 em: 25 de Novembro de 2018, 08:57 »
Mesmo não sendo VTEC é uma boa máquina que, se até fosse possível, era bom ficar para passeios de fim-de-semana, mas compreendo... A vida é feita de escolhas e quem sabe mais tarde, seja possível ter uma para o fim de semana  _pol_

A downtown 300 em termos de velocidade, posso afirmar que anda mais do que a GTS 300, de certeza. Mas não consegue prestações iguais às da Maxsym 400.
Força nisso! Boa sorte!
Quem me dera poder guardar a minha menina... Mas infelizmente, com um miúdo de 3 anos, um bebé a caminho... Pagar creches e fraldas, a carteira aperta. A título de exemplo, a minha VFR paga 123€ só de IUC.

Mas sim, mais tarde volta um brinquedo, quiçá a VFR na mesma mas desta vez a 1200 que já tive a oportunidade de experimentar e adorei.

Obrigado pela ajuda mais uma vez.

Sent from my LEX722 using Tapatalk


Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #7 em: 25 de Novembro de 2018, 15:22 »
Ja experimentaste a xciting 400 ?
Anda por ai uma a venda (não conheço a proveniência) que se tiver bem vale o preço 37xx. E se ainda estiver disponível.
Tenho uma com perto de 20000 e vale a pena.
Boa em estrada e agil em cidade.
Vale a pena experimentar
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

Botisabaixux

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #8 em: 25 de Novembro de 2018, 18:03 »
Ja experimentaste a xciting 400 ?
Anda por ai uma a venda (não conheço a proveniência) que se tiver bem vale o preço 37xx. E se ainda estiver disponível.
Tenho uma com perto de 20000 e vale a pena.
Boa em estrada e agil em cidade.
Vale a pena experimentar
Infelizmente fracturei uma vértebra em setembro. Portanto ainda estou de recobro. Mas como tenho tempo e a baixa acaba em breve, estou a começar a sondar o mercado. Gostava de vender primeiro a minha mota ou então dá-la à troca mas tenho de estar totalmente recuperado.

Sent from my LEX722 using Tapatalk


petervivas

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #9 em: 26 de Novembro de 2018, 11:10 »
A downtown 300 em termos de velocidade, posso afirmar que anda mais do que a GTS 300, de certeza. Mas não consegue prestações iguais às da Maxsym 400.

Não sendo de todo, uma 400 .. contudo eu escolheria a Downtown 300. É excelente máquina, problemas é zero, bebe pouco, anda bem (na ordem dos 150 ou 160 a entrar no Red) e tem um estilo mais agressivo do que as Sym's.

Lembrar de uma coisa importantíssima: A Kymco Downtown faz revisões de 5 em 5 mil, a Sym de 3 em 3 mil segundo o fabricante. Com o que tu andas de kms, ao fim de um ano, o gasto é bastante superior na Sym

Tens uma Downtown de confiança e de um companheiro nosso no separador das vendas aqui no Forum. Dá uma olhadela.

Aconselho-te honestamente e acho que fazes uma excelente escolha ao trocar a tua máquina por algo mais racional. Excelente atitude. Bem-vindo ao CPM Botisabaixux  _pol_
« Última modificação: 26 de Novembro de 2018, 13:09 por petervivas »

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #10 em: 26 de Novembro de 2018, 11:35 »
Tive uma GTS300 durante 6 anos, e convivi a par de quem teve uma Maxsym 400 por muito tempo também, por isso vou apenas opinar sobre estas 2.
Durante 3 desses 6 anos trabalhei no Parque das Nações e todos os dias fazia a viagem até lá desde Oeiras, que são cerca de 25km, maior parte em AE.
A vantagem da GTS300 será o consumo cerca de 1L inferior à Maxsym e também manutenções mais económicas.
A vantagem da Maxsym em relação à GTS será o acréscimo e conforto, visto que a mota é fisicamente maior (as 2 coisas que mais saltam à vista neste aspecto é o espaço extra para as pernas e o barabrisas mais protector).
Em termos de velocidade acho que a diferença se torna irrelevante. A GTS dá os 140kmh que eu acho que é mais que suficiente para uma utilização utilitária. Em 6 anos nunca senti falta de mais velocidade, e mesmo agora que troquei a minha GTS, voltei a comprar outra 300.
Basicamente a escolha, a meu ver, irá se prender com o facto de pretenderes, ou não, o máximo de economia possível.
Em termos gerais ambas são boas motas, confortáveis na sua categoria e já deram provas da sua fiabilidade.
Visto que vais comprar em 2ª mão, tem atenção que existem estes modelos com e sem ABS. Dá preferência a um negocio de uma que tenha ABS.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2018, 11:39 por emanuelp »
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

jpgjpg

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #11 em: 26 de Novembro de 2018, 15:44 »
Não sendo de todo, uma 400 .. contudo eu escolheria a Downtown 300. É excelente máquina, problemas é zero, bebe pouco, anda bem (na ordem dos 150 ou 160 a entrar no Red) e tem um estilo mais agressivo do que as Sym's.

Lembrar de uma coisa importantíssima: A Kymco Downtown faz revisões de 5 em 5 mil, a Sym de 3 em 3 mil segundo o fabricante. Com o que tu andas de kms, ao fim de um ano, o gasto é bastante superior na Sym

Tens uma Downtown de confiança e de um companheiro nosso no separador das vendas aqui no Forum. Dá uma olhadela.

Aconselho-te honestamente e acho que fazes uma excelente escolha ao trocar a tua máquina por algo mais racional. Excelente atitude. Bem-vindo ao CPM Botisabaixux  _pol_

Obrigado Peter pela recomendação!

Depois de ter passado por motos de maior cilindrada (Hornet 600, TDM 850, Honda XX), em 2012 fui para uma 125: para uma SYM. Para a utilização de cidade era fantástica... mas depois comecei a fazer 20km de ae diariamente e passei no final de 2015 para a Kymco Downtow 300. Experimentei a GTS 300 e digo-te: que diferença! Não tem nada a ver a prestação do motor e a ciclistica!

petervivas

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #12 em: 26 de Novembro de 2018, 16:40 »
Obrigado Peter pela recomendação!
_pol_ _convivio_

Experimentei a GTS 300 e digo-te: que diferença! Não tem nada a ver a prestação do motor e a ciclistica!
Downtown para melhor, digo eu  _Rolley_ _corado_

Botisabaixux

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #13 em: 26 de Novembro de 2018, 20:40 »
Francamente, no que diz respeito à estética, a minha escolha recairia na Downtown.

Desconhecia a diferença das revisões, obrigado.

Tenho experimentar e perceber qual se me assenta melhor.

De qualquer forma as vossas respostas têm sido muito didáticas, obrigado.

PS: se souberem de alguém que queira trocar scooter por uma mota sport-touring na verdadeira acessão da palavra, não se esqueçam de mim.

Sent from my LEX722 using Tapatalk


Botisabaixux

  • Visitante
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #14 em: 10 de Fevereiro de 2019, 14:05 »
Já está... Acabei por comprar uma Honda Silver Wing 400 de 2007. Apareceu a bom preço, tive de aproveitar. Agora estou a pô-la ao meu gosto (apresenta alguns sinais da idade que estou a melhorar), quando estiver bonita como merece postarei umas fotos da menina.

Entretanto tenho a minha VFR à venda:
https://www.olx.pt/anuncio/honda-vfr-800-fi-IDCHrEY.html
Se alguém souber de algum interessado, que apite.

Boas curvas a todos.

Sent from my LEX722 using Tapatalk
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2019, 14:09 por Botisabaixux »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: GTS 300, Downtown 300, maxsym 400 ou Xciting 500 R
« Responder #15 em: 10 de Fevereiro de 2019, 14:50 »
Parabens, escolheste um excelente modelo que resiste à passagem do tempo, e manténs-te na Honda, que penso também ter pesado :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"