Autor Tópico: Proibição de uso de telemóveis salva vidas aos motociclistas  (Lida 2522 vezes)

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Proibição de uso de telemóveis salva vidas aos motociclistas
« em: 02 de Fevereiro de 2019, 20:15 »
Todo mundo que anda de moto na rua reconhece a crescente ameaça de automobilistas distraídos nos últimos anos. Os governos também reconheceram esse problema, e quase todos os estados aprovaram algum tipo de lei que restringe o uso de celulares e mensagens de texto. Essas leis ajudam? Especificamente, eles tornam os motociclistas mais seguros?

Dois professores universitários, Gulcin Gumus, da Florida Atlantic University, e Michael T. French, da Universidade de Miami, decidiram analisar as estatísticas do governo ao longo de um período de 11 anos, de 2005 a 2015, para tentar responder a essa pergunta.

Pense numa falha comum causada pela distração: um automobilista olhando para um telefone não vê a luz vermelha à frente e embate na traseira de um veículo parado. Se esse veículo parado for um carro, pode haver muitos danos, mas não necessariamente uma fatalidade. Se é uma moto? Um motociclista poderia facilmente ser morto. Portanto, reduzir esses tipos de acidentes pode não fazer uma grande diferença nas mortes em geral, mas isso pode fazer uma diferença importante para a pequena minoria de nós que viajamos.


O estudo, publicado na revista Social Science & Medicine , combinou estatísticas de fatalidade de trânsito da National Highway Traffic Safety Administration com dados sobre leis estaduais restringindo o uso de telefones celulares e mensagens de texto para ver quais relacionamentos poderiam ser encontrados, especificamente com fatalidades de motociclistas.


Em resumo: leis "fortes" reduziram as fatalidades de motociclistas em 8,8% e as leis "moderadas" reduziram as fatalidades de motociclistas em 5,5%. Observando as mortes de motociclistas apenas em acidentes com veículos múltiplos, esses números sobem para 11% e 7,7%, respectivamente.

Para ter uma ideia do que isso significa em termos de vidas, Gumus e French analisaram o número de fatalidades de motociclistas em 2015 nos 36 estados que não têm leis "fortes" e aplicaram essas reduções percentuais. Se todos os 50 estados tivessem leis "fortes", cerca de 173 cavaleiros a menos teriam morrido em 2015, estimaram eles.

Há algumas coisas que sabemos, se andarmos muito na rua. Todos nós já vimos que a ameaça de automobilistas distraídos aumentou, não apenas para os motociclistas, mas também para outros usuários vulneráveis ​​da via, como pedestres e ciclistas. Todos esses grupos são pequenas minorias, no entanto, em comparação com o número de carros na estrada.

Gumus e French fizeram-nos um serviço, concentrando-se em motociclistas e mostrando que as leis restritivas compensam. Eles enfatizam especificamente que essa é uma maneira de os políticos poderem fazer a diferença, observando que os motociclistas respondem por 0,6% das milhas percorridas, mas 14% das mortes no trânsito nos EUA. As leis que restringem o uso de telefones celulares podem resultar em apenas um pequeno lapso nas estatísticas para a população em geral, mas para aqueles de nós que viajam, a diferença é real e pode ser uma questão de vida ou morte
(tradução automática)

Notícia completa: https://www.revzilla.com/common-tread/study-finds-that-cell-phone-restrictions-save-motorcyclists-lives
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2019, 20:16 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"