Autor Tópico: Luz EFI (motor) acesa Gts 125  (Lida 4921 vezes)

Du_ArT

  • Visitante
Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« em: 01 de Fevereiro de 2019, 20:39 »
Boas pessoal,

Como ja nao pegava na mota a 3 dias fui agora a garagem meter a mota a trabalhar so para aquecer os canos, no entanto tive ali no maximo 5 min com ela ao relantim no descanso central e dei uma acelaradela ate as 5 mil e mantive a ali 3/4 segundos quando derepente acende a luz de motor e ficou sempre ligada, ja desliguei a mota voltei a ligar e nada, ja aconteceu algo parecido a alguem ?

De referir a mota so tem 500 klms será que acionou algum erro por ter acelarado com ela no descanso ?   _pensador_ _pensador_ _pensador_ estranho, da ultima vez que andei com ela ainda apanhei uma chuvada poderá ser algum contacto?

segue foto:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/wtf-jpg-cb8821b5-ec92-462e-8a46-3b39a92c787c



Offline alexanders

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 13
  • Localidade: Almeirim
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-max 300
Re: Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« Responder #1 em: 01 de Fevereiro de 2019, 21:24 »
Será que é da revisão? A minha gts acede essa luz quando faz os kms para ir a revisão. Como a tua é nova podem ter programado a luz para acender aos 500km.
A minha é o modelo anterior, mas penso que seja idêntico o funcionamento.

Offline alexanders

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 13
  • Localidade: Almeirim
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-max 300
Re: Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« Responder #2 em: 01 de Fevereiro de 2019, 21:29 »
Estive a ver o Manual da sym, essa luz e.f.i. não é a que pensava.
Segundo o manual:
Indicador de E.F.I
Exibe o estado do sistema de E.F.I. Se existir alguma anomalia no sistema de E.F.I, o indicador de aviso pisca ou permanecerá sempre
ligado. Se verificar esta anomalia, agende de imediato o serviço num concessionário autorizado Sym.


Se calhar é melhor ligares para o stand onde compraste, uma vez que a moto é nova.

Du_ArT

  • Visitante
Re: Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« Responder #3 em: 01 de Fevereiro de 2019, 21:31 »
pois vou fazer isso amanha, neste caso ela fica sempre acesa nao pisca

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 348
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« Responder #4 em: 01 de Fevereiro de 2019, 22:55 »
A minha também acendeu porque  eu não dei o tempo necessário para a centralina fazer as verificações. Desliga e liga no botão amarelo por baixo do banco e na próxima vez que ligares não dês imediatamente à chave, aguarda que os ponteiros estabilizem. Parece-me que as centralinas das scooters não são tão rápidas como as dos carros.
Boas curvas!  scooter_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

Du_ArT

  • Visitante
Re: Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« Responder #5 em: 01 de Fevereiro de 2019, 23:20 »
vou tentar mas o meu problema nao foi esse, eu ja tinha a mota a trabalhar ao relantim ai a 5 minutos a temperatura ja estava quase a meio, e acelarei ate as 5 mil so para dar uma acelaração para depois desligar a mota e foi precissamente ai que acendeu a luz

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 348
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« Responder #6 em: 01 de Fevereiro de 2019, 23:58 »
Pode ter sido um erro pontual de má carburação. Desliga no corta-corrente para ver se a luz apaga e depois aproveita o sol no fim de semana para dares uma volta e testares a mota. A minha nunca mais acendeu. Se voltar a acender em andamento deves ir ao concessionário para usufruir da garantia.
Boas curvas!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

symaro

  • Visitante
Re: Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« Responder #7 em: 02 de Fevereiro de 2019, 08:40 »
   E um erro no sensor de velocidade, provocado pela aceleração a seco. Só apaga a luz ligando á máquina. Não faz mal a luz estar acesa, podes ir com ela assim á oficina.
   A mim aconteceu duas vezes, até eu descobrir que não podia subir a rampa da garagem em cima dela. A rampa é muito íngreme e com o peso (grande) tinha de acelerar ao máximo e a Symsinha lá ia subindo devagarinho. Resultado - Luz do EFI acesa. As outras opções seriam tomar balanço ou subir a pá ao lado dela, nunca mais acendeu a luz.
   Haaaaaa, a minha saudosa Symsinha...

Du_ArT

  • Visitante
Re: Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« Responder #8 em: 02 de Fevereiro de 2019, 16:48 »
problema resolvido , sim era mesmo do sensor de velocidade, liguei a maquina e acusou isso mesmo , provavelmente a causa foi ter acelarado com ela no descanso central e ter ganho rotação, no entanto é sempre estranho porque o sensor fica na roda da frente e essa esteve sempre parada, mas esta resolvido passei na Migtec 5 min e ta feito  scooter_ scooter_ scooter_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Luz EFI (motor) acesa Gts 125
« Responder #9 em: 14 de Março de 2019, 19:09 »
problema resolvido , sim era mesmo do sensor de velocidade, liguei a maquina e acusou isso mesmo , provavelmente a causa foi ter acelarado com ela no descanso central e ter ganho rotação, no entanto é sempre estranho porque o sensor fica na roda da frente e essa esteve sempre parada, mas esta resolvido passei na Migtec 5 min e ta feito  scooter_ scooter_ scooter_

Não é estranho, a cpu deteta subida de rotação e não deteta velocidade, logo calcula que tens o sensor de velocidade avariado!
[/URL]