Autor Tópico: Não é permitido circular entre filas de carros  (Lida 13855 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #50 em: 09 de Julho de 2020, 13:44 »
Se o Bolsonaro pensar que o filtering tem a ver com a filtragem do ar pelas máscaras vai vetar de certeza
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #51 em: 09 de Julho de 2020, 14:50 »
Se o Bolsonaro pensar que o filtering tem a ver com a filtragem do ar pelas máscaras vai vetar de certeza

Parece que agora não pode ,apanhou um resfriadinho...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #52 em: 09 de Julho de 2020, 21:30 »
Se o Bolsonaro pensar que o filtering tem a ver com a filtragem do ar pelas máscaras vai vetar de certeza
Por acaso acho que o projeto é de iniciativa dele.. Não pode ser tudo mau.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline HAntunes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2019
  • Mensagens: 66
  • Localidade: Leiria
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #53 em: 04 de Setembro de 2020, 15:40 »
Li este tópico desde que foi criado até ao recente e último post.

Muito embora concorde com alguns argumentos que foram sendo apresentados o facto é, na minha opinião, que muito embora o filtering seja de uma utilidade extrema quer para o motociclista quer para o trânsito geral, não creio que sofra enquadramento legal no código da estrada e, consequentemente, estaremos a incorrer numa infração.

De qualquer a "discussão" que considero salutar e que se foi verificando aqui durante mais de um ano, acaba por trazer sempre alguns esclarecimentos para quem se esteja a iniciar ao mundo das 2 rodas e clarificar dúvidas que possam existir.

Por isso deixo um agradecimento a quem alimentou este tópico. :)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #54 em: 07 de Setembro de 2020, 17:18 »
Por acaso acho que o projeto é de iniciativa dele.. Não pode ser tudo mau.

Na verdade, algo que algumas cidades já tinham instituído, um corredor pintado entre as bichas (uma "fila" é lado é lado - e eu sou português e não brasileiro...), e uma faixa pintada da mesma cor imediatamente antes dos semáforos onde as motas se distribuem à frente dos automóveis à medida  em que vão chegando. Algo idêntico ao que se pode ver em Barcelona.
De qualquer forma, independentemente da autoria, trata-se de algo interessante, regular a forma como as motas podem transitar no meio das filas de trânsito.
Por cá, uma medida transigente dessas deveria ter o condão para se tornar ainda mais inclemente a penalização sobre quem transita pelo lado direito.

Não é trajecto que tenha de usar com frequência, mas não gostei da experiência de passar no meio das filas de carros no acesso à Ponte 25 de Abril, do lado de Lisboa... e aperceber-me que havia carros da parte direita da fila que se desviavam para o meio. Para me impedir de passar? Negativo. Porque havia companheiros a passar pela direita nas bermas, mesmo quando estas eram mais estreitas.
A adopção de um medida similar em Portugal impõe mais respeito e responsabilidade dos motociclistas. A estrada não é deles, dos "enlatados", mas também não é nossa. Há malta que se "esquece" disso e só vê inimigos no asfalto, até nos companheiros - também não devem gostar de aulas sobre Cidadania...

Off-topic: por falar em "inimigos", uma das coisas que tenho reparado é que há cada mais automobilistas a encostarem à direita quando me vêem, mesmo que eu não tenho pisca ligado e até em zonas de traço contínuo. Daí ser importante lembrar que, caso queiramos ultrapassar, nos devemos "dar a conhecer" ao carro da frente, sem agressividades de colar a roda, ou roncos de escape.
Pois bem, ainda ontem alguém se desviou para eu passar, e eu passei com espaço seguro entre a viatura e o traço contínuo... De repente, um ronco, e um anormal a ultrapassar-me por fora do traço contínuo... a fazer uma ultrapassagem à ultrapassagem... "abanei o capacete" perante a exibição do "companheiro" enquanto agradeci ao automobilista - também é bonito, até porque, apesar de a lei dizer que devem circular o mais à direita possível,  não têm a obrigação de ceder ultrapassagem num traço contínuo.
Para o da mota, mais uma estrelinha no depósito por ter ultrapassado um "tuparuére"... para mim, um puto, ou alguém com igual idade mental que um dia aprenderá que o que interessa não é a potência gabada mas aquilo que se faz com ela...  ainda estava a falar de motas. Se bem que há gente que entende que uma mota é uma máquina de tirar complexos por outra coisa qualquer que só eles sabem...
« Última modificação: 07 de Setembro de 2020, 17:26 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #55 em: 07 de Setembro de 2020, 19:59 »
Karloxilva, é essa a percepção que tenho, cada vez mais somos aceites pelos automobilistas, para o qual contribui o comportamento cada vez mais educado de cada vez mais motociclistas.
Infelizmente ainda exista um grupo de desordeiros, egoístas e egocêntricos que se acham em direitos que não têm, e agridem os outros com luzes, buzinas, escapes, passagens descuidadas e perigosas, circulação em velocidade nas bermas, etc.
Se não fossem estes tínhamos mais reconhecimento da valia para o trânsito das motas, mas acredito que há só uma estrada para todos.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #56 em: 07 de Setembro de 2020, 20:31 »
Aos poucos as mentalidades vão mudando, animais na estrada vão existir sempre quer seja de carro ou de mota.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #57 em: 07 de Setembro de 2020, 22:07 »

Não é trajecto que tenha de usar com frequência, mas não gostei da experiência de passar no meio das filas de carros no acesso à Ponte 25 de Abril, do lado de Lisboa... e aperceber-me que havia carros da parte direita da fila que se desviavam para o meio. Para me impedir de passar? Negativo. Porque havia companheiros a passar pela direita nas bermas, mesmo quando estas eram mais estreitas.

Isso é o que me acontece todos os dias no Viaduto Duarte Pacheco à chegada à Lisboa. Eu recuso-me a atravessar aquela raia e ir pela berma, vou pelo meio e de vez em quando há quem se chegue mais para o centro por causa dos corredores que vão na berma.

Em relação ao resto, esperemos que no nosso país se possa esclarecer de vez o modo de ultrapassar os carros parados em fila (ou em bicha :) )
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #58 em: 08 de Setembro de 2020, 07:58 »
Penso que ultrapassar só os carros em bicha é inconstitucional porque não é permitida a diferenciação com base na orientação sexual. A ultrapassar seria todos tenham ou não bicha
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #59 em: 08 de Setembro de 2020, 12:36 »
"Bicha":  Fileira de pessoas, umas atrás das outras (ex.: bicha da caixa do supermercado)
In Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/bicha [consultado em 08-09-2020].

Havia a "Fila indiana"
Fileira de pessoas, cada uma alinhada individualmente atrás da que a precede.
 in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/Fila [consultado em 08-09-2020].

Na "minha guerra" uma "fila" era um grupo de soldados alinhados lado a lado numa formatura. Um após um em marcha, uma"coluna".

Depois, vieram as novelas brasileiras e deixámos de dizer ao chico-esperto  que nos quer passar à frente "Ponha-se na bicha!", a comunicação social preconceituosa generalizou a "fila". Tal como generalizou o pontapé na gramática e até na matemática "derivado de..." (macacos me mordam!, já não existe o "por causa de", "em consequência de"?)
Todavia, há que dizer que antes desta generalização da "fila", e antes da influêcia telenovelística brasileira,  o termo "bicha" já tinha sido "importado" para uma segunda conotação - em miúdo havia um teatro-revista com o sugestivo título de "Ponha-se na Bicha" (então, a única brejeirice permitida).
Por este andar, ainda deixaremos de dizer "Rapariga" porque no Brasil tem uma conotação negativa (não aconselho em certas zonas do país definir assim a filha de alguém...); ou os miúdos que vêem um "veado" já não o podem dizer porque tem a mesma conotação de "bicha"... (lá está, "veado" cá tem outra conotação menos abonatória para a cabeça do acusado e ninguém deixou de chamar o quadrúpede com as armações por esse nome...)

A piada da coisa: até o motociclista mais homofóbico não quer viver sem a sua  "bicha do conta-quilómetros"...

[Que se desfaçam os estereótipos sobre a "a malta das motas". Aqui até se discute Linguística]
« Última modificação: 08 de Setembro de 2020, 12:51 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #60 em: 08 de Setembro de 2020, 12:51 »


Na "minha guerra" uma "fila" era um grupo de soldados alinhados lado a lado numa formatura. Um após um em marcha, uma"coluna".


Também se aplica no cinema, teatro, futebol, etc. Fila1, Fila2, Filan
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #61 em: 08 de Setembro de 2020, 12:52 »
Também se aplica no cinema, teatro, futebol, etc. Fila1, Fila2, Filan

Não me lembrei dessa, muito bem colocado.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #62 em: 08 de Setembro de 2020, 13:59 »
Bem, então dizer a alguém: “Sai da bicha”, não quer dizer mais nada do que o que procede vai ganhar um lugar na bicha! _palmas_ _convivio_ 
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #63 em: 08 de Setembro de 2020, 14:36 »
isso está a aquecer.

Concluímos que não podemos ter um título no tópico a dizer que é proibido circular entre bichas.

Claro que podíamos discutir humoradamente se era fila ou bicha, mas na verdade a discussão não existe porque o CE mata essa questão:
"Via de trânsito – Zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos"
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #64 em: 09 de Setembro de 2020, 10:00 »
Um pouco de arqueologia: https://www.youtube.com/watch?v=THOSpUupHyI
(se fosse hoje, haveria papás que se recusariam a mandar os filhos para a escola... não por causa da disciplina de Cidadania mas da de Português)

Foi divertido o debate.

Agora, tende cuidado entre as filas de trânsito para não irdes parar à bicha das urgências:
https://www.youtube.com/watch?v=Jmg86CRBBtw
« Última modificação: 09 de Setembro de 2020, 10:09 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #65 em: 10 de Setembro de 2020, 18:51 »
Entretanto os companheiros brasileiros já podem circular entre filas de carros. Foi aprovado o Código da Estrada "Bolsonaro".

Tem tudo medidas tão duvidosas que até admira ter esta medida inteligente. Há poucos países melhores para andar de mota que Portugal, Brasil é um deles. (Falando do clima apenas).

E pasme-se, mas esta foi aprovada Bolsonaro já vem com outra proposta: Isenção de Portagens para motas.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #66 em: 11 de Setembro de 2020, 01:22 »
Pode se dizer que é um governo amigo das motas..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #67 em: 11 de Setembro de 2020, 10:11 »
Não acredito na inteligência desse tipo, mas a medida é inteligente, o motociclo é o veículo de transporte de curto, médio e longo curso que melhora assegura o isolamento, menos peso tem na rede viária, facilitando o tráfego e o consumo é normalmente mais ecológico.
Só estranho outros países, mais inteligentes, não descobrirem que facilitando as motas, ajudam o controlo da contaminação, facilitam o transporte privado, aliviam o transporte público para reduzir a carga dentro dos veículos
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #68 em: 11 de Setembro de 2020, 12:23 »
Há quem diga que "Deus escreve direito por linhas tortas". No caso, por alguém que anda sempre com Ele na boca e se comporta como... se soubesse que o Inferno não existe.
(não sou crente, apenas escrevi em maiúsculas por respeito aos que o são)
Não interessa se o fez porque tem filhos que andam de mota ou por amigos chegados que o fazem, a medida é correcta.

Por cá, houve um partido que conseguiu convencer os restantes para que fosse criada uma categoria própria para as motas, foi aprovado por unanimidade no parlamento, mas ainda está por regulamentar - talvez por resistência dos concessionários, especulo. Se calhar, como os deuses das motas não iluminam esta gente, terá de se fazer um Petição a lembrar a coisa para que seja contemplada no próximo orçamento.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #69 em: 14 de Setembro de 2020, 15:34 »
Entretanto os companheiros brasileiros já podem circular entre filas de carros. Foi aprovado o Código da Estrada "Bolsonaro".

Tem tudo medidas tão duvidosas que até admira ter esta medida inteligente. Há poucos países melhores para andar de mota que Portugal, Brasil é um deles. (Falando do clima apenas).

E pasme-se, mas esta foi aprovada Bolsonaro já vem com outra proposta: Isenção de Portagens para motas.

Aqui compreendo que tenham aprovado essas leis, pois o próprio Balsonaro é motard e compreende, por cá a maioria nem de bicicleta quase sabe andar por isso somos vistos como rebeldes  :(, lá aprovaram a circulação por algumas vias BUS que deu um grande jeito e isto porque pelo que percebi quem se mexeu era um político motard, mas não conseguiu fazer mais por não haver vontade da maioria dos políticos.

Há dias tive a ver uma reportagem, mas não me recordo onde foi que naquele pais as motas não pagavam portagens sequer, não tenho a certeza se era na tailandia, enfim tudo o que não dê para encher os bolsos de alguns não serve.... _martelada_

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #70 em: 14 de Setembro de 2020, 16:31 »


Há dias tive a ver uma reportagem, mas não me recordo onde foi que naquele pais as motas não pagavam portagens sequer, não tenho a certeza se era na tailandia, enfim tudo o que não dê para encher os bolsos de alguns não serve.... _martelada_

Apenas a título de curiosidade, sabes quantos pontos perde o condutor por passar nas portagens sem pagar, no Brasil?
Vi isto em S. Paulo e a informação está lá bem visível para não dizerem que desconheciam.


5 Pontos


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #71 em: 15 de Setembro de 2020, 14:41 »
Apenas a título de curiosidade, sabes quantos pontos perde o condutor por passar nas portagens sem pagar, no Brasil?
Vi isto em S. Paulo e a informação está lá bem visível para não dizerem que desconheciam.


5 Pontos

Élio nao deves ter percebido o que eu escrevi, eu disse que existe um pais que não me recordo agora que na reportagem diziam que as motas eram livres de pagamento de portagens por serem veiculos de duas rodas.

Não falei em passar por portagens quando se deve pagar.

Encontrei o video onde menciona a partir do minuto 5:36, que todas as motas circulam grátis na Malásia.


« Última modificação: 15 de Setembro de 2020, 14:54 por PSH72 »

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #72 em: 15 de Setembro de 2020, 15:25 »
Élio nao deves ter percebido o que eu escrevi, eu disse que existe um pais que não me recordo agora que na reportagem diziam que as motas eram livres de pagamento de portagens por serem veiculos de duas rodas.

Não falei em passar por portagens quando se deve pagar.

Encontrei o video onde menciona a partir do minuto 5:36, que todas as motas circulam grátis na Malásia.



Entendi claramente.
Apenas te fiz aquele comentário em contraponto e a título de curiosidade.
É que além da multa que equivale a cerca de 100,00€ na nossa moeda, 5 pontos na carta de condução é mewsmo para desmotivar as passagens.
Mas apenas isso. Entendi claramente.
Obrigado e boas curvas


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #73 em: 15 de Setembro de 2020, 15:27 »
Entendi claramente.
Apenas te fiz aquele comentário em contraponto e a título de curiosidade.
É que além da multa que equivale a cerca de 100,00€ na nossa moeda, 5 pontos na carta de condução é mewsmo para desmotivar as passagens.
Mas apenas isso. Entendi claramente.
Obrigado e boas curvas

 _pol_ Desculpa Élio pensei que tivesses entendido mal  _corado_, Boas curvas

BlueCat

  • Visitante
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #74 em: 18 de Setembro de 2020, 18:01 »
Há dias tive a ver uma reportagem, mas não me recordo onde foi que naquele pais as motas não pagavam portagens sequer, não tenho a certeza se era na tailandia, enfim tudo o que não dê para encher os bolsos de alguns não serve.... _martelada_

Na Colômbia as motas também não pagam. Têm pequenos corredores ao lado das portagens.