Autor Tópico: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?  (Lida 6165 vezes)

Rubenboq

  • Visitante
A minha daelim queimou literalmente o retificador de corrente, alguém faz ideia o que pode ter sido?  Vou deixar aqui um pequeno resumo

Desde que a comprei que ela tem problemas no relantim, por vezes estabilizava, mas se eu ligasse 4 piscas, ou máximos, ou até carregasse no botão para abrir o compartimento do banco, ela descambava logo, ao ponto de ir abaixo as vezes. Os leds ao relantim piscavam. Logo aí, eu suspeitei que tivesse possivelmente algum problema com o retificador, ou com a parte elétrica do motor..

Há coisa de um mês atrás fiquei sem bateria, porque recorrentemente deixava a ignição ligada durante a noite. Dei-lhe um encosto de bateria, deixei a trabalhar um pouco, fiz 12km até ao trabalho, pensado que já ia estar carregada o suficiente para pegar sozinha, mas não, não pegou. Mais uma vez pensei no retificador, ou então bateria que não estava a aceitar carga como deve ser..

Ontem sem mais nem menos, desliguei a mota, 3/4 min depois vou a ligar, bateria super fraca, quase já não rodava o motor, mas lá a muito custo, no último suspiro da bateria pegou, trabalhou uns 25/30min sem problema e uns 15km, desliguei e vou para ligar novamente, já não dá ao motor de arranque.
Ao fim do dia pedi pra me darem um encosto de bateria só para chegar a casa, conclusão, a mota desligou-se a meio do caminho, com montes de fumo a sair da mota. Hoje dei com isto.

Conclusão, estava tudo interligado e era apenas o retificador á espera de entregar a alma ao criador, meto um novo e tá resolvido
Ou terei sido eu por dar encosto de bateria algumas vezes de um carro?
Ou alguma outra coisa?



« Última modificação: 07 de Dezembro de 2018, 10:40 por Rubenboq »

NSilva

  • Visitante
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #1 em: 07 de Dezembro de 2018, 11:19 »
Boas!

O problema foi dar encosto de bateria com o carro. Explico já porquê (corrijam-me se estiver errado):

O carro a trabalhar emite 14V e o encosto deve ser dado por um carro, com o carro desligado porque tem cerca de 12v (penso eu)
Aí deve estar o problema, mas lá está... corrijam-me se estiver errado por favor.

Os retificadores de corrente nas daelim por norma costumam avariar (na S2 era recorrente, talvez tenham corrigido na S3)

Offline ppecas

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 34
  • Localidade: Évora
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #2 em: 07 de Dezembro de 2018, 11:51 »
Boas!

O problema foi dar encosto de bateria com o carro. Explico já porquê (corrijam-me se estiver errado):

O carro a trabalhar emite 14V e o encosto deve ser dado por um carro, com o carro desligado porque tem cerca de 12v (penso eu)
Aí deve estar o problema, mas lá está... corrijam-me se estiver errado por favor.

Os retificadores de corrente nas daelim por norma costumam avariar (na S2 era recorrente, talvez tenham corrigido na S3)
Viva, não sendo um expert acho que não tem nada a ver, ambos os sistemas trabalham a 12v mas as baterias carregam até aos 14 ou 15v. A minha medley dá indicação de carga da bateria e varia entre 12,5 e 15v.

Rubenboq

  • Visitante
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #3 em: 07 de Dezembro de 2018, 11:51 »
Penso que não seja por aí, a daelim a trabalhar também debita perto de 13.5/14v se não estou em erro. A bateria do meu carro, desligado debita quase 13v ou perto disso

Mas a mota trabalha, que experimentei á pouco com encosto do carro, desligo logo os cabos, mas quando ela está a trabalhar, esfumaçado logo do retificador.

Vou mandar vir um novo da In Motos, cerca de 100€ e vou meter uma bateria nova _Zang_

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #4 em: 07 de Dezembro de 2018, 12:48 »
Boas!

O problema foi dar encosto de bateria com o carro. Explico já porquê (corrijam-me se estiver errado):

O carro a trabalhar emite 14V e o encosto deve ser dado por um carro, com o carro desligado porque tem cerca de 12v (penso eu)
Aí deve estar o problema, mas lá está... corrijam-me se estiver errado por favor.

Os retificadores de corrente nas daelim por norma costumam avariar (na S2 era recorrente, talvez tenham corrigido na S3)
Boas o encosto  com o carro nada tem a ver.. pois ambos estao aptos para receber ate as 14.5vlts máximo.
Em geral anda na casa dos 14v abaixo disso torna.se complicado "guardar" carga na bateria...
O que tens de fazer é  ao montares tudo com o voltimetro medires o que chega a bateria. .nao pode passar dos 14.5 e a baixo dos 13v nao guarda carga.
Na minha  pcx comprei um voltimetro digital para ver o estado da bateria por  causa do star em stop , que por acaso traz temperatura  exterior  incluído. .
Relanti tem uma carga de 13.9 a 14v em andamento a fundo.etc etc. Raramente passa dos 14.1 ja vi nos 14.2v



Enviado do meu GT-I9060I através do Tapatalk


Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #5 em: 07 de Dezembro de 2018, 12:52 »
É  isto

Enviado do meu GT-I9060I através do Tapatalk


Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #6 em: 07 de Dezembro de 2018, 14:47 »
Tive um episódio parecido com o teu na minha S3.
Podes ver aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21179.0.html
Eu nunca dei encostos á bateria e aconteceu isto, penso que o dares encosto com o carro pode não ter nada a ver, mas quando o fizeres de novo dá bem rápido assim que a mota pegue tira logo os cabos.
Aconselho-te uma bateria nova e o novo retificador de corrente, vai ficar como nova.
Atenção que isso do retificador acontece a todas as marcas, umas talvez mais que outras ou então alguns proprietários não têm problemas em vir aqui relatar as avarias das suas montadas, o que com outros de marcas conceituadas já não fica tão bem.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Rubenboq

  • Visitante
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #7 em: 07 de Dezembro de 2018, 16:02 »
É  isto

Enviado do meu GT-I9060I através do Tapatalk

Muito fixe, onde compraste?  Já tinha pensado nisso, mas mais por causa das horas e temperatura, nem era pela bateria, mas pensando bem, até me faz jeito, como faço estafeta com ela, liga desliga etc, até era via aquisição!

Rubenboq

  • Visitante
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #8 em: 07 de Dezembro de 2018, 16:09 »
Tive um episódio parecido com o teu na minha S3.
Podes ver aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21179.0.html
Eu nunca dei encostos á bateria e aconteceu isto, penso que o dares encosto com o carro pode não ter nada a ver, mas quando o fizeres de novo dá bem rápido assim que a mota pegue tira logo os cabos.
Aconselho-te uma bateria nova e o novo retificador de corrente, vai ficar como nova.
Atenção que isso do retificador acontece a todas as marcas, umas talvez mais que outras ou então alguns proprietários não têm problemas em vir aqui relatar as avarias das suas montadas, o que com outros de marcas conceituadas já não fica tão bem.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Realmente foi exactamente o que me aconteceu, também fiquei sem força na mota intermitente por uns segundos, depois desligou-se. Mas a minha sorte foi a bateria estar descarregada, então quando o retificador entrou em curto circuito não teve muito tempo para queimar, a bateria ficou rapidamente sem power.
Também tive o reflexo de ir desligar a bateria, mas tinha deixado a bolsinha em casa infelizmente.

Mas no meu caso parece-me que o meu começou a arder, ou queimar, de dentro para fora, por isso suponho que não tenha sido do calor do motor/escape. Ou então a temperatura em geral degradou algum componente dentro do retificador, e causou o circuito

NSilva

  • Visitante
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #9 em: 07 de Dezembro de 2018, 16:16 »
Boas,

Obrigado pelas correções.
Realmente pelo que estive a ler, o que pode ficar danificado é mesmo o alternador do carro, caso se ponha a mota a trabalhar assim com o carro a trabalhar.
E pelo que li, também existe o risco de queimar mais umas coisas na mota.

12v chegam perfeitamente para uma mota pegar


Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #10 em: 07 de Dezembro de 2018, 16:19 »

Mas no meu caso parece-me que o meu começou a arder, ou queimar, de dentro para fora, por isso suponho que não tenha sido do calor do motor/escape. Ou então a temperatura em geral degradou algum componente dentro do retificador, e causou o circuito
Companheiro, o retificador atinge temperaturas muito altas e o local onde o retificador das nossas motas está colocado não é dos mais indicados, para além do calor que ele gera ainda apanha com o calor do escape e motor.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Rubenboq

  • Visitante
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #11 em: 07 de Dezembro de 2018, 17:26 »
Já está encomendado, chega entre 4ª/5ª feira , e amanhã vou buscar uma bateria nova, espero que fique resolvido e não tenha mais surpresas.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #12 em: 07 de Dezembro de 2018, 17:33 »
Citação de: Rubenboq
Desde que a comprei que ela tem problemas no relantim, por vezes estabilizava, mas se eu ligasse 4 piscas, ou máximos, ou até carregasse no botão para abrir o compartimento do banco, ela descambava logo, ao ponto de ir abaixo as vezes. Os leds ao relantim piscavam. Logo aí, eu suspeitei que tivesse possivelmente algum problema com o retificador, ou com a parte elétrica do motor..

Partindo do principio que quando o companheiro comprou a mota esta já não era nova... os componentes/instalação ou pelo menos componentes que são normalmente substituídos tipo lâmpadas são equivalentes aos originais? pergunto isto porque o sintoma de ligar mais qualquer coisa e a mota mostrar problemas é estranho e só me ocorre falta ou fornecimento de energia insuficiente. Quer seja por estar a gastar mais do que foi previsto pelo construtor(alteração da potência de lâmpadas ou outros extras) ou então bateria nas ultimas ou até por ultimo um problema no circuito de carga

Citação de: Rubenboq
Há coisa de um mês atrás fiquei sem bateria, porque recorrentemente deixava a ignição ligada durante a noite. Dei-lhe um encosto de bateria, deixei a trabalhar um pouco, fiz 12km até ao trabalho, pensado que já ia estar carregada o suficiente para pegar sozinha, mas não, não pegou. Mais uma vez pensei no retificador, ou então bateria que não estava a aceitar carga como deve ser...

a ignição ficava ligada por esquecimento? ou é outro problema?     De qualquer forma, essa bateria pelo relato do companheiro já sofreu muito e certamente já entregou a alma ao criador, se bem que ao contrário do retificador o terá feito de forma mais pacifica e menos dramática... como me parece ser o caso, se estes episódios de descargas profundas da bateria tem sido recorrentes, muito provavelmente serão também os responsáveis pela morte do retificador pois este passou a andar quase permanentemente em esforço a tentar recuperar a carga da bateria

Citação de: Rubenboq
Penso que não seja por aí, a daelim a trabalhar também debita perto de 13.5/14v se não estou em erro. A bateria do meu carro, desligado debita quase 13v ou perto disso

Mas a mota trabalha, que experimentei á pouco com encosto do carro, desligo logo os cabos, mas quando ela está a trabalhar, esfumaçado logo do retificador.

Vou mandar vir um novo da In Motos, cerca de 100€ e vou meter uma bateria nova _Zang_

É o melhor e não aconselho a dar mais encostos, a avaria de facto pelas  fotos é de dentro para fora 1 ou mais diodos queimados (em curto) dentro do retificador neste estado o que resta do mesmo poderá não impedir que a tensão da bateria do carro( encosto) chegue até às bobinas dentro do motor onde é gerada a energia e se estas queimarem vai doer muito mais na carteira...

Resta desejar boa sorte na reparação e que seja apenas isso.

Aconselho uma vista de olhos na secção 16 do Service Manual da S3
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2018, 17:38 por piedade »

Rubenboq

  • Visitante
Re: Daelim s3, queimou o retificador de corrente, literalmente. Causas?
« Responder #13 em: 07 de Dezembro de 2018, 18:44 »
Partindo do principio que quando o companheiro comprou a mota esta já não era nova... os componentes/instalação ou pelo menos componentes que são normalmente substituídos tipo lâmpadas são equivalentes aos originais? pergunto isto porque o sintoma de ligar mais qualquer coisa e a mota mostrar problemas é estranho e só me ocorre falta ou fornecimento de energia insuficiente. Quer seja por estar a gastar mais do que foi previsto pelo construtor(alteração da potência de lâmpadas ou outros extras) ou então bateria nas ultimas ou até por ultimo um problema no circuito de carga

a ignição ficava ligada por esquecimento? ou é outro problema?   

É o melhor e não aconselho a dar mais encostos, a avaria de facto pelas  fotos é de dentro para fora 1 ou mais diodos queimados (em curto) dentro do retificador neste estado o que resta do mesmo poderá não impedir que a tensão da bateria do carro( encosto) chegue até às bobinas dentro do motor onde é gerada a energia e se estas queimarem vai doer muito mais na carteira...


Sim, ficava ligado por esquecimento, desligava a mota no descanso, e deixava a ignição ligada por esquecimento, até ao dia que fraquejou e não pegou.

Também tive medo que tivesse queimado as bobines do motor, mas já a meti a trabalhar por breves instantes e trabalhou na boa, mas o retificador começou logo a esfumaçar (quando liguei foi mesmo com o propósito de tentar ver de onde tinha vindo aquele fumo todo ontem, pois não tinha encontrado nenhum fio derretido ), e desliguei de imediato