Autor Tópico: Perda de força scooter Yamaha  (Lida 3239 vezes)

Offline Ratl

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 8
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Ct50
Perda de força scooter Yamaha
« em: 21 de Novembro de 2021, 15:17 »
Boas pessoal.
Estou a ter alguma dificuldade em identificar um problema na minha scooter Yamaha ct50 de 1990.
A moto teve um restauro profundo, contudo continua a ter um problema que não consigo resolver e precisava das vossas opiniões.
A moto quando aquece ou seja quando é esforçada por exemplo numa subida, começa a ficar sem força, e começa a deitar fumo branco pelo escape, também ouço um barulho metálico estranho e fica com espécie de cheiro a queimado. Se deixar arrefecer volta ao normal mas volto a esforçar e volta o mesmo problema.
A moto levou um bloco novo, pistão, segmentos, juntas, vela, uma embreagem e uma bobine/estator novos. O depósito foi retirado e limpo, o carburador também foi aberto e limpo. A Correia e os roletas também são relativamente recentes.
Tendo em conta o que foi substituído, alguém saberá o que poderá ser para a moto ter este comportamento?
Agradeço desde já a ajuda de todos.
Um abraço  scooter_

Offline Ratl

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 8
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Ct50
Re: Perda de força scooter Yamaha
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2021, 22:30 »
Bem pessoal, estive a pesquisar mais um pouco sobre o assunto e decidi retirar a vela para ver o estado da mesma. Estava com uma aparência um bocado anormal, com uma espécie de carvão na ponta. Isto significa uma mistura rica correto? Ora bem decidi limpar a vela e reduzir a posição da agulha do carburador no sentido da entrada do combustível ficar mais estrangulada. Regulei a mistura ar/combustível e amanhã vou ver como ela se comporta. Por favor corrijam-me se estiver a fazer algo de errado.

Aproveitei para ver se o estrangulador / válvula de entrada de ar se estava funcionando, reparo que chega lá voltarem e que existe um movimento automático da válvula conforme a moto vai aquecendo. Contudo não sei se isto será suficiente para dizer que esta válvula está boa.

Aproveito para deixar aqui uma foto da vela quando a tirei.

AEBCDF4-C-9-D1-F-46-C9-9412-A58-E55-A495-C2" border="0

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Perda de força scooter Yamaha
« Responder #2 em: 23 de Novembro de 2021, 00:00 »
Boas não terá a bomba de autolube a passar óleo a mais? O cheiro a queimado poderá ser o óleo a queimar dentro do escape originando o fumo ,tive uma target que parecia um comboio quando apertava com ela na altura..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Ratl

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 8
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Ct50
Re: Perda de força scooter Yamaha
« Responder #3 em: 23 de Novembro de 2021, 14:05 »
Boas David.
Obrigado pela tua partilha _palmas_, exato, poderá ser excesso de óleo a ser queimado, mas porque é que só acontece quando a moto é esforçada? É estranho. Mas vou verificar isso. Será que é possível regular ou terá que ser uma nova?

Offline Ratl

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 8
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Ct50
Re: Perda de força scooter Yamaha
« Responder #4 em: 24 de Novembro de 2021, 00:03 »
Bem trago mais algumas novidades.
Acabei por verificar a bomba de óleo e está com funcionamento normal, está a mandar óleo para o carburador, em baixa rotação manda muito pouquinho e em alta manda mais um bocado, contudo para testar em andamento, reduzi bastante a admissão de óleo e fui dar uma volta, depois aumentei bastante a admissão de óleo e andei novamente, sinceramente não notei praticamente diferença.
E o problema mantém-se, quando é esforçada lá começa ela a fazer uma barulho estranho, (parece ser metálico), fica com cheiro a queimado e o motor perde força, assim que arrefece volta ao normal.
Deixo-vos aqui a aparência da vela depois da alteração que fiz ontem ao carburador e depois de dar umas voltas, parece melhor o aspeto.
Desde já agradeço a ajuda de todos.
9-FD7-D069-BA65-4-FBC-818-A-D0285935-E347" border="0
<a target='_blank' href='https://poetandpoem.com/Rabindranath-Tagore/poems'>poems on life by rabindranath tagore[/url]

« Última modificação: 24 de Novembro de 2021, 00:06 por Ratl »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Perda de força scooter Yamaha
« Responder #5 em: 24 de Novembro de 2021, 01:14 »
Exato a vela já não parece enxarcada.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Ratl

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 8
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Ct50
Re: Perda de força scooter Yamaha
« Responder #6 em: 26 de Novembro de 2021, 13:41 »
Boas companheiros. Trago aqui mais algumas atualizações.
Portanto o próximo passo foi verificar a válvula de vácuo que puxava gasolina, não derrama e assim que aplico um ligeiro vácuo a gasolina flui perfeitamente.
Como tenho algumas peças desta moto, acabei por limpar um carburador que tinha e acabei por montar, acabei também por colocar outra agulha no carburador(aquele pistão do acelerador).
Fui dar uma volta com este carburador que estava encostado e o problema mantém-se até achei a moto ligeiramente mais fraca. Portanto assumo que o problema não seja daqui.

Bem só me falta verificar o estado do escape se está entupido ou não.

Uma coisa que notei foi depois de dar uma volta é que a moto ao ralenti parece que quer andar ou seja a embreagem pega ligeiramente.
Reparei também que ao acelerar a fundo ela parece que assim que arranca tem uma quebra na aceleração do motor.Apesar dos roletes e a Correia estarem em bom estado, já começo a desconfiar.
 _pensador_