Autor Tópico: Sistema de chamada de emergência para motociclos  (Lida 2348 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Sistema de chamada de emergência para motociclos
« em: 06 de Junho de 2020, 18:48 »

O sistema de chamada de emergência ligado digitalmente usa um algoritmo de colisão inteligente instalado na unidade de sensor inercial do veículo para detetar acidentes. Utilizando uma aplicação para smartphone, o Help Connect transmite informações sobre a cena do acidente e o condutor ao Centro de Assistência Bosch e, a partir daí, aos serviços de emergência, ajudando-os a encontrar a vítima mais rapidamente.

O Help Connect adiciona um anjo da guarda digital ao amplo portefólio de sistemas de segurança de motocicletas da Bosch.

Disse Harald Kroeger, do conselho de administração da Bosch, em comunicado.

 

Help Connect é o anjo da guarda digital dos motociclistas

O Help Connect baseia-se em informações do controlo de estabilidade do motociclo Bosch MSC e, mais especificamente, na sua unidade de sensor inercial.
 Conforme foi referido, este sensor mede a aceleração e a velocidade angular cem vezes por segundo, o que significa que o sensor pode calcular com precisão a posição atual da moto e o ângulo de inclinação.

Este sistema não requer uma unidade de controlo adicional, tornando mais fácil a integração na motocicleta. Segundo a marca alemã, esta tecnologia liga-se à aplicação de emergência Vivatar da Bosch, via Bluetooth. O Help Connect também transmite quaisquer dados médicos fornecidos pelo condutor ao Centro de Assistência Bosch. Estes dados podem ser vitais para os serviços de emergência.

Motociclistas terão sistema que liga automaticamente para o SOS

Apesar de haver esta monitorização permanente, o sistema tem de ser autónomo na deteção e alerta. Assim, se o acidente for grave e o motociclista não responder, os serviços de emergência são imediatamente direcionados ao local. Os smartphones geralmente são transportados para perto do corpo e os passageiros que sofreram um acidente podem ser localizados rapidamente, mesmo que tenham sido projetados do veículo durante o acidente.

Portanto, caso não haja resposta humana, uma mensagem automática deste tipo pode reduzir em até metade o tempo que leva para os serviços de emergência chegarem ao local.

https://pplware.sapo.pt/high-tech/bosch-desenvolve-um-sistema-de-chamada-de-emergencia-digital-para-motociclistas/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Sistema de chamada de emergência para motociclos
« Responder #1 em: 06 de Junho de 2020, 23:19 »
Isso é muito importante, grande parte dos carros atuais já dispõe de sistemas semelhantes.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018