Há um par de semanas num dia que subitamente ficou mais escuro e a chuva se adivinhava na minha viagem de regresso para casa lembrei-me que não trazia o meu equipamento de chuva nos alforges porque tinha precisado do espaço para umas compras.
Também porque o meu impermeável já tinha uns anitos e precisava de reforma, juntei o útil ao agradável e comprei o impermeável da decathlon ( não é o corta vento) para usar por cima do meu casaco de mota.
Antes de mais devo realçar que os meus casacos têm protecções ( cotovelos, ombros e costas), por isso não precisava disso no impermeável.
Depois, também nos dias de chuva mais copiosa o meu casaco de inverno já ia cedendo um pouco nos ombros (por força do uso de mochila que vai roçando a camada exterior) e no interior dos cotovelos pela flexão constante ao longo dos 3 anos de uso, pelo que um impermeável seria útil.
Outra vantagem do impermeável é que permite ao mesmo tempo meter o casaco de mota debaixo do cano da luva e o impermeável por cima (tipo 2 em 1 J)
Escolhi um bem fluorescente e com inserções reflectoras (de ciclismo) aliás as minhas calças são do ciclismo da Decathlon ( aquelas com sobrepés e reflectores na barriga da perna).
Apenas uma necessidade de intervenção: como estes casacos são para veículos de tracção animal (onde nós somos o animal), vêm preparados com saídas de arejamento para não criar humidade interior. Como na mota não fazemos esses esforço e andamos mais depressa que na bicicleta, as aberturas não só não serão necessárias como a força do vento pode meter água por ali, logo comecei logo por vedar por dentro com fita cola transparente ( daquelas de 5 cm de largura - chinatown).
Não é uma intervenção definitiva ( se o quiser usar no ciclismo onde tenho outro mais frágil, basta tirar a fita-cola) e pode precisar de ser renovada de tempos em tempos, mas resultou até agora e já apanhei uma ou duas chuvadas desde então.
Preço? 25€
https://www.decathlon.pt/impermeavel-bicicleta-h-rc500-id_8381753.html