Autor Tópico: Livro revisões/manutenção/manual  (Lida 2636 vezes)

Offline tonhao13

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 21
  • Localidade: Évora
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125
Livro revisões/manutenção/manual
« em: 29 de Setembro de 2018, 23:20 »
Boa noite,

Após aquisição esta semana da minha gts evo, a mesma não trazia o livro, perguntei ao vendedor que conheço bem e ele quando comprou tambem não trazia, questão o modelo não trazia de origem, ou no processo de venda e revenda etc, ficou perdido?
Posso solicitar ao representante se existir?

Cumprimentos...

Ricardo
Cumprimentos

Ricardo Pinto

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Livro revisões/manutenção/manual
« Responder #1 em: 29 de Setembro de 2018, 23:29 »
Acho que nenhuma SYM veio com livro de manutenção na sua venda, pelo menos cá.  :-\

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Livro revisões/manutenção/manual
« Responder #2 em: 30 de Setembro de 2018, 09:30 »
Ai está uma novidade que nunca tinha ouvido falar. Como se prova que fez a manutenção? Juntando as facturas?
É verdade que há marcas que têm esse registo em sistema próprio mas para o utilizador serve de pouco
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Livro revisões/manutenção/manual
« Responder #3 em: 30 de Setembro de 2018, 18:53 »
Agora nao e preciso pois segundo me explicaram tem uma plataforma informatica centralizada a que qq concessionário pode aceder ou consultar e ver quando e o que foi feito na mota

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Livro revisões/manutenção/manual
« Responder #4 em: 30 de Setembro de 2018, 20:40 »
Ai está uma novidade que nunca tinha ouvido falar. Como se prova que fez a manutenção? Juntando as facturas?
É verdade que há marcas que têm esse registo em sistema próprio mas para o utilizador serve de pouco

O livro de revisões vem, é a unica coisa, o livro do manual de manutenção é outra coisa.

E sim existe uma base de dados que todos os concessionários têm acesso.

Mas como as outras marcas a SYM não dá nenhum manual.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2018, 20:41 por PSH72 »

saraiva

  • Visitante
Re: Livro revisões/manutenção/manual
« Responder #5 em: 30 de Setembro de 2018, 22:20 »
Na sym o que conta para a marca garantir os direitos  São os registos da Oficina autorizada numa plataforma intranet da sym.

Segundo a nossa importadora deve pedir se um comprovativo de entrada na plataforma à Oficina.

Eu como tenho livro,  não o faço. Se houver prob lema tenho guerra com a Oficina.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Livro revisões/manutenção/manual
« Responder #6 em: 01 de Outubro de 2018, 10:46 »
Diria que os veículos devem vir com Livro de Revisões e Manual de Utilização, mais ou menos completo segundo a politica da marca.
O manual geralmente dá para fazer download pelo site da marca, o livro de revisões deve ser possível pedir novo.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

pmfs

  • Visitante
Re: Livro revisões/manutenção/manual
« Responder #7 em: 01 de Outubro de 2018, 15:19 »
Boa noite,

Após aquisição esta semana da minha gts evo, a mesma não trazia o livro, perguntei ao vendedor que conheço bem e ele quando comprou tambem não trazia, questão o modelo não trazia de origem, ou no processo de venda e revenda etc, ficou perdido?
Posso solicitar ao representante se existir?

Cumprimentos...

Ricardo

Podes e deves, nesse livro deviam / devem estar todos os carimbos das intervenções feitas na mota, esses serviços devem estar inseridos na plataforma Sym para efeitos de garantias.

Quanto ao manual podes descarregar da net, se escreveres no google: "sym gts evo 125 manual"  aparecem-te logo vários links, o 2º, contém o manual de instruções da tua máquina que podes fazer download.  ;)

Cumps
« Última modificação: 01 de Outubro de 2018, 15:23 por pmfs »

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Livro revisões/manutenção/manual
« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2018, 18:40 »
Sem o  livro como provo as manutenções? e se a oficina se esqueceu de a lançar no sistema? e se eu quiser vender a scooter a um particular  e quiser fazer prova que cumpri as manutenções?
Acho que o livro é importante , em todos os veículos que tive sempre cuidei dele com cuidado.
Na concessionária da Honda nunca registavam as revisões, por duas vezes tive que voltar lá, a partir daí não saía de lá se ver primeiro que se tinham lançado.  _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

saraiva

  • Visitante
Re: Livro revisões/manutenção/manual
« Responder #9 em: 01 de Outubro de 2018, 18:57 »
moto2cool

segundo a Sym Portugal as oficinas podem tirar um comprovativo que prova a inserção da revisão no sistema.

Claro que isso tem um problema, folhas soltas perdem-se.

De facto eu tenho é o livro e não peço esse comprovativo. É muito mais fácil não perder.

Porém se eles se esquecem de introduzir e há problema, o problema passa a ser entre nós e a oficina e deixa de ser entre nós e a marca, o que pode revelar-se uma pincelada.