Autor Tópico: Limpar e guardar o capacete  (Lida 3447 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Limpar e guardar o capacete
« em: 04 de Setembro de 2018, 22:31 »
Não importa se já deu por terminada a temporada ou se apenas pretende fazer uma pausa. Se não vai utilizar o seu capacete durante um longo período de tempo, é muito importante que o lave e guarde de forma correcta, para que este não se estrague ou perca qualidades.


Os cuidados correctos com a limpeza, manutenção e armazenamento dos capacetes, permitem não só manter, por mais tempo, inalteradas as características de conforto e segurança, mas também permitem que estes não necessitem de ser substituídos ao final de pouco tempo, prolongando assim a sua vida útil. Pegámos nestas dicas que a Schuberth fez para os seus clientes, mas que se podem aplicar a todos os modelos e marcas presentes no mercado. São cinco passos, fáceis de seguir e que nos permitem poupar muitos euros a longo prazo.

Lavar e limpar
Depois da última utilização, deverá limpar a calota exterior do capacete e a viseira com água e sabão neutro, utilizando um pano limpo e sem resíduos para evitar riscar a viseira. Pode lavar o forro interior da mesma forma.
Os forros interiores (salvo raras excepções) são muito fáceis de retirar e basta lavar com água morna e sabão neutro. Atenção: Lavar à mão! Nunca lave o forro na máquina de lavar roupa.

Limpar e secar
Antes de guardar o capacete, certifique-se de que tudo está seco, tanto no interior como no exterior. Não se esqueça de fechar o capacete e baixar a viseira. Coloque-o num local bem ventilado para que se mantenha sempre seco e evitar assim a entrada de humidade e a formação, consequente, de fungos (bolor). Quando o forro estiver completamente seco, volte a montá-lo.
Pode guardar o capacete no respectivo saco, desde que não existam vestígios de humidade, quer no saco, como na zona envolvente do local de armazenamento.

Prazo de validade
Em função do nível de utilização e da manutenção, os capacetes devem ser trocados, preferencialmente, num periodo de sete em sete anos.
Ainda que a calota exterior tenha sido projectada e desenvolvida para aguentar muito mais tempo, pode existir uma deterioração dos materiais que poderão colocar em risco a segurança dos utilizadores.
São circunstâncias difíceis de avaliar e por isso, as marcas recomendam a troca de sete em sete anos, por questões de segurança.

Notícia completa : https://motojornal.pt/dicas-limpar-guardar-capacete/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

saraiva

  • Visitante
Re: Limpar e guardar o capacete
« Responder #1 em: 05 de Setembro de 2018, 10:00 »
Guardar o capacete? Para quê?  _lol_ _lol_

Estou a brincar.

Ainda não encontrei foi a melhor forma de tratar da viseira (no dia-a-dia). Está sempre a ficar suja.

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Limpar e guardar o capacete
« Responder #2 em: 05 de Setembro de 2018, 11:15 »
 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_

O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...

pjmartinho

  • Visitante
Re: Limpar e guardar o capacete
« Responder #3 em: 05 de Setembro de 2018, 11:57 »
Guardar o capacete? Para quê?  _lol_ _lol_

Estou a brincar.

Ainda não encontrei foi a melhor forma de tratar da viseira (no dia-a-dia). Está sempre a ficar suja.

Eu uso Pronto... sim, aquele Pronto dos móveis. Uso o Pronto no capacete e nos plásticos pintados da mota.

Aplica-se e depois espalha-se bem com um pano macio e já está. O resultado é que deixa uma camada que serve de protecção para o pó e insectos esborrachados e ajuda à sua remoção numa próxima limpeza.

Não dura eternamente, mas se for aplicado 1 vez por semana, é suficiente para manter a mota e o capacete limpinho e brilhante.

Desde que passei a usar Pronto, a unica parte da mota que é lavada com água são as jantes e os escapes... tudo o resto (à excepção do banco, punho e manetes) leva com Pronto.