Autor Tópico: No Hawai será autorizada a circulação nas bermas aos motociclos  (Lida 1583 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650


Hawai acaba de aprovar a Lei 2859 da Câmara dos Representante, que "autoriza o Departamento de Transporte a permitir que motas circulem nas bermas".
O lanesplitting não é legal nas ilhas, embora os havaianos tenham debatido a filtragem (permitindo que as motas passem para o tráfego parado) nos últimos meses. Em última análise, a oposição era grande demais. O vice-diretor de rodovias Ed Sniffen expressou suas preocupações com a filtragem:"O que significa veículo parado?"  perguntou. "Quanto tempo as pessoas param para permitir que a filtragem ocorra? Então, quando as pessoas começam a circular novamente, o que acontece? Como os motociclistas voltam para diferentes pistas?" No entanto, Sniffen e HIDOT exploraram outras opções. "[Nós estamos pensando], talvez permitir a reutilização das bermas durante esse tempo, então os motociclistas poderiam usar as bermas durante os tempos de congestionamento." Não muito tempo depois, uma nova ideia foi proposta.
A nova lei no Hawai dará aos motociclistas outra opção para atravessar o tráfego congestionado, pelo menos em algumas estradas.
As faixas do Hawai são tipicamente bastante estreitas, o que as torna menos  ideais para lanesplitting ou filtering. As bermas da estrada, no entanto, são bastante tentadores no tráfego complicado. Com algumas estipulações, um projeto de lei que permite que as motas usem a berma em áreas aprovadas passou na assembleia do Hawai.

Apesar da aprovação da legislatura, o uso da berma permaneceu controverso, "Há preocupação de que isso comprometa a segurança rodoviária e crie mais perigos para os operadores de todos veículos."

As zonas da berma que serão restritas será em estradas com pelo menos duas faixas de cada lado, além das bermas deverem ter largura e condições adequadas para os passageiros passarem com segurança.

ver noticia completa: https://www.revzilla.com/common-tread/hawaii-tries-an-alternative-to-lanesplitting

(tradução automatica)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"