Autor Tópico: Condução à chuva  (Lida 29353 vezes)

nneves2

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #25 em: 29 de Setembro de 2010, 10:07 »
Citando "1 - Pressão dos pneus: Com chuva deve-se baixar ligeiramente a pressão dos penus para termos uma maior superfície de contacto com o asfalto. No entanto, sempre conduzi com a pressão correcta indicada pelo fabricante e nunca tive problemas. Deixo esta ao vosso critério, ao vosso tipo de mota e de condução. Muito importante é ter os pneus em boas condições para aumentarmos ao máximo a aderência dos mesmos! Se está a pensar colocar uns pneus novos, quando começa a aparecer a chuva é a altura ideal."

Pergunta : - Não vamos com isto alterar a capacidade de escoamento da água por parte do pneu e prejudicar a aderencia?
Sinceramente, este é um conselho que não me parece muito apropriado, pois se os pneus estão dimensionados para uma determinada pressão, é com essa pressão que têm o rendimento máximo. Se tivermos uma maior area de contacto do pneu com o chão, mas mais água pelo meio, não vejo vantagem.

basapistas

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #26 em: 31 de Outubro de 2010, 19:24 »
Excelente vídeo... mto prático... e educativo!

Fox

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #27 em: 31 de Outubro de 2010, 20:02 »
olá a todos,

Vejam que desta serie Motoattack no youtube , existem mais alguns interessantes sobre outros assuntos.

Luis

mikleyl4

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #28 em: 31 de Outubro de 2010, 20:08 »
Sim, muito útil  _pol_

Para quem não tem experiência como é o meu caso,  à semelhança de outros, são alertas muito importantes.  _pol_

Quem tem, é sempre bom lembrar....

E, o mais importante, que tudo corra sobre rodas sem deslizes, a todos os companheiros!!!!!

Rider

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #29 em: 13 de Novembro de 2010, 16:22 »
Excelente. A questão de não inclinar a mota é muito importante com a chuva a curvar é extremamente importante.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Condução à chuva
« Responder #30 em: 11 de Dezembro de 2010, 03:18 »
Citando "1 - Pressão dos pneus: Com chuva deve-se baixar ligeiramente a pressão dos penus para termos uma maior superfície de contacto com o asfalto. No entanto, sempre conduzi com a pressão correcta indicada pelo fabricante e nunca tive problemas. Deixo esta ao vosso critério, ao vosso tipo de mota e de condução. Muito importante é ter os pneus em boas condições para aumentarmos ao máximo a aderência dos mesmos! Se está a pensar colocar uns pneus novos, quando começa a aparecer a chuva é a altura ideal."

Pergunta : - Não vamos com isto alterar a capacidade de escoamento da água por parte do pneu e prejudicar a aderencia?
Sinceramente, este é um conselho que não me parece muito apropriado, pois se os pneus estão dimensionados para uma determinada pressão, é com essa pressão que têm o rendimento máximo. Se tivermos uma maior area de contacto do pneu com o chão, mas mais água pelo meio, não vejo vantagem.

Concordo contigo, alias pneus de dimensões maiores em chuva, tem mais dificuldade em fazer o escoamento de agua e existe mais probabilidade de aquaplaning.
Por alguma razão quem for afixionado do desporto automovel, (ralis), repara que em neve ou chuva as dimensões (largura) usadas no pneus são inferiores as utlilizadas em piso seco.
[/URL]

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Condução à chuva
« Responder #31 em: 19 de Dezembro de 2010, 22:58 »
Já que falam em pneus, tenho a dizer que me sinto bastante seguro na minha PCX que, como devem saber, se trata de um modelo com uns pneus um pouco mais estreitos do que é habitual apesar da jante maior.

Por vezes a qualidade da borracha faz toda a diferença e isso vê-se precisamente nas condições mais adversas, pelo que acerca dos pneus existe muito que se lhe diga!

Mas no geral tenho que concordar com o que aqui tem sido dito acerca dos pneus: tê-los na pressão correcta, não os deixar chegar a menos de 1mm de rasto e fazer o possível para manter a acooter o mais direita possível em dias de chuva para o escoamento se fazer correctamente.

É sempre bom recordar tudo o que tem sido dito neste post sobre a condução em chuva!

Offline FMelo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 175
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • ....ir "devagar" para vir nas "calmas"...
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125
Re: Condução à chuva
« Responder #32 em: 07 de Maio de 2011, 23:37 »
O tempo bom está chegando,   _pol_ mas nunca se sabe, quando de repente
vem umas gotas, ou uma boa chuvada. Nunca é demais relembrar...
Pequenas dicas para a condução em piso molhado.

You Tube
« Última modificação: 20 de Maio de 2011, 16:41 por Admin3 »
Cumptos
FMelo

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Re: Condução à chuva
« Responder #33 em: 08 de Maio de 2011, 14:02 »
Muito bom _pol_

Sempre a aprender  _pol_

Obrigado FMelo   _palmas_
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Condução à chuva
« Responder #34 em: 08 de Maio de 2011, 14:29 »
 Obrigado pela partilha  _pol_
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...

jvenancio

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #35 em: 09 de Maio de 2011, 17:35 »
Muito bom!  _pol_

Mas o rapaz andar a cair sem luvas é obra...  _Rolley_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Condução à chuva
« Responder #36 em: 09 de Maio de 2011, 22:26 »
Obrigado pelo link.
É muito importante ter sempre presente este tipo de situações para nos tornar a viagem mais segura.

Admin3

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #37 em: 20 de Maio de 2011, 16:37 »
Unidos Tópicos com o mesmo tema.

julitog

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #38 em: 02 de Outubro de 2011, 16:51 »
Optimo post do Nuno. Vai ser o meu primeiro Inverno e com pneus de origem "DURO".Espero não ir ao Tapete e Para Voçês igualmente

tparracho

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #39 em: 06 de Junho de 2013, 16:30 »
Boas, eu não tenho uma grande experiência a andar à chuva, visto que só ando de maxi há um ano, mas mantive-me firme durante todo este inverno sem desistir de vir de maxi  _pol_

Há uma coisa que eu reparei, sobretudo em estradas sinuosas (como é o caso da estrada de Colares para Sintra) e em dias em que não chove abundantemente, que é as manchas de combustível/óleo deixadas pelos enlatados normalmente situadas no centro da via em que circulamos. Portanto, eu nessas condições, e visto que vou mais devagar, sigo sempre a trajectória dos pneus dos enlatados quando estou a curvar.

Esta "técnica" já me safou de várias das referidas manchas de combustível/óleo.

Ps: só passei a fazer isto após ter passado numa dessas manchas (só a vi já mesmo em cima) em que a maxi começou a deslizar _confuso_. lá consegui dar uma sapatada com o pé que ia do lado de dentro da curva e endireitei a maxi o suficiente para conseguir segurá-la. Ainda hoje não sei bem como consegui fazer isso _pensador_, mas o que é certo é que em estrada em que choveu, prefiro seguir a trajectória dos pneus dos enlatados _Rolley_.

EMNovo

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #40 em: 15 de Novembro de 2016, 17:40 »
Boas, eu não tenho uma grande experiência a andar à chuva, visto que só ando de maxi há um ano, mas mantive-me firme durante todo este inverno sem desistir de vir de maxi  _pol_

Há uma coisa que eu reparei, sobretudo em estradas sinuosas (como é o caso da estrada de Colares para Sintra) e em dias em que não chove abundantemente, que é as manchas de combustível/óleo deixadas pelos enlatados normalmente situadas no centro da via em que circulamos. Portanto, eu nessas condições, e visto que vou mais devagar, sigo sempre a trajectória dos pneus dos enlatados quando estou a curvar.

Esta "técnica" já me safou de várias das referidas manchas de combustível/óleo.

Ps: só passei a fazer isto após ter passado numa dessas manchas (só a vi já mesmo em cima) em que a maxi começou a deslizar _confuso_. lá consegui dar uma sapatada com o pé que ia do lado de dentro da curva e endireitei a maxi o suficiente para conseguir segurá-la. Ainda hoje não sei bem como consegui fazer isso _pensador_, mas o que é certo é que em estrada em que choveu, prefiro seguir a trajectória dos pneus dos enlatados _Rolley_.

Bem vista essa questão da trajectória dos enlatados _pensador_
Mais uma para aprender.

Pedrojlj

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #41 em: 17 de Novembro de 2016, 00:07 »
Boas, eu não tenho uma grande experiência a andar à chuva, visto que só ando de maxi há um ano, mas mantive-me firme durante todo este inverno sem desistir de vir de maxi  _pol_

Há uma coisa que eu reparei, sobretudo em estradas sinuosas (como é o caso da estrada de Colares para Sintra) e em dias em que não chove abundantemente, que é as manchas de combustível/óleo deixadas pelos enlatados normalmente situadas no centro da via em que circulamos. Portanto, eu nessas condições, e visto que vou mais devagar, sigo sempre a trajectória dos pneus dos enlatados quando estou a curvar.

Esta "técnica" já me safou de várias das referidas manchas de combustível/óleo.

Ps: só passei a fazer isto após ter passado numa dessas manchas (só a vi já mesmo em cima) em que a maxi começou a deslizar _confuso_. lá consegui dar uma sapatada com o pé que ia do lado de dentro da curva e endireitei a maxi o suficiente para conseguir segurá-la. Ainda hoje não sei bem como consegui fazer isso _pensador_, mas o que é certo é que em estrada em que choveu, prefiro seguir a trajectória dos pneus dos enlatados _Rolley_.

Bem visto, obrigado _pol_

tparracho

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #42 em: 17 de Novembro de 2016, 10:12 »
Já agora, aproveito para referir também os pontos críticos onde se encontram maiores manchas de combustível/óleo na estrada:

- Cruzamentos/Semáforos/Stops/cedências de prioridade
- faixas do BUS

tenham especial cuidado ao passarem nestes sítios, sobretudo onde os autocarros/camiões fiquem mais tempo parados, pois estes costumam deixar manchas bem grandes de diâmetro.

deixo um exemplo: O semáforo na rotunda do Marquês, de quem vem da Av Duque de Loulé em direção à Av Fontes Pereira de Melo, costuma ter manchas gigantes devido à quantidade de autocarros que lá param.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Condução à chuva
« Responder #43 em: 10 de Outubro de 2018, 11:10 »
Vem aí novamente a época da chuva, muita atenção com o equipamento e os pneus. É a altura de mudar de pneus se estiverem perto do limite ou tiverem um comportamento perigoso em piso molhado.
Também o equipamento não pode ser desprezado, conduzir com frio ou com a roupa molhada junto à pele leva a desconcentração e erros.
Não se esqueçam de levar uma muda para o regresso, nomeadamente de luvas.
Além do risco natural, cada um adopta o comportamento de risco que pretender
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Condução à chuva
« Responder #44 em: 11 de Outubro de 2018, 23:06 »

NSilva

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #45 em: 12 de Outubro de 2018, 00:13 »
Aqui fica umas dicas para se andar de mota á chuva  _pol_ _pol_

https://cartaodeemergenciadomotociclista.blogspot.com/2016/10/andar-de-moto-chuva.html

Estive a ler este artigo à coisa de uma hora e achei muito bom!
Conselhos muito bons, vale a pena dar uma leitura

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Condução à chuva
« Responder #46 em: 12 de Outubro de 2018, 07:59 »
Excelente partilha!
Sobre as zonas mais secas, em dia de chuva não concordo totalmente, principalmente se estivermos a falar do centro da via e dentro de localidades, normalmente é aí que se encontra a maior concentração de óleo e derrames de combustível, estes quandopresentes em grande quantidade acabam por expulsar a água dessa zona mais cedo e até parece que a estrada esta seca. Eu, em dias de chuva evito ao máximo circular no centro da via e em transito compacto posiciono a mota o mais entre faixas possível. Caso aconteca alguma coisa entre carros tenho sempre uma ultima oportunidade de me esgueirar por entre os carros que seguem a frente.
( ja me aconteceu a descer a calcada de carriche nos semaforos... se nao adotasse essa postura ti ficado esmagado entre carros num choque em cadeia...)

Mas o mais importante é mesmo ter um pouquinho de sorte :) andar com muito muito cuidado nesses dias e tentar antecipar as situações que vão ou podem acontecer a cada momento.

saraiva

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #47 em: 12 de Outubro de 2018, 08:18 »

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Condução à chuva
« Responder #48 em: 12 de Outubro de 2018, 09:34 »
Aqui fica umas dicas para se andar de mota á chuva  _pol_ _pol_

https://cartaodeemergenciadomotociclista.blogspot.com/2016/10/andar-de-moto-chuva.html

E os pneus, conforme foi abordado por outros companheiros neste tópico??

Nunca descurar este elemento mais que fundamental e crucial para a segurança.

-Tantas dicas  e recomendações, e nada sobre pneus !? Publicidade à parte, mas esperava um pouco mais desta divulgação do "cartaodeemergenciadomotociclista"  _Rolley_

Um bom pneu com pouco desgaste ou com desgaste uniforme, confere uma boa drenagem de água.

Atenção que mesmo em curva, a banda lateral tem de garantir uma boa capacidade de aderência e igual escoamento.

Muita calma, muita atenção e devagarinho… e olhem para os pneus.

Grato pela partilha !!  _pol_   … é sempre bom relembrar.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Condução à chuva
« Responder #49 em: 12 de Outubro de 2018, 13:42 »
Para andar à chuva? Obviamente Michelin :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"