Autor Tópico: Condução à chuva  (Lida 29348 vezes)

nneves2

  • Visitante
Condução à chuva
« em: 16 de Setembro de 2010, 09:25 »
Aqui fica um video que vi noutro forum e achei interessante para a nossa comunidade. Principalmente porque temos por cá muitos users que vão enfrentar agora o primeiro inverno na mota.

Motoattack - Conduccion urbana en mojado
« Última modificação: 20 de Maio de 2011, 16:35 por Admin3 »

Rcardoso

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #1 em: 16 de Setembro de 2010, 09:35 »
Boas dicas...à que relembrar a cada dia.

epr

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #2 em: 16 de Setembro de 2010, 09:56 »
Gostei

menos uma coisa

Recuso-me a pôr o dedo no chão e lambê-lo a seguir. Isso é que eu não faço  :P

Bastet

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #3 em: 16 de Setembro de 2010, 14:09 »
Pois essa do dedo... ???_
A minha moto não tem intermitentes  :(
Mui bueno este tópico, mui bueno

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Condução à chuva
« Responder #4 em: 23 de Setembro de 2010, 22:06 »
Bom está a chover, porreiro já ai a uns 6 meses que não apanhava uma boa molha _pol_.
Conselhos para os que apanham agora as primeiras molhas:

1- Chegue a casa, mude de roupa o mais rapidamente possível, até as cerolas devem ir fora, aproveite que já esta molhado e passe gel duche no corpo e tome um duche. _lol_
Vista-se e vai ver que não apanha constipação nenhuma.
(Pode parecer idiotice, mas desde que tenho mota e apesar de ter apanhado ja umas valentes chuvadas e molhas por não ter o habito de andar com o facto de chuva atrás de mim, debaixo do banco da mota, o meu numero de constipações baixou drasticamente, isto porque a minha mota não tem sofagem, simplesmente saio do frio, e vou no frio, continuo no frio.)

2-Além de roupa adequada,  em tempo de chuva, deve usar-se um calçado que além de proteger em caso de queda, deve ter alguma aderência ao piso molhado.

3 - Pressão dos pneus: Com chuva deve-se baixar ligeiramente a pressão dos penus para termos uma maior superfície de contacto com o asfalto. No entanto, sempre conduzi com a pressão correcta indicada pelo fabricante e nunca tive problemas. Deixo esta ao vosso critério, ao vosso tipo de mota e de condução. Muito importante é ter os pneus em boas condições para aumentarmos ao máximo a aderência dos mesmos! Se está a pensar colocar uns pneus novos, quando começa a aparecer a chuva é a altura ideal

4-Conduzam com calma, não tenham medo, nem façam travagens bruscas, em caso de má visibilidade na viseira, abram-na um bocadinho para terem melhor visibilidade, e não tenham medo da chuva nos olhos, essa só vos limpa os olhos. Mas quando circularem atrás de um camião ou outro veiculo que levante bastante água do asfalto, fechem a viseira, pois podem ficar sem ver, porque a água que o veiculo levanta do asfalto é suja!

5- Posicionamento do corpo: Uma das coisas que aprendemos no curso de condução defensiva é "sair da mota" nas curvas, principalmente quando o piso está molhado. Ao "sairmos da mota", estamos a alterar o centro de gravidade, conseguimos curvar mais facilmente sem praticamente ter de inclinar a mota. Logo, se a mota está a direito não vai haver problemas com a água! (já teve algum problema a passar por bocados de água em rectas??? também acho que não  )

6- As travagens fazem-se sempre antes de abordar a curva e não dentro da própria, por isso avalie com certa antecedência a velocidade que vai abordar a curva, e reduza a velocidade calmamente até abordar a curva.

7- Alem de cuidado com a travagem devem tê-la também com o arranque pois com chuva e oleosidade da estrada nas primeiras chuvas um arranque mais brusco pode originar um patinar de roda e consequente atravessanço ou mesmo queda!

8- Deve-se evitar sempre circular em cima das faixas brancas da estrada e travar/acelarar sobre elas (passadeiras, tracejados, juntas de dilatação), se quando o piso está seco reparamos que a aderência diminui, com o piso molhado parece que estamos em cima de mosaico.

9- Na travagem se tiver sistema combinado de travagem use este preferencialmente, se não possui o mesmo sistema tente dosear de forma suave e ao mesmo tempo o travão da frente com o traseiro de modo a poder ter uma travagem mais repartida na potencia e também em relação ao solo (assim está a usar mais superfície de contacto para parar a sua Maxi, ao usar os dois travões "duas rodas a parar o movimento").

10 - Se por algum motivo sentir que a Maxi esta a perder aderência ou esta a sair da sua trajectória, não trave isso só irá provocar menor aderência pois a tendência e o pneu entrar em aquapaling, ou derrapar, largue sim o acelerador da mota e tente corrigir a trajectória da mesma.

11-Como corrigir trajectórias, seja em agua seja em geada!
 A mota não esta a sair de trajectória, isto é apenas uma ilusão sua, como tal mantenha-se como estava, desacelere só a mota não trave,     quando lhe passar a alucinação que a mota estava a sair da trajectória, então tente corrigir a mesma, lentamente sem movimentos bruscos, pois não se esqueça acabou de sair de uma alucinação, e o seu cérebro deve ser acordado desta lentamente senão poderá lhe causar graves danos cerebrais. Por isso o meu melhor conselho é sem duvida manter a calma, nada de movimentos bruscos, esquecer o travão, desacelerar e só tentar corrigir a trajectória quando sentir que a mota já tem aderência.


12- Reduzam a velocidade, é mais fácil dominar parar ou curvar com a maxi em velocidade reduzida e se por extremo dos azares caírem as consequências são sempre menores!

13-Lembre-se nos percursos habituais (quer sejam longos ou curtos), e que nós já conhecemos como a "palma das mãos", em condições adversas (chuva, nevoeiro, etc), tornam-se substancialmente diferentes. As próprias trajectórias habituais das curvas deixam de ser aconselháveis devido à acumulação de água, a combinação de lixo e água nas bermas aumenta consideravelmente o risco de queda, etc. Resumindo, especialmente à chuva, esqueçam que conhecem perfeitamente o trajecto que vão abordar porque, logo a seguir à primeira curva...ele pode estar bem diferente!!

14- Vistam o colete reflector especialmente à noite, com a chuva a visibilidade diminui os vidros dos enlatados embaciam-se e a probabilidade de não nos verem aumenta!


15- Aumentem a distancia ao veiculo que circula à vossa frente e vigiem pelo retrovisor o que vos precede pois uma vossa travagem para evitar o da frente pode resultar em um toque do que vem atras com as consequências que já conhecemos, eu se o veiculo que me precede circula muito junto a mim encosto e mando-o passar!

16- Nunca é demais lembrar todas as precauções que devemos tomar, e andam para ai alguns condutores de enlatados que gostam muito de andar coladinhos á nossa traseira eu ando sempre a dar toques no travão para ver se eles descolam alguns dá resultado mas outros são como os burros não aprendem mais do que aquilo são condutores de fim de semana.   

17-  Já agora, convém lembrar também que os peões ficam "malucos" e para fugir da chuva saltam para o meio da estrada sem olhar     e que os enlatado não sabem usar o desembaciador, e têm ainda mais dificuldade em ver-nos.

18- Para quem passa as pontes, muito cuidado com a rede metálica com piso molhado, a evitar totalmente, cuidado também com os traços descontínuos que separam as duas faixas molhados tornam-se escorregadios.Recomendações para uma situação mais extrema, procurar "abrigo" ao lado dum autocarro ou veiculo mais alto que nos proteja do vento, se isso não for possível tentar uma condução curvado o mais possível para a frente para evitar o efeito de vela.




Deixo aqui este tópico para os restantes companheiros irem comentando, e depois eu irei actualizando em cima.

cump.




« Última modificação: 26 de Setembro de 2010, 09:45 por nunompires »
[/URL]

nfp393

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #5 em: 23 de Setembro de 2010, 22:12 »
Nunca é demais relembrar os topicos _pol_ bom post

Rcardoso

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #6 em: 23 de Setembro de 2010, 22:13 »
Obrigado companheiro, nunca é demais umas dicas para enfrentar o Inverno.
Espero não vir a ler um tópico no decorrer do Inverno sobre uma queda.
Boa Sorte a todos companheiros..

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Condução à chuva
« Responder #7 em: 23 de Setembro de 2010, 22:42 »
Já agora, convém lembrar também que os peões ficam "malucos" e para fugir da chuva saltam para o meio da estrada sem olhar  _martelada_  e que os enlatado não sabem usar o desembaciador, e têm ainda mais dificuldade em ver-nos.




Offline Scooty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 206
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • respeitar para ser respeitado
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T600
Re: Condução à chuva
« Responder #8 em: 23 de Setembro de 2010, 22:47 »
Dicas de quem já fez muitas centenas de km's de baixo de chuva:

Reduzam a velocidade, é mais fácil dominar parar ou curvar com a maxi em velocidade reduzida e se por extremo dos azares caírem as consequências são sempre menores!

Vistam o colete reflector especialmente à noite, com a chuva a visibilidade diminui os vidros dos enlatados embaciam-se e a probabilidade de não nos verem aumenta!

Alem de cuidado com a travagem devem tê-la também com o arranque pois com chuva e oleosidade da estrada nas primeiras chuvas um arranque mais brusco pode originar um patinar de roda e consequente atravessanço ou mesmo queda!

Aumentem a distancia ao veiculo que circula à vossa frente e vigiem pelo retrovisor o que vos precede pois uma vossa travagem para evitar o da frente pode resultar em um toque do que vem atras com as consequências que já conhecemos, eu se o veiculo que me precede circula muito junto a mim encosto e mando-o passar!

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: Condução à chuva
« Responder #9 em: 23 de Setembro de 2010, 23:09 »
Nunca é demais lembrar todas as precauções que devemos tomar, e andam para ai alguns condutores de enlatados que gostam muito de andar coladinhos á nossa traseira eu ando sempre a dar toques no travão para ver se eles descolam alguns dá resultado mas outros são como os burros não aprendem mais do que aquilo são condutores de fim de semana. _polb_ _polb_
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

Offline paulo valido

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Amora
  • Marca: EU-R
  • Modelo: MAG 125
Re: Condução à chuva
« Responder #10 em: 23 de Setembro de 2010, 23:30 »
Eu ainda não consegui estriar-me com a chuva.
Desde que comprei a minha  scooter_ ( Março de 2010 ) até agora já choveu, e aluns dias torrencialmente, mas como trabalho por turnos, chuveu só antes ou depois de ir trabalhar ...  _pol_  _pol_

Mas pelo sim pelo não comprei ontem o impremeavel, só falta agora a boia  _careta_  _lool_   _martelada_

A ver vamos quando chegar o Inverno a sério . . ., o mais certo é ir de entalado ...., mas já não estou habituado eh eh eh eh

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Condução à chuva
« Responder #11 em: 24 de Setembro de 2010, 00:37 »
Actualizado, se mais companheiros tiverem alguma coisa a acrescentar as dicas, metam que eu actualizo, gostaria também que algum dos nossos companheiros que atravessa as pontes, tivesse dicas/ procedimentos em como as atravessar em dias de chuva. _pol_, contribuisse para o tópico.

Off Topic-( Kota, conheces melhor gel duche para o corpo que o mosto de uvas? deixa a nossa pele tratada, hidratada, e contem montes de antoxidantes, eu na realidade já tenho 70 anos, mas pareço um jovem de 20, achas que é devido ao quei?  _lol_ _lol_ _lol_)
« Última modificação: 24 de Setembro de 2010, 00:46 por nunompires »
[/URL]

Tito77

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #12 em: 24 de Setembro de 2010, 00:53 »
Boas informações!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Luis Ribeiro

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #13 em: 24 de Setembro de 2010, 08:39 »
Obrigado por todos estes avisos. vou fazer um print e colar na mota ;D ;D ;D. A sério, para quem está a começar estes post são muito bons. ALIÁS!!! _pensador_, porque é que não se cria um post do tipo "CONDUÇÃO PARA TÓTÓS", com dicas e pequenas frases de ajuda.
Boas curvas, com e sem chuva
Luís

miguelrk

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #14 em: 24 de Setembro de 2010, 09:16 »
Obrigado pelas xlentes dicas!

Ontem a noite fui surpreendido pela chuva mas mesmo assim fiz-me à estrada (que remédio, não tinha outra hipótese!). foi um trajecto pequeno, de cerca de dez minutos, mas notei que "afinal" não é assim tão mau porque a chuva tinha sido abundante, a estrada estava lavada e não houve nenhum stress. Mas também o meus sentidos iam muito mais alerta e fui mais devagar.

Hoje a estrada está toda lavadinha!.

claro que ao chegar a casa foi só passar o sabão azul e branco e já tá ;D

Rui Fernandes

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #15 em: 24 de Setembro de 2010, 09:17 »
obrigado pelos conselhos, nunca é demais relembrar mos estes pontos visto irmos entrar numa estação aborrecida _pol_

Rui Bernardo

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #16 em: 24 de Setembro de 2010, 09:28 »
 scooter_
Pois é companheiros a estrada está lavadinha para quem vem com a luz do dia, mas de manha cedo além da humidade há outra coisa que se chama geada(que está para chegar) e ai sim parece vidro  _confuso_ _confuso_ _confuso_, outra coisa também que ainda não foi referido é que chuva e vento  _confuso_ ainda piora a situação, mas nada que o dobro das precauções não resolvam.

Boas curvas para todos

davidz

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #17 em: 24 de Setembro de 2010, 10:03 »
Obrigado Companheiro!

paufer

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #18 em: 24 de Setembro de 2010, 12:46 »
 _pol_

Muito bom Nuno
...principalmente porque há muitos companheiros que vão enfrentar o 1º Inverno (eu só ainda vou no 2º  _corado_). O essencial está bem descrito e se for levado em conta, chega e sobra para ultrapassar as dificuldades que "as duas rodas" enfrentam nas estações do ano mais agrestes. Se me permites, apenas gostaria de reforçar a ideia de que os percursos habituais (quer sejam longos ou curto), e que nós já conhecemos como a "palma das mãos", em condições adversas (chuva, nevoeiro, etc), tornam-se substancialmente diferentes. As próprias trajectórias habituais das curvas deixam de ser aconselháveis devido à acumulação de água, a combinação de lixo e água nas bermas aumenta consideravelmente o risco de queda, etc. Resumindo, especialmente à chuva, esqueçam que conhecem perfeitamente o trajecto que vão abordar porque, logo a seguir à primeira curva...ele pode estar bem diferente!!

Abraço
« Última modificação: 24 de Setembro de 2010, 12:47 por paufer »

loliveira

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #19 em: 24 de Setembro de 2010, 15:17 »
Obrigado Companheiro Nuno e demais companheiros que vão incrementando esta lista.
Como eu, há certamente muito mais companheiros que ainda não passaram o 1º Inverno.
Estas dicas ou regras a seguir, são da maior importância e sensatez. Para lembrar SEMPRE _pt_
Mas aos que já passaram alguns invernos, sempre é bom relembrar... Afinal quanto maior a confiança...
 
Mais uma vez obrigado.
Espero e desejo que nada nos aconteça durante este Inverno e tenhamos sempre oportunidade de aprender. mas não da pior maneira.
MaxiAbraço,
LO

RCEu

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #20 em: 24 de Setembro de 2010, 15:34 »
Obrigado por este post.

Para os maçaricos como eu é muito importante termos sempre estes conselhos bem presentes cada vez que ligamos a scooter.

 _pol_ _pol_ _pol_ scooter_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Condução à chuva
« Responder #21 em: 24 de Setembro de 2010, 18:28 »
Obrigado por este post.

Para os maçaricos como eu é muito importante termos sempre estes conselhos bem presentes cada vez que ligamos a scooter.

 _pol_ _pol_ _pol_ scooter_

Os mais mais faceis de seguir e mais importantes são sem duvida, reduzir a velocidade, nada de travagens bruscas, acelarações bruscas, aumentar a distancia para os os veiculos da frente. Outra muito importante, mantenham-se longe dos camiões. Depois dos taxistas eles são os nossos melhores amigos!
[/URL]

Offline Scooty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 206
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • respeitar para ser respeitado
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T600
Re: Condução à chuva
« Responder #22 em: 24 de Setembro de 2010, 19:09 »
Alguém mencionou a travessia da Ponte com chuva.

Pois bem aqui, e sem querer melindrar os "caloiros"  _rir_ , é que a porca torce o rabo.

Muito cuidado com a rede metálica com piso molhado, a evitar totalmente, cuidado também com os traços descontínuos que separam as duas faixas molhados tornam-se escorregadios.

Agora para mim o pior cenário na Ponte é o binómio chuva-vento, esta situação é deveras propicia a sustos, pois as rajadas incertas apanham-nos muitas vezes desprevenidos e lá andamos aos papéis.

Recomendações para esta situação mais extrema, procurar "abrigo" ao lado dum autocarro ou veiculo mais alto que nos proteja do vento, se isso não for possível tentar uma condução curvado o mais possível para a frente para evitar o efeito de vela e em situações mesmo extremas e já me aconteceu preparar os pés para os por no chão para nos ajudar ao equilíbrio. _confuso_

Claro que estas situações mais graves acontecem apenas em dúzia e meia de dias do Inverno  _careta_

neves

  • Visitante
Re: Condução à chuva
« Responder #23 em: 24 de Setembro de 2010, 19:25 »
Viva!
Eu sou um caloiro nestas coisas de andar de moto à chuva... mas nestes dias já aprendi qualquer coisinha  _pol_
Passei a olhar as passadeiras, os traços, as tampas de esgoto com outros olhos, mas em relação a isso já ía mais ou menos prevenido. Agora o que me apanhou completamente desprevenido foi o calçado. Não por deixar entrar água (estava de ténis), mas porque ao parar e pôr os pés no chão parecia que estava a fazer patinagem  _confuso_ Estive para malhar quase parado  _martelada_.

Portanto, em tempo de chuva, deve usar-se um calçado que além de proteger em caso de queda, deve ter alguma aderência ao piso molhado.

Cumps e boas curvas  _convivio_

miguelrk

  • Visitante
« Última modificação: 29 de Setembro de 2010, 09:47 por miguelrk »