Autor Tópico: Retrovisores ou virar a cabeça?  (Lida 6030 vezes)

fabianafao

  • Visitante
Retrovisores ou virar a cabeça?
« em: 19 de Junho de 2018, 11:22 »
Bom dia!

Antes de mais peço desculpa por abrir um novo tópico mas não encontrei outro onde esta questão se encaixe.

Como disse na minha apresentação comprei a minha PCX no início de Maio para viagens de cerca de 30km/dia, casa-trabalho (Camarate » Algés - Túnel do Grilho » IC17). Acontece que estas viagens são essencialmente feitas com pendura, ou seja, de Camarate até Odivelas vou sozinha, em Odivelas apanho o meu namorado e sigo para Alfragide onde eu saio e ele segue para Algés. Ao final do dia fazemos o inverso.

Acontece que nenhum de nós tem experiência anterior de mota, ou seja, somos os dois muito tenrinhos nestas andanças. Eu conduzo com muito zelo e tenho ainda dificuldades principalmente com pendura porque o peso a suportar é completamente diferente. Prefiro não arriscar na maioria das situações. O meu namorado está mais à vontade do que eu e diz que exagero nas minhas preocupações. A verdade é que consigo ser muito chata quando vou à pendura  _Rolley_ e ele fica muito irritado  _Zang_ porque estou sempre a dar-lhe instruções e dicas que vou lendo aqui e acolá e que não deve fazer isto, ou curvar assim ou assado... Enfim, gosto de me sentir segura.

Agora indo ao assunto que me trouxe aqui: uma das coisas que mais me irrita no meu namorado é ele estar constantemente a olhar para trás, ou seja, não usa os retrovisores. Eu percebo que em algumas situações isso possa ajudar, também o faço esporadicamente se considerar que me pode estar a escapar algo, mas fazê-lo sempre parece-me que cria mais perigo do que segurança. Creio que ao olhar para trás estamos a perder o contacto com os veículos da frente que por vezes estão muito próximos e podem travar a qualquer momento. Eu consigo fazer uma viagem toda a guiar-me pelos retrovisores, vou sempre atenta, vejo os carros que vou deixando para trás e se olho pelo retrovisor e não o vejo é porque está no ângulo morto, olho pelo retrovisor mais do que uma vez antes de fazer a manobra para garantir que está tudo bem, etc..

Penso que usar os retrovisores é o mais seguro mas também posso estar errada e talvez deva deixar que ele conduza da forma que considera ser a melhor...  _pensador_

Peço a opinião dos meus caros colegas de forum para que ajudem esta novata  _corado_

Obrigada desde já!

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #1 em: 19 de Junho de 2018, 12:09 »
A minha opinião:

Procuro conduzir a mota, nesta situação, mais ou menos como conduzo o carro. A condução feita sempre guiando e espreitando pelos retrovisores... Contudo, em caso de dúvida, olhar para trás ou para o lado é boa opção, até porque permite controlar o ângulo morto que existe nos espelhos. No caso das motas, esse ângulo morto é geralmente mais acentuados.

Acho todavia que a melhor condução é a condução descontraída...

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #2 em: 19 de Junho de 2018, 12:28 »
A recolha de informação deve de ser rápida e constante. Convém estar sempre atenta aos retrovisores, mas quando mudar de direção, via ou sair das rotundas convém olhar também para trás por cima do ombro por causa do ângulo morto.

petervivas

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #3 em: 19 de Junho de 2018, 12:31 »
Falo por experiência própria ...

Conduzo sempre mas sempre a espreitar pelos espelhos, e sempre que vou realizar uma manobra mais acentuada, olho para o lado. É instintivo, e penso que seja o mais seguro .. aliar um método ao outro.

Como e obvio, olho para o lado, rapido e sem estar sempre a fazer o mesmo, só quando mudo de direção mais repentina

(...) quando mudar de direção, via ou sair das rotundas convém olhar também para trás por cima do ombro por causa do ângulo morto.
Nem mais, o ângulo morto nas motas é enorme e acontece muito rapidamente, nem damos conta a nao ser que olhemos por "cima do ombro"
« Última modificação: 19 de Junho de 2018, 12:32 por petervivas »

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #4 em: 19 de Junho de 2018, 13:12 »
Graças aos espelhos de ângulo morto que instalei nos retrovisores, nunca mais precisei de olhar por cima do ombro.

A segurança aumentou bastante, pois esse gesto de olhar por cima do ombro, dependendo das circunstâncias, pode ser também perigoso.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

fabianafao

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #5 em: 19 de Junho de 2018, 13:15 »
Obrigada pelas respostas. Creio que vou tentar ser mais compreensível com a técnica dele então , dar-lhe alguma paz  _anjo_

fabianafao

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #6 em: 19 de Junho de 2018, 13:17 »
Graças aos espelhos de ângulo morto que instalei nos retrovisores, nunca mais precisei de olhar por cima do ombro.

A segurança aumentou bastante, pois esse gesto de olhar por cima do ombro, dependendo das circunstâncias, pode ser também perigoso.

Pianoman consegues dizer-me ao certo o nome desses espelhos? São aqueles pequeninos que se colam nos retrovisores, certo?
Já pensei niso mas não sei bem onde encontrá-los...

symaro

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #7 em: 19 de Junho de 2018, 14:03 »
São aqueles pequeninos que se colam nos retrovisores, certo?
Já pensei niso mas não sei bem onde encontrá-los...

Boa tarde, Fabiana, Coloquei uns na minha SYM e realmente resulta, vez a estrada toda para trás, em ponto pequeno claro.
Comprei numa loja do chinês, mas a Norauto também tem.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #8 em: 19 de Junho de 2018, 14:48 »
Se reparares os espelhos da mota são relativamente pequenos e, provavelmente ao olhares por eles, vais ver os teus braços em quase metade dos espelhos. Outro aspecto, tem a haver com o ângulo de visão que proporcionam e que é, regra geral, pequeno.

Para conseguir ter uma visão melhor através dos espelhos, provavelmente, fixas o olhar no espelho enquanto mexes um pouco a cabeça para "ver bem" para trás... assim também estás a desviar o olhar do que se passa à frente da mota. É bem mais rápido dar uma "espreitadela" por cima do ombro para ver o que se passa atrás porque, nessa espreitadela, só se pretende ver se "vem de lá alguma coisa" e não sendo necessário conseguir ler a matricula dos carros.

No meu caso, quando preciso saber o que se passa atrás de mim, primeiro dou uma olhadela aos espelhos e depois espreito por cima do ombro por causa do ângulo morto pois, embora a minha mota tenha espelhos "panorâmicos", eles não são assim tão panorâmicos quanto aqueles espelhos que os taxistas usam.

Quando comprei a minha primeira scooter, fui fazer o curso de condução defensiva na escola da Honda no kartodromo de Palmela. As motas que usam no curso, nenhuma delas tem espelhos precisamente para que as pessoas se habituem a olhar para trás.

Uns videos deste curso na Australia... por cá é praticamente a mesma coisa.

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #9 em: 19 de Junho de 2018, 17:45 »
Pianoman consegues dizer-me ao certo o nome desses espelhos? São aqueles pequeninos que se colam nos retrovisores, certo?
Já pensei niso mas não sei bem onde encontrá-los...
Não consigo, pois esse também é um dos meus objectivos de vida: encontrar outros iguais.
Comprei-os num chinês na EN10 (Good Mart) que fica entre Corroios e a Cruz de Pau há uns 4 ou 5 anos.

Já "corri" todo o eBay à procura de uns iguais, porque aqueles têm o tamanho e formato ideal para os retrovisores da minha mota, mas só encontro maiores.

Tenho inclusivamente uns quantos aqui em casa mas que são grandes demais para mim.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #10 em: 19 de Junho de 2018, 18:35 »
Junto à minha casa há uma loja de chineses que têm quase sempre uns espelhos redondos, desses para evitar os ângulos mortos, com cerca de 6cm.
Quando os coloquei na minha Sym, colados nas pontas dos espelhos da mota, passei a conseguir ver não só para os lados como também para trás de mim.

Enviado do meu RAINBOW 4G através do Tapatalk
« Última modificação: 19 de Junho de 2018, 18:36 por ruicosta »

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #11 em: 19 de Junho de 2018, 22:33 »
Os meus são redondos também e têm apenas cerca de 5cm de diâmetro. Mais do que isso já é demais.

A diferença é que eu os colei na parte interior dos retrovisores, ao contrário do que a maioria das pessoas faz, que os cola na parte exterior.
Para mim faz todo o sentido ser assim, já que a parte interior é precisamente a que reflecte um pouco dos braços e cotovelos, logo, já é uma parte do retrovisor que não se utiliza. Se os colasse na parte exterior, perdia uma das partes mais úteis dos retrovisores. Obviamente que para a utilização dos espelhos de ângulo morto estarem colados na parte interior ou exterior não faz a mínima diferença.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #12 em: 19 de Junho de 2018, 23:26 »
Por muito bons e bem orientados que estejam, os espelhos das motas são pequenos e muito menos sem tecnologia de angulo morto, vulgo câmera que identifica veículos e acende uma luzinha vermelha no espelho e nem mesmo os chineses que inventam espelhos para eliminar angulo morto me parecem eficazes.....

Tanto na instrução, como num curso de condução defensiva (Honda) que fiz, sempre me ensinaram, incentivaram e garantiram que olhasse sempre por cima do ombro (não é olhar para trás, nem rodar muito à cabeça, apenas um rápido movimento por cima do ombro que elimina a possibilidade de angulo morto.

Os espelhos de angulo morto, e respeitando quem se dá bem com eles, são um perigo, na minha opiniao pois não refletem a real distancia e dimensão dos objectos aí refletidos e, na minha opinião, pode dar asneira....

Continuo a usar a técnica do "olhar por cima do ombro" e felizmente tenho-me saído bem.

É só a minha opinião, não sou dono da razão...

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

« Última modificação: 20 de Junho de 2018, 01:08 por CarlaLopes »
Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Scooting

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #13 em: 20 de Junho de 2018, 00:00 »
Na minha opinião, esta questão e a distância para os veículos da frente são provavelmente as situações que mais me assustam uma vez que já apanhei alguns sustos em ambas.
Por duas vezes tive necessidade de travar repentinamente para evitar a colisão com os veículos da frente devido a minha distração, ainda que apenas por alguns segundos e aconteceram a baixa velocidade que é precisamente quando descemos os níveis de atenção.
Também já por várias vezes fui ultrapassado por outras motas, tanto pela esquerda como pela direita, principalmente em vias rápidas com trânsito intenso e normalmente "aparecem" assim de repente.
É por estas e por muitas outras que não podemos facilitar na observação e na atenção em tudo e todos.   

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #14 em: 20 de Junho de 2018, 07:43 »
Por muito bons e bem orientados que estejam, os espelhos das motas são pequenos e muito menos sem tecnologia de angulo morto, vulgo câmera que identifica veículos e acende uma luzinha vermelha no espelho e nem mesmo os chineses que inventam espelhos para eliminar angulo morto me parecem eficazes.....

Tanto na instrução, como num curso de condução defensiva (Honda) que fiz, sempre me ensinaram, incentivaram e garantiram que olhasse sempre por cima do ombro (não é olhar para trás, nem rodar muito à cabeça, apenas um rápido movimento por cima do ombro que elimina a possibilidade de angulo morto.

Os espelhos de angulo morto, e respeitando quem se dá bem com eles, são um perigo, na minha opiniao pois não refletem a real distancia e dimensão dos objectos aí refletidos e, na minha opinião, pode dar asneira....

Continuo a usar a técnica do "olhar por cima do ombro" e felizmente tenho-me saído bem.

É só a minha opinião, não sou dono da razão...

Enviado do meu P022 através do Tapatalk
Sou obrigado a concordar, neste momento não tenho os ditos espelhos, descolaram-se e caíram. Mas quando os tinha usava apenas como um auxiliar. Em situações por exemplo de mudança de faixa ou mudança de direção há que olhar sempre por cima do ombro.
Mas para isso é preciso ter alguma cautela com a distância para o veículo da frente.
Em Lisboa principalmente, onde vejo mais motos, vejo pessoal a circular autenticamente em cima do carro da frente e com esta forma de condução o meio segundo que se demora a olhar para o lado pode ser fatal.

Enviado do meu RAINBOW 4G através do Tapatalk


Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #15 em: 20 de Junho de 2018, 07:56 »
Desde que instalei os espelhos de ângulo morto nunca mais tive sustos.
Basta um olhar rápido para eles, que, em conjunto com os retrovisores, consigo perceber se existe movimento atrás de mim/ao meu lado.
De noite então, só se vier alguém de luzes desligadas é que não o "topo".
Nunca mais precisei olhar para trás, arriscando assim apanhar um susto devido a uma travagem brusca ou qualquer coisa semelhante que se tenha passado à minha frente.
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

JViegas

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #16 em: 20 de Junho de 2018, 14:06 »
Vais ver que com o tempo vais ganhando outra perceção do que te rodeia.

O trânsito compacto da cidade  é complicado, e o percurso que vocês fazem habitualmente tem trânsito em circulação lenta ou parado.

Os maiores perigos serão talvez a mudança de faixa com o risco de paragem imediata por parte de quem vai à frente.

É preciso ter muita atenção pois uma olhadela para trás ou pelo espelho e ficamos muito perto do carro da frente.

Nunca conduzam a meio da faixa para poderem desviar em caso de paragem súbita do carro da frente.

Cada pessoa adota os "truques" necessários a navegar por entre os carros, o importante é não ficarem no ângulo morto dos enlatados.

Se poderem comprar os espelhos de "angulo morto" irão certamente aumentar o vosso angulo de visão para pelo menos conduzirem mais descansados.

A condução deve ser o menos stressante para os dois (considerando que ambos conduzem a máquina em diferentes períodos da viagem), e deve existir uma boa interligação entre piloto e pendura. Saber um quando o outro está desconfortável é importantíssimo pois como sabem 1 segundo de distração pode ser o resultado de um embate.

Boas viagens a dois.
« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 11:42 por JViegas »

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #17 em: 20 de Junho de 2018, 19:19 »
Pessoalmente uso os retrovisores apenas para "controlar o transito" que vem atrás.
Olho por cima do ombro em TODAS as manobras que exigem trocar de faixa (ou semelhantes) visto que não confio nos espelhos.
Os espelhos têm ângulos mortos e/ou podem criar falsas ilusões de distância, que podem causar acidentes.
Basicamente apenas confio no que vejo directamente com os meus olhos.
O único cuidado a ter é antes de olhar por cima do ombro garantir que temos espaço suficiente relativamente ao veiculo da frente, e assumir que mesmo que ele trave bruscamente conseguimos parar em segurança (se necessário posiciono-me mais à esquerda ou à direita dentro da faixa de rodagem, e não directamente atrás do veiculo que está à frente).
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #18 em: 20 de Junho de 2018, 22:14 »
Na minha modesta opinião todos os processos para saber o que se passa na estrada são bons.
Tenho espelhos, como todos :), tenho espelhos convexos, e o olho para a retaguarda sempre que acho necessário.
Os espelhos "normais" são fundamentais mas têm um limitado campo de visão.
Os espelhos convexos tem um bom campo de visão mas sem noção de distâncias.
Não como o nosso olho para ver quando temos dúvidas
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

fabianafao

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #19 em: 21 de Junho de 2018, 11:04 »
Obrigada a todos pelas dicas, estou mais esclarecida e confiante. Além disso o meu namorado ficará eternamente agradecido por lhe terem dado razão e assim deixar de me ouvir constantemente  _lol_
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, 09:25 por fabianafao »

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #20 em: 22 de Junho de 2018, 00:02 »
Obrigada a todos pelas dicas, estou mais esclarecida e confiate. Além disso o meu namorado ficará eternamente agradecido por lhe terem dado razão e assim deixar de me ouvir constantemente  _lol_
lololol

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Ricardo Andrade

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #21 em: 29 de Junho de 2018, 11:04 »
A minha opinião é de evitar olhar para trás, para evitar os angulos mortos instala uns espelhos que o facilitem  _pol_

Eu tenho nas minhas motas e garanto que desde que os montei nunca mais olhei sobre o ombro.

Boas curvas

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #22 em: 29 de Junho de 2018, 23:32 »
A minha opinião é de evitar olhar para trás, para evitar os angulos mortos instala uns espelhos que o facilitem  _pol_

Eu tenho nas minhas motas e garanto que desde que os montei nunca mais olhei sobre o ombro.

Boas curvas
Idem
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Responder #23 em: 30 de Junho de 2018, 10:30 »
A minha opinião é de evitar olhar para trás, para evitar os angulos mortos instala uns espelhos que o facilitem  _pol_

Eu tenho nas minhas motas e garanto que desde que os montei nunca mais olhei sobre o ombro.


x2  _pol_

Eu mandei vir estes pelo ebay, são pequenos e dão um jeitão: https://www.ebay.com/itm/2-x-1-9-Dia-Round-Metal-Casing-Convex-Car-Side-Rearview-Blind-Spot-Mirror-M3X2/253256445440?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

Também coloquei uns extensores de espelhos, ficam mais saídos mas nunca mais vi ombros nos espelhos: https://www.ebay.com/itm/CNC-10mm-Black-Motorcycle-Bike-Mirror-Mount-Riser-Extender-Adaptors-Adapters-New/292347684938?epid=0&hash=item441147a84a:g:MbMAAOSw9mpaG8mF