Autor Tópico: Recibos verdes  (Lida 2094 vezes)

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Recibos verdes
« em: 03 de Junho de 2018, 10:25 »
Viva ! Alguem me esclarece esta duvida ? É  assim , estou a preencher os recibos sem retenção  na fonte  , isto quer dizer que só  pago a segurança  social e os restantes encargos fica a  entidade a quem eu faço  o recibo ??
O meu rendimendo é  inferior a 10.000 euros ano . E já  tive atividade  aberta mais de 1 ano , já  não  estou isento.
Obrigado.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Recibos verdes
« Responder #1 em: 03 de Junho de 2018, 10:47 »
Viva ! Alguem me esclarece esta duvida ? É  assim , estou a preencher os recibos sem retenção  na fonte  , isto quer dizer que só  pago a segurança  social e os restantes encargos fica a  entidade a quem eu faço  o recibo ??
O meu rendimendo é  inferior a 10.000 euros ano . E já  tive atividade  aberta mais de 1 ano , já  não  estou isento.
Obrigado.

Não percebi bem qual é a tua dúvida. De qualquer modo, tens de separar o que é IRS e o que é Segurança Social.

Em relação ao IRS, como o teu rendimento anual é inferior a 10.000,00, tens a opção de pedir para se fazer ou não retenção na fonte. Se sim, aquando da liquidação do IRS, os valores retidos na fonte entrarão em contas e caso tenhas retido mais do que o imposto devido, a diferença é devolvida. Se não, caso tenhas imposto a pagar, terás de pagar esse valor por inteiro.

Quanto à segurança social, terás de pagar mensalmente as tuas contribuições. Caso passes mais de 80% do valor dos teus recibos verdes a uma mesma entidade, como parece ser o caso, a mesma terá de pagar uma contribuição equivalente a 5% do valor total dos recibos verdes emitidos por ti (a partir deste ano a contribuição passa para 10%).
« Última modificação: 03 de Junho de 2018, 10:48 por Ccarvalho »