Autor Tópico: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125  (Lida 4977 vezes)

GoncaloAbr

  • Visitante
Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« em: 12 de Maio de 2018, 15:46 »
Boa tarde.
Venho aqui relatar o que me sucedeu desde ontem quando comprei a sym.
Fui bem enganado pelo particular que ma vendeu. Fui agora à oficina para o que eu pensei que seria uma simples revisão e tem o rolamento da cambota gripado aparentemente necessitando de levar praticamente tudo no motor. É o que dá não ter conhecimentos mecânicos nesta área.
Tendo em conta que vou apresentar uma factura bem detalhada do estrago, há algum trâmite legal que me proteja tendo em conta a legislação em vigor? Quem vende não é obrigado por lei a dar garantia?

Agradeço a ajuda

Gonçalo Abrantes

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #1 em: 12 de Maio de 2018, 16:00 »
Boa tarde Gonçalo , já tentaste falar com quem ta vendeu ? tem revisoes na marca ? Levar mecanico na altura da compra tambem era boa ideia , a oficina onde a colocaste é credenciada ?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

GoncaloAbr

  • Visitante
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #2 em: 12 de Maio de 2018, 16:05 »
Não não tentei ainda . As revisões foram feitas na marca até já 18000km. Agora levar mecânico é tarde demais. Sim é credenciada penso eu.
A minha questão é : há alguma proteçao legal nestas situações? Ou como devo proceder?

Offline ruisimoes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2017
  • Mensagens: 161
  • Andar e deixar andar, sempre com o vento na cara.
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #3 em: 12 de Maio de 2018, 16:06 »
Bem tive o mesmo problema, mas não por ser enganado, mas sim por uma deficiência de construção da parte da Sym _Zang_, sem o cárter o orçamento para os rolamentos era de 450 euros depois com o cárter ficou em 650 euros _Zang_ mas ficou como nova _lool_.
É pena pessoas como a que te vendeu a mota existirem.  _Zang_
O Vadiagens.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #4 em: 12 de Maio de 2018, 16:10 »
Qual a kilometragem da mota ?
A primeira coisa que faria era falar com quem ma vendeu , tal como tu não detetaste o barulho nada te garante que quem a vendeu detetava ,pois nem toda a gente percebe de mecanica , falas com o antigo proprietario e arranjam maneira de se entender pois sò voces sabem os tramites do negocio .
« Última modificação: 12 de Maio de 2018, 16:15 por davidsantos »
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

GoncaloAbr

  • Visitante
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #5 em: 12 de Maio de 2018, 16:41 »
O antigo dono da mota é engenheiro mecânico. Quando a testei não fazia ruído, fui buscá-la e ao fim de 15km começou a fazer.

Mariotuga

  • Visitante
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #6 em: 12 de Maio de 2018, 17:03 »
   
Venda de carro/motos usado por particular obriga a garantia?
A lei é igual tanto para carro como Moto.

 
        
    
Na troca de automóvel é corrente colocar à venda aquele de que se é proprietário. E se alguém colocar a questão se o proprietário dá garantia, será que esta é obrigatória?
Vamos partir de um pressuposto: estamos a falar de um particular que está a tentar vender o seu veículo de uso particular a um privado.
Existe legislação específica de defesa do consumidor que dá direitos aos compradores, de qualquer bem ou serviço para uso particular ou profissional, desde que essa prestação de serviço ou transmissão de bem seja efectuada por pessoa que exerça com carácter profissional uma actividade económica que vise a obtenção de benefícios.
Ou seja, o vendedor, no caso de um automóvel, está obrigado a garantir o seu bom estado e bom funcionamento por período não inferior a um ano. E, em caso de defeito, o comprador pode exigir a sua reparação, a sua substituição, a redução do preço ou a resolução do contrato. É o que diz a lei.
Sublinha-se que tudo isto se refere, em caso de venda de automóvel, a alguém que faz dessa actividade a sua profissão, ou seja, está-se a falar da venda de um profissional a um particular.
Na venda de “particular a particular”, como é o nosso ponto de partida, a lei a aplicar é a geral sobre compra e venda e encontra as suas regras fixadas no Código Civil.
Aí se, prevê a possibilidade do vendedor se obrigar em concreto a uma garantia. Por exemplo, quando um vendedor, mesmo particular, garante ao comprador que o veículo está em perfeitas condições e que se algo ocorrer ele suportará os encargos daí resultantes. Estamos em face de uma verdadeira garantia cuja forma não tem de ser especial desde que possa ser comprovada, mesmo por testemunhas, pois o contrato de venda veículo automóvel também não tem formalidade especial.
Com tudo isto, a resposta aparece de forma evidente e retira-se do que já acima se disse: não há imposição legal para que um particular dê garantia de bom funcionamento a outro particular na venda de veículo, nada obstando a que, através de acordo entre as partes, possa ser estabelecida uma garantia e esta ser depois exigida pelo comprador

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #7 em: 12 de Maio de 2018, 18:34 »
Segundo posso perceber do texto , está dependente um pouco da boa vontade do vendedor .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #8 em: 13 de Maio de 2018, 11:56 »
Partilho da ideia do companheiro davidsantos.
Patindo do principio que a mota fez as revisões na marca e a ultima foi há pouco tempo, ao falares com o antigo dono, pode ele reclamar, na oficina, do trabalho feito.
Tenta, nada perdes por tentar.
 _convivio_
Rui

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #9 em: 13 de Maio de 2018, 15:35 »
A verdade é que o vendedor sendo particular não tem que dar garantia. Esse é um dos motivos para ser mais barato comprar a um particular.
Podes sempre chatear para ver se ele aceita pagar uma parte da reparação. Se for gente de bem até pode ser que tenhas sucesso, se ele passou a scooter exatamente porque tinha esse problema será pouco provável.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Noivo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 224
  • Localidade: Sobreda
  • "Não tenhas limites para os teus sonhos"
  • Marca: BMW
  • Modelo: R 1200 GS Adventure
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #10 em: 16 de Maio de 2018, 10:19 »
Boa tarde.
Venho aqui relatar o que me sucedeu desde ontem quando comprei a sym.
Fui bem enganado pelo particular que ma vendeu. Fui agora à oficina para o que eu pensei que seria uma simples revisão e tem o rolamento da cambota gripado aparentemente necessitando de levar praticamente tudo no motor. É o que dá não ter conhecimentos mecânicos nesta área.
Tendo em conta que vou apresentar uma factura bem detalhada do estrago, há algum trâmite legal que me proteja tendo em conta a legislação em vigor? Quem vende não é obrigado por lei a dar garantia?

Agradeço a ajuda

Gonçalo Abrantes
´
Foste muito inocente nessa compra, correste um risco enorme!
A apelativa diferença de preço (no mesmo produto) entre profissional e particular (no primeiro tens garantia, no segundo não), pode compensar ou não...
Legalmente não podes fazer nada, mas como opção podes sempre chamar os tipos que foram a Alcochete para fazer uma visita ao antigo proprietário... _lol_ _lol_
Daelim S3 - 2012/2018 - 98.000 kms
Daelim XQ1 - 2018/2020 - 7.000 kms
BMW R 1200 GS (2018) - 2020 - presente

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #11 em: 16 de Maio de 2018, 11:24 »
Comprar a um partícular desconhecido, mota sem historial de manutenção e sem ter conhecimentos mínimos é bastante aventuroso.

Caso consigas provar que a mota tinha algum vicio com conhecimento do vendedor, este tenha omitido ou respondido de forma que leve ao engano o potencial comprador, p ode levar a uma ação jurídica. Terá de saber se valerá a pena em termos de tempo, despesa e resultados expectáveis.

Em termos práticos acho que será mais fácil falar com o vendedor e saber qual a sua posição.
O pior que pode acontecer não é diferente da situação atual, scooter a precisar de reparação e custos a suportar pelo atual proprietário. 
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Bem enganado na compra de sym GTS Evo 125
« Responder #12 em: 16 de Maio de 2018, 17:01 »
Já tens novidades em relação á situação?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018