Autor Tópico: Dúvidas iluminação  (Lida 3007 vezes)

Offline NAguilar

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2018
  • Mensagens: 18
  • Localidade: Parede
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400
Dúvidas iluminação
« em: 02 de Março de 2018, 02:09 »
Boa noite, venho solicitar a vossa ajuda. Tenho a pouco tempo a Integra 750s do final de 2014. Tenho sempre alguma dificuldade a noite com a luz amarela, seja em médios ou em máximos. O meu objetivo é colocar uma de cor branca e em simultâneo mudar os mínimos tb para brancos.
O que tenho habitualmente:
- Farol halogéneo amarelo 12v 60/55w (origem)
- L. Presença amarela 12v 5w (origem)
Agora começa as duvidas:
- halogéneo ou leds? Seja para o farol ou LP.
- se for leds, e começar as inspeções, passa ou chumba?

Eu já comprei (como comprei tb as vendo ) uma lâmpada led e as respetivas LP em led tb (ainda em caixa) mas não estou convencido, seja a nível de isolamento do próprio farol por causa do dissipador e pelo próprio peso da mesma. Deixo foto das aquisições.

Peço a vossa ajuda (não valorizando o que já tenho comprado) para escolher a melhor opção para médio/máximo e Luzes de Presença, tendo o objectivo luzes brancas e bom alcance .
Grato.

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
« Última modificação: 02 de Março de 2018, 02:30 por NAguilar »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Dúvidas iluminação
« Responder #1 em: 02 de Março de 2018, 07:28 »
Vê o seguinte tópico, é uma enciclopédia sobre led:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,18818.0.html
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline NAguilar

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2018
  • Mensagens: 18
  • Localidade: Parede
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400
Re: Dúvidas iluminação
« Responder #2 em: 02 de Março de 2018, 10:53 »
Vê o seguinte tópico, é uma enciclopédia sobre led:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,18818.0.html
Grato José Bairrada, vou ler

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk


Offline NAguilar

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2018
  • Mensagens: 18
  • Localidade: Parede
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400
Re: Dúvidas iluminação
« Responder #3 em: 14 de Março de 2018, 17:28 »
Bom, para já agradecer a todos pelas dicas . Acabei por optar por colocar 2 leds nos mínimos e nos medios/máximos uma H4 Osram night racer 110 (para moto). Estou satisfeito (não totalmente) e com melhor luz que tinha. Deixo aqui algumas fotos .

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk


pjmartinho

  • Visitante
Re: Dúvidas iluminação
« Responder #4 em: 27 de Junho de 2018, 00:14 »
Boa noite, venho solicitar a vossa ajuda. Tenho a pouco tempo a Integra 750s do final de 2014. Tenho sempre alguma dificuldade a noite com a luz amarela, seja em médios ou em máximos. O meu objetivo é colocar uma de cor branca e em simultâneo mudar os mínimos tb para brancos.
O que tenho habitualmente:
- Farol halogéneo amarelo 12v 60/55w (origem)
- L. Presença amarela 12v 5w (origem)
Agora começa as duvidas:
- halogéneo ou leds? Seja para o farol ou LP.
- se for leds, e começar as inspeções, passa ou chumba?

Eu já comprei (como comprei tb as vendo ) uma lâmpada led e as respetivas LP em led tb (ainda em caixa) mas não estou convencido, seja a nível de isolamento do próprio farol por causa do dissipador e pelo próprio peso da mesma. Deixo foto das aquisições.

Peço a vossa ajuda (não valorizando o que já tenho comprado) para escolher a melhor opção para médio/máximo e Luzes de Presença, tendo o objectivo luzes brancas e bom alcance .
Grato.

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

Na minha opinião, nas motas só com um farol (para médios e maximos) é de evitar lampadas de LED H4.

Pela construção das lâmpadas LED, a zona onde ficaria o filamento da lâmpada de halogeneo, tem uma barra em metal que suporta os LEDs, fazendo com que estes fiquem ligeiramente afastados do eixo da lâmpada.

O resultado, é que no feixe de luz projectado, fica uma zona de penumbra ao meio da estrada... não fica completamente "apagado" nessa zona, mas a diferença de luminosidade, quando se compara com "os lados" é notoria... e isso incomoda bastante (pelo menos a mim incomoda).

A minha Pan tem 2 farois... o do lado esquerdo para os médios e máximos, e o do lado direito só para maximos (usa H4 nos 2 farois). Quando coloquei as lampadas de LED não via patavina à frente da mota por causa da zona de penumbra. Tive de passar um fio para o farol do lado direito para que acendesse o médio desse lado e assim, já consigo ver em condições a estrada à frente da mota.

Penso que foi a decisão acertada a escolha da Night Racer... o unico problema que tem é duração da lâmpada, pois duram bastante menos do que as "normais".