Autor Tópico: Dúvidas na escolha da primeira mota.  (Lida 10885 vezes)

Ruben Dias

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Dúvidas na escolha da primeira mota.
« em: 07 de Fevereiro de 2018, 11:01 »
Bom dia!
Tenho o sonho de conduzir uma moto há alguns tempo, sempre indeciso e com falta de "tempo" nunca pensei muito nisso. Agora a perspectiva mudou um bocado e a parte do "tempo" já está mais saudável.

Estive muito virado para comprar uma honda pcx, depois percebi que para mim era melhor a yamaha nmax (sou alto, gosto do ABS e travões de disco!). Mas agora veio outra indecisão.

Será que devo poupar e comprar a N MAX nova, ou devia comprar uma mota baratinha (1500€) usada, porque vai ser a primeira mota?

Estou a procura dos seguintes atributos na mota:
- Que seja confortavel e que seja 125cc (nao tenho carta de moto) para andar na autoestrada
- Seja uma moto de confiança (pelo menos com reputação)
- seja económica (n conheco muito os consumos das outras scooters, por isso é q estava interessado na nmax e pcx).
- Fosse baratuxa usada.

Disse 1500€ pq é metade do preço das outras novas, acho que se fosse mais do que isso compensa comprar uma nova, não acham?

Mas por outro lado...os olhos estão sempre a saltar para a nmax.... <3
Embora demore algum tempo até ser um sonho possível de ser concretizado, devido ao preço!

Um abraço a todos e obrigado :)
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:50 por CarlaLopes »

Offline lmferreira

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2018, 11:41 »
Se ainda não tens carta de moto, é melhor ires começando já a pensar nisso. Pois vais ter a primeira 125 e muito provavalmente vais querer evoluir :). Eu tive uma PCX 125 e adorava a moto. Para voltinhas citadinas não há melhor.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:49 por CarlaLopes »

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2018, 11:46 »
Pois, tb ja tinha pensado nisso, mas pensava q para scooters não se aprendia grande coisa! Mas é capaz de ser o melhor investimento que faça...
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:49 por CarlaLopes »

Offline lmferreira

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2018, 12:09 »
A aprendizagem tem toda uma evolução. E nada melhor do que ir subindo um nivel de cada vez.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:49 por CarlaLopes »

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2018, 12:12 »
Obrigado pelo conselho lmferreira, vai ser o primeiro objectivo! :)
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:48 por CarlaLopes »

JViegas

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #5 em: 08 de Fevereiro de 2018, 11:29 »
Antes de mais Ruben, bem vindo à família CPM.

Espero que te divirtas, aprendas e que consigas comprar a scooter que desejes ou que aches adequada ao teu uso.

Deixa-me dar-te algumas dicas que são, na minha opinião fundamentais:

1 - Veículo de duas rodas: ABS
2 - Falta de experiência: umas aulas ou começar devagar e com cuidado
3 - Orçamento limitado: procurar em stands oficiais (garantia), atenção aos particulares (levar mecânico ou alguém com conhecimentos). Se calhar esperar mais um pouco, juntar mais guito poderás aceder a novo.
4 - Equipamento: o melhor que conseguires com o dinheiro que sobrar (contemplar no orçamento). Não abdiques da tua segurança: capacete, blusão e luvas são o mínimo (recomendo botas e calças adequadas). Equipa-te sempre para cair, principalmente se andares todos os dias e dentro da cidade, entre os carros, com frio e chuva/vento.
5 - 125cc para autoestradas? Dos modelos que referes, não me parece ser seguro pela sua dimensão. Podem fazer AE mas... A proteção aerodinâmica de uma maxiscooter será a melhor opção.
6 - Experimentar, experimentar e experimentar. Testas a pcx e testa a nmax. Se calhar a que pensas ser a ideal não servirá.

Boas escolhas e coa sorte.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:48 por CarlaLopes »

NunoFRocha

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2018, 11:46 »
Eu comecei como tu a pensar na NMAX, mas se for para fazer auto-estrada realmente não é a moto mais indicada.

Apesar de muita gente o fazer, mas acho que a moto tem pouco peso e os camiões a passar ao lado ou ventos laterais fica sempre mais complicado de lidar

Já testaste alguma? é que muitas vezes o que se gosta pelo olhar, nem sempre é o mais indicado para nós.

Que tipo de viagem planeias fazer diariamente?

Eu acabei por esperar e comprar uma forza usada. Que tem mais porte e se adequa mais à minha altura.

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:47 por CarlaLopes »

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #7 em: 08 de Fevereiro de 2018, 12:28 »
Antes de mais obrigado pelas dicas :)

Acho que vou mesmo tirar a carta. Acham que para uma scooter faz sentido tirar? Eu estou a pensar q assim posso pelo menos guiar uma melhor q 125cc, que estão muito valorizadas pelo facto que qualquer um com carta B pode andar... Teoricamente poderia ter uma mota melhor, pelo mesmo preço.

Outra coisa que pretendo investir, mais do que na mota, é realmente no equipamento. Estou mais a querer gastar uma boa pipa de massa num bom capacete, casaco, luvas, botas e até calças (acho que as de ganga vão chegar, porque não queria ir para o trabalho ter de trocar de calças quando lá chegasse). Já estou a contar com isso no investimento :)
A NMAX é precisamente por ter ABS que me pareceu ser melhor. ABS e pneus largos. E ser poupadinha como a pcx também é uma grande vantagem.

A minha dúvida também é no que falaram, comprar uma scooter nova, ou comprar uma usada, que será melhor mas é mais barata? Não me ficará mais caro depois em manutenção?

Ainda não testei nenhuma, porque ainda estou um bocado longe do valor delas, quando estivesse mais perto é que ia testar :P Só sei do que li.

A minha ideia é trocar mesmo o carro pela mota. Esteja a chover ou não, sempre de mota. Não vai ser uma troca instantânea. de um para outro porque quero aprender a manobrar primeiro com calma, especialmente à chuva, mas é esse o plano, e por isso quero que a mota esteja pronta para a AE porque quero que dê para fazer tudo, como o carro. (menos TT, que tambem não faço com o meu :P). Será o meu único veiculo no futuro.

Depois a ideia de ser scooter porque é a mais pratica, bagagem com fartura, mudanças automáticas, e mais do que tudo isso...é cada vez que pegaria no veiculo para ir a qualquer lado, iria me divertir bastante ao contrario do carro que é só mais um sitio onde estamos.

O que procuro é mesmo uma mota fiável, que dure muitos anos, que seja económica e que seja confortável na AE, cidade e estradas nacionais... nisto quais serão as melhores opções?
Mas isto é porque eu gosto de pensar em tudo com antecedência, porque só vou puder comprar daqui a uns largos meses...

Muito obrigado :)

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:47 por CarlaLopes »

JViegas

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #8 em: 08 de Fevereiro de 2018, 13:26 »
Companheiro:

Se a ideia é o uso de uma scooter para o dia a dia e gradualmente deixar o carro em casa, deverás ter em conta ainda:

1 - O desgaste da viatura será mais rápido do que andando aos fins-de-semana ou férias. Logo as intervenções mecânicas serão menos espaçadas e em alguns modelos de scooters os intervalos poderão ser mais curtos do que aquilo que esperas. Quando procurares por um modelo informa-te sobre os seus planos de intervenção, comparativamente aos kms que prevês realizar.

Dou o meu exemplo: comprei uma 300 que faz manutenções espaçadas que me permitem "apenas" fazer manutenções (óleos e outros) anualmente. Exceção a pastilhas de travões: não me duram um ano e pneus que os que agora meti (ano passado) poderão fazer um ano. Os que tinha anteriormente não deram.

Um alerta: atenção que juntando despesas (compra, equipamento, seguro, combustíveis e manutenção e futuramente as inspeções) poderá a economia não ser significativa.
Para mim ganhei em tempo de deslocação e mobilidade dentro da cidade. Cheguei ao mesmo tempo mas demorei menos tempo a chegar, logo saio mais tarde de casa. De carro era diferente.

2 - O esperares para tirar a carta irá abrir-te a porta para outras cilindradas. Numa escola de condução vai aprender a fazer "oitos" e utilizar uma mota. Não conheço escolas de condução que tenham scooters ou maxiscooters. No entanto o principio é o mesmo: equilibro.

3 - As maxiscooters devido à sua construção permitem-te ter uma maior presença na estrada assim como proteção. Não te enganes: uma 125cc faz perfeitamente velocidades de autoestrada mas para tudo existe um limite. Viagens mais confortavelmente numa Forza (só porque aqui referiram este modelo, existem outros) do que numa PCX ou NMax, porquê? Pela proteção adicional e pela maior presença na estrada e proteção. Imagina-te a ires a conduzir a tua PCX ou NMAx a 80/90 numa autoestrada e teres uma camioneta a passar por ti ou um idiota qualquer que passe por ti na faixa do meio a 150 ou mais. Não é confortável.

4 - As scooters em cidade são imbatíveis. PCX, NMax e outras para circular numa via congestionada é uma maravilha. Uma maxiscooter, com mais espaço de arrumação, mais proteção, etc. poderá proteger-te melhor nas deslocações na periferia da cidade e também dentro da cidade.

5 - As 125cc estão sobrevalorizadas sim senhor. Tem atenção que o governo tem em estudo diversas alterações à regulamentação existente, pois existem propostas que poderão inviabilizar a condução destas cilindradas "apenas" com a carte de condução de enlatado. Não entendas isto como um contra. A formação é essencial, porque conduzir uma 125cc é diferente de um enlatado, mas a ser aprovadas alterações provavelmente poderás ter que realizar algum exame/formação. Ter em conta isso, ter atenção às noticias neste mundo.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:46 por CarlaLopes »

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #9 em: 08 de Fevereiro de 2018, 15:20 »
Então para o meu caso, aconselham uma forza, ou semelhante? (estou a ver a xmax também, mas não conheço outras.) 300cc já é suficiente para ser confortável em autoestrada? Eu procuro o mais simples mas o melhor para a situação, não preciso de grandes velocidades nem luxo :)

E nesse caso tirar a carta é imperativo. :)

Quanto à poupança eu sei que não vai ser significativa, especialmente inicialmente, mas primeiro eu adoro motas e a ideia de andar de mota a passear, e segundo é mais fácil ter uma mota em melhores condições e mais nova do que um carro, que é sempre caríssimo a não ser que seja velho, tipo o meu. :P

Não pretendo grandes velocidades, nem grandes luxos, mas sou muito esquisito com escolhas e quero mesmo fazer a melhor escolha na minha primeira motinha.
O facto de ter bastante mais arrumação também é muito interessante na forza!
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:45 por CarlaLopes »

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #10 em: 08 de Fevereiro de 2018, 15:31 »
O preço dela, e os consumos é que não me entusiasmam muito...e não vou utilizar muitas vezes a autoestrada.
Acho que para primeira mota a N-MAX ainda ganha no meu coração... _martelada_
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:44 por CarlaLopes »

NunoFRocha

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #11 em: 08 de Fevereiro de 2018, 18:43 »
Testa as motos, mesmo que não a compres já.
Assim ficas com ideia da moto que mais se adequa a ti e depois ajustas o tempo caso optes por uma mais cara.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:50 por CarlaLopes »

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #12 em: 08 de Fevereiro de 2018, 21:14 »
Realmente, bem pensado  _pensador_
Obrigado pelas dicas =)
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 21:50 por CarlaLopes »

JViegas

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #13 em: 09 de Fevereiro de 2018, 10:07 »
Ruben, desculpa a insistência.
(o largar o carro e passar para uma maxiscooter, foi também a minha opção)

Uma 300cc será igualmente uma boa opção, mais caro certamente, mas com maior poder de alcance e uma maior presença na estrada (leia-se autoestrada). Quem fala em 300cc fala igualmente nas 400cc.

Tudo depende do teu gosto, carteira e possibilidades em  manter a mesma.

A NMax é uma excelente opção, porque para mim o ABS é obrigatório. aliás será obrigatório em todos os veículos de duas rodas brevemente.

A PCX é um demónio e recordista de vendas em Portugal. Para mim não dá pois para viagens mais longas e porque sou alto, o banco não me é confortável.

Experimenta. Mesmo que não andes (conduzas), vê como te sentes em cima das máquinas. Não fiques pela PCX ou pela NMAx, senta-te nas outras que são igualmente boas: SYM, Kymko, Piaggio, etc. etc. (só para referir algumas marcas).

É importantíssimo ler os Diários de Bordos dos companheiros. Alguns estão atualizados (tenho que atualizar o meu  _Rolley_ ) e muitos de nós andam diariamente com as suas máquinas e assim poderás encontrar muitas semelhanças ao teu caso.

Outra questão que destaco é a tua presença em eventos que sejam marcados. Mesmo não tendo mota, um grupo CPM reunido de certeza absoluta que te receberá bem e te explicará a algumas perguntas. Vais ver que quanto mais te envolveres mais esclarecido estarás quando entrares no stand ou visitares alguém que esteja a vender em 2ª mão.

Felicidades.

NSilva

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro de 2018, 10:23 »
Olá Rúben,

Venho aqui criar mais dúvidas para tu esclareceres  _lol_
Por norma, quase toda a gente que começa nas 125cc dá o "salto" para as cilindradas maiores (leia-se tirar a carta).
Outra questão muito importante prende-se com o facto da 300cc ser uma mota com mais força e a probabilidade de seres ultrapassado por camiões diminui significativamente, tal como já foi dito.
Dependendo do percurso que irás realizar, das estradas que vais usar, rapidamente irás perceber se 80km/h / 90km/h são suficientes. No meio de Lisboa podem ser agora... No IC19, no Eixo Norte Sul, Ponte 25 de Abril entre outras estradas mais "rápidas" irás sentir mesmo aquela falta de aceleração da 125cc.

Os consumos variam ligeiramente. Eu com a minha 300cc já fiz 3.3lt/100 mas sempre em cidade, eixo norte sul etc, faço 3.80/100.
Atenção às revisões, faz bem as contas e pensa também no espaço que vais necessitar para transportar a tua bagagem de dia-a-dia.

Quanto a uma 400cc, já não iria aconselhar... Os consumos sobem para 4lt e pouco, a manutenção dispara (a diferença de um pneu para a minha mota (70€) para a do meu pai, que é uma 400cc (150€) já é grande.... E isto para não falar nas correias, etc.
Para cidade já se torna pesada.

Podes sempre aparecer num encontro para tirar as tuas dúvidas, ver alguns pormenores pessoalmente e ainda "angariar" opiniões dos donos das máquinas  _pol_
Antes de comprar, experimenta sempre  _pol_

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #15 em: 09 de Fevereiro de 2018, 12:22 »
Primeiro de tudo,: a comunidade do CPM é incrivel! Vocês não me conhecem de lado nenhum e estão a ajudar-me imenso! :D

Acho que também vou juntar umas infos para terem uma melhor perspectiva do tipo de condutor que sou :)
Claro que eu preferia uma 300cc, mas será que é o que preciso? Visto que tenho de comprar a mota e MANTER a mota :P

- dar mais 2500€ ainda é um grande puxão para mim, (o meu carrito custou-me 900€ :P, e acho que não sou pessoa de dar tanto por um veiculo (nunca digas nunca...))

- Eu não ando muito em auto-estradas, mas quando ando também não passo muito dos 90/100 (coninhas detected).
Ser ultrapassado por camiões pode ser chato mas acho que pelas outras vantagens parece-me uma pequena desvantagem :)

- o meu carro gasta uns 5l/100, e não me queria aproximar muito deste valor, por isso a honda pcx/piaggio medley e yamaha nmax pareceram-me as melhores :) (sou um gajo ecológico também, não é só pelo sentido do dinheiro).
Há outros modelos que inseriam aqui? Gostava de ter uma marca japonesa ou que já tenha dado muita confiança no mercado... a sym acho também é boa mas preferia uma marca mais conhecida, é só por isso nesse caso(carolices)


Claro que um dia quando for mais velho e tiver mais dinheiro se calhar vou achar que mereço mais luxo (nao muito na parte da velocidade, mas conforto, peso, bagagem que as 300cc conferem parece-me muito bem), mas para entrar no mundo das motas acho que uma destas é o mais "equilibrado" em termos de:

custos (manutenção, peças, pneus, gasolina, seguro etc),
qualidade (porque seria nova, e seria de uma boa marca),
e preço (as mais baratas do segmento).

Eu não quero parecer que já sei tudo e que estou decidido, estou a levantar estas questões para terem a minha perspectiva e ver se me conseguem sugerir outras motas ou confirmar se estou no caminho certo :)

Mas uma coisa é certa, tenho de experimentar  todas (pcx, honda forza, medley, nmax, xmax) para realmente notar as diferenças). Mas como algumas estão tão fora do orçamento...não sei :P

(Mais uma vez obrigado e desculpem o testamento, mas acho que estas conversas são super interessantes, e podem ajudar a outros na mesma situação que eu)<3

NSilva

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #16 em: 09 de Fevereiro de 2018, 13:54 »
Pelo que descreves uma 125cc será o suficiente para ti, no entanto, quando conduzires vais perceber o que queremos dizer com "ser ultrapassado por camiões"  _corado_
No âmbito das 125cc e se realmente queres poupar algum dinheiro, penso que a PCX ou a NMAX enchem as tuas medidas.
Caso necessites de mais espaço, deves considerar uma maxiscooter (pessoalmente, não considero a PCX ou a Nmax maxiscooters).

Quantos aos custos das revisões poderás consultar aqui:

 Tópico Revisões - Honda | Tópico Revisões - Honda PCX
Tópico Revisões - Yamaha

Compilação de Planos de Revisão

Nestes tópicos, existem algumas revisões publicadas para teres a noção dos custos que têm e na Compilação de Planos de Revisão tens a possibilidade de ver o que tem de trocar de x em x km's.
Nota:As motas necessitam mesmo de ir à oficina, nunca descures a parte das revisões  _pol_
Mais informo que a pior revisão em termos monetários, diz respeito à troca de correia.

Espero que tenha ajudado de alguma forma, qualquer questão força

Edit: Realmente não tinha percebido bem qual o valor que estavas disponível para dar... A PCX (modelo anterior) consegues, já uma nmax é difícil porque estão mais à volta dos 2500€

Pensa numa Sym GTS, Kymco Downtown, Honda CBF 125 (com mudanças manuais), entre outras que já tenham mais alguns anos.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2018, 15:28 por NSilva »

Opera_Phantom

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #17 em: 09 de Fevereiro de 2018, 14:56 »
Eu tenho uma Nmax desde abril do ano passado e só posso dizer bem dela, pelo que com toda a certeza ficarias bem servido.

tenho é sérias dúvidas que arranjes uma pelos valores que tens referido...

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #18 em: 09 de Fevereiro de 2018, 15:46 »
Então Opera Phatom? o custo dela não é 3000+300 e tal de taxas eco e não sei quê?

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #19 em: 09 de Fevereiro de 2018, 15:59 »
Obrigado pela ajuda pessoal :)  NSilva obrigado por teres ido buscar essa info. Só dou é trabalho :P
Eu acho que percebi, ser ultrapassado por um camião deve abanar-nos/ puxar-nos todos e deve ser bastante desconfortável maaas mesmo assim... é assim tão mau como dizem com a NMAX Opera_Phantom? :P E sim, realmente não considero o NMAX uma maxi também, tinha de ter mais cc para ser maxi não?

há uma coisa que acho que não apanharam bem, mas era isso que estava a dizer no inicio, a NMAX custa 3000 e tal euros nova (pelo que vi), o que por uma mota nova acho fixe, mas para usada (já que iria ser usada) não gostava de dar mais do que 1500€, deve ser esse o preço que o amigo Opera_Phantom está a pensar :\

Mas acho que é melhor comprar nova, acho que os 3000€ tá um bocado alto para mim mas chega-se lá, agora +5000 por uma 300cc já é complicado...
NMAX só encontrei a mais de 2500€ usada mas já com bastantes km em cima... e para isso poupa-se e compra-se nova, penso eu :) ao menos vem imaculada e sem surpresas, ou pelo menos em principio.

CarlaLopes

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #20 em: 09 de Fevereiro de 2018, 16:26 »
Encontrar uma Nmax por esse preço deve de ser difícil, mas já encontras algumas usadas em boas condições que te permitam não gastar tanto dinheiro, pois ainda tens de comprar o capacete e o casaco e pelo menos as luvas.

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #21 em: 09 de Fevereiro de 2018, 16:51 »
Obrigado pela ajuda pessoal :)  NSilva obrigado por teres ido buscar essa info. Só dou é trabalho :P
Eu acho que percebi, ser ultrapassado por um camião deve abanar-nos/ puxar-nos todos e deve ser bastante desconfortável maaas mesmo assim... é assim tão mau como dizem com a NMAX Opera_Phantom? :P E sim, realmente não considero o NMAX uma maxi também, tinha de ter mais cc para ser maxi não?

há uma coisa que acho que não apanharam bem, mas era isso que estava a dizer no inicio, a NMAX custa 3000 e tal euros nova (pelo que vi), o que por uma mota nova acho fixe, mas para usada (já que iria ser usada) não gostava de dar mais do que 1500€, deve ser esse o preço que o amigo Opera_Phantom está a pensar :\

Mas acho que é melhor comprar nova, acho que os 3000€ tá um bocado alto para mim mas chega-se lá, agora +5000 por uma 300cc já é complicado...
NMAX só encontrei a mais de 2500€ usada mas já com bastantes km em cima... e para isso poupa-se e compra-se nova, penso eu :) ao menos vem imaculada e sem surpresas, ou pelo menos em principio.

Companheiro,
já tens uma mão cheia de boas dicas:
- testar o máximo de modelos que conseguires para sentir em que modelo(s) encaixas melhor;
- assegurar o material de proteção do condutor;
- assegurar seguro da máquina e outros anti-roubo, como cadeado de disco ou corrente;
- no caso de usado levar alguém que perceba mais do assunto, analizar que extras instalados te interessem, que manutenção comprovada tenha feito, etc:
- no caso de novo estar atento a campanhas ou desconto a pronto pagamento, ou ofertas na aquisição;
- saber que agentes/oficinas da marca existem na zona pode ter facilidade na manutenção;
- ter a noção exata do programa que pretendemos para a escolha ser o mais adequada possível.

Raramente se acerta na primeira escolha de mota e, por vezes, nem na segunda ou terceira. Convêm é que fiques o mais próximo possível.
A questão da manutenção é pertinente e é uma parcela muito significativa dos custos de utilização.
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CB500s, a tímida

Ruben Dias

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #22 em: 09 de Fevereiro de 2018, 17:09 »
Sim, já fiquei com uma data de informações que não sabia, por exemplo a questão da manutenção ser bem maior nalgumas motas e noutras menor, etc. Acho que agora vou ler bastante sobre coisas como sistemas de segurança, equipamento, etc e ter a melhor noção da aventura que para aqui vai!

Obrigado a todos pelas dicas :)

Opera_Phantom

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Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #23 em: 09 de Fevereiro de 2018, 19:59 »
Então Opera Phatom? o custo dela não é 3000+300 e tal de taxas eco e não sei quê?


Sim, é, mas vi no primeiro post "1500€", por isso é que referi que isso era complicado para uma Nmax.

Podendo poupar, é uma excelente opção.


Obrigado pela ajuda pessoal :)  NSilva obrigado por teres ido buscar essa info. Só dou é trabalho :P
Eu acho que percebi, ser ultrapassado por um camião deve abanar-nos/ puxar-nos todos e deve ser bastante desconfortável maaas mesmo assim... é assim tão mau como dizem com a NMAX Opera_Phantom? :P E sim, realmente não considero o NMAX uma maxi também, tinha de ter mais cc para ser maxi não?

há uma coisa que acho que não apanharam bem, mas era isso que estava a dizer no inicio, a NMAX custa 3000 e tal euros nova (pelo que vi), o que por uma mota nova acho fixe, mas para usada (já que iria ser usada) não gostava de dar mais do que 1500€, deve ser esse o preço que o amigo Opera_Phantom está a pensar :\

Mas acho que é melhor comprar nova, acho que os 3000€ tá um bocado alto para mim mas chega-se lá, agora +5000 por uma 300cc já é complicado...
NMAX só encontrei a mais de 2500€ usada mas já com bastantes km em cima... e para isso poupa-se e compra-se nova, penso eu :) ao menos vem imaculada e sem surpresas, ou pelo menos em principio.


As maxi para mim são aquelas que rondam os 5000€, como a Xmax e a Forza. São mais largas, creio que os pneus também, se as vires notas logo a diferença. Para mim a grande vantagem dessas é também o espaço de arrumação. Na NMax deixas um capacete, um casaco amarrotado e pouco mais.

Em relação aos camiões, eu faço praticamente todos os dias a 2ª Circular e não noto nada de especial. Claro que notas o vento, mas mesmo eu que nunca tinha andado de mota sequer me habituei e perdi o medo rapidamente. Não sou de grandes velocidades, mas ando sempre tranquilo. A única coisa que gostaria era que a suspensão traseira não fosse tão "dura", mas presumo que numa mota destas isso não seja muito fácil. Ah, e que tivesse um vidro alto ajustável como tem a Forza por ex, isso era mesmo ouro sobre azul. De qualquer das formas, mandei ontem vir um vidro alto da net, +/- 100€, que vai melhorar certamente a quantidade de "porrada" que levo.

A NMax é um modelo relativamente recente, pelo que o mercado de usados não é grande, o que faz com que o preço não seja muito inferior ao de uma nova... Acho que no standvirtual só está mesmo uma e o preço é só ligeiramente inferior ao de uma 0kms. Tive a mesma duvida que tu e entre dar 2500/2750€ por uma usada, preferi comprar nova na cor que mais gosto.

Atenção a uma coisa: o preço anunciado dela acho que continua a ser 2995€, mas a isso acrescentas sensivelmente 300€ para documentação etc. Isso é importante, porque de 3000 já vais em 3300€. Mais capacete, casaco e luvas, facilmente vais para os 3500€. Mas isso são contas que tens de ser tu a fazer, quando eu as fiz, achei que não justificava ir a uma usada.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2018, 20:08 por Opera_Phantom »

Offline antoniopat

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  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #24 em: 09 de Fevereiro de 2018, 20:14 »
Na minha opinião nas 125 mais vale procurar uma maxiscooter usada não com muitos kilometros e barata para ver como corre a situação e para ganhar experiência, se já tens ideias de subir aí sim tiras a carta e compras uma decente.  _pol_
Penso que passar de uma 125 para uma 300 é, diga-mos, gastar dinheiro em vão mais vale ir logo para uma 400 ou 500 a capacidade de aceleração nessas cilindradas é boa, mas, não assusta e é um pouco melhor que uma 300 das boas pouco mais gasta e em principio irás mante-la durante mais tempo.

Cuidado acima de tudo.  _mau_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/