Eu evito conduzir à direita em cidade, devido a todos os imprevistos que podem aparecer: Carros, pessoas, portas a abrir, bolas, cães, etc.Conduzo no meio da faixa com bom tempo, e condições normais de trânsito. Evito em curvas (óleos, etc).Conduzo na "zona do pneu esquerdo do carro" com mau tempo, chuva, trânsito mais denso, etc.Nem mais, totalemente de acordo, além que já fui obrigado a ir parar a berma, por conduzir a direita. Sim existem condutores de enlatados que fazem da nossa faixa a faixa deles e empurram-nos para a berma!Nunca vos aconteceu?É arrepiante, acreditem!Apesar do no meio poder estar a virtude, também é onde está mais lixo e óleos, pelo que deve ser um lugar onde se circula com muita atenção e cuidado.No entanto, convém referir que algumas das zonas dos rodados dos carros poderem estar mais desgastadas ou vidradas, tendo uma aderência inferior.A regra, afinal é... que não há regra. Devemos circular onde, dadas as várias condições, se apresente o resultado de variáveis mais favorável.
Circular no meio da faixa, podemos em muitas situações apanhar zonas sujas ( Zona de pingo de fluidos dos carros ). Eu prefiro andar pelas zonas dos rodados dos carros pois estão mais limpas pela utilização constante. Para além disso numa travagem de emergência tenho mais facilidade de dar o pequeno desvio final. Se estiver a meio do carro, é mais difícil sair para o lado. De qualquer maneira, fica sempre dependente de uma análise constante ao estado da via e ao tráfego existente.
Sempre que possível, conduzo na faixa da direita e dentro da faixa,ligeiramente à esquerda, para evitar os abusos dos enlatados. Tenho um veiculo com permissão de circular e devo ocupar o meu espaço, por isso,ultrapassagem só na faixa da esquerda. Mais ou menos ASSIM
[quote author=JAndar na berma não o faço, prefiro ir filtrando pelas filas de trânsito. Se não poder continuar, espero... para mim é um risco circular por aí, atendendo à sujidade das mesmas ou o risco de algum enlatado se encostar numa emergência. mas quando o trânsito está todo parado torna-se mais seguro circular pela berma do que entre os carros