Autor Tópico: Mortos na estrada  (Lida 21210 vezes)

NunoMiguel

  • Visitante
Mortos na estrada
« em: 26 de Outubro de 2017, 07:39 »
https://www.jn.pt/nacional/interior/duplicam-as-mortes-em-acidentes-de-mota-8872947.html


Impressionante. Mais tarde já deve haver acesso a notícia completa...

Offline fapoc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 68
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: NMAX 125
Re: Mortos na estrada
« Responder #1 em: 26 de Outubro de 2017, 08:43 »
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?
Yamaha NMAX 125 2017 - 06/2017 a ??/???? - 0 a ??? kms

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Mortos na estrada
« Responder #2 em: 26 de Outubro de 2017, 08:47 »
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?


Acho que disseste tudo....
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Mortos na estrada
« Responder #3 em: 26 de Outubro de 2017, 09:46 »
Infelizmente quase todos os dias vejo uma moto no chão  _thumbdown_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Resmungão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 363
  • Localidade: Aroeira
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: FZ8 S
Re: Mortos na estrada
« Responder #4 em: 26 de Outubro de 2017, 09:53 »
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?

E outros que tiram a carta, mudam de cilindrada e já são heróis.

Infelizmente aqui ao pé de minha casa, na mesma avenida no espaço de cinco meses dois jovens de vinte e poucos anos perderam a vida, mas estes infelizmente pele irresponsabilidade de condutores de automóveis que teimam em não parar aos STOP...
A pressa é inimiga da perfeição, não tenhas pressa..!!

JViegas

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #5 em: 26 de Outubro de 2017, 10:09 »
Até 2020 incentivos à compra de motas seguras?
O que é isso?
Vão impedir a venda de motas de qualidade duvidosa?

Ou estamos a falar em inspeções? Será?

Obrigatoriedade do uso de mais equipamento de proteção. Em França por exemplo, parece-me que o uso de luvas já é obrigatório. Ainda ontem vi dois motociclistas sem luvas (e não conduziam 125).

Quem sou eu para criticar mas numa "pequena" queda a raspar pelo alcatrão com as mãos a evitar que a cara se cole ao chão... arrepia-me.

Mais formação? Sim concordo. De todos. Enlatados também.

Vias com melhores condições.
Sinalização em condições e já agora fiscalização a sério e não caça às multas. (estado dos veículos, habilitação dos condutores e seguros).

Não é preciso estar a inventar a roda.

Por cada pessoa que se retire das estradas seja a conduzir em 4 ou 2 rodas e que não possua a habilitação, não esteja em condições físicas ou mentais e que a sua viatura constitua perigo por não estar inspecionada (vale o que vale), é provavelmente uma vida que é salva seja por atropelamento ou abalroamento em duas rodas.

Isto é uma selva, seja de carro ou de mota. Princípios básicos de convivência estão degradados, frustrações ou inexperiência, colocadas em cima de uma mota ou carro potenciam os acidentes e mortes dos próprios ou de terceiros.

Nota: não sou nenhum santinho. Também faço porcaria, também me irrito, mas também já tenho tido muita sorte, por situações em que me coloquei ou devido a ações de outros.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #6 em: 26 de Outubro de 2017, 10:18 »
Parei numa bomba de gasolina e dei uma vista de olhos à notícia... Muito a correr. Parece que ninguém sabe bem o porquê desta situação... O número de acidentes mantém-se relativamente inalterado, mas as mortes duplicam...

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Mortos na estrada
« Responder #7 em: 26 de Outubro de 2017, 10:21 »
Em sete meses 76 mortos de acidentes de mota...... :'(
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Mortos na estrada
« Responder #8 em: 26 de Outubro de 2017, 10:24 »
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai  _lol_ _lol_

Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.

Mas isto é o que penso  _pol_

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Mortos na estrada
« Responder #9 em: 26 de Outubro de 2017, 10:24 »
E outros que tiram a carta, mudam de cilindrada e já são heróis.

Infelizmente aqui ao pé de minha casa, na mesma avenida no espaço de cinco meses dois jovens de vinte e poucos anos perderam a vida, mas estes infelizmente pele irresponsabilidade de condutores de automóveis que teimam em não parar aos STOP...

Se calhar os motociclistas tambem nao iam a 50 km/h, pelo menos o do ultimo acidente, tinha a mota ha meia duzia de dias.... nao estou a desculpar o carro, ate acho que nenhum dos 2 acidentes foi por ter parado em stops ou nao, mas sim toque por tras e noutro caso lei da prioridade .

Eu vou maioritariamente de carro para Lisboa, e ha motociclistas que devem estar fartos de andar por cá.
Ainda hoje na fila do IC20, carros na fila da direita a andar, as outras quase paradas e 2 motas a ultrapassarem pela berma pelo lado direito, um deles até deste forum... e ainda apitaram para o carro se desviar para o lado esquerdo.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2017, 10:27 por jcsc »
SYM GTS 125i

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Mortos na estrada
« Responder #10 em: 26 de Outubro de 2017, 10:30 »
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai  _lol_ _lol_

Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.

Mas isto é o que penso  _pol_


 _pol_ _pol_ _pol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline Resmungão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 363
  • Localidade: Aroeira
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: FZ8 S
Re: Mortos na estrada
« Responder #11 em: 26 de Outubro de 2017, 10:34 »
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai  _lol_ _lol_

Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.

Mas isto é o que penso  _pol_

Se calhar os motociclistas tambem nao iam a 50 km/h, pelo menos o do ultimo acidente, tinha a mota ha meia duzia de dias.... nao estou a desculpar o carro, ate acho que nenhum dos 2 acidentes foi por ter parado em stops ou nao, mas sim toque por tras e noutro caso lei da prioridade .

Eu vou maioritariamente de carro para Lisboa, e ha motociclistas que devem estar fartos de andar por cá.
Ainda hoje na fila do IC20, carros na fila da direita a andar, as outras quase paradas e 2 motas a ultrapassarem pela berma pelo lado direito, um deles até deste forum... e ainda apitaram para o carro se desviar para o lado esquerdo.

Completamente de acordo... _pol_ _pol_ _pol_
A pressa é inimiga da perfeição, não tenhas pressa..!!

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Mortos na estrada
« Responder #12 em: 26 de Outubro de 2017, 10:46 »
É realmente preocupante mas tenho de admitir que anda por aí gente que por ter comprado uma mota, acha que pode (e deve) transgredir a seu belo prazer.
Ainda hoje, na marginal de Cascais, cerca das 07:45, já se andava lentinho em direcção a Lisboa e assisto a alguém de moto a tentar passar entre filas a baixa velocidade. A determinada altura o enlatado que ía mais perto do centro da via apercebeu-se da situação e abriu passagem, o amigo "motard" que já demonstrava alguma impaciência, ameaça uma biqueirada na chapa. Perante isto, apetece-me perguntar quem iria em transgressão? terá sido esta a atitude correcta para melhorar o entendimento (coexistência) entre ambos? estaremos realmente a pensar evitar as tragédias ou a ser espertalhaços?
« Última modificação: 26 de Outubro de 2017, 10:51 por Rufido »
Rui

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mortos na estrada
« Responder #13 em: 26 de Outubro de 2017, 12:11 »
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?

Julgo que não seja tanto por ai, mas sim mais pela idade dos jovens adulcentes que tiram a carta e aqui alguns se julgam uns Rossi

Resta saber se é mencionado no aumento de acidentes se aparece as idades e as cilindradas, ai podiam-se saber se tem alguma coisa haver com a situação de podrem conduzir as 125cc
« Última modificação: 26 de Outubro de 2017, 12:16 por PSH72 »

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Mortos na estrada
« Responder #14 em: 26 de Outubro de 2017, 12:20 »
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai  _lol_ _lol_

Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.

Mas isto é o que penso  _pol_

 _pol_ totalmente de acordo
Rui

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Mortos na estrada
« Responder #15 em: 26 de Outubro de 2017, 12:21 »
Julgo que não seja tanto por ai, mas sim mais pela idade dos jovens adulcentes que tiram a carta e aqui alguns se julgam uns Rossi

Resta saber se é mencionado no aumento de acidentes se aparece as idades e as cilindradas, ai podiam-se saber se tem alguma coisa haver com a situação de podrem conduzir as 125cc

É de tudo um pouco, e tudo junto é no que dá  _pol_

Offline ÁRF

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2017
  • Mensagens: 83
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza
Re: Mortos na estrada
« Responder #16 em: 26 de Outubro de 2017, 12:35 »

Por acaso discordo que exista uma relação directa entre a falta de experiência dos encartados de classe B com idade superior a 25 anos (não basta ter carta  ;) ) estarem habilitados a conduzir motociclos até 125 cm3 com potência <= a 15 cv e o aumento de mortos em acidentes de moto, se não vejamos:

Quem não tem experiência não arrisca e mesmo que tenha acidentes devido à falta de experiência não serão mortais logo não contribui para esta estatística;

Sabemos que existe uma razão directa entre a velocidade e os acidentes mortais e as 125 têm uma velocidade máxima limitada;

Uma boa percentagem dos encartados que compraram moto por as poderem conduzir com carta de carro usam-as em lazer.

É um facto que alguns ex-enlatados se deixaram enfeitiçar pelo mundo das 2 rodas e que num curto espaço de tempo passaram a ser "motards" mas aqui creio que a inexperiência é quase irrelevante até porque muitos tiram carta classe A...

É importante entender e interiorizar a razão pela qual o número de mortos aumentou e diminuir os riscos sabendo nós que a principal razão está em todos nós.

PS: Sem poder conduzir uma 125 com carta de carro acredito que 1/2 de nós não frequentava este nosso maravilhoso fórum  _pol_

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Mortos na estrada
« Responder #17 em: 26 de Outubro de 2017, 13:24 »
Sobre este assunto já me expressei noutro tópico, mas continuo a dizer que nenhum portador de carta de automóvel deve de estar de imediato agilizado a conduzir 125cc.
Tem de ter obrigatoriamente formação prática e teórica sobre condução de motos.
Todos os dias encontramos nos mais diversos forum perguntas inocentes de como circular. Isto significa que precisam de aprender, querem aprender.
Se por cada mota a menos que se venda, conseguirmos manter uma família completa, que se venda menos uma.
Formação inicial prática e teórica sobre motos para já!
Inspeçao técnica as motas para já!
E para os carros? Formação especializada aos condutores !
Esta é a minha posição
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mortos na estrada
« Responder #18 em: 26 de Outubro de 2017, 13:52 »
Sobre este assunto já me expressei noutro tópico, mas continuo a dizer que nenhum portador de carta de automóvel deve de estar de imediato agilizado a conduzir 125cc.
Tem de ter obrigatoriamente formação prática e teórica sobre condução de motos.
Todos os dias encontramos nos mais diversos forum perguntas inocentes de como circular. Isto significa que precisam de aprender, querem aprender.
Se por cada mota a menos que se venda, conseguirmos manter uma família completa, que se venda menos uma.
Formação inicial prática e teórica sobre motos para já!
Inspeçao técnica as motas para já!
E para os carros? Formação especializada aos condutores !
Esta é a minha posição

Antonio estou de acordo em muitos pontos, mas apenas num acho que não é correcto, é que a maiorio dos acidentes de motops que vimos é de alta cilindrada e não de baixa cilindrada.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Mortos na estrada
« Responder #19 em: 26 de Outubro de 2017, 14:15 »
É um facto triste haver tantos mortos este ano, mas é igualmente uma realidade a quantidade de gente que se apoia nas 2 rodas como meio de transporte principal, sobretudo nas grandes cidades cujo o tráfico é sempre complicado.

Acho que hoje nada se compara ao antes de Agosto de 2009 antes da lei das 125cc, em que o sector das motos penava por falta de clientela...

Tudo nesta vida tem uma consequência e é óbvio de que o maior número de motos a circular potenciam um maior nº de acidentes, mas será que os condutores de 2 rodas são sempre os culpado? Não me parece...

Os carta B não deveriam circular numa 125cc sem terem aulas práticas e uma revisão formal ao código, deveria haver uma reformulação neste campo.

O facto de ter tirado a carta de moto, fez  de mim um melhor condutor de automóvel, pelo menos tenho a noção do quanto vulneráveis somos todos nós em 2 rodas.

Não se conclui que as 125cc engrossam os números, nem as de alta cilindrada, mas acreditem que os "enlatados" são muito responsáveis por certas manobras e comportamentos perigosos e desrespeitam quase  sempre que está numa moto, cujas consequências em caso de acidente podem ser fatais....

Por isso recomendo sempre uma condução o mais defensiva possível... e se possível  tirar a carta o quanto antes.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Mortos na estrada
« Responder #20 em: 26 de Outubro de 2017, 14:49 »
Se calhar eu tambem não devia de mencionar isto porque vou levar na cabeça....ou não...logo se ve.

Ao longo do tempo tenho estado a apreciar algumas pessoas que entram no mundo de duas rodas
e em pouco tempo já são "experts" em quase tudo que tem a ver com motas, especificamente saber tudo
sobre o código e o que é legal e o que não é. O companheiro omcj disse basicamente a verdade que
as pessoas que teem carta de carro não deviam conduzir motas até 125. Já basta o que acontece com
as de 50 cc. Tudo isto para dizer que ao não ter experiencia ou ter a mania que sou campeão dá nisto,
mortes.......é triste. Os enlatados não estão fora das culpas mas......

Peço desculpa pelo desabafo.  _corado_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mortos na estrada
« Responder #21 em: 26 de Outubro de 2017, 14:58 »
Isto é como tudo, tanto se aplica nas motos como nos carros se não houver civismo só dá *****

Já em 2010 mencionavam, a maioria dos acidentes é numa faixa etaria de jovens que julgam que já sabem tudo e aplica-se tanto nos carros como nas motas.

http://www.lux.iol.pt/sociedade/tvi24/acidentes-mortais-nos-jovens-motards-crescem-75-por-cento

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Mortos na estrada
« Responder #22 em: 26 de Outubro de 2017, 15:03 »
Isto é como tudo, tanto se aplica nas motos como nos carros se não houver civismo só dá *****

Já em 2010 mencionavam, a maioria dos acidentes é numa faixa etaria de jovens que julgam que já sabem tudo e aplica-se tanto nos carros como nas motas.

http://www.lux.iol.pt/sociedade/tvi24/acidentes-mortais-nos-jovens-motards-crescem-75-por-cento

Mas isso é como na sociedade em geral, tem de haver civismo, não é só nas motas e automoveis

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #23 em: 26 de Outubro de 2017, 15:07 »
Na verdade há pessoas que têm carta de carro e não deveriam conduzir carros, quanto mais motas. No entanto não me parece que o problema resida no número de motas a circular visto que a quantidade de acidentes parece mais ou menos inalterado desde 2009 só que com mais mortes. Tem que haver uma explicação para isso e parece que ninguém encontra...

Offline Resmungão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 363
  • Localidade: Aroeira
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: FZ8 S
Re: Mortos na estrada
« Responder #24 em: 26 de Outubro de 2017, 15:25 »
Na verdade há pessoas que têm carta de carro e não deveriam conduzir carros, quanto mais motas.

Esta é uma grande realidade.. _pol_ _pol_

Ainda a bem pouco tempo fui vitima por duas vezes, com uma das piores coisas que um estupido de um condutor de carro pode fazer, mandar beatas de cigarros pela janela. _mau_ _mau_ _mau_ _mau_
A minha sorte foi ter o casaco totalmente fechado, caso contrario muita coisa poderia acontecer... e essas pessoas ainda reagem de forma ordinária se o chamarmos a atenção...
A pressa é inimiga da perfeição, não tenhas pressa..!!