Eu até acredito que ao fim de uns anos compense, mas e até lá? Ainda por cima agora as cargas em postos públicos vão deixar de ser gratuitas...
Já fiz as contas aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27414.msg90152252.html#msg90152252 740 dias30.000 km percorridos 2.558 kWh consumidos para andar 311 kWh regenerados nas travagens 4.019 km realizados com a energia regenerada27.803 minutos a andar 463 horas a andar 92% de estado da bateria (SOH)Gastei...232€ num conjunto de pneus 72€ em 3 revisões anuaisPoupei...1.500 litros de gasolina (mota equivalente)2.100 € em combustível4.020 kg de CO²1.080 € em revisões (mota equivalente)
+ 2.600€... e também muito mas muito mais prazer a conduzir!http://www.andardemoto.pt/motos-novas/p-126/bmw-c-650-sport/http://www.andardemoto.pt/motos-novas/p-877/bmw-c-evolution/
Esse é um dos mitos que ainda se tem.Em 9 anos de mota elétrica nunca precisei de me fazer ouvir para sobreviver no transito da cidade, e passo pelos piores locais (IC19, A5, 2ª circular).Se fizeres um test-drive, percebes o que estou a dizer. Quem vem da combustão, acha que não, mas o barulho (que ainda têm) e presença é suficiente.https://www.youtube.com/watch?v=ud-dJyRzlAM
Retomando este tópico...Alguém já viu alguma perspetiva de quando a PCX Elétrica poderá chegar à Europa?Tenho andado a varrer a net e... n-a-d-a. O que se percebe, mal eles digam uma data as vendas da atual mergulham.
Isto de viaturas electricas é, também, mais que matemática.Desde Maio que sou um (muito) feliz proprietário de um Modelo 3 e a experiência tem sido simplesmente única.Sei que fiz mau negócio. Além da espera de um ano, com o mesmo orçamento teria comprado um BMW ou semelhante.No entanto há algo difícil de verbalizar no uso de uma viatura eléctrica. Não tem rodagem, não é necessário aquecer o motor, não há questões de que lubrificante usar ou 95 ou 98 octanas.É só chegar ao carro e... andar. Confesso que ao princípio sofria de "range anxiety" , sempre atento ao alcance, sempre a conduzir com pé leve.Depois de me habilitar, já desenvolvi uma relação muito mais saudável com o carro.Já fiz Lisboa-Faro a conduzir normalmente a sobrar muita carga.A condução é realmente única. Diferente de tudo. Sei que o Akrapovic soa bem mas, sem dúvida, o silêncio é de ouro.Fazer a estrada Sintra-Colares com os vidros abertos e em silêncio absoluto é, desculpem, melhor que qualquer som de V12. Não vou voltar atrás...Assim que houver uma opção viável nas duas rodas, com um preço realista, como esta nova PCX, não vou hesitar.Um alcance de 120/150km, para o meu uso, chega.Aqui entre nós, apenas peca por tardia.
Como já reportei aqui, a cbf125 com a qual fiz 40K teve um consumo médio de 1,7lts/100kms, permitiu uma poupança de 150€/ano.