Autor Tópico: Triciclos em Autoestradas  (Lida 22664 vezes)

Offline cnb

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Almada
  • Marca: Quadro
  • Modelo: 4
Triciclos em Autoestradas
« em: 16 de Outubro de 2017, 20:46 »
A semana passada foi multado no IC20 (via rápida da Costa da Caparica) no acesso para a Ponte 25 de Abril.

O motivo na multa:
"O veiculo classificado como triciclo circulava em via devidamente sinalizada com o sinal de proibição C4e (veiculo não automóvel)"

Atenção que este sinal está à entrada de todos os Auto-estradas.

A mota que conduzia era uma Quadro 4, 350 classificada pelo IMT como triciclo.


Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #1 em: 17 de Outubro de 2017, 00:24 »
Viva,
O autoante neste caso também ali não deveria de estar pois o sinal é bem explícito:
"Trânsito Proibido A Peões, Animais E A Veículos Que Não Sejam Automóveis Ou Motociclos"
Grande besta. Só falta ficar-se dependente da boa vontade de cada um.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Online davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #2 em: 17 de Outubro de 2017, 01:39 »
Isso não pode ser contestado? Se for assim esse tipo de moota está bastante limitado...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #3 em: 17 de Outubro de 2017, 07:28 »
Na minha modesta opinião, a multa não tem razão de acontecer.

Leva isso até às últimas consequências, sem pagar essa multa.

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #4 em: 17 de Outubro de 2017, 09:25 »
Livra...assim de repente quer dizer que também não podes estacionar nos estacionamentos de motociclos que existem espalhados pelas cidades?


Outra curiosidade, ainda que não ajude na multa, mas a tua mota não devia estar classificada como quadriciclo? (artº 107 (4) do código da estrada)



« Última modificação: 17 de Outubro de 2017, 09:30 por RRufino »

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #5 em: 17 de Outubro de 2017, 09:31 »
Um triciclo com quatro rodas....
Muito bom! _martelada_
Rui Armelão

Offline cnb

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Almada
  • Marca: Quadro
  • Modelo: 4
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #6 em: 17 de Outubro de 2017, 09:36 »
Apenas coloquei o post para avisar quem anda de triciclo.

Estão incluídas pelo menos as Piaggio MP3, Peugeot Metropolis e as Quadro.

Se não pagasse ficavam-me com a carta, que ia para Setúbal ou para Lisboa, a multa ficou mais barata.

O reclamar tem de ser para ANSR, e se não tiver razão são +-52€.

À minha frente estava um Tuck Tuck que também levou pela mesma medida.

Passei 8 anos com MP3's quase diariamente no mesmo sitio., naquele dia tinham de cumprir objectivos.


Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #7 em: 17 de Outubro de 2017, 09:37 »
Ainda outra curiosidade na homologação pelo IMT:

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/HomologacoesVeiculos/Quadriciclos/Paginas/HomologacaoQuadriciclos.aspx

Ou seja terias um quadriciclo motociclo, não?

Offline cnb

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Almada
  • Marca: Quadro
  • Modelo: 4
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #8 em: 17 de Outubro de 2017, 09:48 »
Ainda outra curiosidade na homologação pelo IMT:

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/HomologacoesVeiculos/Quadriciclos/Paginas/HomologacaoQuadriciclos.aspx

Ou seja terias um quadriciclo motociclo, não?

Por muito estranho que parece esta homologado no IMT como triciclo

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #9 em: 17 de Outubro de 2017, 09:53 »
Confesso que esse é um caso bem estranho.
A Quadro4 não terá equivalência a veiculo automóvel?  _pensador_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #10 em: 17 de Outubro de 2017, 09:55 »
Fizeram a lei para os papa-reformas e afins e esqueceram-se da evolucao dos veiculos. Deve haver uma alteracao urgente na lei.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2017, 14:14 por jcsc »
SYM GTS 125i

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #11 em: 17 de Outubro de 2017, 09:57 »
Tanto quanto me recordo do Código da Estrada o pressuposto da utilização da AE não era o numero de rodas, mas sim a não circulação de veiculos lentos, tendo por base a cilindrada: só podem circular veiculos motorizados com cilindrada superior a 50 cm3 - mas como já foi há muito tempo e há por aí umas modernices ... já não digo nada.
Por mim era contextação pura e simples: o veiculo cumpre os requisitos para circular em AE, isto apesar da homologação no IMT não estar correcta (será que o distribuidor apresentou para homologação somente o Quadro 3, esse sim um triciclo (tem 3 rodas), mas mesmo assim, com um motor de 350cc a circulação é permitida.
É a primeira vez que vejo uma aberração destas. Será que com 2 rodas e somente 124cc posso circular na AE? Há pelo menos 5 anos que o faço diáriamente, já passei por multiplas brigadas e nunca tive esse problema. Apanhas-te um policia ....... com uma visão limitada e muito ortodoxa sobre o códico da estrada.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #12 em: 17 de Outubro de 2017, 10:28 »
Só uma curiosidade essas motas de 3 rodas estão homolgadas como então?

O que consideram eles triciclos?

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #13 em: 17 de Outubro de 2017, 10:44 »
Só uma curiosidade essas motas de 3 rodas estão homolgadas como então?

O que consideram eles triciclos?

Artigo 107.º — Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

1 - Motociclo é o veículo dotado de duas rodas, com ou sem carro lateral, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.

2 - Ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, e cujo motor:

    a) No caso de ciclomotores de duas rodas, tenha cilindrada não superior a 50 cm3, tratando-se de motor de combustão interna ou cuja potência máxima não exceda 4 kW, tratando-se de motor elétrico;
    b) No caso de ciclomotores de três rodas, tenha cilindrada não superior a 50 cm3, tratando-se de motor de ignição comandada ou cuja potência máxima não exceda 4 kW, no caso de outros motores de combustão interna ou de motores elétricos.

3 - Triciclo é o veículo dotado de três rodas dispostas simetricamente, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.

4 - Quadriciclo é o veículo dotado de quatro rodas, classificando-se em:

    a) Ligeiro - veículo com velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, cuja massa sem carga não exceda 350 kg, excluída a massa das baterias no veículo elétrico, e com motor de cilindrada não superior a 50 cm3, no caso de motor de ignição comandada, ou cuja potência máxima não seja superior a 4 kW, no caso de outros motores de combustão interna ou de motor elétrico;
    b) Pesado - veículo com motor de potência não superior a 15 kW e cuja massa sem carga, excluída a massa das baterias no caso de veículos elétricos, não exceda 400 kg ou 550 kg, consoante se destine, respetivamente, ao transporte de passageiros ou de mercadorias.

SYM GTS 125i

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #14 em: 17 de Outubro de 2017, 21:57 »
Tudo depende da homologação do veículo, por vezes por incumprimento de algum requisito obrigatório os fabricantes "inventam" na classe de homologação.
O que consta do documento único?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #15 em: 18 de Outubro de 2017, 07:42 »
A questão parece-me estar de facto TODA na homologação do veículo em questão.

Se se encontra homologado como triciclo e autorizado a circular enquanto tal, a reclamação tem todo o fundamento para existir.

EDIT:  A própria marca refere no seu site em Portugal a possibilidade de circulação em qualquer país da UE. Não tem indicação de restrições, podendo conduzir-se com carta de carro.

http://www.quadrovehicles.pt/vehicles/quadro-4/

Gostava de saber o desfecho disto, pois poderá haver aqui uma falta de "adaptação" da lei.  _pensador_
« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, 08:07 por Sapiens21 »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #16 em: 18 de Outubro de 2017, 10:18 »
Eu por acaso tenho uma moto 4 homolgada e inclusive com homolgação no livrete de 2 passageiros.

Offline cnb

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Almada
  • Marca: Quadro
  • Modelo: 4
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #17 em: 18 de Outubro de 2017, 13:32 »
O que está em causa, não é a classificação da Quadro mas sim que existem vias reservadas a motociclos e veículos automóveis, e  nessas vias não é possível circularem triciclos.

Tive duas MP3, ambas classificadas como triciclos e de acordo com o sinal C4e, que não destinge o tipo de triciclos, não podiam circular em determinadas estradas.



Este sinal não está só à entrada dos autoestradas, encontrei este sinal no IP8 sentido Beja A2 (possivelmente haverá outros).



Neste caso, e como ja alguém aqui frisou a lei aplica-se porque a passagem é estreita e foi prevista uma passagem lateral para pessoas, animais e triciclos com velocidade inferior a 45 km/h,
etc....

Não quero alimentar discussões, certamente passei no dia errado, no local errado e o dia não estava favorável, apenas deixo o alerta para não serem surpreendidos.

scarreira

  • Visitante
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #18 em: 18 de Outubro de 2017, 15:37 »
Tanto quanto me recordo do Código da Estrada o pressuposto da utilização da AE não era o numero de rodas, mas sim a não circulação de veiculos lentos, tendo por base a cilindrada: só podem circular veiculos motorizados com cilindrada superior a 50 cm3 - mas como já foi há muito tempo e há por aí umas modernices ... já não digo nada.
Por mim era contextação pura e simples: o veiculo cumpre os requisitos para circular em AE, isto apesar da homologação no IMT não estar correcta (será que o distribuidor apresentou para homologação somente o Quadro 3, esse sim um triciclo (tem 3 rodas), mas mesmo assim, com um motor de 350cc a circulação é permitida.
É a primeira vez que vejo uma aberração destas. Será que com 2 rodas e somente 124cc posso circular na AE? Há pelo menos 5 anos que o faço diáriamente, já passei por multiplas brigadas e nunca tive esse problema. Apanhas-te um policia ....... com uma visão limitada e muito ortodoxa sobre o códico da estrada.

camarada cnb
por esta situção (pelo esclarecimento que obtive) sim podias contestar seria o artigo 72º das regras da estrada, mas o que a gnr te fez não foi por esse senão pagavas 120€
pelo que expões ele foi pelo sinal e infelizmente está correcto pk o sinal só permite o transito de veiculos automovei e motociclos e o teu é um triciclo...
por mim podes contestar alegando o artigo 72, mas corres o risco de levar um não com 52€ de despesas em analise do processo caso não tenhas razão...

não quero alimentar guerras mas foi a resposta que obtive... infelizmente _Zang_
« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, 16:29 por scarreira »

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #19 em: 18 de Outubro de 2017, 17:07 »
Artigo 72.º — Autoestradas

1 - Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.

O que o sinal me indica é que vou entrar numa via com estas caracteristicas.
Não há nenhum simbolo que identifique especificamente triciclos (pelo menos que eu saiba).
Na imagem, o simbolo utilizado é o do ciclomotor, isto porque, a meu ver o que está em causa é a velocidade minima e por analogia a cilindrada de 50cc.
O sinal não indica uma via reservada a determinados veiculos, mas sim a proibição de circulação de determinados veiculos. Pelo menos foi assim que aprendi quando fiz o código da estrada há uns anitos atrás, mas com tanta modernice ........ (ou espremer da teta da vaca)

scarreira

  • Visitante
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #20 em: 18 de Outubro de 2017, 17:34 »
Artigo 24º -sinais de proibição - d. reg. n.22A/98 (conhecido por regulamento de sinalização de transito)

C4e - Trânsito proibido a peões, a animais e a veículos que não sejam automóveis ou motociclos

 _reg_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #21 em: 18 de Outubro de 2017, 17:41 »
Se me permitem a opinião, e remeto novamente para a homologação, o problema não estará na qualificação eventual de triciclo ( é essa a homologação?!?) Mas que se trata na realidade de um quadriciclo pelo que vi no site do fabricante.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #22 em: 18 de Outubro de 2017, 21:12 »
O problema é que há largas de dezenas de utilizadores destes veiculos, que circulam em transgressão diáriamente.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #23 em: 18 de Outubro de 2017, 22:02 »
A Quadro4 350 está homolgada como triciclo e por isso poderás conduzir com carta B desde que tenhas 25 ou mais de idade e o sinal que falam, basta uma pequena pesquisa online, não quer dizer que não podes andar na AE, antes pelo contrário! Eu apresentava uma reclamação!

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #24 em: 19 de Outubro de 2017, 00:05 »
O sinal C4e não tem o mesmo significado do H25 (via reservada a automoveis e motociclos). O grafismo explicita o sentido da proibição.

Enviado do meu GT-N5110 através de Tapatalk