Companheiro Denis Santos:
Conforme foi sugerido atrás por outro companheiro, essa conversa de K7, K8, K9 queer dizer 2007, 2008 e 2009. Já agora fica sabendo que foi a partir de 2007 (k7) que a Suzuki introduziu os motores de injecção nas Burgman 400 (até aí eram de carburador).
Sendo que a tua scooter é na prática igual à minha, há algo que devemos tomar a atenção: quando desligamos a mota há uma posição da chave (de memória, a posição final - a tal que deixa a luz de presença ligada e permite manter os 4 piscas ligados com o motor desligado).
É algo interessante, mas um mais distraído pode deixar a mota com as luzes (mínimos) ligados. À noite dar-se-á pela coisa, mas num dia com sol pode bem deixar-se a mota com as luzes ligadas e a bateria a gastar. Depois, poder-se-á ter-se problemas em fazer a mota arrancar (a bateria não terá a tensão necessária para "assegurar" a corrente necessária para a descarga da ignição). No limite, a bateria ficará descarregada e nem sequer dará sinal a não ser a luz ténue dos mínimos. Digo isto porque me aconteceu e tive de chamar um amigo para dar um encosto (uma "chucha") à minha bateria com a bateria do carro dele. Se esta situação ocorrer por diversas vezes, descarregar quase por completo, estará comprometida a saúde da bateria a prazo.
Mas parece-me ter percebido que a mota iria em andamento quando "apagou". Isso poderá ser uma avaria eléctrica, o sistema não está a carregar a bateria, ou na própria bateria (ela já não carrega e está pedindo para ser substituída).
O companheiro filipecduarte deu uma sugestão que te pode ajudar a verificar se o sistema está carregando a bateria.
Ela passa por teres um multímetro, na função de voltímetro (procura na net que há vídeos que mostram como medir a bateria, não é nada do outro mundo).
Procura carregar a bateria, depois instala-a.
E agora, nota bem: se a bateria não estiver saudável, pode dar-te 12 volts quando colocares as pontas do multímetro para a medir, mas quando ligares a mota ela vai-se abaixo nos valores, até 3 ou menos volts. Aí terás a certeza de que tens de comprar uma bateria.
Se a bateria estiver saudável, dará um ligeiro abaixamento de tensão (volts) quando ligares a mota (é normal, a passagem de corrente gera uma queda de tensão), mas depois o próprio motor da mota ajudará a alimentar a bateria. Aí terás valores da ordem dos 14 volts.
Comigo aconteceu uma bateria deixar de receber carga. Começou por falhar (já deveria estar montada há muito tempo antes de a colocarem na mota) até que, com a ajuda dos meus esquecimentos de luz ligada, ter encomendado a alma ao criador. Coloquei uma nova e já lá vão anos sem problemas. O andar todos os dias, ou ligá-la a um bom alimentador se a mota não andar, ajuda.