Autor Tópico: Opinião sobre TMax 500  (Lida 8538 vezes)

Patuleia

  • Visitante
Opinião sobre TMax 500
« em: 13 de Julho de 2017, 14:10 »
Viva,

Equaciono a compra de uma TMax 500 usada (2009 a 2011) e agradecia a vossa ajuda:

- Quais os principais items a ver, além dos normais em qualquer moto?
- Fiabilidade da moto?
- Quais os problemas crónicos deste modelo?

Obrigado e Abraço

Luís

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2017, 14:49 »
Ainda antes de te darem resposta, podes ir tirando algumas das dúvidas aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/board,44.0.html
 _convivio_
Rui

TMaxer

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2017, 15:26 »
Boas!


Fui proprietário de uma por cerca de 70 mil Kms e tenho um conhecimento razoável do modelo.


De um modo geral são maquinas muito fiáveis e que apenas precisam de se meter pneus e gasolina.


A manutencao é simples, sendo que apenas as revisoes a cada 20 mil se tornam mais onerosas por causa da troca da correia do variador e roletes. A cada 5 trocam o oleo, mas é uma operacao muito simples e barata.


o unico problema cronico do modelo é a bomba de gasolina que avariava em dias muito quentes, problema que geralmente é conhecido por "tmax fever". Quase todas as unidades tiveram a bomba trocada em garantia pela Yamaha, pelo que o problema estará resolvido.

Se nao estiver tambem hoje em dia podes comprar apenas a bomba e trocar ao custo de poucas dezenas de €, ao inves de ter de trocar todo o conjunto que custava cerca de 500€


O rotor magnetico do conta kilometros presente na roda da frente precisa de ser lubrificado sempre que trocares de pneu, sob pena de este partir (cerca de 25€)


O meu DB ou o do Scooterado sao bons pontos de partida para conhecerem um pouco mais o modelo

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.0.html

Cts

Patuleia

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #3 em: 13 de Julho de 2017, 15:37 »
(...) e tenho um conhecimento razoável do modelo.

Ehehehehehe, gostei do razoável!  ;D

Tenho o teu tópico nos favoritos para referência futura, caso compre a TMax.


Citar
(...)De um modo geral são maquinas muito fiáveis e que apenas precisam de se meter pneus e gasolina.


A manutencao é simples, sendo que apenas as revisoes a cada 20 mil se tornam mais onerosas por causa da troca da correia do variador e roletes. A cada 5 trocam o oleo, mas é uma operacao muito simples e barata.


o unico problema cronico do modelo é a bomba de gasolina que avariava em dias muito quentes, problema que geralmente é conhecido por "tmax fever". Quase todas as unidades tiveram a bomba trocada em garantia pela Yamaha, pelo que o problema estará resolvido.

Se nao estiver tambem hoje em dia podes comprar apenas a bomba e trocar ao custo de poucas dezenas de €, ao inves de ter de trocar todo o conjunto que custava cerca de 500€


O rotor magnetico do conta kilometros presente na roda da frente precisa de ser lubrificado sempre que trocares de pneu, sob pena de este partir (cerca de 25€)


O meu DB ou o do Scooterado sao bons pontos de partida para conhecerem um pouco mais o modelo

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.0.html

Cts

Ok, obrigado.

Vou ver umas quantas, algum barulho a procurar, que indicie algo mais grave?

TMaxer

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2017, 16:12 »
Nao... de um modo geral as 500 tem uma mecânica à prova de bala.


Se a maquina fez as manutenções sempre atempadamente, nao é maquina que dê receio em comprar  _pol_

cgomes

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2017, 16:16 »
Acreditando no que se diz é uma máquina muito boa.
Se eu tivesse uns centímetro mais de altura creio que teria sido a minha escolha.

Patuleia

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2017, 16:28 »
Nao... de um modo geral as 500 tem uma mecânica à prova de bala.


Se a maquina fez as manutenções sempre atempadamente, nao é maquina que dê receio em comprar  _pol_

Cool!  8)

Bom e agora a parte mais difícil... tenho uma XX. É óbvio que as prestações são muito inferiores, não é isso que me preocupa mas se a TMax é capaz de por ex. aguentar ~200kms a ~150km/h em AE? Ou ~130km/h com passageiro?

A utilização vai ser maioritariamente em Lisboa ou num raio de 50kms, para o trabalho são só 6kms ida + 6kms volta, tem sido a utilização da XX e daí estar vendida. Mas se quiser ir à terra num fim de semana mais a esponja, a TMax dá conta do recado?

TMaxer

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2017, 16:41 »
Sim, 150 km/h de velocidade de cruzeiro sem problemas... O ano passado fiz Lisboa Biarritz e saragoça Lisboa que são tiradas de 1000 kms sempre a rodar nos 140
/150 e sem qualquer problema.


Até aos 160/170 de Vmax vai na boa.

Patuleia

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #8 em: 13 de Julho de 2017, 16:48 »
Sim, 150 km/h de velocidade de cruzeiro sem problemas... O ano passado fiz Lisboa Biarritz e saragoça Lisboa que são tiradas de 1000 kms sempre a rodar nos 140
/150 e sem qualquer problema.


Até aos 160/170 de Vmax vai na boa.

Ok, obrigado mais uma vez.

pjmartinho

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #9 em: 14 de Julho de 2017, 01:59 »
Cool!  8)

Bom e agora a parte mais difícil... tenho uma XX. É óbvio que as prestações são muito inferiores, não é isso que me preocupa mas se a TMax é capaz de por ex. aguentar ~200kms a ~150km/h em AE? Ou ~130km/h com passageiro?

A utilização vai ser maioritariamente em Lisboa ou num raio de 50kms, para o trabalho são só 6kms ida + 6kms volta, tem sido a utilização da XX e daí estar vendida. Mas se quiser ir à terra num fim de semana mais a esponja, a TMax dá conta do recado?

Como disse o TMaxer ela aguenta bem essas velocidades (e superiores) durante esses quilometros todos. Com pendura é que perde um pouco de aceleração devido ao peso que carrega.

O unico problema é quando a esponja quiser levar as tralhas habituais que elas levam em viagens... o baú por baixo do banco é parco em espaço.

Tivesse eu uns centimetros a menos em altura e não tinha vendido a minha.

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2017, 07:44 »
Essas velocidades, resistência  e performance nem são temas de conversa para a Tmax  500  _Rolley_   uma papa-quilómetros por excelência  _pol_

Falta-lhe um pouco de espaço debaixo do banco..mas para o essencial com a top case nem se precisa de mais nada.. _pol_

As Tmax são as pnachas de surf do asfalto ..só esse prazer de condução que proporcionam são 80% do investimento..  espero que a compres ..vais ficar maravilhado!

As que tenho visto no mercado estão muito inflacionadas..   _thumbdown_  quanto a mim o problema da Tmax..no mercado de usados..    _Rolley_
Espirito Aventura

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2017, 11:22 »
Companheiro, a Tmax é uma ótima estradista, com pendura e carga, consegue velocidades de cruzeiro elevadas, sem qualquer problema.

No que respeita ao espaço, com uma topcase de 50l, a bolsa da Yamaha, para colocação no túnel central, e o espaço debaixo do banco, consegues levar bagagem para umas voltas valentes.

Como o Tmaxer já referiu, é uma máquina muito fiável, embora tenha as manutenções grandes algo caras.

De resto é uma das scooters mais fáceis de conduzir e que dá muito gozo, quando chega às curvas.  _palmas_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #12 em: 14 de Julho de 2017, 11:35 »
Como disse o TMaxer ela aguenta bem essas velocidades (e superiores) durante esses quilometros todos. Com pendura é que perde um pouco de aceleração devido ao peso que carrega.

O unico problema é quando a esponja quiser levar as tralhas habituais que elas levam em viagens... o baú por baixo do banco é parco em espaço.

Tivesse eu uns centimetros a menos em altura e não tinha vendido a minha.[/i][/b]

.......E se tiveres calma no punho direito até tem uma autonomia jeitosa, já tive 1 T500 ABS de 2009 e numa das viagens com + 3 vadios ( 1 400cc e 2 125cc ) fiz sem reabastecer da Covilhã ( saí de lá com o depósito cheio até aos tintins ) até Lisboa ( Olivais-Sul ) já com a reserva na estica mas cheguei.
Claro, se quiseres vir a 130+-  conta aí com uma autonomia de 240/250 km, se vieres atrás de uma 125 nas calmas mete + 100 km nisso.
Grande máquina a T500 vendi a minha ( ex ) com quase 90.000 km e estava a bombar ainda a 100% É uma scooter com a manutenção um pouco carota mas se tiveres mãozinhas até poupas algum guito nas mudanças de óleo e filtros, etc...
Se chegares a comprar uma vai ver o Diário de Bordo do amigo Tmaxer ( ele antes teve 1 T500 agora tem 1 T530 ) que está lá tudo o que se deve saber sobre esta menina
.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Patuleia

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #13 em: 14 de Julho de 2017, 11:46 »
Obrigado pela vossa ajuda.

Quanto aos valores de usadas, parece-me que mantém bem o valor (desvaloriza pouco), mau para comprar mas bom para uma eventual venda futura. Mas parece-me que neste aspecto a XMax 400 ou PCX por ex são bem "piores", vê-se preços de usadas a roçar o das novas.

Tenho olhado para outras máquinas, XMax 400, Honda Integra, Sym Maxy, mas nenhuma me cativa tanto como a TMax. Talvez só a XMax mas tenho receio que o monocilindrico seja curto demais para quem sai de uma XX para uma scooter.  :-\

Offline amcep

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2016
  • Mensagens: 76
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #14 em: 14 de Julho de 2017, 11:48 »
Cool!  8)

Bom e agora a parte mais difícil... tenho uma XX. É óbvio que as prestações são muito inferiores, não é isso que me preocupa mas se a TMax é capaz de por ex. aguentar ~200kms a ~150km/h em AE? Ou ~130km/h com passageiro?

A utilização vai ser maioritariamente em Lisboa ou num raio de 50kms, para o trabalho são só 6kms ida + 6kms volta, tem sido a utilização da XX e daí estar vendida. Mas se quiser ir à terra num fim de semana mais a esponja, a TMax dá conta do recado?


Além de outras, também tive uma Honda XX, da primeira serie ainda de carburadores e alem da potencia de origem ainda tinha mais uns pozinhos...

Se comprares a TMax tens de ter a mente aberta o suficiente para fazeres um reset ao passado (XX), pois apesar da TMax ter umas prestações espectaculares e curvar bem (envergonha muitas motas), não deixa de ter umas prestações muiiiito inferiores á XX (quase como todas as outras motas do mercado).

Eu tenho o TMax 530 e estou super satisfeito, hoje voltaria a tomar a mesma decisão. Ao fim de rodar 1 ou 2 semanas na TMax e apreciar as suas virtudes urbanas e reaprender a curvar (não há caixa e postura de condução diferente...), consigo ter um andamento perfeitamente ao nível de qualquer mota e com mais conforto.

Pontos negativos - Muita sensibilidade aos ventos, em especial aos ventos laterais (muitos plásticos), neste aspecto perde muito em relação ás motas ditas "tradicionais", com outras scooters não tenho termo de comparação.


TMaxer

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #15 em: 14 de Julho de 2017, 14:46 »
A T tem uma enorme diferença para as X pois a ciclistas e de moto e o motor e central como numa moto.

Em termos desvaleres infelizmente nos olx e stands virtuais o que não faltam são "warren buffets" a querer fazer negócios que apenas tem cabimento num delírio onirico.


Tenta ver uma máquina que goste e depois tenta falar com o vendedor para a apreciares ao vivo e tentares acertar os valores.

Patuleia

  • Visitante
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #16 em: 26 de Julho de 2017, 10:36 »
Bom... acabei por ficar com uma Integra 700 e... gosto!!!  8)