Autor Tópico: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir a melhor das Scooters  (Lida 11957 vezes)

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town



Test Drive

Yamaha Tmax 2017

Modelo base

Meteo: Seco 99%  e 1% chuva na Serra

Caracteristicas tecnicas mais importantes:

ABS
Controlo de tracção
Suspensão frente invertida
Suspensão traseiro mono braço oscilante
Chassis em aluminio
Iluminação 100% led’s
Smart Key

Stand  a cedeu e que a tem para teste :

MJPaiva / Estoril




Uma das novidades apresentada em 2016 e lançada no decorrer deste ano, a TMAX 2017..tem gerado opiniões contraditórias sobre que já tem um dos modelos anteriores ou para quem quer comprar uma mota de cilindrada superior ou inferior..porque sim, meus amigos ..isto também acontece!!

Para já convém perceber que a TMAX é um sccoter com características diferentes das outras scooters do mercado..chassis de mota, suspensão invertida e com percurso total, peso leve (217 kgs) , vocação desportiva sem atingir velocidades de topo… 

Nascida em 2002 tem vindo sendo desenvolvida ao longo dos anos com pequenos restilings … o motor recebeu nas ultimas versões novos mapas de mais cilindrada..mas manteve sempre um cariz de scooter suave e agressiva ..algumas características de concepção que permitem a quem queira e perceba disso, aumentar performance e fazer da base um costum made interessante e quase infinito.


A versão testada neste test drive , é a versão base da TMAX de 2017… conhecendo as versões anteriores denotei o design renovado, com o baú mais espaçoso, permite um capacete integral e um met In.
Este sendo um dos pontos mais criticados nas anteriores versões…foi melhorado mas com consequências como descreverei mais adiante.


Em termos mecanicos, manteve o motor de 530 cm3 com 46 cv , agora regulamentado à norma euro..o que na prática se traduz em mais economia ..com consumos inferiores ás anteriores versões e performance semelhante..talvez menos expansiva em altas rotações e mais enérgica nas médias e baixas , o que justifica em pleno o Cruise Control existente na versão DX.

O Cruise control, que esta versão não tem, é de facto uma mais valia em auto estrada (AE) já que se torna muito cansativo ao longo de viagens mais lingas estar sempre a compensar a vontade que este motor tem a acelerar… a velocidade de conforto situa-se entre os 140 e os 150 mas ao pequeno declive temos que compensar o punho para zero..caso contrário temos a mota a voar baixinho …


A mota: A Tmax visualmente mantém a elegancia desportiva, tendo alterado a traseira, agora mais arredondada e larga.

A frente teve alterações leves e o corpo central nitídamente mais largo devido à ampliação do baú.

As consequência directas e em utilização de mais espaço no baú, foram a exposição dos joelhos ao vento, menos espaço para os pés ,que obriga a conduzir  mais com as pernas esticadas e mais abertas ..não deixa de ser confortável..mas é ligeiramente diferente da condução dos modelos anteriores.

Quem experimentou e com estatura mais baixa que a minha, tendeu logo a colocar-se mais à frente no banco, mas tal não é solução em viagem, primeiro porque se fica em cima dos botões de acesso ao depósito e baú..

O banco é bastante confortável e muito largo, principalmente no lugar do pendura que fica com uma área bastante generosa… por debaixo, o espaço de carga é suficiente para dois capacetes abertos ou , mais fundo à frente o que obriga a alguma gestão do espaço para se poder arrumar tudo.

O acionamento da mota faz-se com a Smartkey já presente no modelo anterior, mas que agora se apresenta mais pequeno e prático.

Muito bom esta coisa de andarmos com a chave do bolso e sem procupação de a deixarmos na ignição..

Os mostradores em LED , tom azul, com os piscas na zona superior , logo mais visiveis, e computador de bordo com as funções básica , médias instantaneas e  gerais do percurso, temperatura ambiente, temperatura do motor e nível de combustivel, este por acaso bastante incerto ..pelo menos na mota testada.

Os pneus são 120/70-15 à frente e 160/60-15 atrás, suspensão invertida à frente e na traseira o amortecimento é garantido pelo braço oscilante regulável nas versões superiores..a versão base , não se regula (facilmente pelo menos).

Na estrada: 

A Tmax é uma mota com corpo de scooter, já se sabe,  confortável e de fácil manobra.

Quanto a mim, foi até agora a mota que mais gozo me deu.. mal nos sentamos na mota, nota-se rápidamente o seu equilibrio e leveza, com 217 kgs é uma mota para as características relativamente leve… em andamento as curvas são torneadas com o rigor cirurgico que só esta máquina sabe..de facto é uma mota cirurgica..todo é suave, o motor , o som do escape que agora  redesenhado e apresenta o som mais parecido do Akrapovic … todo o conjunto é único, impossivel descrever  o som do bicilindro que ao subir de rotações vai alterando dando alma ás características desportivas da Tmax..que nesta versão de 2017, tem a aceleração imediata e mais rápida… entrar numa curva de montanha e sair direitinho com o soar do escape da Tmax é uma experiencia que recomendo ..entre as 1000 coisas que fazer antes de morrer…


Que dizer mais sobre esta máquina deliciosa, peça de puro prazer e emoção senão que a quem puder  que a experiemente , e que se puder que a adquira..e o prazer de condução ganha uma nova vertente…

Fiz cerca de 600 kms com a Tmax e foram descansados e sem dores nas costas nem nos lombares, muito confortável ..apenas reparo que que devido à largura do banco, os joelhos ficam mais exportos do que nas versões anteriores, as piseiras são relativamente mais curtas, e a tendência assim é ir em posição de pernas esticadas … o vidro na versão DX é ajustável electrónicamente e nesta versão não..é ajustável manualmente o que não consegui tal o aperto de fábrica ..portanto, ajustar o écran frontal requer a chave sextavada que está no baú, retirar uns plásticos de encaixe e desapertar quatro parafusos que não consegui..mas requer alguns minutos… 

A iluminação é garantida por luzes LED que são excelentes..regressei de noite e a toda a mancha de luz à minha frente , garantiu-me luz mais do que suficiente… muito boa ..mesmo!

O guiador, mais afastado e curto do que na anterior, está perfeitamente adaptado com reações directas o que permite a tal condução desportiva.. nesta versão, temos acesso aos botões tradicionais de piscas, corte de corrente luzes, e computador de bordo nos punhos… mais ao centro do guiador temos o desbloqueio da direcção e o botão que desliga o sistema quando nos afastamos da mota.  

Uma bela mota que recomendo.
« Última modificação: 09 de Julho de 2017, 21:45 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

TMaxer

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #1 em: 26 de Junho de 2017, 00:53 »
Granda foto!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_


(falta o smiley da venia  _pol_)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2203
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #2 em: 26 de Junho de 2017, 03:42 »
Assim, fotografada por quem sabe, até parece + bonita que a minha, hehe.
Pode ser que vá experimentar uma DX um dia destes, só para apreciar as melhorias em relação ao modelo de 2012 mas está fora de questão continuar na Yamaha devido à Saga recente que tive com a marca.
Claro que irei seguir com interesse este modelo pois tenho óbvias razões para isso.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #3 em: 26 de Junho de 2017, 07:20 »
   Aguardo ansiosamente...

   Abraço.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

cgomes

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #4 em: 26 de Junho de 2017, 09:04 »
Melhor scooter do mundo??? Já não se faz a Burgman 650 executive???  _lol_ _lol_ _lol_

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1897
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer9/GTS300
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #5 em: 26 de Junho de 2017, 09:24 »
Pode não ser a melhor mas é a mais elegante e a mais desportiva.....venha o teste.... _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014 XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015 Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022 Tracer 7  julho 2022/ setembro 2024; Vespa 300GTS julho 2022; Tracer 9 GT setembro 2024,

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #6 em: 26 de Junho de 2017, 09:34 »
Naturalmente que até pode não ser a melhor do mundo... mas que é das poucas que está no melhor TOP 5 que se pode imaginar.

Ninguém fica indiferente a uma T MAX...



Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


protas

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #7 em: 26 de Junho de 2017, 16:02 »
De facto considero tmax como a melhor scooter o pior é preço. Qualidade paga-se

cgomes

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #8 em: 26 de Junho de 2017, 18:02 »

Claro que sim..e partilham ambas a pole position..uma de cariz desportivo e a outra mais cruiser..por acaso..estou muito tentado pela Buga.. pelas características do meu trajecto..e pelo preço que considero mais ajustado ..o que não acontece com a TMAX que está cada vez mais um peça de prazer puro..e de emoção... deixando a razão cada vez mais para segundo plano  _thumbdown_

Quando refiro que a Tmax é considerada por muitos como a melhor scooter , (não estou de falar de nenhum painel de especialistas em particular) outros tantos consideram a Buga ..depende do que se pretende da mota..para viajar sem limites..sem dúvida a Buga..para curvar e curtir a adrenalina da montanha (estrada) a Tmax.

 _palmas_ _lol_ Brincadeira minha companheiro.
Tenho muito respeito pelas escolhas de cada um pois acredito que haverá sempre um bom motivo para isso.
Do que precisamos mesmo é de saúde para fazermos muitos e felizes quilómetros em cima delas.  _lool_
Abraço

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1150
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: GTS 250
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #9 em: 26 de Junho de 2017, 23:51 »
A minha opinião e o Filipe sabe é que a Tmax é brilhante tem uma suavidade impressionante, curva muito bem, acelera muito bem para o peso e potencia que tem o handicap será mesmo o preço e por esse preço bem tens boas motos de caixa V-Strom 650, Kawasaki Versys 650, Triumph Tiger 800 (a minha favorita) entre outras dependendo do gosto de cada um, isto em todo o universo das motos.

No segmento das scooters creio que a Tmax será mesmo a mais equilibrada em peso/performance tanto é fácil e dócil de conduzir como de repente tens máquina para devorar curvas e contra curvas, a sair bem disparado só não gostei da largura do banco para mim muito largo para chegar com alguma segurança ao chão tenho de estar quase em cima do depósito de combustível.

Também gostei da forma como o quadro está feito é uma moto convencional de todo com mono amortecedor ao centro, forquilhas de 43mm invertidas completas e o motor está sempre no sitio dele não "dança" com a transmissão como na grande maioria das scooters aqui o unico senão é o mono amortecedor estar algo baixo e desprotegido.

Um pormenor delicioso é o guiador é curto e directo que dá um feedback da estrada que não é qualquer moto que consegue.

Temos máquina.  _pol_
Ex scooters: Piaggio X7 125/ Gilera Nexus 500/ Honda Integra 700/ Honda FJS600 SilverWing/ Kymco Xciting 400i/ Vespa 125 Sprint
Ex motos:Yamaha XJ600 Diversion/ Ducati Multistrada 1200S/

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4427
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #10 em: 27 de Junho de 2017, 07:47 »
Filipe já a entregaste?
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4427
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #11 em: 27 de Junho de 2017, 13:51 »

 _pol_
É só para saber se posso lá ir ao "nosso amigo"
Anda sempre a por veneno com esta ...quero ver se finalmente consigo
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

tparracho

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #12 em: 27 de Junho de 2017, 14:51 »
tenho curiosidade para ler este teste e ver as fotografias, que certamente tornarão a T-max ainda mais bonita.

Filipe, custou muito teres de entregar a T e voltares para a Oh Elsa?

TMaxer

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #13 em: 27 de Junho de 2017, 18:30 »
Calculo que tenha... é que depois de um test drive com uma Tmax, acabamos quase de certeza por descobrir que sempre tivemos um buraco com as dimensoes exactas da Tmax na nossa vida  _lol_ _lol_


(digo isto, com fazendo já a ressalva que não se aplica ao nosso excelso companheiro e amigo Marco Neves que tem anticorpos aos diapasões, tenho a certeza que ele nao vai gostar e vai achar o numeros a seguir as letras "pvp" ofensivos _lol_ _lol_ _lol_ _lol_)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4427
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #14 em: 27 de Junho de 2017, 19:25 »
Calculo que tenha... é que depois de um test drive com uma Tmax, acabamos quase de certeza por descobrir que sempre tivemos um buraco com as dimensoes exactas da Tmax na nossa vida  _lol_ _lol_


(digo isto, com fazendo já a ressalva que não se aplica ao nosso excelso companheiro e amigo Marco Neves que tem anticorpos aos diapasões, tenho a certeza que ele nao vai gostar e vai achar o numeros a seguir as letras "pvp" ofensivos _lol_ _lol_ _lol_ _lol_)
Com esta deixas me triste ....
Já há muito tempo que o João Paiva me quer por uma na mão das mexidas .
Tenho uma ideia do que me espera.
Um a parte, sabes que até o meu nome cinema é da marca do diapasão ? Um modelo premiado em 2003/2004 pela eisa.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

TMaxer

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir uma scooter
« Responder #15 em: 27 de Junho de 2017, 21:48 »
 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ Marco, era para rir, não era para chatear!  _convivio_ _convivio_

Offline pjose

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 328
  • Localidade: Oeiras
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir a melhor Scooter
« Responder #16 em: 29 de Junho de 2017, 09:11 »
Grandes Fotos!!! Pões a malta maluca com a beleza da TMax   _lool_

Parabéns pelo Teste Drive e obrigado pelo teu feedback, gostava de experimentar também mas tenho medo que depois já não a queira largar!!!!  _Rolley_ _Rolley_

Grande abraço





Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1897
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer9/GTS300
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir a melhor Scooter
« Responder #17 em: 29 de Junho de 2017, 09:15 »
Bom Filipe parabéns pelas fotos e pelo texto, a Yamaha europa devia contratar-te.  _pol_

Depois de ler as tuas opiniões e de ver as belas fotos, só posso concluir que só será feliz quando fores o  proprietário de uma Tmax. _Rolley_

 
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014 XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015 Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022 Tracer 7  julho 2022/ setembro 2024; Vespa 300GTS julho 2022; Tracer 9 GT setembro 2024,

TMaxer

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir a melhor Scooter
« Responder #18 em: 29 de Junho de 2017, 09:43 »
Parabens! O texto acompanha a qualidade das imagens!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_




Muitas vezes leio test drives, e são uma  ou uma enumaracao das características técnicas ou então uma descrição da maquina. Pela leitura percebi que tentaste passar aquilo que a maquina te faz sentir e isso para mim é muito mais importante do que saber.


Pelos visto, esta nova versao ainda está mais "polida" e ainda vem satisfazer mais os clientes com a intrudução de varios "gadgets", mas a capacidade de nos fazer sorrir e vibrar quando aparecem as curvas  mantem-se inalterada. Nao podia pedir melhor  _convivio_ _convivio_

aaalmartins

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir a melhor Scooter
« Responder #19 em: 29 de Junho de 2017, 13:06 »
Boa tarde Filipe,

Tenho a minha há uma semana e é pura e simplesmente fantástica, então em modo Sport, eheheheheh :-)
Uma questão que ainda não consegui resolver. A aplicação My Tmax Connect, já conseguiste fazer o registo?


grande abraço,
António

aaalmartins

  • Visitante
Re: Tmax 2017- Test Drive. o sustentável prazer de conduzir a melhor Scooter
« Responder #20 em: 29 de Junho de 2017, 16:12 »
Filipe, obrigado pela resposta. Assim que tenha um tempinho farei um db.


Grande abraço...

Offline Vítor Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Canidelo - V.N. Gaia
  • Aprende a Viver e Vive para Aprender
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T-Max 530 ABS - Iron Max
Excelente reportagem de teste drive.
Vejo que tem alguns melhoramentos em relação à anterior, naturalmente, mas para mim, que me preocupo muito com a protecção frontal, fiquei mais triste pelo facto desta ser menos protetora na zona das pernas...
Tem menor peso, penso que tem melhores relações, pelo que deve ter melhor andamento
"Uma grande caminhada começa com um simples passo" - Confúcio
Antes: SYM VS 125 - 3600 Km;
          Yamaha XMax 250 - 7700 Km
          Honda NT 700 VA Deauville - 29.000 Km

Offline Vítor Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 170
  • Localidade: Canidelo - V.N. Gaia
  • Aprende a Viver e Vive para Aprender
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T-Max 530 ABS - Iron Max
Caro Companheiro,
Excelente reportagem de teste drive.
Esta nova versão apresenta atributos que melhoram as prestações termos dinâmicos em relação à anterior versão, mas, para mim, que dou grande importância à proteção frontal, fiquei triste por ver que esta tem menor proteção da zona das pernas.
Tem um peso menor, tem mais espaço de bagageira e isso é muito bom, pois é uma das coisas que falta na anterior versão.
Vou tentar fazer um teste...
Penso que agora a Yamaha deveria pensar em meter mais uns cavalitos (3-5 cv)...então seria um espetáculo dentro do espetáculo que já é...
Grande abraço e obrigado.  _pt_ scooter_
"Uma grande caminhada começa com um simples passo" - Confúcio
Antes: SYM VS 125 - 3600 Km;
          Yamaha XMax 250 - 7700 Km
          Honda NT 700 VA Deauville - 29.000 Km

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1150
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: GTS 250
Filipe o que dizes dos faróis LED da Tmax?

Em comparação com uma otica normal mas com LED ou Xenon qual a mais eficaz?

Ou comparando com a tua Xmax qual delas dá melhor qualidade visual à noite?

Abraço
Ex scooters: Piaggio X7 125/ Gilera Nexus 500/ Honda Integra 700/ Honda FJS600 SilverWing/ Kymco Xciting 400i/ Vespa 125 Sprint
Ex motos:Yamaha XJ600 Diversion/ Ducati Multistrada 1200S/

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Caro Companheiro,
Excelente reportagem de teste drive.
Esta nova versão apresenta atributos que melhoram as prestações termos dinâmicos em relação à anterior versão, mas, para mim, que dou grande importância à proteção frontal, fiquei triste por ver que esta tem menor proteção da zona das pernas.
Tem um peso menor, tem mais espaço de bagageira e isso é muito bom, pois é uma das coisas que falta na anterior versão.
Vou tentar fazer um teste...
Penso que agora a Yamaha deveria pensar em meter mais uns cavalitos (3-5 cv)...então seria um espetáculo dentro do espetáculo que já é...
Grande abraço e obrigado.  _pt_ scooter_

A protecção fica menor do que nas versões anteriores porque se conduz com as pernas mais abertas... e no meu caso senti algum vento , mas não é grave , sempre se pode apertar mais os joelhos...  _pol_  até porque a tendência desta mota em viagem é ir de pernas esticadas   

Para aumentar os cavalitos a Yamaha teria de mexer no equilíbrio da mota ou motor , coisa que parece que não esteja para acontecer.

Esta mota quanto a mim ..tem o power ideal..naturalmente se quer mai...existem formas de aumentar a potência, mas lá está..deixa-se de se ter uma mota equilibrada para ter aqui e perder ali... (normalmente em duração dos componentes)

Diga-se que até a Xmax para mim tem o power ideal..já que a quantidade de radares e stress para não abusar não facilita e deixa de ter sentido termos máquinas que andem muito... _pensador_
Espirito Aventura