Test Drive
Yamaha Tmax 2017
Modelo base
Meteo: Seco 99% e 1% chuva na Serra
Caracteristicas tecnicas mais importantes:
ABS
Controlo de tracção
Suspensão frente invertida
Suspensão traseiro mono braço oscilante
Chassis em aluminio
Iluminação 100% led’s
Smart Key
Stand a cedeu e que a tem para teste :
MJPaiva / Estoril
Uma das novidades apresentada em 2016 e lançada no decorrer deste ano, a TMAX 2017..tem gerado opiniões contraditórias sobre que já tem um dos modelos anteriores ou para quem quer comprar uma mota de cilindrada superior ou inferior..porque sim, meus amigos ..isto também acontece!!
Para já convém perceber que a TMAX é um sccoter com características diferentes das outras scooters do mercado..chassis de mota, suspensão invertida e com percurso total, peso leve (217 kgs) , vocação desportiva sem atingir velocidades de topo…
Nascida em 2002 tem vindo sendo desenvolvida ao longo dos anos com pequenos restilings … o motor recebeu nas ultimas versões novos mapas de mais cilindrada..mas manteve sempre um cariz de scooter suave e agressiva ..algumas características de concepção que permitem a quem queira e perceba disso, aumentar performance e fazer da base um costum made interessante e quase infinito.
A versão testada neste test drive , é a versão base da TMAX de 2017… conhecendo as versões anteriores denotei o design renovado, com o baú mais espaçoso, permite um capacete integral e um met In.
Este sendo um dos pontos mais criticados nas anteriores versões…foi melhorado mas com consequências como descreverei mais adiante.
Em termos mecanicos, manteve o motor de 530 cm3 com 46 cv , agora regulamentado à norma euro..o que na prática se traduz em mais economia ..com consumos inferiores ás anteriores versões e performance semelhante..talvez menos expansiva em altas rotações e mais enérgica nas médias e baixas , o que justifica em pleno o Cruise Control existente na versão DX.
O Cruise control, que esta versão não tem, é de facto uma mais valia em auto estrada (AE) já que se torna muito cansativo ao longo de viagens mais lingas estar sempre a compensar a vontade que este motor tem a acelerar… a velocidade de conforto situa-se entre os 140 e os 150 mas ao pequeno declive temos que compensar o punho para zero..caso contrário temos a mota a voar baixinho …
A mota: A Tmax visualmente mantém a elegancia desportiva, tendo alterado a traseira, agora mais arredondada e larga.
A frente teve alterações leves e o corpo central nitídamente mais largo devido à ampliação do baú.
As consequência directas e em utilização de mais espaço no baú, foram a exposição dos joelhos ao vento, menos espaço para os pés ,que obriga a conduzir mais com as pernas esticadas e mais abertas ..não deixa de ser confortável..mas é ligeiramente diferente da condução dos modelos anteriores.
Quem experimentou e com estatura mais baixa que a minha, tendeu logo a colocar-se mais à frente no banco, mas tal não é solução em viagem, primeiro porque se fica em cima dos botões de acesso ao depósito e baú..
O banco é bastante confortável e muito largo, principalmente no lugar do pendura que fica com uma área bastante generosa… por debaixo, o espaço de carga é suficiente para dois capacetes abertos ou , mais fundo à frente o que obriga a alguma gestão do espaço para se poder arrumar tudo.
O acionamento da mota faz-se com a Smartkey já presente no modelo anterior, mas que agora se apresenta mais pequeno e prático.
Muito bom esta coisa de andarmos com a chave do bolso e sem procupação de a deixarmos na ignição..
Os mostradores em LED , tom azul, com os piscas na zona superior , logo mais visiveis, e computador de bordo com as funções básica , médias instantaneas e gerais do percurso, temperatura ambiente, temperatura do motor e nível de combustivel, este por acaso bastante incerto ..pelo menos na mota testada.
Os pneus são 120/70-15 à frente e 160/60-15 atrás, suspensão invertida à frente e na traseira o amortecimento é garantido pelo braço oscilante regulável nas versões superiores..a versão base , não se regula (facilmente pelo menos).
Na estrada:
A Tmax é uma mota com corpo de scooter, já se sabe, confortável e de fácil manobra.
Quanto a mim, foi até agora a mota que mais gozo me deu.. mal nos sentamos na mota, nota-se rápidamente o seu equilibrio e leveza, com 217 kgs é uma mota para as características relativamente leve… em andamento as curvas são torneadas com o rigor cirurgico que só esta máquina sabe..de facto é uma mota cirurgica..todo é suave, o motor , o som do escape que agora redesenhado e apresenta o som mais parecido do Akrapovic … todo o conjunto é único, impossivel descrever o som do bicilindro que ao subir de rotações vai alterando dando alma ás características desportivas da Tmax..que nesta versão de 2017, tem a aceleração imediata e mais rápida… entrar numa curva de montanha e sair direitinho com o soar do escape da Tmax é uma experiencia que recomendo ..entre as 1000 coisas que fazer antes de morrer…
Que dizer mais sobre esta máquina deliciosa, peça de puro prazer e emoção senão que a quem puder que a experiemente , e que se puder que a adquira..e o prazer de condução ganha uma nova vertente…
Fiz cerca de 600 kms com a Tmax e foram descansados e sem dores nas costas nem nos lombares, muito confortável ..apenas reparo que que devido à largura do banco, os joelhos ficam mais exportos do que nas versões anteriores, as piseiras são relativamente mais curtas, e a tendência assim é ir em posição de pernas esticadas … o vidro na versão DX é ajustável electrónicamente e nesta versão não..é ajustável manualmente o que não consegui tal o aperto de fábrica ..portanto, ajustar o écran frontal requer a chave sextavada que está no baú, retirar uns plásticos de encaixe e desapertar quatro parafusos que não consegui..mas requer alguns minutos…
A iluminação é garantida por luzes LED que são excelentes..regressei de noite e a toda a mancha de luz à minha frente , garantiu-me luz mais do que suficiente… muito boa ..mesmo!
O guiador, mais afastado e curto do que na anterior, está perfeitamente adaptado com reações directas o que permite a tal condução desportiva.. nesta versão, temos acesso aos botões tradicionais de piscas, corte de corrente luzes, e computador de bordo nos punhos… mais ao centro do guiador temos o desbloqueio da direcção e o botão que desliga o sistema quando nos afastamos da mota.
Uma bela mota que recomendo.