Teste Filipe Pombo e Tmaxer
Este texto do ponto de vista do utilizador: Filipe Pombo
Fotografias: produção conjunta Filipe Pombo e Tmaxer
Tempo com a Xmax300: 4 horas
Meteo: tempo seco
Vento_ Moderado a forte
Velocidade máxima atingida 150 kms/h AE (registo no odometro)
Stand : MJPaiva / Estoril
Valor chave na mão: 6,400€
Video
https://youtu.be/qLaQOnVn2y0Ontem recebi um telefonema da MJPaiva, Estoril, a perguntar se queria experimentar a novidade, acabadinha de chegar ao stand.
Dada a minha larga experiencia de proprietário das Xmax 400 e Xmax 250 , penso que serei uma das pessoas mais indicadas para experimentar e comentar a novidade da Yamaha , a Xmax 300.
Afinal de contas esta máquina da Yamaha apresentada no último mês de Novembro internacionalmente e recentemente na feira de motas lisboeta ainda tem andado apenas entre jornalistas da especialidad, e ainda sem vendas pelo nosso mercado.
À primeira vista a Xmax 300 que conhecia da FIL, segue a linha das anteriores, perfil desportivo, arrojado e com linhas que não deixam ninguém indiferente… com a traseira robusta e finalizada em forquilha com o triangulo a arrematar o assento e a marca distinta da Yamaha em metalizado.
A Xmax 300 que me foi concedida para teste, poderei dizer que faz lembrar a Tmax Bronze..pelo que deve andar pelo mesmo nome..não sei..
A este teste, como tem vindo sendo hábito, faço parceria com o companheiro Tmaxer a quem deixo as considerações mais técnicas e que recomendo a leitura.
Não deixando, eu próprio de comentar sempre a minha opinião com quem sabe da" poda” e de aprender mais umas coisitas.
Hoje de manhã dirigi-me ao stand na minha Xmax 400 e como alguém teria levado a Xmax 300 , aproveitei para dar uma voltita de 30 kms com uma Tmax de 2012 com variador J.Costa e Akrapovic..mota em segunda mão e que perfaz apenas 5,400 kms ..mau começo..a máquina é infernal e dá um gozo que só visto..a aceleração brutal que este exemplar tem ..e o ressoar do escape é uma experiencia que aconselho a quem sofre deste mal de espirito Scootard ..
Depois desta larga voltinha… vi as coisas mal paradas para experimentar..uma 300 com pretensões a económica…..mal me sentei na Xmax 300 a primeira sensação foi de que como na restante familia Xmax , este modelo não foi pensado para pessoas com menos de 1,78 m ..de resto foi perceber o quanto tinham mudado as coisas desde a geração anterior..a começar pelos manómetros..mais modernos e com a informação mais completa..computador de bordo, a dar-nos as boas vindas em inglês.. num "Welcome a board” que percorre o écran de LCD monocromático.
Ainda no parque: As informações do écran são desde a temperatura do ar , médias.. temperatura motor, nível de combustível..conta-rotações e odómetro com formato analógico.
Como inciado na Tmax , este modelo não utiliza a tradicional chave apenas um emissor que permite à mota identificar que estamos próximo e permitir colocar a Xmax a funcionar, a já tão falada Smart Key, Sistema de ignição sem chave
Assim o fiz, e o motor começa a roncar suavemente e como um relógio Suiço de qualidade (os há de má qualidade e que embora caros andam sempre desafinados) .. mal se ouve..mas lá está…a Xmax 300 é uma mota com cerca de 170 kgs e que se nota comparativamente à pesada Xmax 400, já com a Xmax 250 o peso é semelhante e a posição de condução semelhante.
Antes de partir à aventura, nota para o assento, super confortável, mais do que as antecessoras, mais apoio lombar, sem ser o sofá das Bugas ou SYM, mas mais apoio e altura.. e o material, nota-se que é um gel que vai dar alegria a quem utilizar regularmente está máquina.
Detalhes como o Xmax gravado no apoio lombar, dá aquele toque de requinte.. tal como o led interior do largo baú, com uma base mais direita do que as anteriores gerações e com igual espaço para dois capacetes integrais mais qualuqer coisa no meio, já que permite ainda ter pequenas carteiras ou objectos no intervalo entre cavidades .
O selector de funções da consola, comanda a ignição, a abertura do assento, do depósito ( requer hábito) e controlo das luzes de parque. Já uma nota negativa para a tradicional falta de travão de parque ..comum a todas as Xmax.
O Selector do multifunções no lado direito do guiador, permite avançar ou retroceder nas informações uma a uma.
Ainda na consola, podemos observar dois compartimentos, um no lado esquerdo fechado pelo fecho central que abre através do botão central e que tem uma saída USB e um outro no direito que não tem chave …
Na estrada… :
Uma vez ligado o motor através da ignição que é novidade neste modelo, já que é accionada pelo botão de emergência (novidade) vermelho.
A Xmax 300 tem um trabalhar suave como referi, o seu arranque nada brusco é feito progressivamente a fazer lembrar a Xmax 250, confortável e maneirinha a Xmax 300 revela-se quando se dá ao punho, torna-se endiabrada e deixou algumas PCX a ver navios pelos semáforos ..ainda algumas tentaram fazer-lhe frente a pensar que se trataria de uma 125 cm3 ..mas depressa desfizeram essa ideia quando esta bonequinha atingia os 100 Kms/h , ainda as rainhas dos semáforos estavam a descolar…
Pronto aqui se percebe que se trata de uma mota rápida no arranque quando se lhe pede para acelerar, mas no entanto é muito suave e discreta quando se quer..resultado da nova tecnologia deste motor..que permite um redimento máximo com menor consumo em baixas rotações e libertar o consumo conforme se vai exigindo do motor de 292 cms3 da mais alta tecnologia.
A iluminição full led, deixou de ser zarolha, e passou a contar com os dois médios ligados em permanência e um máximo originalmente colocado ao centro que aumenta significativamente a quantidade de luz emitida.
As rodas mais altas não são tão largas como a Xmax 400 o que lhe dá alguns laivos laterias quando em acelações rápidas ..o que será rápidamnete corrigido pelo sistema de controlo de tração TCS , este sistema inovador em scooters desta gama, será muito útil, visto que senti algumas vezes (em estrada mais ingreme) a traseira a dar de si, sempre que chamava a potência para arrancar ao que este sistema prontamente corrigia ..portanto muito útil, face ao potencial que este motor oferece para a estrutura leve da Xmax 300.
Nota negativa para a travagem..como referi a Xmax 300 sabe ser suave a arrancar..mas se for chamada pode ser um caso sério..de subida de rotações.aí ..meus amigos (as) estes travões não me ofereceram confiança..até lhe alteraria o nome para abrandadores..apesar do ABS ..o disco isolado da frente pareceu-me claramente insuficiente para a velocidade que esta Scooter atinge rapidamente.
Considerando que o preço até pode ser justo, embora um pouco puxadote para o nosso mercado nacional, a Xmax 300 pareceu-me uma boa hipótese que consideraria se fosse hoje comprar uma scooter dessa gama..
A evidente qualidade de construção da Xmax 300 justifica em parte o seu valor, que sumando aos novos “gadgets" como a suspensão de mota, controlo de tração, computador multifunções, torna esta Scooter uma pretendente ao trono dumas melhores Scooters acima dos 200 cms.
De qualquer modo, pessoalmente se fosse hoje poderia considerar, mas sabendo o que sei..preferia na mesma por mais 300€ ter a Xmax 400 ..primeiro porque para longas viagens que faço..é mais pesada , estável e confortável.. com vento não tem nada a ver ..a Xmax 300 mostrou-se muito mais sensível à estrada aberta, embora o novo desenho do vidro frontal tenha absorvido melhor o vento de frente, mas em contrapartida, senti mais o vento nos joelhos e pernas.
Por outro lado, em performance a Xmax 400 mostra claramente a garra e quando a Xmax 300 vai já em esforço nos 140-150, atingi com esta fácilmente os 140, mais esforço para os 150, velocidade máxima onde começou nitidamente a recusar avançar , apesar das rotações estarem aquém do limite. A Xmax 400 encontra aí a sua velocidade cruzeiro com capacidade ainda de ultrapassar sem dificuldade até aos 165-170 kms/h aqui vi grande diferença… apesar do motor da Xmax 300 ser muito, mas muito mais suave e o da Xmax 400 ter sempre aquele trabalhar de trator que causa vibrações que a 300 nem sequer abana...
Para a Xmax 250..tudo é melhor, nem comento, menos os travões que comparativamente com a minha Xmax 250 ABS esta Xmax 300 perde bastante na potência de travagem.
Os consumos com condução mais desportiva e em estrada aberta da Xmax 300 com velocidades entre os 110-130 foi de 3,8 / 4 litros e com transito e velocidade mais moderadas até aos 110 foi de 3,3 l/100 já a Xmax 400 faz-me em média 4,2 lts , portanto mais gastadora..