Autor Tópico: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters  (Lida 8094 vezes)

sushiman

  • Visitante
Boa tarde Malta!

Bem, se me permitirem, primeiro vou falar-vos de mim: Estou nos 30's e regressei agora a circular com duas rodas (Satisfeito utilizador de uma Xmax 125 ABS Business). Experiência em 2 rodas resumia-se a usar scooters no sudeste asiático (Indonésia, Tailândia e afins) e quando tinha 15/16 anos andava de DT 50.

Quando decidi voltar a circular de duas rodas por motivos principalmente económicos, quis faze-lo de forma assertiva. Ou seja, Capacete colorido, roupa que ofereça segurança adicional...bla bla bla...

E apesar de me sentir moderadamente tranquilo na Xmax entendi que não era suficiente, e que precisaria de ganhar novas competências, sentir-me mais confiante e seguro na mota, em estrada, com todo o tipo de obstaculos e surpresas que nos surgem na estrada.

Por intermédio do Paulinho da WearMoto (excelente loja de equipamento com boa variedade, bom preço e exemplar atendimento), foi-me recomendado a EPH no kart.de Palmela.

Falei com o formador da EPH, Nuno Barradas (Email: nuno.c.barradas@gmail.com, Tel: 917242734) e ele conseguiu-me uma vaga para hoje dia 10 de Junho.

Estive lá umas 5 horas e eramos cerca de 8 pessoas (grupo heterogéneo: Policia, pessoal com mais de 15/20 anos de exp. de mota e pessoal que nunca tinha experimentado conduzir uma scooter sequer de 50cc).

Resultado: Excelente!!!

1º tempo foi passado em ambiente de discussão teorica e simulador em sala que foi importante para alertar para vários problemas que o scootard/motard têm diariamente.

2º tempo foi em ambiente prático na pista onde simulamos de tudo desde arranques, equilibrio na mota/scooter, curvagens, tipos de travagem, postura, visualização e coordenação da mota/scooter em estrada e com obstaculos. Tivemos desde as coisas mais básicas que muitos assumem como senso comum, mas depois não sabem aplicar em contexto real até situações mais complicadas de gerir como gerir o tipo de travagem, etc.

De uma forma geral, o formador Nuno Barradas preocupou-se com o grupo e individualmente com cada um dos participantes e todos foram unanimes que sairam com melhor instrução e mais capazes e conscientes em estrada.

Para terem ideia, 2 pessoas estavam a iniciar experiencia com scooter, 1 estava a iniciar experiencia com mota com mudanças, 2 tinham muita experiencia em motas (um deles comandante da policia) e levaram as suas motas (uma 1800cc e uma 1200cc) e eu levei a minha Xmax mas ainda experimentei a PCX que a escola disponibiliza.

Para alem de ter sido um grupo muito bom, a aprendizagem foi fenomenal, com uma preocupação sincera pela nossa aprendizagem por parte do Nuno.

Preços: 105EUR para quem leve a sua moto/scooter. 130EUR para quem vá usar as suas motos/scooters da Honda (CBF,PCX, Vision, etc...).

Não tive qualquer desconto por colocar este feedback meu, mas dado ao conteudo deste forum e no âmbito de camaradagem, queria dizer-vos que para mim esta foi uma experiência muito superior ao seu valor e que me traz mais segurança e confiança em estrada.

Aconselho aos mais experientes assim como quem está a pensar em seguir para o mundo de duas rodas.

Quando puder, coloco algumas fotos!

Um abraço e boas voltas!
Paulo Cabrita

 scooter_ scooter_


« Última modificação: 10 de Junho de 2017, 20:15 por sushiman »

Offline LPeralta

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2016
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: FORZA 125
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #1 em: 10 de Junho de 2017, 17:31 »
Parece-me um excelente curso Sushiman _pol_ obrigado pela dica e pelo bom esclarecimento!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
LP

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #2 em: 10 de Junho de 2017, 19:13 »
A tua opinião dessa experiência é bem vinda.  _pol_
Como se costuma dizer estamos sempre a tempo de aprender, por vezes ganhamos hábitos da "facilidade" sem saber se será o procedimento mais adequado.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

jpgjpg

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #3 em: 10 de Junho de 2017, 21:09 »
Excelente relato. Já tenho alguns anos de experiência, tanto em motas de grande cilindrada como scooters, mas já ponderei mesmo fazer este curso

NSilva

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #4 em: 10 de Junho de 2017, 21:24 »
Nunca é tarde para se "treinar" algumas situações de emergência, especialmente para quem (como eu) entrou no mundo das duas rodas à pouco tempo.

Bom relato, continuação de boas curvas!

Mouratti

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #5 em: 10 de Junho de 2017, 21:57 »
Parece ser útil, principalmente para mim que tal como tu entrei agora neste mundo das duas rodas.

Enviado do meu X527 através de Tapatalk


Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #6 em: 11 de Junho de 2017, 00:44 »
Os meus dois filhos passaram por esta escola (eu assistí) e confirmo tudo o que o companheiro sushiman relatou.
Valeu o investimento.

Boas curvas, em segurança! _pol_
 scooter_
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #7 em: 11 de Junho de 2017, 01:11 »
Obrigado pela partilha. Há muito que ando para fazer o mesmo.
Como foi a marcação? É preciso muito tempo de antecedência?
É seguro levarmos as nossas motas ou há um risco grande de elas irem ao chão?

Enviado do meu P022 através de Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

NSilva

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #8 em: 11 de Junho de 2017, 01:25 »
Será que é possível ter um desconto para grupo ? Assim íamos todos juntos _pol_

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk


sushiman

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #9 em: 11 de Junho de 2017, 01:50 »
Malta,

Em feedback das vossas mensagens, tenho a dizer o seguinte:

1) Em relação aos cursos, eles ocorrem maioritariamente aos fins-de-semana, mas o Nuno referiu que já tem dado o curso durante a semana, mediante disponibilidade.

2) Sei que a EPH tem dado formação a grupos de colaboradores de empresa, como por ex.  CTT, telepizzas e muitas tantas outras empresas, portanto a disponibilidade deve ser relativa.
Percebi que ele prefere grupos pequenos de forma a trabalhar as dificuldades individuais, mas recomendo que lhe enviem um e-mail ou telefonem para os contactos que coloquei acima, e sei que ele responde rapidamente. No meu caso, contactei-o na quinta dia 08 e ele conseguiu-me vaga para este sábado para este grupo. A comunicação dele é eficiente e em tempo útil!

3) Quanto aos preços de grupo, eu também acho que é possível tentar chegar a um acordo para tentar agendar um sábado para um grupo do CPM, desde que se garantam mínimos de presença, dado que um dos meus colegas do curso (Agente policial) pediu-lhe precisamente algo do género para um potencial grupo de colegas dele.

4) Em relação a levar a própria mota, eu preferi levar a minha precisamente porque é com ela que conduzo diariamente, e entendo que deve ser com ela que devo praticar qualquer tipo de experiência, pois se tiver a praticar travagens de emergência com outra moto/scooter poderei depois não sentir a mesma confiança com a minha própria mota/scooter. Não sei se me faço entender ou se tem sentido para vocês...mas dado que não se trata de um curso violento, mas sim de condução defensiva, acho que se puderem levar as vossas motas, é uma mais valia para a vossa aprendizagem e melhoramento de competências com a vossa scooter/mota. Acho eu...  _Rolley_ _Rolley_

Eu devo lá voltar para levar um familiar meu que quer iniciar-se em scooter e nunca conduziu nada de duas rodas, nem mesmo bike. _careta_


Boas curvas a todos!

Paulo

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #10 em: 11 de Junho de 2017, 09:41 »
Só se podem aplaudir vivamente iniciativas como a desta escola de pilotagem e ainda mais a forma como os formandos aceitam a sua formação, apesar de alguns rolarem diariamente e terem uma experiência de km colossal. Apesar de a palavra OBRIGATÓRIO ser demasiado forte e estragar por vezes o intuito da coisa, este, deveria ser.
Excelente partilha com contactos.
Obrigado
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #11 em: 11 de Junho de 2017, 23:33 »
Obrigado companheiro sushiman..... da minha parte fiquei esclarecido. Irei avançar em breve

Enviado do meu P022 através de Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Laranjo

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #12 em: 12 de Junho de 2017, 09:32 »
Bom dia, já lá fiz vários de carro (normas da empresa onde trabalho) e realmente são fantásticos. Mesmo depois de se ter feito,  quando se volta aprende-se mais qualquer coisa. Excelente dica  pois não sabia que faziam para motos e vou organizar-me para ir.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

JViegas

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #13 em: 12 de Junho de 2017, 09:45 »
Obrigado Sushiman pela partilha da experiência.

Pessoalmente nunca fiz esta formação e acredito que só melhoraria a minha aptidão na condução da minha maxi.

Já em tempos andamos por aqui a falar em organizar-se um grupo CPM para a participação neste curso.

Concordo que um número elevado de participantes poderá de certa forma "diminuir" a qualidade da formação e acredito que em pequenos grupos (8? como foi o teu?) seria melhor.

No entanto o "curso CPM" poderia ser por diversos fins-de-semana, conforme a disponibilidade da escola e o compromisso dos companheiros em participar.

libanio

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #14 em: 12 de Junho de 2017, 09:45 »
Eu também fiz esse curso e tenho a mesma opinião excelente. Eu não tinha experiência com motociclos e foi lá a minha primeira experiência só posso recomendar.
Alguns dos ensinamentos ainda os utilizo diariamente na minha yamaha 125 business edition.

Enviado do meu SM-G903F através de Tapatalk


pjmartinho

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #15 em: 12 de Junho de 2017, 21:45 »
Por experiência própria posso dizer que se aprende mais a "andar de mota" em 4h nessa formação, do que em 10 ou 12 aulas numa escola de condução para tirar a carta.

sushiman

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #16 em: 05 de Julho de 2017, 16:53 »
Boa tarde Malta!

Em sequência das nossas conversas em comunidade CPM, e após esta semana ter voltado à EPH (Escola de Pilotagem da Honda) scooter_ scooter_(estive a aprender a conduzir uma 125, 250 e uma 500 CC), conversei com o formador Nuno Barradas da EPH sobre "nós", sendo que mostrou-se totalmente disponivel para aceitar grupos do CPM (compostos pelo menos com 6 pessoas) e dá a possibilidade de fazer este curso ao Domingo de manhã inclusivamente. O preço será discutido de acordo com o numero de pessoas que lhe conseguirmos (no primeiro post, coloco os contactos do Nuno Barradas).

Eu já não deverei voltar lá brevemente (a não ser algum encontro do CPM ou levar lá algum amigo ou membro de familia), dado que fiz o curso já duas vezes: com a xmax e agora com as motas da honda. Expectativas elevadas, resultado excelente! _palmas_ _palmas_ _palmas_

Boas voltas a todos!


filipe.jv

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #17 em: 29 de Agosto de 2017, 21:33 »
Boas! Gostava de aproveitar este tópico (porque ainda não encontrei outro de conteúdo semelhante) para saber se alguém tirou o curso de aperfeiçoamento na PRP, e se vale a pena.
Neste são 150€ em Lisboa por 1 dia inteiro de curso, e o que me leva à indecisão entre este e o da Honda é mesmo pela duração, até porque de programa parecem-me ser semelhantes.

O conteúdo do curso da PRP está aqui: http://www.prp.pt/default.aspx?Page=4701

Obrigado!!

Offline fapoc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 68
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: NMAX 125
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #18 em: 31 de Agosto de 2017, 10:55 »
Fiz esse curso há uns anos e gostei muito.

Apesar de só agora ter começado a andar de mota com regularidade, ainda retenho alguns do ensinamentos desse curso. Vale bem a pena, especialmente para a malta que só tem carta de carro e quer começar nas 125cc.

Recomendo.

Não me recordo se o formador era o mesmo, mas aquele que deu o curso na altura era uma pessoa impecável.
Yamaha NMAX 125 2017 - 06/2017 a ??/???? - 0 a ??? kms

EvelKnievel

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #19 em: 13 de Outubro de 2017, 14:06 »
Boas!

Fiz o curso com a minha 125 Xmax no inicio do ano com o Nuno Barradas e gostei tanto que recomendo a quem falo sobre este assunto. Aprender numa é demais, alem disso o ambiente é controlado, o Nuno apresenta muitas ideias de boa condução defensiva, e ensina-nos a utilizar a nossa moto/maxiscooter de forma mais eficiente.

Como vos digo, gostei tanto que voltei lá passado pouco tempo para tirar o mesmo curso com uma 500cc dado que pretendia dar o salto das 125 maxiscooter para mota com mudanças. mais uma vez, sai de lá com grandes bases de aprendizagem e quando fui tirar a carta cat.A não tive grandes problemas graças a esta escola.

Por essa razão estou muito grato!

Um abraço e boas voltas!

 scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

Ricosta

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #20 em: 19 de Outubro de 2017, 13:54 »
Boas! Sabem se há algo do género no Norte?

EvelKnievel

  • Visitante
Re: Escola de Pilotagem da Honda - Kart.Palmela - Motos e Scooters
« Responder #21 em: 01 de Novembro de 2017, 11:13 »
Não sei companheiro.